Com todo o sucesso feito pelo console portátil criado pela Valve, o Steam Deck, diversas empresas começaram a apostar em máquinas semelhantes e a disputa tem ficado cada vez mais acirrada nesse segmento. E sim, tudo indica que outras invenções interessantes ainda vão ser anunciadas.
Além disso, há muitas empresas que apostam nos portáteis para promover experiências retrô, ou seja, há diversos consoles do tipo que funcionam com o apoio de emuladores e garantem o acesso a jogos de diversas plataformas clássicas.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção para aqueles que estão procurando por um console portátil capaz de garantir uma jogatina de qualidade em qualquer lugar. Portanto, se você faz parte desse grupo de players, é bom não deixar de ler até o fim… vamos dar uma olhada nas máquinas?
Observação: esta lista foi criada para quem está à procura de um bom console portátil. Como irá notar, algumas das opções contam com links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o The Game Times, essa é uma ótima forma de você adquirir a sua nova máquina de jogo e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio!
Steam Deck
Para abrir esta seleção com opções para quem busca por um console portátil de respeito, temos o Steam Deck. Conforme eu destaquei acima, foi o sucesso dessa máquina da Valve que acabou dando início à “nova febre dos portáteis”, que parece estar tomando conta de toda a indústria.
Em linhas gerais, esse é um portátil capaz de rodar os games que estão disponíveis na Steam e seus recursos são incríveis. Lembrando que a máquina tem versões com espaços de armazenamento diferentes e já até ganhou um upgrade de tela. Detalhe: já lançamos aqui um guia para quem deseja comprar o Steam Deck no Brasil. Não deixe de conferir!
Hyperkin Mega 95
Agora, se você é fã de uma jogatina retrô, o Hyperkin Mega 95 vai merecer a sua atenção. Esse produto foi revelado há pouco tempo e ainda não teve a sua data de lançamento confirmada, mas já conseguiu atrair a atenção daqueles que possuem cartuchos originais do saudoso Mega Drive.
Pois é! O produto foi criado para promover um retorno à época do clássico console da SEGA e apresentará uma boa série de recursos, com direito a um dock especial (para quem quiser transferir a imagem para uma TV). Enfim, essa é uma novidade que deverá garantir sessões de gameplay cheias de nostalgia.
Nintendo Switch OLED
E por falar em consoles que vêm com um dock capaz de projetar imagens em uma TV, temos aqui o Nintendo Switch OLED, que é considerado como um console híbrido e conta com uma biblioteca de jogos cheia de grandes franquias e algumas opções que garantem experiências online.
Cabe ressaltar que essa máquina continua fazendo muito sucesso, mesmo pertencendo à geração de consoles anterior. Obviamente, os ótimos números guardam relação com a grande quantidade de exclusivos da Nintendo. Sem dúvidas, essa é uma opção que merece um olhar mais atento.
Asus ROG Ally
Falemos agora do estiloso Asus ROG Ally, que foi o primeiro console portátil lançado para rivalizar com o Steam Deck. Como não poderia deixar de ser, o console é um dos mais poderosos do segmento e sua grande compatibilidade com diversas plataformas de jogos (inclusive a Steam) é um chamariz e tanto.
A máquina conta com praticamente os mesmos recursos do Steam Deck e só há uma versão (com 512GB de SSD). Aliás, não temos uma tela OLED, mas a experiência visual fica assegurada por conta de algumas tecnologias e materiais de alto nível. Não deixe de conferir!
AYANEO NEXT
Outro produto que ainda não foi lançado, mas promete muito é o AYANEO NEXT. Esse será o primeiro portátil, que não é da Valve, a apostar no SteamOS e seu design diferenciado será um destaque. Sem contar que certas tecnologias inovadoras vão ser aplicadas aos gatilhos e sticks.
Conforme foi explicado pela AYANEO, a máquina vai chegar para ser uma forte concorrente no segmento de portáteis e seu preço será bem mais competitivo. Logo, acho que vai ser uma boa a gente ficar de olho em todas as notícias relacionadas com essa novidade.
