Jogos de Luta: 13 opções para “sair no braço” com os outros players

Lista com Jogos de Luta (Imagem do jogo The King of Fighters XV)

No que diz respeito a jogos de luta, a galera gamer não tem motivo algum para reclamar. Afinal, esse é um gênero que conta com a força de algumas franquias clássicas (que dificilmente decepcionam) e que está sempre recebendo algumas gratas surpresas.

Além disso, por conta da força dos jogos desse tipo no mundo dos eSports, as desenvolvedoras têm trabalhado em novas opções competitivas, o que faz tudo ficar ainda mais interessante. Sem contar que hoje em dia é possível aproveitar a internet para disputas “sem barreiras”.

Enfim, o fato é que os jogos de luta possuem grandes legiões de fãs e eu resolvi montar esta lista para apresentar algumas das melhores opções que estão à disposição dos players atualmente. Em outras palavras, se você está querendo começar uma sessão de pancadaria, é bom não deixar de conferir este post… vamos “pro fight”?

Mortal Kombat 11 (2019)

No “primeiro round” desta seleção com grandes jogos de luta, temos Mortal Kombat 11. Esse é o jogo mais recente de uma franquia clássica (uma das três gigantes do gênero) e, por isso, não precisamos falar muito sobre a qualidade do elenco de lutadores e das mecânicas de jogo.

De modo geral, Mortal Kombat 11 pega tudo que os jogos anteriores apresentaram de bom e aprimora ainda mais, proporcionando lutas intensas e marcadas por um alto grau de violência. Como bônus ainda temos uma história com passagens memoráveis. Grande game!

Guilty Gear -Strive- (2021)

Apesar de não pertencer à “santíssima trindade dos jogos de luta”, a franquia Guilty Gear é outra que já existe há um bom tempo (desde 1998) e dificilmente decepciona. Seu título mais recente, Guilty Gear -Strive- fez muito sucesso e provou que a “marca” é uma forte representante do gênero.

Assim como Mortal Kombat 11, Guilty Gear -Strive- reuniu tudo o que havia de bom nos jogos anteriores da franquia e aprimorou ao máximo. E sim, seguindo o padrão da série, o visual impecável é um dos destaques do game, apesar de as lutas serem extremamente movimentadas.

Brawlhalla (2014)

Em linhas gerais, Brawhalla pode ser considerado como o jogo mais acessível desta lista. Além de ser uma opção Free-To-Play, o game conta com gráficos bem leves, o que o torna uma boa pedida para quem busca por jogos para PC fraco. Melhor ainda, quem decide apostar no título nunca se decepciona.

Focando em conflitos com regras diferenciadas e num grande número de personagens (número que não para de crescer, por conta de alguns crossovers bem inusitados), Brawlhalla já se tornou um ícone do gênero e uma “força a ser reconhecida” no segmento dos eSports. Lenda!

Street Fighter V (2016)

Representando uma das franquias que pertencem à “santíssima trindade”, Street Fighter V é um game que dispensa comentários. Seu time de lutadores é enorme e suas lutas sempre garantem boas horas de diversão. Além do mais, o jogo é uma verdadeira lenda do segmento dos eSports.

Cabe destacar que uma sequência para Street Fighter V já foi anunciada e tudo indica que teremos mais um game capaz de levar os jogos de luta para uma nova era. Contudo, por ora, esse título é uma opção praticamente obrigatória para quem não dispensa sessões de pancadaria virtual.

Tekken 7 (2015)

Tekken 7 é um daqueles jogos que fizeram tanto sucesso que acabaram retardando o lançamento de uma sequência. Isso mesmo! O jogo já está à disposição há um bom tempo, mas continua muito popular junto aos players, gerando lutas inesquecíveis.

Nesse game, encontramos algumas novidades interessantes, mas as adições não afetaram a essência da franquia (que existe desde 1994). Em suma, Tekken 7 é um jogo de luta de respeito e uma boa opção para quem deseja fugir um pouco das “figurinhas carimbadas” do gênero.

Samurai Shodown (2019)

Com uma rica história nos fliperamas, a franquia Samurai Shodown é mais uma que recebeu um título novo recentemente. Na verdade, o game que chegou em 2019 surgiu para promover uma espécie de “reboot”, dando aos fãs a oportunidade de conferir uma “nova era” nas lutas entre samurais.

Apresentando um novo estilo artístico e muitas melhorias, na comparação com os jogos anteriores, Samurai Shodown é bem diferente dos clássicos dos arcades, mas diferente não quer dizer ruim. Pelo contrário, com esse game, os fãs de lutas com espadas e outras armas conseguem se divertir ao máximo.

DNF Duel (2022)

No ponto médio desta lista com grandes jogos de luta, temos DNF Duel, que é um “produto derivado” de um MMORPG lendário, chamado Dungeon Fighter Online (de 2005). Nesse game, os personagens representam as classes da fonte de inspiração, mas todos têm personalidades muito marcantes (e golpes únicos).

