Quando falamos em jogos para criança, não focamos em um gênero específico. Isto é, qualquer jogo que tenha construções capazes de prender a atenção e garantir boas horas de diversão para esse público-alvo já se encaixa nesse grupo.
Além disso, como o mundo dos games tem proporcionado experiências cada vez mais realistas e maduras, esses jogos se destacam por seguir no caminho contrário, evitando abordar questões polêmicas, usar linguagem ofensiva, apostar em cenas violentas, etc.
Sabendo disso, resolvi montar esta lista rápida com 13 títulos que fazem parte do grupo dos jogos para crianças. Melhor ainda, aqui você encontrará títulos que podem ser aproveitados no melhor estilo cooperativo, ou seja, as opções são perfeitas para pais e responsáveis jogarem junto com a “molecada”… vamos conferir?
Overcooked! All You Can Eat (2020)
Abrindo esta lista com jogos para criança, temos Overcooked! All You Can Eat. Essa é uma coletânea especial que conta com versões aprimoradas dos ótimos Overcooked! (de 2016) e Overcooked! 2 (de 2018). Aliás, esses jogos merecem atenção por oferecer uma jogatina cooperativa sem igual.
Em linhas gerais, nesses games, os players assumem o papel de chefs caricatos e devem fazer tudo o que for possível para deixar os clientes satisfeitos. Apesar de o jogo ser desafiador, as mecânicas são bem simples e as crianças podem aprender a trabalhar em equipe.
Uno (2016)
Como você já deve saber, Uno é um jogo de cartas muito conhecido e amado em todo o mundo. Por esse motivo, sua versão digital acaba se tornando uma alternativa bastante óbvia para enriquecer esta lista com jogos para crianças. E o mais interessante é que as regras são as mesmas do jogo original, mas a experiência pode ser aproveitada de forma online.
No geral, o jogo é bem leve e muito simples de ser entendido. Quando um grupo de quatro pessoas é formado, a diversão atinge seu patamar mais elevado. Em suma, essa é uma opção para quem realmente não quer se preocupar com o tipo de conteúdo que a criança irá consumir.
Moving Out (2020)
Seguindo a mesma linha dos jogos da franquia Overcooked!, em termos de gráficos e trabalho em equipe, Moving Out é um jogo cooperativo que foca na realização de mudanças. Isso mesmo! Encher o caminhão, levar móveis e outros objetos para lá e para cá.
Obviamente, para deixar as coisas mais interessantes, o game conta com desafios bem intensos e coloca muitos obstáculos no caminho dos players. Moving Out é mais uma opção que você poderá aproveitar junto com a criançada, mas tenha cuidado: estamos falando de um jogo viciante!
Castle of Illusion (2013)
Falemos agora de uma opção que pode gerar fortes emoções. Castle of Illusion foi lançado em 1990 para o Mega Drive e, muito provavelmente, quem foi criança naquela época experimentou essa aventura. Sendo assim, o remake do jogo se apresenta como uma excelente opção para as crianças de hoje.
Com gráficos coloridos e mecânicas bem simples, Castle of Illusion oferece uma experiência bem leve e agradável. Além disso, o jogo conta com opções que favorecem a customização do icônico Mickey, o que é um atrativo adicional para as crianças. Muito bom!
Rayman Legends (2013)
Ao citar Castle of Illusion, acabei entrando no mundo dos jogos de plataforma. Então, nada melhor do que citar uma das melhores opções para esse gênero, não é mesmo? Bem, essa opção é Rayman Legends, um game que é um verdadeiro espetáculo de cores e pode ser aproveitado no esquema co-op.
Nessa aventura, os players assumem o papel de personagens bem divertidos e desbravam mundos mágicos e cheios de desafios. As cores, a temática e a leveza dos diálogos são alguns dos elementos que fazem esse ser um ótimo jogo para crianças. Vale a pena conferir.
DuckTales: Remastered (2013)
Ainda falando sobre jogos de aventura e plataforma, cito agora o excelente DuckTales: Remastered, lançado em 2013. O game é uma versão remasterizada do clássico de 1989, que brilhou no NES e no Game Boy, e promove uma aventura que garante muitos momentos de diversão.
Vale destacar que o trabalho de remasterização foi todo feito à mão. Logo, as construções acabam tendo um ar muito mais bonito. No que tange às mecânicas, o jogo é bem simples e divertido. O único “problema” é a ausência do co-op (você vai ter que ficar apenas observando).
Machinarium (2009)
Apesar de já ser um game um pouco mais antigo, Machinarium merece um lugar nesta lista com jogos para criança. Afinal, o jogo apresenta uma história muito cativante e consegue prender a atenção dos “pequeninos” de diversas formas. Na verdade, não seria exagero algum comparar esse game a um livrinho de histórias.
