No passado, antes de a indústria dos games se transformar no “monstro” que é hoje, os jogos de tabuleiro eram os responsáveis por garantir horas de entretenimento para grupos de amigos e famílias inteiras. E não, esses jogos não deixaram de existir, só acabaram ficando em segundo plano.
Além disso, alguns dos maiores clássicos desse segmento de jogos acabaram ganhando versões digitais, o que facilitou o acesso a essas experiências e eliminou diversas barreiras, já que a jogatina agora pode acontecer entre players dos mais diversos cantos do mundo.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para apresentar 17 jogos de tabuleiro digitais que podem oferecer experiências “old school” para players dos mais diversos estilos. Portanto, se você estava buscando por opções diferenciadas para se divertir, é bom não deixar de ler até o fim… vamos à seleção?
Risk: Global Domination (2020)
Dando início a esta lista com excelentes jogos de tabuleiro digitais, temos Risk: Global Domination. O título é a versão digital de um grande clássico da Hasbro, que oferece uma experiência mais voltada para o lado dos jogos de estratégia e gerenciamento de exércitos.
Como não poderia deixar de ser, o game apresenta interfaces que remetem ao produto original, com direito a dados, cartões e outras construções semelhantes. No entanto, há diversas inovações interessantes, como as ótimas opções para uma jogatina multiplayer. Vale a pena conferir.
Ticket To Ride (2008)
Baseado em um jogo de tabuleiro alemão, Ticket To Ride oferece a mesma experiência da sua fonte de inspiração, mas conta com alguns elementos inovadores, como as opções para disputas online e os elementos gráficos diferenciados.
Em linhas gerais, o game é bem simples, já que os players devem fazer o possível para completar as rotas dos trens antes dos adversários. Ainda assim, certos elementos estratégicos aumentam o potencial de rejogabilidade do título, o que o faz ser mais uma ótima opção de entretenimento “old school”.
Dorfromantik (2021)
Apesar de não ser baseado em qualquer jogo de tabuleiro existente no mundo físico, Dorfromantik é mais uma opção perfeita para quem busca por experiências “old school”. Aliás, vale ressaltar que o título oferece um gameplay bem relaxante, o que é perfeito para passar o tempo sem compromissos.
De forma resumida, quem decide apostar em Dorfromantik tem que encarar a missão de criar paisagens incríveis sobre um “tabuleiro virtual infinito”. Com toda a certeza, esse é um dos melhores jogos de construção dos últimos tempos e, por isso, sugiro que você não deixe de dar uma chance ao título.
Root (2020)
Respeitando as construções do jogo original, a versão digital do ótimo Root é mais uma alternativa que um fã de jogos de tabuleiro não pode deixar de conferir. O título apresenta gráficos extremamente singulares e seu gameplay estratégico consegue prender a atenção por muitas horas.
Vale ressaltar que Root é um jogo que conta com mecânicas bem variadas, com direito a cartas, belos combates e cenários incríveis. Em suma, essa é uma opção que replica o jogo do mundo real com propriedade e merece ser experimentada com total atenção.
Scythe: Digital Edition (2018)
Como seu próprio nome sugere, Scythe: Digital Edition é uma versão digital de um famoso jogo de tabuleiro. E o interessante é que essa versão promove uma experiência ainda mais imersiva, já que expande a história do jogo, que se passa em uma versão alternativa da década de 1920.
Dotado de diversos elementos atrativos, Scythe: Digital Edition consegue garantir conflitos altamente estratégicos e desafia os players com uma curiosa “falta de equilíbrio” entre as facções. Em outras palavras, esse é um game desafiador e muito envolvente.
The Game of Life 2 (2020)
Versão digital do famoso Jogo da Vida, The Game of Life 2 é aquele tipo de jogo que costuma prender a atenção das famílias em uma tarde chuvosa. O game tem construções leves e bem coloridas e adiciona um charme especial a tudo aquilo que o jogo original oferece.
É sempre bom lembrar que o título conta com diversas inovações, na comparação com o material original, mas não perde a essência, o que quer dizer que essa continua sendo uma opção capaz de prender a atenção de jogadores das mais diversas faixas etárias.
Armello (2015)
Para os fãs de jogos de RPG de mesa, a versão digital do ótimo Armello é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Afinal, trata-se de um game que segue as premissas do material original, mas expande as ideias de uma forma muito criativa e ainda promove conflitos PVP dignos de nota.
Com seu belo tabuleiro digital, suas batalhas estratégicas e algumas mecânicas memoráveis, Armello é aquele tipo de jogo que faz a gente querer sempre jogar mais uma partida. Logo, se você curte aventuras fantasiosas e desafiadoras, é bom não deixar de dar uma boa olhada nesse game.
Carcassonne (2017)
Simulando o tipo de experiência oferecida pelo jogo original, a versão digital do lendário Carcassonne é mais uma opção que não poderia ficar de fora de uma lista como esta. Na verdade, o game representa com perfeição aquilo que os devs podem fazer para replicar certos clássicos.
Em Carcassonne, os players se deparam com um “baralho” cheio de fragmentos de uma região ao sul da França e devem posicionar as peças com cuidado, a fim de cumprir os requisitos necessários para a vitória. Logicamente, a versão digital conta com opções multiplayer, o que deixa as coisas ainda mais interessantes.
Card Hunter (2013)
No ponto médio desta lista com ótimos jogos de tabuleiro, temos o excelente Card Hunter. Esse é outro game que não foi criado com base em um jogo existente no mundo real, mas apresenta construções que “recriam a magia” das experiências “old school” de forma irretocável.
