Jogos de Simulação: 21 experiências imersivas dignas de nota!

Jogos de Simulação (imagem do jogo Microsoft Flight Simulator)

Por conta do alto nível de imersão, os jogos de simulação costumam ser opções que sempre são encontradas nas bibliotecas dos players. Afinal, esses jogos transcendem a segregação dos gêneros e focam na oferta de experiências bem divertidas e atrativas.

Geralmente, os jogos desse tipo se dedicam a replicar situações da vida real, em diversos níveis de realismo. Porém, é inegável que certas alternativas dentro desse grupo focam em simular situações fantasiosas, dando aos players uma amostra de como determinada ação poderia ser, se fosse real.

Enfim, de um jeito ou de outro, o fato é que os jogos de simulação sempre conseguem promover experiências imersivas e empolgantes. E foi para provar isso que eu montei uma seleção com 21 títulos que merecem ser aproveitados por qualquer tipo de jogador… vamos conferir?

Euro Truck Simulator 2 (2012)

Dando início a esta lista com belos jogos de simulação, temos o aclamado Euro Truck Simulator 2. O game coloca os players no papel de caminhoneiros e promove viagens incríveis, tendo diversas cidades europeias como plano de fundo e favorecendo a exploração ao máximo.

Além dos cenários estonteantes, Euro Truck Simulator 2 se destaca por apresentar uma jogabilidade que replica o funcionamento de grandes caminhões com enorme precisão. Por conta disso, a perícia e a resistência dos jogadores é sempre colocada à prova.

House Flipper (2018)

Comprar, consertar e aprimorar casas é o “mantra” do excelente House Flipper. Esse jogo conseguiu conquistar muitos fãs, com sua premissa curiosa e sua execução eficiente. No game, os players conseguem ter uma ideia muito clara sobre diversos processos construtivos.

Em outras palavras, assim que a aventura começa, você já consegue ter acesso a fundamentos básicos da confecção de projetos residenciais e pode aplicar toda a sua criatividade para criar as famosas “casas dos sonhos”. Para quem curte “design de interiores”, House Flipper é um “prato cheio”.

Star Wars: Squadrons (2020)

Como eu destaquei, nem sempre os jogos de simulação focam em experiências reais. Por isso, resolvi citar o ótimo Star Wars: Squadrons, que mostra como seria a experiência de pilotar naves do Império e da Nova República, em conflitos de proporções épicas.

Dotado de um belo visual e certos elementos de RPG, o título consegue realizar os sonhos de muitos fãs da franquia Star Wars e é uma opção praticamente obrigatória para quem busca por autênticas experiências de pilotagem. Sem contar que os conflitos sempre são intensos.

Totally Accurate Battle Simulator (2021)

Também conhecido como TABS, o excelente Totally Accurate Battle Simulator ficou um bom tempo no regime Early Access, mas já está em sua versão final e segue cumprindo aquilo que o seu título promete. Isto é, o game apresenta conflitos armados de grandes proporções e simula tudo de uma forma muito precisa.

Em Totally Accurate Battle Simulator, a física é o grande ponto alto. E isso, claro, tem um impacto direto nas táticas implementadas, já que os players devem pensar como se estivessem em um verdadeiro campo de batalha. Sem dúvidas, quem é fã de jogos de estratégia, vai adorar essa opção.

Stardew Valley (2016)

Provando que o segmento dos jogos indie também gera belos simuladores, cito agora o aclamado Stardew Valley. Reunindo elementos de jogos de RPG e gráficos retrô lindíssimos, o jogo é um dos melhores simuladores da “vida rural” já lançados. E não, não estou exagerando!

Stardew Valley é um acumulador de reviews positivos, pois seu gameplay consegue prender a atenção dos players de inúmeras formas. O título é rico em conteúdo e mecânicas criativas. Por esse motivo, seu nível de imersão é altíssimo. Vale a pena conferir!

Townscaper (2021)

Assim como House Flipper (que já citei na lista) é um “prato cheio” para quem curte design de interiores, Townscaper é um “prato cheio” para os amantes de paisagismo e construção de cidades. Detalhe: o game é marcado por um caráter experimental, mas não deixa de prender a atenção.

De modo geral, o foco do jogo é planejar belas cidades apenas pelo prazer de ver as construções finalizadas. Não, não há objetivo algum, a não ser o orgulho de construir uma cidade. Townscaper ainda merece destaque por seus gráficos peculiares. Resumindo, uma ótima opção para uma jogatina casual.

