Se a gente for dar uma olhada nas listas com os melhores jogos do Nintendo DS, diversos títulos de franquias lendárias vão acabar aparecendo em posições de destaque. Contudo, o famoso portátil da Nintendo também foi o lar de games épicos que nunca foram liberados para outras plataformas.
E sim, isso quer dizer que essa máquina, que ocupa a segunda posição no ranking dos consoles mais vendidos de todos os tempos, oferece um catálogo de jogos digno de nota, com direito a algumas aventuras que merecem ser revisitadas até hoje.
Sabendo disso, eu aceitei o desafio de reunir, em um único post, os 21 melhores jogos do Nintendo DS. Como irá notar, a seleção apresenta muitos clássicos, mas eu também fiz questão de fazer algumas menções honrosas com base nas ótimas memórias que esse console me deu… vamos conferir a seleção?
New Super Mario Bros. (2006)
Dando início a esta seleção com os melhores jogos do Nintendo DS, temos o incrível New Super Mario Bros., que conseguiu cativar os fãs dos jogos do Mario com mecânicas criativas e fases bem curiosas, sem deixar a essência da série principal se perder.
Nesse jogo, os cenários apresentam uma perspectiva 2.5D bem interessante e dá para assumir o controle sobre o Mario ou o Luigi. Além disso, alguns inimigos e chefões icônicos surgem em certos momentos e aumentam o nível dos desafios. Em suma, essa é uma ótima opção para qualquer tipo de player.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars (2009)
É bem verdade que a franquia Grand Theft Auto já estava em outra fase quando o ótimo Grand Theft Auto: Chinatown Wars foi lançado, mas a aventura conseguiu garantir a diversão de muita gente, ao promover um retorno à clássica perspectiva top-down dos dois primeiros games da série.
Como não poderia deixar de ser, o título conta uma história interessante e tem diversas missões controversas. E, claro, como a aventura foi produzida com foco no Nintendo DS, muitas mecânicas únicas foram introduzidas e aproveitaram o potencial do portátil ao máximo. Grande game!
Golden Sun: Dark Dawn (2010)
Eu sempre costumo dizer que o Nintendo DS foi um console muito bom para os fãs de JRPGs. Nesse caso, Golden Sun: Dark Dawn é o primeiro game do gênero que eu vou apresentar nesta seleção e uma das pérolas que jamais ficaram disponíveis em outros consoles.
O game dá continuidade aos eventos do ótimo Golden Sun: The Lost Age (do Game Boy Advance) e é protagonizado pelos filhos dos personagens que brilharam na referida aventura. Obviamente, as principais assinaturas da franquia, como os ótimos puzzles, também marcam presença na aventura.
Hotel Dusk: Room 215 (2007)
Outra pérola que jamais foi lançada para outros consoles foi o ótimo Hotel Dusk: Room 215. Esse game segue o padrão daquelas clássicas aventuras do tipo point-and-click e conta uma história memorável, com direito uma boa série de puzzles e eventos intrigantes.
De modo geral, a trama gira ao redor dos mistérios que acontecem no curioso Hotel Dusk e no segredo por trás do quarto 215, que supostamente é capaz de conceder desejos para as pessoas. Enfim, essa é uma aventura que marcou muitas memórias e, por isso, merece um lugar nesta lista com os melhores jogos do Nintendo DS.
Valkyrie Profile: Covenant of the Plume (2008)
Apesar de não ter recebido a devida atenção, Valkyrie Profile: Covenant of the Plume é um RPG tático de primeira, que merece a atenção daqueles que curtem o lendário Final Fantasy Tactics e outros grandes jogos que pendem para um lado mais estratégico.
Logicamente, o fato de o jogo tomar como base o universo da franquia Valkyrie Profile já deixa as coisas mais interessantes, mas é a história madura e envolvente que faz toda a experiência valer a pena. Quanto aos combates, o nível de dificuldade é bem elevado. Então, é bom você se preparar bem, se quiser encarar esse ótimo jogo.
Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift (2007)
E como eu citei o lendário Final Fantasy Tactics logo acima, acho válido fazer uma menção honrosa ao ótimo Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift, que funciona como uma sequência para o Final Fantasy Tactics Advance, lançado em 2003, para o Game Boy Advance.
Vale destacar que, apesar de não ter o brilhantismo do FFT original, o jogo apresenta algumas mecânicas diferenciadas e seu universo é cheio de elementos atrativos. Sendo assim, acho que essa é uma boa opção para você curtir quando estiver à procura de algo um pouco mais estratégico.
