Jogos para Dois: 15 opções para compartilhar a diversão!

Jogos para Dois (imagem do jogo A Way Out)

No passado, lá na “era dos 16 bits e dos arcades”, os famosos “jogos para dois” garantiram muitas experiências cooperativas para os players. Contudo, com o passar do tempo e a ascensão dos jogos multiplayer online, esse tipo de experiência acabou ficando um pouco de lado.

Bem, o tempo passou e, de uns anos para cá, muitos games trataram de reviver as aventuras cooperativas, promovendo jornadas incríveis para os Players 1 e 2 (em alguns casos, 3 e 4 também). E isso, claro, tem sido muito bem aproveitado por quem curte jogar e trabalhar em equipe.

Nesse sentido, como sou um grande fã de “jogos para dois” (meu sobrinho é o meu player 2 atualmente), resolvi criar uma lista com 15 opções que garantem boas horas de diversão. Detalhe: foquei em títulos relativamente novos, a fim de mostrar que os jogos cooperativos ainda têm grande apelo… vamos começar?

Streets of Rage 4 (2020)

Os jogos do gênero Beat ‘em Up são exemplos que ilustram perfeitamente como os “jogos para dois” foram populares no passado. Nesses games, os players unem forças para “descer o braço” nos adversários. Por isso, resolvi abrir esta lista com o excelente Streets of Rage 4.

Por mais que o jogo tenha recebido um visual completamente atualizado, suas mecânicas ainda remetem aos seus antecessores, que brilharam no Mega Drive. Logo, essa aventura acaba se tornando uma bela opção para os players que gostam de trabalhar em equipe e não dispensam experiências nostálgicas.

Cuphead (2017)

Cuphead é um dos jogos indie mais aclamados dos últimos tempos e muitos adoram o game pela história, pelos desafios e, especialmente, pelo visual retrô. O game remete a desenhos da década de 1930 e, mesmo parecendo infantil, aborda temas bem pesados, como pactos com o Diabo e outras questões controversas.

Contudo, o que poucas pessoas enaltecem em relação ao título é o seu modo cooperativo. Sim, é possível aproveitar a aventura com o apoio de um Player 2. Nesse caso, Cuphead e Mugman unem forças para superar os muitos obstáculos que surgem pelo caminho. E, por favor, não se engane… o jogo é “bonitinho”, mas é extremamente difícil!

Castle Crashers (2008)

Voltando um pouco mais no tempo, esta lista “estaciona” no incrível Castle Crashers. Esse título é um dos melhores jogos cooperativos da história, sem exagero. O game garante uma jogatina para até 4 jogadores, mas merece estar nesta lista de “jogos para dois”.

De modo geral, Castle Crashers é um Beat ‘em Up 2D, que apresenta um design muito bem elaborado e um gameplay cheio de ação. Os personagens são cavaleiros bem simpáticos, que podem ser desenvolvidos por meio de um sistema de níveis e, geralmente, causam muita destruição.

https://www.youtube.com/watch?v=9lv5Twk3qOM

Broforce (2013)

Falemos agora de um game que não dá um mísero segundo para os players descansarem. Pois é! Broforce pode até ter um visual bem limitado, com construções 2D em pixel art, mas seu gameplay é muito divertido e viciante. Sem dúvidas, é um dos “jogos para dois” mais interessantes da década.

No game, os players assumem o controle de heróis caricatos e altamente explosivos (no melhor estilo “Rambo”) e se posicionam contra as forças de uma organização paramilitar que é uma verdadeira ameaça à paz no mundo. Esse é aquele tipo de game que garante altos níveis de adrenalina. Não deixe de conferir!

Overcooked! All You Can Eat (2021)

Fugindo um pouco das sessões de tiros e pancadaria, chegamos à coletânea Overcooked! All You Can Eat, que abarca os jogos Overcooked 1 e 2 e coloca os players dentro de cozinhas caóticas, desafiando-os a criar pratos capazes de agradar aos clientes mais exigentes.

Ao longo da aventura, os players devem coordenar as ações e manter uma comunicação clara, para poder superar os desafios. E como se a criação dos pratos já não fosse bem complicada, os cenários possuem muitos obstáculos e o relógio nunca para de correr. De todo modo, a diversão é garantida!

Darksiders Genesis (2019)

Com um “ar de Diablo”, Darksiders Genesis surge como mais uma bela opção nesta lista de “jogos para dois”. O título foca em contar um pouco mais sobre a história da franquia Darksiders e traz um detalhe que remete aos jogos cooperativos do passado: a tela dividida!

Darksiders Genesis se passa em um cenário fantasioso, sob uma perspectiva isométrica, e traz elementos dignos dos melhores jogos do gênero “Hack and Slash”. Desse modo, Player 1 e Player 2 podem embarcar em uma jornada memorável e enfrentar chefões assustadores e perigos inimagináveis.

Minecraft Dungeons (2020)

Minecraft Dungeons é mais um game com um “ar de Diablo” que garante uma experiência cooperativa de alta qualidade. Apesar da “aparência infantil” (típica do universo de Minecraft), o game possui um nível de dificuldade que não pode ser subestimado.

Mesmo não oferecendo uma história muito profunda, Minecraft Dungeons garante momentos de muita diversão e conflitos bem movimentados. Isto é, o jogo é uma ótima opção para uma diversão casual. Melhor ainda, algumas atualizações interessantes continuam sendo liberadas, o que tem mantido o seu apelo em níveis bem elevados.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2022)

No ponto médio desta lista recheada com belos “jogos para dois”, temos o incrível Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge. Por mais que o jogo seja uma verdadeira homenagem ao clássico Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1991), suas inovações o tornam uma experiência ainda mais atrativa.