IronWolf VR (2022)

Como não poderia deixar de ser, os jogos do segmento de realidade virtual sempre acabam promovendo experiências de simulação impecáveis. Por conta disso, resolvi incluir nesta lista o singular IronWolf VR, que ficou muitos anos em um regime Early Access e estreou oficialmente há alguns meses

Esse game surpreende por ser um dos poucos a abordar situações envolvendo submarinos. Isso mesmo! IronWolf VR coloca os players dentro de submarinos bem realistas e os desafia a comandar as máquinas e a eliminar os adversários, em combates subaquáticos bem intensos.

Thief Simulator

Deixando as suas intenções claras “logo de cara”, Thief Simulator oferece aquilo que o seu título sugere, ou seja, uma experiência que coloca os players no papel de ladrões. O controverso título surpreende, por apresentar um alto nível de imersão e construções típicas de jogos de mundo aberto.

Outro ponto de destaque em Thief Simulator é o fato de que o game possui uma história bastante envolvente e com um desfecho surpreendente. Logo, para quem quer viver uma aventura “role-playing”, no mais amplo sentido, esse game acaba sendo uma bela alternativa.

Transport Fever 2 (2019)

Falemos agora do excelente Transport Fever 2, que conseguiu melhorar todos os aspectos pelos quais o seu antecessor já havia sido enaltecido. O jogo dá aos players o poder para controlar sistemas de transporte, em campanhas bem interessantes e desafiadoras.

Em Transport Fever 2, o realismo é palpável e todos os sistemas têm enorme profundidade, o que aumenta a imersão de forma considerável. Ademais, as campanhas se passam em épocas distintas, promovendo uma espécie de recapitulação da história do segmento dos transportes.

Surgeon Simulator 2 (2020)

Por mais que a ideia de Surgeon Simulator 2 seja a simular situações que ocorrem em uma sala de cirurgia, seus desenvolvedores o classificam como um “simulador do caos”. E sim, essa classificação guarda relação com um gameplay intenso, no qual as coisas saem do controle de uma hora para a outra.

Como o tema principal de Surgeon Simulator 2 é um tanto quanto pesado, suas construções foram um pouco suavizadas, graças a um estilo visual mais cômico. Contudo, é inegável que a experiência é uma das mais tensas e divertidas que alguém poderia ter com um game.

The Sims 4 (2014)

No ponto médio desta lista, temos uma lenda entre os jogos de simulação, ou seja, o aclamado The Sims 4. Esse game é o ponto alto de uma franquia que sempre se dedicou à promoção de uma simulação completa da vida de um ser humano normal.

Na verdade, em termos de simulação, The Sims 4 é um dos maiores exemplos que eu poderia citar. O jogo tem uma legião de fãs e continua sendo otimizado até hoje. Com toda a certeza, esse é um daqueles jogos que quase todas as pessoas já jogaram, mesmo que por alguns minutos. Lenda!

This Land Is My Land (2021)

E agora, nos deparamos com um dos simuladores mais intensos (e brutais) dos últimos tempos: This Land Is My Land. O jogo fez a sua estreia no regime Early Access e ficou um bom tempo recebendo novidades, o que só fez bem ao nível de qualidade da versão final.

Em This Land Is My Land, os jogadores assumem o papel de um chefe de uma tribo nativo americana e devem fazer de tudo para liderar seu povo e defender sua terra. O jogo oferece uma bela narrativa e as escolhas feitas podem influenciar bastante nos desfechos da trama. Esse é um dos meus favoritos nesta lista.

Farming Simulator 22 (2021)

Voltando a falar sobre jogos de simulação da “vida rural”, esta lista estaciona agora no ótimo Farming Simulator 22, que se posiciona atualmente como o ápice da qualidade de uma franquia lendária. Aliás, esse é um título que recebeu diversos prêmios e continua sendo atualizado pelos devs.

Farming Simulator 22 apresenta gráficos altamente realistas e mecânicas que realmente nos fazem sentir como é desafiadora a gestão de uma fazenda. Cabe ressaltar que alguns dos jogos antigos da franquia podem acabar sendo opções mais interessantes para quem tem máquinas de jogo mais modestas.

F1 22 (2022)

No que diz respeito à sensação de pilotar um carro de Fórmula 1, todos os jogos da franquia F1 sempre alcançaram a excelência. Porém, com F1 22, o nível de simulação foi elevado ao máximo, indo além das corridas e chegando até o gerenciamento das equipes.

Além de poder pilotar as máquinas, os players podem desenvolver suas equipes do zero, criando suas próprias instalações, desenvolvendo tecnologias e muito mais. F1 22 é uma opção perfeita para quem gosta de Fórmula 1 e deseja se aprofundar ainda mais nesse universo.