Cabe ressaltar também que DNF Duel tem um visual incrível, com direito a muitos efeitos visuais impecáveis e cenários estonteantes. Com isso, o título acaba despontando como uma ótima opção. Detalhe: há diversos modos de jogo à disposição e o sistema de disputas online é ótimo.

Demon Slayer -Kimetsu No Yaiba- The Hinokami Chronicles (2021)

Quase sempre, o mundo dos animes consegue nos oferecer alguns jogos de luta de altíssimo nível. E esse é o caso do ótimo Demon Slayer -Kimetsu No Yaiba- The Hinokami Chronicles, cujos efeitos visuais transformam as batalhas em verdadeiros shows de luzes e poderes especiais.

Como não poderia deixar de ser, Demon Slayer -Kimetsu No Yaiba- The Hinokami Chronicles apresenta um time de lutadores formado pelos personagens mais interessantes da obra assinada por Koyoharu Gotouge e seu gameplay apresenta um nível de dinamismo absurdo. Sem dúvidas, essa é mais uma ótima opção.

Super Smash Bros. Ultimate (2018)

Exclusivo do Nintendo Switch, Super Smash Bros. Ultimate é citado por muitos como o jogo que promove o maior crossover da história. E não, não há nenhum exagero nessa afirmação, já que o time de lutadores do jogo é formado por uma grande quantidade de personagens oriundos de diversas franquias distintas.

É sempre bom destacar que Super Smash Bros. Ultimate não é um jogo de luta dos mais tradicionais e conta com mecânicas singulares (remetendo a jogos de plataforma), que o tornam uma preciosidade dentro do gênero. Além do mais, muitos dizem que esse é o melhor jogo da franquia nascida em 1999. Logo, pode-se dizer que essa é uma alternativa obrigatória.

Granblue Fantasy: Versus

Ostentando construções belíssimas, Granblue Fantasy: Versus é mais um jogo que pode ser descrito como um “produto derivado”. Pois é! O título é um “spin-off” do RPG Granblue Fantasy (de 2014) e consegue prender a atenção dos jogadores com boas histórias e modos de jogo bem atrativos.

Logicamente, é com suas lutas impressionantes que Granblue Fantasy: Versus acaba se tornando uma opção digna de nota. Desde o primeiro combate, fica claro que o título é muito bem otimizado e perfeito para disputas de tirar o fôlego. Não à toa, assim que foi lançado, o game já começou a marcar presença em eventos do segmento dos eSports.

The King of Fighters XV (2022)

The King of Fighters XV é um dos títulos mais recentes desta seleção e o mais novo capítulo da franquia The King of Fighters (que é uma das representantes da “santíssima trindade”). Melhor ainda, o jogo chegou envolto em muitas expectativas e conseguiu superar todas elas.

Sem deixar de lado os destaques dos jogos anteriores, The King of Fighters XV apresenta um visual totalmente repaginado e se posiciona como o ápice da franquia nascida em 1994. Com toda a certeza, essa é mais uma opção que os fãs de jogos de luta não podem deixar de conferir.

Dragon Ball FighterZ (2018)

Constantemente citado como “o jogo que os fãs de Dragon Ball sempre desejaram”, Dragon Ball FighterZ é mais um representante de peso do mundo dos mangás e animes. Aliás, não seria exagero algum dizer que o título já se tornou um expoente dentro do segmento dos eSports.

Fazendo uso de construções diferenciadas (em relação aos outros jogos inspirados na obra de Akira Toriyama), Dragon Ball FighterZ oferece um gameplay bastante dinâmico e um time de personagens impecável. Resumindo, não há opção melhor para quem curte as histórias dos Sayajins.

SoulCalibur VI (2018)

Para arrematar esta seleção, temos SoulCalibur VI. Esse é o título mais recente (até o momento) da minha franquia favorita, quando consideramos apenas os jogos de luta. Felizmente, o jogo faz bonito em todos os aspectos e realmente garante conflitos épicos com o seu belo time de personagens.

Assim como nos jogos anteriores da franquia (que existe desde 1995), SoulCalibur VI promove lutas marcadas pela utilização de armas de diversos tipos e oferece um gameplay que exige um pouco mais de estratégia. Enfim, o game é ótimo sob diversos pontos de vista e merece a sua atenção.

E não deixe de indicar outros jogos de luta interessantes!

Como estamos falando de um gênero rico em opções de qualidade, tenho total consciência de que esta lista é apenas “a ponta de um imenso iceberg”. Isto é, sei que ainda há outros jogos muito bons que poderiam ter sido citados ao longo do texto.

Por saber disso, tenho um pedido a fazer (e acho que você já sabe qual é): se puder compartilhar o post e indicar outros jogos de luta de qualidade, vamos ficar com uma lista ainda mais completa. E é isso! Conto com o seu apoio e espero que você se divirta em suas sessões da pancadaria virtual. Até a próxima…

Sair da versão mobile