Ao longo dos anos, os jogos de Digimon conseguiram garantir a diversão de muitos players, por meio da oferta de histórias relacionadas com digiescolhidos, monstrinhos digitais e por aí vai… E o melhor é que os games da série se encaixam em diversos gêneros, o que sempre garante experiências únicas para os jogadores.
É sempre bom lembrar que a franquia Digimon teve o seu primeiro jogo em 1998, mas a ideia básica dos monstrinhos digitais surgiu em 1996, com o Tamagotchi e com a “versão masculina” do pet virtual, chamada Digital Monster e lançada em 1997. E quem foi criança na década de 1990 sabe como essas invenções fizeram sucesso.
Enfim, o fato é que esta nova listinha do The Game Times vai focar justamente na apresentação de alguns jogos de Digimon que conseguiram marcar as memórias de muitos players. Portanto, se você é fã da franquia, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos começar?
Digimon World (1999)
Para abrir esta seleção com jogos de Digimon, temos um clássico que os fãs do saudoso PS1 não devem ter esquecido. Sim! Digimon World apareceu quando o anime Digimon Adventure estava “em alta” e deu a todos a chance de viver uma aventura na icônica Ilha Arquivo e de cuidar de um Digimon.
O jogo tem elementos típicos dos RPGs, mas se destaca mesmo por dar enorme ênfase aos cuidados com o monstrinho. Aliás, para promover as chamadas digievoluções, temos que prestar atenção a diversos detalhes e isso faz o jogo ser desafiador. Para completar, os cenários são ótimos e as batalhas exigem muita atenção aos detalhes. Lenda!
Digimon World Data Squad (2006)
Apesar de o “termo World” marcar presença no nome do ótimo Digimon World Data Squad, o jogo não faz parte da subsérie Digimon World e se apresenta como uma adaptação do anime Digimon Data Squad, que foi exibido entre os anos de 2006 e 2007.
O game é um JRPG com um ritmo bem lento e uma grande quantidade de diálogos. As batalhas acontecem no clássico esquema de turnos e o visual é bem interessante, apesar de as construções gráficas não terem o mesmo nível de outros jogos da época. Ótima opção.
Digimon Battle Spirit (2001)
A versão ocidental do ótimo Digimon Battle Spirit foi liberada para o Gameboy Advance dois anos após a estreia no WonderSwan Color, lá no Japão, e muita gente ainda se lembra com carinho das lutas promovidas pelo jogo e dos belos gráficos em pixel art.
Sim! O título se encaixa no grupo dos jogos de luta, mas conta com algumas mecânicas diferenciadas, que envolvem uma coleta de bolinhas para obter os pontos necessários para garantir a vitória. Além disso, as digievoluções acontecem quando o personagem toca em um Digimon chamado Calumon. Logicamente, quando isso acontece, novos poderes são desbloqueados.
Digimon Survive (2022)
Apresentando-se como um game híbrido (RPG tático + visual novel), Digimon Survive é um projeto que demorou um bom tempo para ficar pronto e foi adiado inúmeras vezes, mas, quando a estreia oficial aconteceu, os players foram devidamente recompensados.
Isto é, o game apresenta uma história excelente e seu sistema de batalhas merece muitos elogios. E, claro, as construções gráficas são estilosas o bastante para nos deixar ainda mais envolvidos com a experiência. Portanto, podemos dizer que esse é um dos melhores jogos de Digimon de todos os tempos.
Digimon World 2 (2000)
Voltando a falar sobre a subsérie Digimon World, temos aqui o desafiador Digimon World 2. Esse game dividiu opiniões na época, pois apostou em ideias muito diferentes daquelas que foram apresentadas por seu antecessor e entregou um sistema de combates em turnos ao estilos dos JRPGs mais clássicos.
E mais, a exploração, no melhor estilo dungeon crawler, com um veículo especial não agradou muita gente. De todo modo, o fato é que o jogo é muito bom e ainda tem uma mecânica de captura de monstrinhos que garante uma experiência mais puxada para o lado da franquia Pokémon. Então, acho bom você não deixar de dar uma chance ao game.
Digimon Digital Card Battle (2000)
Agora, se você é fã de cardgames, Digimon Digital Card Battle é um game que merece a sua atenção. Na verdade, esse é um jogo que merecia ser muito mais conhecido do que realmente é, já que ele conta com o apelo dos monstrinhos e ainda tem alguns sistemas muito inteligentes.
O jogo apresenta personagens de várias fases do anime e a quantidade de cartas é gigantesca, sem contar que temos a chance de criar decks focados em elementos naturais diferentes e estratégias únicas. Certamente, essa é uma opção que merece um olhar mais atento.
Digimon All-Star Rumble (2014)
Em linhas gerais, Digimon All-Star Rumble é o jogo de luta mais intenso dentre as opções do gênero relacionadas com a franquia Digimon. O jogo conta com alguns Digimon icônicos no time de lutadores e ainda apresenta um Story Mode com momentos bem interessantes.