MSI Claw A1M
Ainda não disponível no Brasil, o MSI Claw A1M começou a ser vendido em alguns países há pouco tempo, mas tem tudo para se tornar mais uma grande opção do segmento de portáteis. Afinal, a MSI costuma produzir máquinas gamer de alto nível.
Considerando a ficha técnica, fica claro que o MSI Claw A1M tem recursos avançados e pode levar vantagem sobre a concorrência com o formato ergonômico e o sistema de resfriamento especial. Em suma, o produto é perfeito para players dos mais diversos estilos.
Anbernic RG505
Voltando a falar sobre máquinas que podem garantir uma jogatina mais nostálgica, eis o Anbernic RG505. Esse portátil apresenta um design bem bonito e conta com o sistema operacional Android, o que garante uma jogatina de alto nível com certos games mobile e uma ótima experiência com emuladores.
Dependendo da versão adquirida, o “pacote” já vem até com uma grande quantidade de jogos e há até uma forma de rodar os melhores jogos de PS2 nele. Resumindo, essa é uma máquina versátil, que pode garantir boas horas de um gameplay de alto nível.
PlayStation Portal
E se você é fã da marca PlayStation, o PlayStation Portal é a opção perfeita. Esse console portátil funciona como um periférico do PS5 e garante uma jogatina remota. Isto é, você coloca o game para funcionar no seu PS5 e o acessa com o console, aproveitando assim toda a liberdade garantida pelos portáteis.
Como não poderia deixar de ser, esse produto conta com todo o requinte da marca e o controle funciona do mesmo modo que um DualSense, só que há uma tela de oito polegadas no meio de tudo. Com toda a certeza, esse é um dos periféricos mais interessantes já criados pela Sony.
OneXFly
Apresentado por seus criadores como o portátil mais poderoso do mundo, o OneXFly ainda não está disponível aqui no Brasil, mas não poderia ficar de fora desta seleção. De certa forma, podemos dizer que esse é um computador portátil muito estiloso, que é capaz de rodar jogos com total eficiência.
Dentre as suas especificações arrojadas, o maior destaque vai para os SSDs de até 2TB e a possibilidade de termos versões com até 64GB de memória RAM. Então, acho que já podemos começar a torcer para essa máquina ficar disponível por aqui o quanto antes.
Nintendo Switch Lite
Se o Nintendo Switch “padrão” é classificado como um híbrido, o Nintendo Switch Lite é portátil “de fato”, já que a máquina não tem os controles destacáveis e a tela está fixa no centro da estrutura. Fora isso, a experiência é a mesma da versão original desse console lendário.
Vale destacar que o Switch Lite vem em versões com cores muito bonitas e ainda há algumas edições especiais, que guardam relação com algumas franquias e jogos da Nintendo que são verdadeiras lendas. No fim das contas, o produto é um “prato cheio” para qualquer “nintendista”.
Lenovo Legion GO
Para arrematar a seleção em grande estilo, temos o console portátil Lenovo Legion GO, que também pode ser classificado como um híbrido e apresenta recursos capazes de rivalizar com os poderosos Steam Deck e Asus ROG Ally (sem contar que o design é incrível).
Por enquanto, o produto não está disponível no mercado nacional (por vias oficiais), mas logo a Lenovo deverá corrigir isso. Lembrando que, quando o console foi anunciado, a empresa prometeu um preço mais acessível, na comparação com os rivais. Sendo assim, essa é mais uma opção para a gente ficar de olho.
Agora é só ir comprar o seu console portátil!
Como pôde perceber, o segmento de consoles portáteis está com belas opções atualmente e algumas máquinas bem interessantes estão começando a ganhar espaço. Por conta disso, podemos supor que logo a “briga” vai ficar ainda mais intensa entre as empresas e os preços deverão ficar mais competitivos.
E é isso! Agora você tem uma lista com opções dignas de qualquer player de respeito e já pode escolher o seu próximo console portátil. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão ter a chance de dar uma olhada na minha seleção. Até a próxima…