PS5: especificações do console são reveladas e a comparação inevitável já foi feita

Sony

Finalmente a Sony resolveu abandonar sua estratégia defensiva e apresentou ao mundo as especificações do PS5. Curiosamente, a apresentação, embora tenha sido muito explicativa, ficou bem longe daquilo que os fãs esperavam (ninguém esperava por uma palestra tediosa).

Enfim, o fato é que a apresentação nos permitiu ter um vislumbre completo do poder do PS5. Obviamente, com base nessas informações a comparação inevitável, com o Xbox Series X, não pôde deixar de ser feita… vamos analisar as informações?

As especificações do PS5

Como eu destaquei, a “cerimônia” de apresentação do PS5 ficou muito longe daquilo que os fãs esperavam. Enquanto a Microsoft fez um show ao redor do Xbox Series X, a Sony colocou Mike Cerny, o principal arquiteto do sistema, para falar sobre questões técnicas.

Sim, Cerny apresentou uma bela aula, mas os players estavam querendo ver um show… e isso não aconteceu. De todo modo, a apresentação nos permitiu “anotar” os seguintes dados acerca do PS5:

Mais uma vez, os rumores que antecederam essa apresentação oficial conseguiram “acertar na mosca” em diversas previsões. Desse modo, não podemos dizer que as especificações foram surpreendentes.

E as comparações do PS5 com Xbox Series X começaram a ser feitas…

Logicamente, tendo todos essas dados oficiais “em mãos”, não demoraria muito até que alguém corresse até a web para lançar um quadro comparativo, colocando o Xbox Series X e o PS5 na balança… eis os resultados…

CPU

No que diz respeito ao poder dos processadores dos dois consoles, o equilíbrio é visível. Ambas as máquinas serão equipadas com processadores AMD de oito núcleos Zen 2. Nesse quesito, o Xbox Series X leva uma leve vantagem, por apresentar uma frequência de 3.8 GHz, contra os 3.5 GHz do PS5.

GPU

Na questão do poder de processamento gráfico, o Xbox Series X também leva vantagem. O console da Microsoft apresenta 12TFLOPS e 52 CUs a 1.825 GHz, enquanto o PS5 oferecerá 10.28 TFLOPS e 36 CUs a 2.23 GHz.

Obviamente, a vantagem é apenas teórica e pode ser que, na prática, a diferença sequer seja sentida. A questão da otimização dos recursos será um fator determinante, para saber qual dos consoles é realmente melhor nesse quesito.

RAM

Na Memória RAM, temos um empate. Ambos os consoles irão apresentar 16GB de Memória RAM.

Armazenamento

Nesse quesito, tivemos uma situação curiosa. O Xbox Series X oferecerá 1TB de espaço de armazenamento, com possibilidade de expansão, mas a velocidade de leitura será de 2.4 GB/s para dados não comprimidos e 4.8 GB/s para dados comprimidos.

O PS5, por sua vez, oferecerá menor capacidade de armazenamento (825 GB, com possibilidade expansão), mas terá uma velocidade de leitura bem superior: 5.5 GB/s para dados não comprimidos e 8 (ou 9) GB/s para dados comprimidos. É com essa velocidade que os “loading” ficarão perto da extinção.

PS5 versus Xbox Series X: quem ganha?

Embora a vantagem do Xbox Series X, em número absolutos, seja clara, acredito que ainda é muito cedo para dizer que o console da Microsoft já ganhou a “briga”.

Além disso, se o poder dos números fosse o único quesito importante, outros consoles que fracassaram ao longo da história teriam sido um sucesso.

Em suma, a conclusão que podemos tirar, com base em tudo que foi apresentado nos últimos dias, é: a próxima geração de consoles promete ser um grande salto evolutivo em relação à atual. E, claro, como gamer, fico agora no hype para começar a ver os primeiros títulos brilhando nessas máquinas. Até a próxima!

Sair da versão mobile