Plague Inc.: Evolved (2016)

Durante a “era da pandemia”, Plague Inc.: Evolved conseguiu trazer à luz o curioso gênero Outbreak Sim (simulador de epidemias). Na verdade, o game chegou a ser banido em alguns países, por apostar em um tema polêmico, mas seus números são impressionantes.

De modo geral, o game, que também é uma boa opção para quem curte jogos de celular, simula os processos de criação e disseminação de patologias. Por mais controverso que possa parecer, Plague Inc.: Evolved acaba sendo uma experiência científica (e educativa) sem igual.

IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad (2014)

Para aqueles que são fãs de jogos de guerra, a franquia IL-2 Sturmovik é uma opção a ser considerada, já que os jogos da série são simuladores de voo e combate aéreo que se passam na época da Segunda Guerra Mundial. Nesse caso, cito aqui o ótimo IL-2 Sturmovik: Battle of Stalingrad

No game, os players encontram situações que simulam, com grande precisão, a forma como os combates aéreos do maior conflito armado da história se desenrolaram. O jogo tem ideias muito boas e uma dose de adrenalina extra que o torna uma grande opção.

Two Point Hospital (2018)

Mesmo apresentando um “ar cômico”, Two Point Hospital é um jogo perfeito para quem deseja conhecer os desafios de gerenciar um hospital. Como você deve imaginar, essa gestão vai muito além da missão de curar os doentes e isso foi considerado na “fórmula” do game.

Por combinar diversas mecânicas distintas e apresentar tudo sob uma perspectiva isométrica, Two Point Hospital se apresenta como um dos jogos mais criativos e singulares lançados nos últimos anos. Não à toa, o título é um acumulador de prêmios e reviews muito positivos.

Kerbal Space Program (2015)

Kerbal Space Program é mais um game cujo “ar cômico” acaba aliviando um pouco a complexidade e os objetivos audaciosos. Nessa aventura, os players controlam uma raça alienígena conhecida como Kerbal e têm a missão de criar uma nave espacial.

Em um primeiro momento, Kerbal Space Program pode parecer um jogo de criança, mas suas mecânicas envolvem elementos complexos, como aerodinâmica e física. Assim, no fim das contas, a experiência alcança um nível altamente científico.

The Long Dark (2017)

Como os jogos de sobrevivência sempre são boas opções de simulação, resolvi incluir na lista o meu adorado The Long Dark. O jogo ficou muitos anos no regime Early Access, mas, desde o início, sempre se apresentou como uma aventura desafiadora e cheia de fortes emoções.

The Long Dark promove um desafio incrível entre homem e natureza e se passa em cenários desoladores, nos quais a escuridão e as baixas temperaturas apenas ajudam a intensificar o nível de dificuldade. Para completar, as paisagens do jogo são impressionantes e merecem algumas pausas para a contemplação.

https://www.youtube.com/watch?v=wpldKliaSSI

Crusader Kings III (2020)

Com elementos que permitem a sua inclusão em muitos gêneros distintos, Crusader Kings III é um simulador surreal da Era Medieval. O jogo tem mecânicas extremamente complexas e uma trama cheia de intrigas políticas, que consegue manter o player “preso à história” do início ao fim.

Crusader Kings III aborda diversos estilos de vida do passado e traz mecânicas que guardam relação direta com as condições psicológicas dos personagens, em relação a certas situações. Com toda a certeza, o estresse dos tempos dos Reis e Imperadores vai “mexer com você”.

Microsoft Flight Simulator (2020)

Para fechar esta lista com jogos de simulação, meu eleito é o grande Microsoft Flight Simulator. Confesso que foi esse game que me incentivou a criar esta lista, já que suas construções impressionantes levam qualquer pessoa a refletir sobre o nível de imersão proporcionado por certos títulos.

Marcado por construções gráficas de “tirar o fôlego”, Microsoft Flight Simulator pode ser considerado como a experiência definitiva, no que tange à simulação de voos. O game conta com diversos tipos de aeronaves e surpreende pelo realismo dos controles. Impecável!

Jogos de Simulação são geradores de fortes emoções!

Estamos chegando ao fim desta lista e, como pôde perceber, existem muitos jogos que tentam simular experiências reais ou irreais e dar aos players uma dose extra de emoção. Melhor ainda, essas alternativas surgem apostando em diversos gêneros e temas.

E é isso! Para encerrar, ressalto que, por mais que a lista apresentada aqui esteja cheia de grandes games, o segmento dos jogos de simulação é muito amplo e sempre tem boas surpresas. Assim sendo, se você tiver alguma indicação a fazer, peço  que fique à vontade para compartilhar o post e fazer as suas sugestões. Até a próxima…

Sair da versão mobile