De modo geral, o jogo segue as premissas do gênero Beat ‘em Up à risca, mas temos algumas adições que conseguem prender ainda mais a nossa atenção. Vale lembrar que essa também é uma ótima opção para quem busca por jogos para PC fraco. Afinal, as construções, apesar de muito bonitas, são bem leves. Em outras palavras, temos aqui um jogão!

Outward (2019)

Dentre todos os games citados nesta lista, Outward é aquele que traz o modo cooperativo mais avançado. O jogo é um Action RPG de mundo aberto, que apresenta uma premissa interessante: os personagens são pessoas comuns e não heróis com poderes sobrenaturais.

Por conta dessa premissa, o gameplay acaba se tornando bastante desafiador, já que, na maior parte dos casos, temos uma pessoa comum lutando contra perigos surreais. No que tange ao co-op, o gameplay se desenrola por meio da boa e velha tela dividida. E sim, estamos falando de uma experiência imperdível.

Blazing Chrome (2019)

Para quem curte apoiar os jogos brasileiros, Blazing Chrome é o destino mais adequado para uma jogatina cooperativa. O game remete a grandes clássicos, como Contra e GunForce, e consegue prender a atenção dos jogadores por um longo período de tempo.

Como todo bom Shoot ‘em Up, Blazing Chrome é marcado por uma chuva de projéteis e hordas de inimigos agressivos. Devido a isso, as fases do game acabam ficando bem complicadas. Desse modo, para poder superar os desafios, o trabalho em equipe deixa de ser uma opção e se torna uma obrigatoriedade.

A Way Out (2018)

Em todas as listas que eu lanço aqui no The Game Times, sempre tento incluir um título que merecia ser muito mais conhecido do que é. No caso desta lista com “jogos para dois”, esse título é A Way Out, que aposta em uma premissa muito boa: os players controlam prisioneiros, que devem idealizar e consumar uma fuga espetacular.

Classificado como um jogo de ação e aventura, A Way Out promove uma experiência que se passa sob uma perspectiva de terceira pessoa e seu co-op em tela dividida é um belo atrativo. Além disso, a história do game é muito envolvente e tem um desfecho bem recompensador. Esse é o tipo de jogo que podemos acompanhar como se ele fosse um filme.

One Piece: Pirate Warriors 4 (2020)

Os jogos do gênero “Musou” costumam ser opções óbvias para quem busca por um gameplay cooperativo de alto nível. Diante disso, para poder incluir aqui uma opção desse gênero, resolvi citar o ótimo One Piece: Pirate Warriors 4, que se destaca por garantir grandes doses de adrenalina.

Nessa aventura, os players podem assumir o controle sobre alguns dos personagens mais famosos do anime One Piece. Daí, o que vem depois é só ação, com direito a conflitos marcados por grandes hordas de inimigos e certo grau de estratégia. Os golpes especiais são muito legais e o visual da aventura é incrível. Ótima opção!

Salt and Sacrifice (2022)

Carregando esta lista para o “lado negro da força”, temos Salt and Sacrifice. Esse game apresenta todas as ótimas mecânicas do seu antecessor, o excelente Salt and Sanctuary (2016), mas consegue elevar ainda mais o potencial imersivo. E sim, o rótulo de “Dark Souls 2D” também pode ser aplicado a essa aventura.

Em linhas gerais, Salt and Sacrifice coloca os players na pele de um inquisidor, cuja missão é caçar magos que ameaçam o reino. Logicamente, as coisas não são nada fáceis e é justamente por isso que ter o apoio de um Player 2 acaba se tornando algo crucial. Enfim, vale muito a pena experimentar esse jogo!

Battletoads (2020)

Acompanhando um movimento de “revival” de jogos Beat ‘em Up (que tem acontecido recentemente), Battletoads surgiu para promover o retorno de uma franquia que nasceu lá na década de 1990. E o melhor é que esse retorno se deu em grande estilo, com direito a gráficos cartunizados e muito bom humor.

Cabe ressaltar que o título é classificado como um Beat ‘em Up, mas, em muitas ocasiões, a pancadaria dá lugar a elementos típicos de jogos de plataforma, puzzles, corridas e muito mais. De modo geral, essa é uma aventura cooperativa cheia de mecânicas criativas, o que é muito bom!

It Takes Two (2021)

Para arrematar esta lista com “jogos para dois”, temos It Takes Two, que foi eleito como o jogo do ano no The Game Awards 2021 e realmente é um exemplo de como uma boa jogatina cooperativa pode ser incrível. Aliás, em termos de trabalho em equipe, esse jogo é um espetáculo à parte.

Ao longo da louca jornada dos personagens, temos que unir forças com um Player 2, a fim de superar uma boa série de desafios e quebra-cabeças. E como se tudo isso ainda não fosse o bastante, ainda temos uma história digna de nota. Resumindo, o GOTY 2021 é imperdível!

Jogos para Dois: convoque o Player 2 e dê início à jogatina!

Conforme pôde notar, tratei de incluir títulos relativamente recentes na lista. Minha intenção, como eu já havia destacado, foi provar que os jogos co-op têm recuperado parte da popularidade alcançada no passado e mostrar como as novas experiências também são excelentes.

Obviamente, esta lista de “jogos para dois” foi montada com base nas minhas sessões de jogatina. Assim sendo, convido você a compartilhar o post, sugerir novos games e usar as informações para atrair um Player 2 para uma jogatina cooperativa de respeito. Até a próxima…

Sair da versão mobile