Quando os players resolvem investir em jogos de quebra-cabeças, a intenção é passar o tempo com alguns desafios intelectuais capazes de mexer com a mente ao máximo. E sim, há muitos jogos que conseguem fazer isso de uma forma incrível.
Pois é! Apesar de os puzzles estarem presentes em jogos dos mais diversos gêneros, há certos jogos em que eles acabam se tornando uma peça fundamental da experiência. Não à toa, hoje em dia, existem até tags em lojas de games focadas especificamente em jogos desse tipo.
Aliás, foi por reconhecer o apelo desses games que eu resolvi criar esta lista. Isto é, como irá notar, separei aqui 13 jogos de quebra-cabeças que têm potencial para prender a sua atenção por muitas horas. Em outras palavras, se você está buscando por desafios intelectuais, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Portal 1 e 2 (2007 e 2011)
Para abrir esta lista com ótimos jogos de quebra-cabeças, temos a franquia Portal. Essa série deu aos players duas aventuras memoráveis e até hoje se posiciona como uma das aventuras mais importantes do grupo de games que focam especialmente nos puzzles.
Em linhas gerais, ambos os games apresentam estruturas típicas de jogos de plataforma 3D, mas se destacam por seu gameplay cheio de quebra-cabeças incríveis. Além disso, as histórias dos títulos são ótimas, o que acaba nos dando uma motivação adicional para encarar os complicados desafios.
Superliminal (2020)
Com um “ar de Portal”, Superliminal é um jogo extremamente criativo, no qual os quebra-cabeças mexem com as percepções dos players e suas noções de espaço. E mais, o game faz uso de perspectiva e profundidade de uma forma simplesmente genial.
Vale ressaltar que a aventura também tem alguns elementos narrativos bem interessantes, que acabam mantendo os players engajados do início ao fim, sem contar que as construções gráficas também são ótimas. Em suma, Superliminal é praticamente obrigatório para os fãs de puzzles.
Baba Is You (2019)
Mostrando que certos jogos indie são verdadeiros exemplos de criatividade, Baba Is You promove uma experiência única, que mescla palavras e regras lógicas para prender a atenção dos jogadores. Na verdade, não seria exagero algum dizer que o jogo revela o real poder de uma palavra colocada em um lugar certo.
Apesar de contar com construções gráficas bem simples, Baba Is You consegue prender a atenção por muitas horas. Lembrando que são mais de 200 fases e o nível de dificuldade vai crescendo à medida que o player vai avançando em sua jornada. Enfim, esse é mais um game imperdível.
The Room (2012)
Falemos agora da franquia The Room, que já conquistou um lugar de destaque no grupo dos jogos de quebra-cabeças. Essa série de jogos sintetiza perfeitamente aquilo que um jogo do gênero tem de melhor e, claro, desafia as mentes dos players de diversas maneiras.
De forma resumida, todos os games da franquia colocam os players dentro de salas aparentemente isoladas. Daí, os jogadores devem buscar por pistas e usar o cérebro para escapar. Logicamente, essa é apenas a ideia geral, pois as coisas são bem mais complicadas do que a descrição nos leva a crer.
Gorogoa (2017)
Dotado de gráficos impressionantes, Gorogoa é um jogo que, segundo os devs, pode ser descrito como uma evolução elegante dos tradicionais games com puzzles. E não, essa descrição não é nem um pouco exagerada. Afinal, o game é muito cativante.
Apresentando diversos tipos de desafios enquanto conta uma história emocionante, Gorogoa é aquele tipo de jogo que vai além das aparências e realmente entrega algo de valor ao fim da jornada. Então, se você curte games com gráficos desenhados à mão, é bom não deixar de experimentar essa opção.
Agent A: A Puzzle In Disguise (2015)
Em todas as listas que eu lanço aqui no The Game Times, sempre faço questão de citar um game que merecia ser muito mais conhecido do que realmente é. Nesta lista, Agent A: A Puzzle In Disguise é o jogo que se encaixa na regra do “título underrated”.
O game apresenta belas construções visuais, puzzles desafiadores e uma narrativa bem curiosa, que envolve espionagem e muitas conspirações. Sem dúvidas, essa é uma das melhores aventuras do gênero e, por isso, sugiro que você não deixe de experimentá-la.
