Siga nossas redes sociais

Outros Games

Friday Night Funkin’: Qual a história do novo sucesso dos jogos de navegador

Publicado

em

Friday Night Funkin’ é um jogo de ritmo musical desenvolvido por Ninjamuffin99 e mais três colegas programadores, Dave “Phantom Arcade” Brown, evilsk8r e Isaac “Kawai Sprite” Garcia.

Agora, no The Game Times, você descobrirá toda a trajetória do desenvolvimento deste jogo incrível que está animando milhares de pessoas mundialmente!

Nos anos 2000, os jogos em flash eram muito populares e os jogos de ritmo eram um dos preferidos da galera gamer. Como, por exemplo, o clássico Guitar Flash, que era jogado pelo próprio navegador inspirado no famoso Guitar Hero. As pessoas que não tinham um PC adequado para rodar o jogo original ou que não tinham o console, podiam jogar esta versão que é muito semelhante ao título, se tornando um sucesso da época.

Ao longo dos anos devido o sucesso dos jogos de navegadores, foi formado uma comunidade gigantesca de programadores de jogos, inclusive o Ninjamuffin99, que desenvolveu o lendário Friday Night Funkin’. Aliás, antes dele criá-lo, ele havia desenvolvido a muitos anos atrás outro game do mesmo estilo de ritmo chamado “The Disco Cat”, dando a sua entrada para o mundo de criação de games.

the-disco-cat

O jogo era apenas de um gatinho onde você tinha que apertar determinadas teclas para fazê-lo dançar. O jogo por mais que fosse simples, serviu de experiência para ele o incentivando a lançar mais jogos. E todos os seus projetos eram lançados no site Newgrounds, um site estilo rede social onde os desenvolvedores de games podem postar seus novos jogos e muitas outras coisas.

Participação na Ludum Dare

Com toda a experiência que Ninjamuffin99 obteve após criar vários jogos, ele levou todo o seu conhecimento para a Gamecom Ludum Dare, um evento muito famoso que acontece desde 2002, onde vários desenvolvedores assumem o desafio de criar um jogo de sucesso em apenas 72 horas.

Ele participou da 47ª edição do evento Ludum Dare em outubro junto com seus colegas para desenvolver um novo jogo de ritmo inspirado nos clássicos Dance Dance Revolution (lançado inicialmente para arcades em setembro de 1998 no Japão), Parappa The Rapper (foi lançado no Japão para PlayStation em 6 de dezembro de 1996), entre outros.

Foi assim que entre os dias 2 e 5 de outubro de 2020, Ninjamuffin99 e seus colegas trabalharam firmemente em Friday Night Funkin’, pensando em todo seu desenvolvimento com design, jogabilidade e obviamente compondo as músicas do jogo para ficarem pronto a tempo de participar do evento.

Lançamento do jogo

Foi então que no dia 5 de outubro de 2020 foi lançada a primeira versão de Friday Night Funkin’! Mas infelizmente, Ninjamuffin99 e sua equipe não venceu o Gamecom, ficando na posição 314º no ranking geral. Após o resultado, eles ficaram desapontados, mas mesmo assim eles não desistiram e decidiram finalizar o jogo, pois acreditavam que o game possuía sim um grande potencial.

A primeira coisa que eles fizeram foi lançar o jogo no Newgrounds e esta versão saiu no dia 1 de novembro de 2020 com várias melhorias na tela principal, menus, novas músicas e muito mais. Com o lançamento da Semana 2, ele se tornou cada vez mais conhecido e consequentemente eles foram lançando novas atualizações que são chamadas de “Semana”.

Friday Night Funkin’ já possui a maior audiência nos 25 anos de história da Newgrounds com mais de 15.000.000 reproduções e recebeu a atenção de várias mídias sociais como o Twitch, TikTok, Twitter e Youtube.

Aliás, na semana 3 foi lançado um novo personagem chamado Pico, que é um símbolo do site Newgrounds, ele é um clássico do jogo Pico’s School, criado pelo próprio fundador do site.

A semana 4 lançada no dia 27 de dezembro de 2020 também foi um grande sucesso, levando até a música “Milf” do jogo (que é uma das fases mais difíceis da Semana) para o Top 50 do Spotify superando vários artistas nacionais e internacionais.

Uma das curiosidades também é que Friday Night Funkin’ possui código aberto, possibilitando que qualquer fã do jogo possa criar seus próprios mods! Adicionando assim novos cenários, personagens, músicas e muito mais. Os mods são todos publicados em uma comunidade ativa de modding para compartilhamento. E o jogo recebe suporte do framework polymod.

Ninjamuffin99 também anunciou que tem vários planos para o jogo, como o seu lançamento nos consoles e até mesmo para celular.

Jogabilidade de Friday Night Funkin’

O personagem principal do jogo é chamado de “Boyfriend” e o objetivo dele é vencer os adversários nas batalhas de rap para conseguir namorar a sua amada “Girlfriend”.

No início do game, entre a primeira e a segunda semana, o garoto deve enfrentar o pai de sua pretendente que é um terrível demônio, um ex-rockstar chamado “Daddy Dearest”. O problema é que o sogro não aceita o namoro dos dois e caso o Boyfriend perca a jogada, ele morre!

Já na terceira semana do jogo, ele deve enfrentar um novo adversário Pico, contratado pelo pai da garota para finalmente vencê-lo. E assim vários outros competidores são revelados no decorrer do jogo!

Para jogar é muito simples basta utilizar as teclas de seta ou W,A,S,D conforme as setas musicais sobem na tela. Na parte inferior da tela, também há uma barra que indica o seu desempenho e se você está perdendo ou eliminando o seu adversário.

Cada semana possui três dificuldades: fácil, média e difícil. Conforme a dificuldade do jogo aumenta, maior é a velocidade das setas musicais. A pontuação mais alta do jogador para cada semana em cada dificuldade é rastreada e exibida no canto superior da tela de seleção da semana.

Mods de Friday Night Funkin’

Visto que o game possui código aberto, vários mods incríveis já foram lançados na web, e decidimos separar para vocês os mais populares do momento. Confira!

Friday Night Funkin’ Minus

FNF Minus

Neste mod, todos os protagonistas do jogo foram substituídos por versões alternativas, embora as músicas permaneçam as mesmas. Ele foi desenvolvido por Niko Oneshot Sniff.

Friday Night Funkin’: B-Side

FNF B-Sides

As músicas do jogo foram todas atualizadas para uma versão remixada para agitar ainda mais o seu esqueleto! Foi desenvolvido por NinjaMuffin99, Phantom Arcade e Block, com arte de Evilsk8r e música de Kawai Sprite.

Friday Night Funkin’: Whitty Fun Sized Ballistic

FNF Whitty Fun Sized Ballistic

Neste mod, o seu objetivo é enfrentar um adversário muito poderoso chamado Whitty.

Friday Night Funkin’: The Tricky Mod

FNF The Tricky Mod

O personagem convidado neste mod é o Tricky the Clown, um palhaço sinistro do jogo Madness Combat. Este jogo foi desenvolvido pelo Banbuds e as duas novas faixas musicais foram compostas pelo Rozebud.

Friday Night Funkin’: Sonic the Hedgehog

Friday Night Funkin': Sonic the Hedgehog

Neste mod, você pode participar de várias competições musicais com o Sonic e disputar com vários personagens da série.

Projeto milionário no Kickstarter

Friday Night Funkin no Kickstarter

A equipe de desenvolvedores do Friday Night Funkin’ anunciaram um financiamento coletivo no Kickstarter de US$ 60.000 para criar um projeto ainda mais completo e (extraordinário) para os jogadores. Com recursos mais avançados de animação, colaborações e muito mais. Até o momento já foi arrecadado mais de US$ 1.500.000!

Confira abaixo uma visão básica do que será lançado com o dinheiro arrecadado:

  • 20 novas Semanas e 60 canções
  • Nova mecânica de jogabilidade “Pressionar 4 botões é divertido, mas temos mais em mente do que isso.” disse a equipe
  • Cinemáticas dentro e fora do jogo, que aprofundam o mundo e transmitem a história.
  • Modo 2 jogadores
  • Personagens jogáveis com a possibilidade de escolher alguém além do Boyfriend, tanto no Freeplay como no modo 2 jogadores. Incluindo novas poses e até mesmo a voz.
  • Ranking mundial para ter a capacidade de ver as melhores pontuações de músicas em todo o mundo, assim como as dos seus amigos, classificadas por dificuldade.
  • Visuais polidos / interface e mais
  • Suporte de mod
  • Interface de gráficos personalizados
  • Traduções
  • Colaboração com artistas
  • Contratação de músicas para colaboração e amostragem

Para você entender um pouco melhor sobre financiamento coletivo, temos um ativo vídeo em nossa canal oficial do Youtube falando sobre isso, confira:

Para quem ficou curioso e quer conhecer o jogo, FNF está disponível no portal Jogos na Internet, além de muitos mods.

Fonte

Olá! Meu nome é Beatriz Chiessi e sou formada em Gestão Empresarial. Fã da Aggretsuko, apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli, Simmer assumida e astronauta do Astroneer.

Nosso canal no Youtube

Posts Recentes

Trending