A cada novo ano, a franquia Farming Simulator oferece aos players um novo game. Isso já está acontecendo há mais de 11 anos, quando dois desenvolvedores se uniram para criar o primeiro título dessa série.
O interessante é que, mesmo não sendo uma franquia badalada, os jogos Farming Simulator têm alcançado resultados impressionantes, no quesito unidades vendidas e quantidade de jogadores simultâneos.
Agora, usando esse sucesso como base, o game está prestes a se tornar mais uma opção de peso dentro da cena competitiva do mundo dos games. Isto é, a franquia Farming Simulator está prestes a ingressar com ainda mais força no mundo dos eSports… vamos entender essa história?
Farming Simulator: um resumo…
Antes de falarmos sobre a franquia Farming Simulator no mundo dos eSports, creio que seja interessante saber um pouco mais sobre esses jogos. Nesse caso, como eu já destaquei, temos um jogo criado por dois desenvolvedores, Christian Ammann e Stefan Geiger.
Como o nome da franquia sugere, todos os jogos da série são simuladores do dia a dia das fazendas. Para quem gosta de analogias, poderíamos dizer que Farming Simulator é um Harvest Moon muito mais complexo e realista.
E por mais que a ideia não pareça muito atrativa, em um primeiro momento, todas as construções do game acabaram arrebatando os players. Não à toa, os games da franquia já superaram a marca de 25 milhões de cópias vendidas e 90 milhões de downloads (no caso das versões para Android e iOS).
Segundo um dos representantes da Giants Software (empresa responsável pelo game) “a razão para as pessoas continuarem jogando é o loop de RPG do game: você faz o trabalho, consegue dinheiro e usa para comprar máquinas maiores e mais legais para aumentar sua fazenda”.
Enfim, trata-se de um jogo que tem uma construção muito interessante e que tem conseguido manter uma média de 20 mil usuários simultâneos todos os dias… o que pareceu (para os desenvolvedores) uma boa base para reforçar uma liga competitiva.
Farming Simulator League
Que a franquia Farming Simulator é um sucesso, isso ninguém pode questionar. Contudo, a Giants Software resolveu elevar a marca a um patamar ainda mais alto, com a criação da Farming Simulator League (FSL).
A ideia teve início com o game Farming Simulator 19 (já estamos no Farming Simulator 20 em algumas plataformas). No ano passado, a Giants Software conseguiu desenvolver um método para promover competições em grupo dentro do game. Aliás, apenas nessa “competição de testes” a premiação atingiu 280 mil dólares.
Para este ano, a FSL ganhará maior atenção por parte dos promotores e, claro, as premiações irão aumentar consideravelmente. Diante disso, a sugestão é: se você domina o Farming Simulator, a FSL pode ser uma grande oportunidade de ingressar no mundo dos eSports.
É bom destacar que a Liga vai ser levada até grandes eventos do mundo dos eSports e grandes feiras de tecnologia agrícola.
“A ideia era se beneficiar do hype que existe dos eSports, obtendo muito valor de marketing e também atraindo pessoas diferentes […] enquanto o lado não competitivo de Farming Simulator é legal, ele não é feito para todos. Algumas pessoas precisam de um desafio”, destaca Stefan Geiger, um dos desenvolvedores do game.
Bem, é isso… Farming Simulator é mais uma franquia bem-sucedida que resolveu entrar com tudo no mundo dos eSports. E essa, claro, é mais uma prova de que os games já deixaram de ser uma simples brincadeira. Até mais…