Para você ter uma ideia, Card Hunter foi criado para replicar a sensação de aproveitar um belo RPG de mesa, mas também recebeu elementos típicos de jogos de cartas colecionáveis. Assim, podemos dizer que o título é praticamente obrigatório. Detalhe: a jogatina rola em um formato Free-To-Play.
Monopoly Plus (2014)
Monopoly Plus é a versão digital de um jogo de tabuleiro que muitos brasileiros ficaram conhecendo como “Banco Imobiliário”. E sim, estamos falando de uma opção que consegue garantir boas horas de diversão, com direito a animações de alto nível e uma jogatina online bem divertida.
Em síntese, Monopoly Plus oferece tudo aquilo que o material original tem de melhor, mas aumenta o nível de imersão, ao apresentar construções gráficas que levam os players para “dentro do tabuleiro”. Certamente, essa é uma opção que merece uma atenção especial.
UNO (2016)
Destaque nas rodas de amigos, o clássico UNO é mais um jogo do mundo físico que ganhou uma versão digital digna de nota. E mais, essa versão oferece uma série de regras diferenciadas e cartas que apostam em temas distintos, o que torna a experiência ainda mais atrativa.
Outro destaque importante da versão digital do game é o conjunto de opções para partidas multiplayer. Assim, a jogatina pode rolar sem qualquer obstáculo e sem ser atrapalhada pelas tradicionais discussões que costumam acabar com as partidas realizadas com o jogo original.
Gloomhaven (2021)
Com sua versão física, Gloomhaven conseguiu “abocanhar” uma boa série de prêmios e se tornou uma das opções mais interessantes para quem busca por opções com elementos típicos dos jogos de RPG de mesa. Por sorte, a versão digital do jogo conseguiu manter o excelente nível e ainda expandiu diversas opções.
Ostentando belas construções gráficas e mecânicas bastante imersivas, a versão digital do ótimo Gloomhaven é uma opção perfeita para quem curte RPGs táticos que apostam em uma pegada mais fantasiosa e com uma boa dose de dungeon crawling. Resumindo, esse é mais um destaque desta lista com ótimos jogos de tabuleiro.
For The King (2017)
Ainda focando em jogos de RPG, temos For The King. Esse é mais um game que nasceu diretamente no mundo virtual, mas não deixou de prestar as devidas homenagens aos RPGs de mesa, já que toda a experiência faz uso de um tabuleiro virtual incrível.
Em termos de mecânicas, For The King segue os padrões dos jogos de RPG com combates em turnos, mas a forma como a exploração do mapa se desenrola tem aquela sensação “old school” que merece uma atenção especial. Sem dúvidas, esse é um game capaz de garantir muitas horas de aventuras.
Chess Ultra (2017)
Como você já deve ter imaginado, versões digitais de jogos de xadrez existem aos montes. Porém, a verdade é que poucas dessas opções são tão interessantes quanto o ótimo Chess Ultra, que se destaque em um primeiro momento pelas construções gráficas de excelente qualidade.
Esse game promove uma experiência tão imersiva que pode até ser classificado como um dos grandes jogos de simulação disponíveis atualmente. Além disso, os tabuleiros e as peças apresentam designs bem diferenciados, o que acaba chamando a atenção dos entusiastas do mundo do xadrez.
Gordian Quest (2022)
Se analisarmos as fontes de inspiração do incrível Gordian Quest, veremos que o game foi criado com base em RPGs de mesa lendários e belos jogos de cartas colecionáveis. E só isso já seria muito bom. Contudo, esse é um roguelike que consegue cativar qualquer um.
Fazendo uso das mecânicas típicas dos chamados deckbuilders, Gordian Quest conta uma bela história e oferece alguns desafios bem complicados. Para completar, ainda temos eventos que são decididos com um “rolar dos dados”, o que aumenta o “ar de RPG de mesa” da experiência.
TaleSpire (2021)
Ainda em acesso antecipado, TaleSpire é um pouco diferente dos outros games citados nesta lista. Isto é, temos aqui uma opção que nos ajuda a construir cenários incríveis para aumentar o apelo e o potencial de imersão de partidas de RPGs de mesa.
O game é intuitivo como os principais jogos de construção e chama a atenção por oferecer muitos elementos fantasiosos, assim como temáticas sci-fi e cyberpunk. Em síntese, TaleSpire é uma ferramenta perfeita para quem deseja viver aventuras “old school” incríveis.
Moonbreaker (2022)
Fechando esta lista com excelentes jogos de tabuleiro, temos o diferenciado Moonbreaker. O título ainda está no regime Early Access e não foi baseado em um jogo do mundo real. Todavia, suas construções são perfeitas para quem curte RPGs de mesa e miniaturas de personagens.
Oferecendo combates táticos incríveis e uma trama criada pelo escritor Brandon Sanderson, Moonbreaker ainda se destaca por disponibilizar ferramentas de customização bem avançadas para aqueles que desejam criar miniaturas únicas. Grande game!
E não deixe de citar outros jogos de tabuleiro!
Como pôde perceber, quando o assunto é jogos de tabuleiro, temos diversas opções baseadas e/ou inspiradas em jogos do mundo físico, o que quer dizer que não faltam opções para aqueles que desejam curtir experiências “old school” capazes de prender a atenção por muitas horas.
E é isso! Para encerrar, gostaria de pedir para você compartilhar o post e indicar outros jogos de tabuleiro dignos de atenção. Desse modo, seus amigos vão ficar sabendo sobre esta lista e ainda vão poder conhecer os games que você mais curte. Conto com o seu apoio. Até a próxima…