Após uma grande rodada de rumores, a Microsoft finalmente resolveu tornar oficiais as informações acerca das especificações do Xbox Series X. Como todos já esperavam, a máquina terá um poder bem superior aos consoles da geração atual.
E como se essa revelação não fosse suficiente, a empresa americana resolveu presentear os players com mais detalhes e novidades muito interessantes… vamos conferir os grandes destaques entre as revelações da Microsoft?
As especificações do Xbox Series X
Na última segunda-feira, 16 de março, a Microsoft entregou ao mundo as informações oficiais que todos estavam esperando e que muitos rumores já haviam apresentado. Isto é, uma lista com as especificações do vindouro console foi apresentada. Confira abaixo…
- CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
- GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado
- Tamanho da matriz: 360.45mm2
- Processador: TSMC 7nm aprimorado
- Memória: 16GB GDDR6
- Largura de banda de memória (Bandwidth): 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s
- Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado
- Velocidade da IO: 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Comprimida)
- Memória expansível: 1TB
- Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support
- Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive
- Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120fps
Observando alguns pontos dessa lista, algumas conclusões óbvias podem ser alcançadas. Por exemplo, a memória de 1TB não será suficiente para armazenar os jogos, visto que o tamanho dos novos games tem aumentado consideravelmente. Nesse sentido, uma solução já foi idealizada (falarei sobre ela em breve).
Outra conclusão importante que a lista nos permite ter é a questão da velocidade de carregamento. A presença do SSD diminuirá substancialmente as chamadas “telas de loading”, o que impactará de uma forma muito positiva na experiência dos usuários.
Por fim, eu poderia citar também o poder do motor gráfico do jogo. Contudo, acho que é melhor apresentar um exemplo visual. Confira abaixo um vídeo com o excelente Gears 5 rodando na máquina…
A questão do armazenamento interno
Como eu destaquei acima, a questão do armazenamento interno poderia ser um problema. Afinal, os jogos têm ficado cada vez maiores. Logicamente, a Microsoft sabe muito bem disso…
E, claro, foi exatamente por saber disso que a empresa americana anunciou uma série de cartões de memória especiais, com um 1TB de espaço de armazenamento. Com esses cartões, o espaço de armazenamento poderá ser expandido a ponto de garantir a acomodação da sua biblioteca de jogos.
No que tange ao armazenamento, também vale pontuar que jogos de Xbox One e Xbox 360 poderão ser aproveitados, via retrocompatibilidade, no Xbox Series X. Para esses jogos, o disco de armazenamento poderá ser convencional.
A função Quick Resume
Outro grande destaque das apresentações da Microsoft foi um vídeo que deixou claro como funcionará o Quick Resume. Confira…
De forma resumida, essa funcionalidade permite que os players pausem sua jogatina e a retomem em outro momento, dando continuidade à experiência do ponto em que tudo foi pausado.
E quando o Xbox Series X será lançado?
Bem, nos últimos dias, declarações de diversos analistas pontuaram que tanto o PS5 quanto o Xbox Series X poderiam não ser lançados no fim de 2020, conforme indica o cronograma atual.
Segundo esses analistas, os problemas causados pelo coronavírus iriam tornar inviável o lançamento para o fim do ano.
“Atualmente, a economia está em um estado de incerteza sem precedentes. Mesmo que a situação se esclareça em algumas semanas, a capacidade de fabricar e lançar um novo sistema de jogo high-end já foi severamente impactada”, afirmou o representante da DFC Intelligence (empresa de pesquisa).
Apesar dessas afirmações, a Microsoft não anunciou nenhum atraso. Sendo assim, por ora, o Xbox Series X continuará com a data de lançamento marcada para o fim de 2020. E sim, após a exibição de tantos detalhes incríveis, o hype acaba de ser elevado. Até a próxima…