De modo geral, Machinarium é um jogo de puzzles cujos gráficos beiram o “estado da arte”. A história do robô Josef é realmente encantadora e a busca pelas soluções dos quebra-cabeças favorece o raciocínio das crianças de forma substancial. Logo, é bom você não deixar de considerar essa opção.
Sackboy: Uma Grande Aventura (2020)
Protagonizado por um personagem que já se tornou um verdadeiro ícone do mundo dos games, Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo que conta com todos os atrativos que uma criança pode desejar. Temos um mundo exuberante, elementos de comédia, desafios não muito complicados e por aí vai…
Cabe ressaltar que o game ainda oferece um modo multiplayer para até quatro pessoas e há até algumas fases que só podem ser acessadas pelos grupos de aventureiros. Enfim, o jogo dispensa comentários, tem um visual digno de nota e uma história bem cativante. Excelente!
Unravel (2016)
Em todas as listas que eu libero aqui no The Game Times, sempre faço questão de incluir um jogo que deveria ser muito mais conhecido do que realmente é. No caso desta lista com jogos para crianças, o game que se encaixa com essa regra é o incrível Unravel (e também a sua sequência, chamada Unravel Two).
Esse indie é uma obra-prima que desafia o raciocínio das crianças, enquanto vai revelando uma história dotada de uma poderosa carga emocional. Além disso, o gameplay é bem divertido e as construções do game apostam em um estilo diferenciado, que consegue aumentar a imersão ao máximo.
Mimpi Dreams (2015)
Se você estava buscando por um jogo “fofinho”, acho que não há opção melhor do que o belo Mimpi Dreams nesse sentido. Pois é! Nesse game, os players assumem o controle de um cãozinho chamado Mimpi e devem se aventurar pelos sonhos do pet, a fim de salvar os amigos dele.
Como eu destaquei, Mimpi Dreams é o jogo das “fofuras”. Tudo no game nos faz suspirar. Os cenários são lindos, mesmo com seus desenhos casuais e pouco ortodoxos. Em suma, esse é um game de plataforma bem lúdico e perfeitamente ajustado para o seu público-alvo.
Guacamelee! (2014)
De certa forma, Guacamelee! pode ser considerado como a opção mais madura desta lista com jogos para criança. Afinal, o título aposta em construções típicas dos chamados jogos metroidvania e conta com atrativos capazes de encantar até mesmo alguns adultos.
Ainda assim, as construções, as mecânicas e os diálogos tornam o jogo bem acessível para a criançada. E mais, essa aventura conta com algumas piadas tão engraçadas que os “pequeninos” acabam sendo forçados a pausar a jogatina para poder rir um pouco. Aproveite as “luchas” do game!
Lovers in a Dangerous Spacetime (2015)
Uma lista com jogos para crianças não ficaria completa sem uma bela viagem pelo espaço, não acha? Sendo assim, cito agora o ótimo Lovers in a Dangerous Spacetime, que apresenta um modo co-op de respeito e uma versão impecável do espaço sideral.
De forma resumida, Lovers in a Dangerous Spacetime pode ser considerado um shooter que coloca os players em uma nave espacial e os desafia a enfrentar as forças do “Anti-Amor”. E o que chama a atenção é o fato de a jogabilidade não ser frenética e dar aos pequeninos uma experiência bem tranquila.
Pikuniku (2019)
Para fechar esta lista com jogos para crianças, decidir fazer menção ao ótimo Pikuniku, pois essa aventura também encanta os adultos. Sim! Esse é aquele tipo de jogo que surpreende o player com o passar do tempo. As coisas começam bem fofinhas, engraçadinhas e, no fim, diversas lições importantes (e emocionantes) são ensinadas.
Pikuniku tem um ótimo modo co-op e suas construções leves fazem com que as crianças acabem adorando a aventura. Os desafios são bem moderados e os personagens, apesar de serem criaturas simples, são cheios de vida. Resumindo, esse é o título perfeito para arrematar esta lista.
E não deixe de citar outros jogos para crianças!
Sinceramente, qualquer título apresentado nesta lista irá garantir momentos de muita diversão para a criançada e, no caso dos jogos que possuem modos cooperativos, até mesmo os adultos vão poder se divertir. E, claro, você sempre poderá expandir a sua lista de opções procurando por aventuras semelhantes às que foram citadas por aqui.
E é isso! Se você curtiu esta lista com jogos para crianças, sugiro que não deixe de compartilhá-la. E se quiser fazer as suas sugestões quando for compartilhar, melhor ainda. Desse modo, todos ficaremos com mais opções capazes de fazer a alegria dos “pequeninos”. Até a próxima…