Inscryption (2021)
No ponto médio desta lista com ótimos jogos de quebra-cabeças, resolvi posicionar o incrível Inscryption. Apesar de ser classificado como um deckbuilder no estilo roguelike, o game também dá enorme ênfase aos puzzles e consegue mexer com as mentes dos players de diversas formas.
E como se o desafio já não fosse grande o bastante, a aventura ainda é marcada por elementos típicos de jogos de terror, o que acaba exercendo uma pressão adicional sobre os nervos dos players. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma alternativa indicada para quem busca por experiências “hardcore”.
Lost In Play (2022)
Seguindo pela linha dos clássicos jogos de apontar e clicar, Lost In Play é uma opção leve, que muitas vezes faz a gente achar que está assistindo a um divertido desenho animado. No entanto, a aventura reserva alguns puzzles bem complicados e consegue divertir qualquer um.
No que diz respeito à história, Lost In Play foca em dois irmãos que acabam “caindo” no mundo da imaginação e são obrigados a superar os mais diversos desafios, a fim de poder voltar para casa. Detalhe: talvez o único problema do jogo seja a curta duração.
We Where Here Forever (2022)
Oferecendo elementos típicos de jogos de aventura e exploração em primeira pessoa, We Where Here Forever é uma opção extremamente imersiva. Ademais, para quem curte jogos cooperativos, o game é um “prato cheio” e justifica o velho ditado que diz: “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
É importante ressaltar que We Where Here Forever ainda conta uma história incrível e possui uma atmosfera sombria o bastante para deixar os desafios ainda mais tensos. Logo, se você quiser encarar desafios complicados e ficar constantemente sob pressão, esse é o jogo certo.
Unpacking (2021)
Agora, se a intenção é resolver puzzles de uma forma mais casual e em um clima mais relaxante, Unpacking é a escolha perfeita. Esse indie foi uma das surpresas do ano de 2021 e continua sendo um dos melhores jogos de quebra-cabeça disponíveis no mercado.
Curiosamente, o jogo aposta em uma premissa simples (organizar as mudanças em um novo lar), mas suas construções e a ausência de pressões conseguiram encantar muita gente. Para ser sincero, o game parece aqueles quebra-cabeças com milhares de peças que as pessoas perdem muitas horas para completar.
The House of Da Vinci (2017)
Mesmo guardando muitas semelhanças com os jogos da franquia The Room, The House of Da Vinci tem alguns elementos únicos e, por isso, também merece a atenção dos fãs de puzzles. E a ligação dos quebra-cabeças com as criações do famoso Leonardo Da Vinci é um atrativo adicional bem interessante.
Para completar, The House of Da Vinci ainda apresenta construções gráficas de alta qualidade e sua perspectiva de primeira pessoa deixa as coisas bem imersivas. Resumindo, esse é mais um jogo cheio de desafios intelectuais capazes de prender a atenção por muitas horas.
Escape Academy (2022)
Contando com tudo aquilo que os jogos de quebra-cabeças do tipo “escape room” têm a oferecer, Escape Academy garante muitas horas de diversão, enquanto mantém os players presos em locais aparentemente isolados do mundo exterior.
Outro destaque importante do ótimo Escape Academy é o seu ótimo modo cooperativo, ou seja, quem está sempre buscando pelos chamados “jogos para dois” encontra nesse game uma boa aventura para compartilhar com os amigos. Não deixe de conferir.
Return To Monkey Island (2022)
Colocando um ponto final nesta lista com jogos de puzzles, temos Return To Monkey Island, que é o capítulo mais recente de uma franquia lendária. Melhor ainda, o game trouxe a série de volta com muitas melhorias, desafios dignos de nota e uma história incrível.
Assim como acontecia com os jogos clássicos, Return To Monkey Island oferece um gameplay do tipo apontar e clicar, uma boa série de quebra-cabeças e situações muito engraçadas. Em síntese, essa é uma aventura completa e imperdível para quem curtiu os jogos anteriores da série.
E não deixe de citar outros jogos de quebra-cabeças interessantes!
Como pôde perceber, esta lista focou em diversos jogos que foram lançados nos últimos anos e deixou claro que os devs estão sempre trabalhando em novos desafios intelectuais para prender a atenção dos jogadores. Porém, é importante destacar que há outros jogos do gênero que merecem atenção.
Nesse sentido, gostaria de pedir para você compartilhar o post e citar outros jogos de quebra-cabeças interessantes. Desse modo, outros players vão tomar conhecimento desta excelente lista e ainda vão poder dar uma olhada nas suas sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…