Shiori, uma conhecida streamer da Twitch, viveu um momento aterrorizante em seu stream ao vivo no Ano Novo quando o Japão foi atingido por um terremoto de magnitude 7.6. Durante a transmissão, a streamer e seus espectadores foram surpreendidos pelo tremor que assolou a casa de Shiori.
O terremoto ocorreu na segunda-feira, 1º de janeiro, atingindo a costa oeste do Japão em sua província de Ishikawa, deixando o país e os vizinhos Rússia e Coreia do Sul em estado de alerta para tsunamis.
Segundo relatos, o tremor causou a morte de pelo menos uma pessoa, destruiu prédios e até iniciou incêndios, deixando “dezenas de milhares” de casas sem energia.
A Transmissão
Shiori estava transmitindo em Niigata, Japão – uma área cerca de quatro horas de distância do epicentro do terremoto em Ishikawa, quando recebeu o alerta de terremoto em seu celular.
“Oh meu Deus, é grande!” ela exclamou. “Preciso sair de casa!”
A streamer fugiu de sua casa enquanto os espectadores podiam ver a sala visivelmente tremendo, balançando para frente e para trás enquanto o som do rugido e itens caindo das prateleiras ficava cada vez mais alto.
Os comentários não paravam no chat: “Oh não”, “Espero que eles saiam em segurança.”
O momento aterrorizante durou cerca de dois minutos antes de Shiori retornar à sala, tranquilizando os espectadores de que ela e sua família estavam bem, mas estavam se preparando para uma possível evacuação.
“Pessoal, estamos bem, todos estão vivos”, disse ela. “Mas acabamos de ter um tremor muito grande – nível seis? – então vamos nos preparar para evacuar agora.”
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, mobilizou equipes de busca e resgate numa tentativa de libertar qualquer cidadão preso e salvar vidas.
Censura e Revolta
Além do incidente grave do terremoto, se instaurou uma controvérsia quando se descobriu que o aplicativo de prevenção de desastres do Japão no Twitter havia sido proibido de postar sobre a situação. De acordo com informações, eles atingiram o limite da API do site em sua assinatura “básica”, despertando indignação contra a plataforma.
Este incidente chocante capturado ao vivo por uma streamer da Twitch está agora chamando a atenção para questões mais amplas de segurança e preparação para desastres naturais, bem como questões relativas ao uso de redes sociais durante esses eventos.
Fonte: Dexerto