Foi realizado nesta semana a 7.ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) e desta vez, foi mapeado a popularidade do eSport junto ao público de jogos eletrônicos no país.
A pesquisa aponta que o público gamer está cada vez mais familiarizado e envolvido com os esportes eletrônicos: de acordo com a 7.ª edição do estudo, realizada em 2020, 65,6% dos jogadores afirmam conhecer os eSports, um aumento de 6,7% em comparação com o ano anterior.
Além disso, 44,7% dos fãs de eSports costumam praticar a atividade, queda de 3% em relação a 2019.
Ainda sobre o recorte do público praticante, 17,6% afirmam que já participaram de algum campeonato, e 47,2% ganharam dinheiro nesse tipo de evento.
Veja a pesquisa do PGB sobre eSports!
“A variação relacionada à quantidade de jogadores de eSports se dá por uma questão orgânica dos próprios títulos que já existem. Mas a difusão dessa modalidade entre o público gamer brasileiro pode ser notada no crescimento linear da audiência das transmissões”, observa Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.
Segundo a PGB, 19,7% dos gamers consomem conteúdo de eSports diariamente, enquanto 17,5% o fazem uma vez por semana e 25,5% menos que uma vez por semana.
Quanto aos ambientes com maior audiência, a pesquisa mostra:
- O YouTube na liderança com 68,6%;
- Seguido por Facebook (37%);
- Twitch (23,4%);
- e IGTV, do Instagram (18,7%).
Times, personalidades e jogos
Outro dado destacado pela PGB é o conhecimento dos gamers em relação aos times de eSports. Nesta 7.ª edição, as principais equipes lembradas pelos jogadores foram:
- (79,1%);
- INTZ (68,5%);
- Kabum eSports (66,7%);
- RED Canids Kalunga (64,2%) ;
- paiN Gaming (64,1%).
eSport mais visto pelo público em lives
Já em relação ao eSport mais visto pelo público em lives, League of Legends (LoL) aparece na liderança, com 20,7%.
- League of Legends (LoL) (20,7%);
- Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) (18,8%);
- PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) (18,6%);
- Fortnite, (18,4%);
- Call of Duty: Black Ops III (COD: BO III), (17,3%).
Mais assistidos da modalidade em vídeos gravados
Quando dos mais assistidos da modalidade em vídeos gravados, o gênero de tiro ganha mais destaque, com CS: GO encabeçando a lista (32,1%).
- CS: GO (32,1%);
- Fortnite (31,4%);
- LoL (30,1%);
- Shooters: COD: BO III (29,6%);
- CS: 1.6 (29,2%).
Personalidades mais famosas ligadas aos eSports
Além disso, o estudo mapeou que 48,6% do público acompanha personalidades ligadas aos eSports, cujas cinco mais famosas são:
- “Yoda” (61,2%);
- “Alanzoka” (58,6%);
- “Fallen” (38,6%);
- “LevelUp 007” (34,6%);
- “Nicks” (31,6%).
Maiores doações da audiência
Já as doações da audiência tendem a ser mais frequentes para:
- streamers de LoL (8,1%);
- PUBG (6,2%);
- Warcraft III (6,2%);
- CS:GO (6,1%);
- e CS: 1.6 (5,3%).
Realizada pelo Sioux Group, por meio da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a 7ª edição da PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro.