A Riot revelou nesta terça-feira (11) o novo formato do Mundial de LoL, o Worlds 2023. Entre os destaques, temos mudanças para as equipes da Coreia do Sul e da China, que não irão disputar mais a fase de entrada.
Além disso, foi incluído o formato suiço na segunda fase da competição. Sendo assim, o Worlds 2023 contará com três fases (entrada, suíça e playoffs) e 22 times participantes, definidos por meio das ligas de nove regiões: Coreia do Sul, China, EMEA, América do Norte, PCS (Taiwan, Hong Kong, Macau, Sudeste Asiático e Oceania), Vietnã, Japão, Brasil e América Latina.
Fase de entrada
A fase de entrada do torneio contará com a participação de oito equipes, representando diferentes regiões ao redor do mundo. Essas equipes incluem duas do Vietnã, duas da PCS (Pacific Championship Series), a campeã do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), a campeã da América Latina, a campeã do Japão e a vencedora da Série de Classificação entre as seeds #4 da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e da América do Norte.
Os oito times participantes serão divididos em duas chaves de eliminação dupla, onde se enfrentarão em séries melhor de três partidas (md3). Essas séries determinarão os vencedores das chaves superior e inferior de cada grupo.
Uma vez definidos os vencedores das chaves superior e inferior, serão realizados confrontos md5 entre o vencedor da chave superior de um grupo e o vencedor da chave inferior do outro grupo. Essas séries decisivas serão disputadas em melhor de cinco partidas (md5).
Os vencedores dessas duas séries avançarão para a próxima fase, juntando-se a outros 14 times na fase suíça.
Fase suíça
Na segunda fase do torneio, haverá uma reformulação completa do formato, sem a presença de grupos. Os 16 times restantes competirão no formato suíço, onde equipes com campanhas semelhantes se enfrentarão em cada rodada. Nesse formato, uma equipe precisa conquistar três vitórias para se classificar, enquanto acumular três derrotas resulta na eliminação do torneio. Os confrontos para classificação ou eliminação serão disputados em séries md3 (melhor de três partidas), enquanto os demais confrontos serão md1 (melhor de uma partida).
Na primeira rodada, os confrontos serão sorteados, garantindo que uma equipe enfrente obrigatoriamente outra de uma região diferente. A partir daí, nas rodadas subsequentes, os duelos serão determinados com base na campanha de cada time. Na segunda rodada, as equipes com campanha 1-0 se enfrentarão, enquanto as equipes com campanha 0-1 jogarão entre si. De acordo com a Riot, a fase suíça será composta por 33 séries, sendo 20 delas md1 e 13 md3.
Playoffs
Após a conclusão da fase suíça, oito times se classificarão para os playoffs, que serão disputados em confrontos md5 (melhor de cinco partidas) e seguirão o formato de eliminação simples. Diferente da fase de entrada e da fase suíça, não haverá divisão em chaves superior e inferior.
Locais do Worlds 2023
- Fase de Entrada: 10 a 15 de outubro no LoL Park, em Seul;
- Fase Suíça: 19 a 23 e 26 a 29 de outubro na KBS Arena, também em Seul;
- Quartas de final: 2 a 5 de novembro no Sajik Indoor Gymnasium, em Busan;
- Semifinais: 11 e 12 de novembro no Sajik Indoor Gymnasium, em Busan;
- Final: 19 de novembro no Gocheok Sky Dome, em Seul;
O Worlds 2023 será realizado de 10 de outubro a 19 de novembro na Coreia do Sul.