É bom destacar que Digimon All-Star Rumble não é um primor, no que diz respeito ao visual, mas consegue garantir boas horas de diversão, ainda mais nas fases do Story Mode, que acabam remetendo aos jogos Beat ‘em Up (com direito a muitos inimigos na tela).
Digimon World 3 (2002)
Conhecido em alguns países como Digimon World 2003, Digimon World 3 é o terceiro título da subsérie Digimon World e também é bem diferente, na comparação com seus antecessores. Afinal, os devs promoveram diversos ajustes, com vistas a garantir uma experiência mais alinhada com aquilo que os JRPGs do PS1 ofereciam.
Esse título tem gráficos muito bonitos e estilosos e conta com uma grande quantidade de Digimon jogáveis. Obviamente, a gente pode aprimorar os monstrinhos e promover as digievoluções, a fim de montar um time com três combatentes e encarar desafios no esquema de turnos. Vale a pena conferir!
Digimon World 4 (2005)
Oferecendo uma pegada mais voltada para o lado dos Action RPGs, Digimon World 4 também “promoveu uma revolução” (na comparação com os outros títulos da subsérie Digimon World) e conseguiu prender a atenção dos jogadores por dar algumas armas aos monstrinhos.
Pois é! O jogo conta com quatro Digimon jogáveis e uma boa série de armas, sendo que a jogatina pende bastante para um lado cooperativo. Os gráficos não são os mais impressionantes, mas o título consegue ser bem divertido no fim das contas (especialmente se um grupo de amigos estiver reunido).
Digimon World: Next Order (2016)
Título mais recente da subsérie Digimon World, Digimon World: Next Order faz um belo trabalho, no que diz respeito à missão de resgatar a “magia” do primeiro Digimon World. Obviamente, o game apresenta uma série de novidades e gráficos repaginados, mas a essência do clássico é trazida de volta de uma forma muito interessante.
Ao contrário do primeiro jogo, nessa aventura, a gente pode comandar mais de um Digimon e as opções, em termos de digievoluções, são muitas. Como bônus, ainda temos um belo mundo aberto para explorar e ainda temos alguns elementos que geram aquela bela sensação nostálgica. Excelente!
Digimon Masters (2009)
Mesmo não sendo o mais popular dos MMORPGs, Digimon Masters conseguiu atrair a atenção de muita gente e segue vivo há muitos anos. Além do mais, por conta da forte comunidade, os responsáveis pelo jogo já confirmaram que uma versão remaster está sendo preparada.
Em relação ao gameplay, temos mecânicas típicas dos MMORPGs da primeira década deste século, mas com a adição de sistemas relacionados com a criação e o treinamento dos monstrinhos. E, claro, como o game segue ativo, os devs estão sempre promovendo eventos, com o intuito de deixar as coisas mais atrativas.
Digimon Story: Cyber Sleuth (2015)
De forma resumida, Digimon Story: Cyber Sleuth reúne tudo aquilo que os fãs de um bom JRPG podem querer, com a adição dos famosos Digimon. Também há uma história cheia de momentos intrigantes e algumas sidequests dignas de atenção.
Quanto às batalhas, o jogo garante desafios bem estratégicos e podemos montar equipes com até 11 monstrinhos, sendo que apenas três podem ser usados de uma vez nos combates e podemos fazer “substituições” pelo custo de um turno. Detalhe: há mais de 340 Digimon, o que faz o game ser um “prato cheio” para os fãs da franquia.
Digimon Story: Cyber Sleuth – Hacker’s Memory (2017)
Fechando esta seleção com jogos de Digimon, temos o ótimo Digimon Story: Cyber Sleuth – Hacker’s Memory, que se apresenta como uma espécie de jogo alternativo ao lendário Digimon Story: Cyber Sleuth. Em outras palavras, esse game apresenta eventos que acontecem enquanto a história do título de 2015 está rolando.
E isso quer dizer que, em termos de mecânicas, não temos muitas inovações, apesar das novas dungeons e de um tipo de batalha com algumas regras especiais. Felizmente, a história do game também é muito boa. E só para constar, a coletânea: Digimon Story Cyber Sleuth: Complete Edition conta com os dois títulos e cria “elos” entre eles. Não deixe de dar uma olhada!
E ainda há outros ótimo jogos de Digimon para você conferir!
De modo geral, a franquia Digimon não tem tantos títulos quanto a franquia Pokémon, mas as aventuras que temos à disposição se encaixam com diversos gêneros e conseguem garantir um gameplay bem diversificado. Lembrando que a minha seleção apresentou apenas alguns dos jogos baseados nas histórias dos monstrinhos digitais.
E é isso! Agora você ficou conhecendo 13 grandes jogos de Digimon e pode encarar belas aventuras junto com os monstrinhos da franquia da Bandai Namco. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir os ótimos games que eu citei por aqui. Até a próxima…