Fire Emblem: Shadow Dragon (2008)
Ainda focando em jogos táticos, temos aqui o excelente Fire Emblem: Shadow Dragon, que se apresenta como uma versão remake do primeiro jogo da lendária franquia Fire Emblem. Aliás, trata-se de um remake completo, que aprimora tanto a jogatina quanto a narrativa.
No que tange ao gameplay, a essência básica da série é mantida, mas as duas telas do Nintendo DS acabaram motivando os devs a trabalharem em certas inovações, o que também fez o game “ficar preso ao portátil”. De qualquer forma, essa é uma aventura épica, que merece ser degustada com atenção.
Castlevania: Portrait of Ruin (2006)
A franquia Castlevania brilhou muito no Nintendo DS, pois o portátil garantiu um retorno ao “formato clássico”. Assim, os jogos lançados para o console remeteram muito ao lendário Symphony of the Night. Nesse sentido, um belo exemplo é o incrível Castlevania: Portrait of Ruin.
Esse jogo merece atenção, pois conta uma história que se passa na época da Segunda Guerra Mundial e dá continuidade aos eventos do Castlevania: Bloodlines. E como a jogatina conta com o melhor da franquia e uma mecânica inovadora de dois personagens, achei válido reservar um lugar para esse grande game nesta lista com os melhores jogos do Nintendo DS.
Mario Kart DS (2005)
O Nintendo DS só teve alguns jogos de corrida realmente bons, mas o ótimo Mario Kart DS já compensa por essa “escassez” de games do gênero. O título apresenta as principais assinaturas da subsérie e introduz novos poderes e mecânicas ligadas ao tipo de kart utilizado.
Mario Kart DS também se destaca por apresentar diversos modos de jogo, muitas pistas, desafios especiais e gráficos muito bonitos. No fim das contas, todas as boas avaliações que o game recebeu acabam ficando muito bem justificadas. Não deixe de conferir!
The World Ends With You (2007)
Ícone cult, The World Ends With You costuma ser apontado por muitos como o jogo mais inovador e importante do Nintendo DS. E não, essa classificação não é um exagero. O game realmente entrega uma experiência única, que é potencializada por uma bela história e um estilo visual singular.
Cabe lembrar que esse game fez tanto sucesso, que acabou recebendo uma sequência em 2021 (a aventura foi muito bem recebida, mas não causou tanto alvoroço quanto seu antecessor). De todo modo, temos aqui um daqueles games que todos os players devem curtir pelo menos uma vez na vida.
Sands of Destruction (2008)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar um dos melhores RPGs que eu já joguei. Pois é! Sands of Destruction não é um game conhecido, mas conseguiu prender a minha atenção por horas, com seus belos personagens, seu sistema de combates desafiador e, mais importante, sua história épica.
De forma resumida, o game se passa em um contexto no qual os seres humanos são escravos de uma raça com características antropomórficas e assumimos o controle sobre um time de personagens que deseja destruir o mundo. Sim, a premissa é bem singular e a execução é melhor ainda. Imperdível!
The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (2007)
Sequência direta do ótimo The Legend of Zelda: The Wind Waker, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass nos dá a chance de acompanhar o icônico link em uma missão para resgatar a personagem Tetra, que foi capturada pelo vilão Bellum. E mais, essa aventura ainda tem um “tom de jornada pirata”.
Em relação à jogabilidade, temos elementos que costumam marcar presença em jogos de aventura e ação, com direito a belos enigmas. Além do mais, as construções gráficas são excelentes e o grande arsenal é um espetáculo à parte. Sem dúvidas, esse é um dos melhores jogos do Nintendo DS.
Tales of Innocence (2007)
Tales of Innocence nunca chegou a ser lançado de forma oficial fora do Japão, mas um grupo de fãs conseguiu criar uma tradução perfeita e a liberou sem demoras. Com isso, todos puderam conferir uma história focada em vidas passadas, reencarnações e guerras de proporções épicas.
O jogo merece elogios por manter as principais assinaturas da franquia Tales of e por oferecer uma bela variação do sistema de combates clássico da série. Lembrando que os personagens são muito interessantes e são eles que acabam fazendo toda a jornada merecer atenção. Excelente!
Animal Crossing: Wild World (2005)
Segundo jogo da lendária franquia Animal Crossing, Animal Crossing: Wild World foi marcado por uma boa série de experimentações, mas ajudou a dar aos devs uma ideia clara do rumo que eles precisariam seguir para fazer a série crescer.
É importante ressaltar que o game é uma sequência direta do primeiro jogo, mas apresenta um nível de refinamento superior, mesmo sendo o game original uma opção do GameCube (uma máquina mais poderosa). Em síntese, esse é um título perfeito para quem curte jogos de simulação.
Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies (2009)
Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies é considerado por muitos como um dos games mais emblemáticos da lendária franquia da Square Enix e poucos sabem que foi a desenvolvedora Level-5 (da franquia Ni No Kuni) que cuidou dos processos de criação do game.
Assim como acontece com os outros jogos da série, Dragon Quest IX nos dá a chance de curtir uma história fantasiosa épica, que é marcada por muitas das assinaturas da série e ainda apresenta diversas inovações interessantes. Com toda a certeza, esse é um JRPG que não pode ser deixado de lado.
Kirby: Mass Attack (2011)
Falemos agora daquela “bolinha cor-de-rosa” que todos amamos. Sim, o lendário Kirby marcou presença no Nintendo DS com boas aventuras, mas o maior destaque vai para o ótimo Kirby: Mass Attack, que apresenta mecânicas ligadas à caneta stylus (uma das singularidades do portátil).
O título apresenta uma história curiosa, na qual o herói acaba tendo seu poder dividido em dez partes. Após esse evento, ele é forçado a embarcar em uma grande jornada, com vistas a “ficar inteiro” novamente e ter o poder para derrotar o vilão que causou toda essa confusão. Épico!
Pokémon Black and White (2010)
E se você estava sentido falta de alguns dos famosos jogos de Pokémon nesta seleção com os melhores jogos do Nintendo DS, Pokémon Black and White é a dupla que vai receber um atenção especial por aqui, já que esses games possuem recursos muito interessantes e diversos Pokémon icônicos.
Mesmo não tendo vendido tanto quanto os ótimos Pokémon Diamond and Pearl, esses jogos entraram para a lista de “top sellers” do portátil e são constantemente apontados como belos destaques da grande lista de jogos da franquia. Logo, podemos dizer que essas aventuras são imperdíveis.
Final Fantasy IV (2007)
Durante a “era do Nintendo DS”, os primeiros jogos da franquia Final Fantasy ganharam versões refeitas que apresentaram construções 3D e mais uma boa série de inovações. Nesse caso, o maior destaque desses projetos vai para o remake do excelente Final Fantasy IV.
Em linhas gerais, o remake não alterou muito aquilo que o jogo original ofereceu, mas as inovações foram muito bem recebidas, pois deixaram as batalhas mais dinâmicas e a narrativa mais envolvente. Devido a isso, acho válido dizer que essa é mais uma aventura obrigatória, especialmente para os fãs da franquia Final Fantasy.
Suikoden Tierkreis (2008)
Ok… essa é mais uma indicação bem arbitrária da minha parte, mas o ótimo Suikoden Tierkreis realmente marcou a minha memória. Além de fazer parte de uma franquia lendária, o título apresentou alguns personagens memoráveis e explorou o universo da série da Konami com muita propriedade.
A história principal não chega a ser a mais original do mundo, mas algumas histórias secundárias são ótimas e certos elementos do gameplay ajudam a manter a jogatina envolvente do início ao fim. Portanto, esse é um título muito indicado para quem realmente é fã de JRPGs.
Metroid Prime: Hunters (2006)
Em Metroid Prime: Hunters, os players assumem o controle sobre a icônica Samus Aran e são enviados para uma galáxia distante, na qual, aparentemente, uma grande fonte de poder está “adormecida”. E como alguns vilões acabam tomando conhecimento desse rumor, uma grande disputa é iniciada.
Esse jogo também merece elogios por seguir as premissas básicas do primeiro Metroid Prime e garantir uma experiência FPS memorável, com direito a elevados níveis de ação. De quebra, ainda há um modo multiplayer bem divertido. Ótima alternativa!
Radiant Historia (2010)
Colocando um ponto final nesta seleção com os melhores jogos do Nintendo DS, temos um daqueles games underrated que mereciam ser muito mais conhecidos do que realmente são. Isso mesmo! Radiant Historia é um JRPG memorável, que apresenta uma mecânica única de viagens no tempo.
À medida que avançamos, chegamos a certos pontos em que somos obrigados a tomar decisões e nossas escolhas realmente têm impacto na trama (às vezes, elas até levam a finais diferentes e prematuros). Por esse e outros motivos, posso dizer que esse é um game inesquecível.
Melhores jogos do Nintendo DS… e ainda ficaram faltando muitos!
Como pôde perceber, o Nintendo DS ofereceu muitas aventuras épicas para os players e sua posição como o segundo console mais vendido de todos os tempos acaba ficando justificada pela qualidade do seu catálogo de jogos. E o mais interessante é que a minha seleção ainda deixou diversos jogos incríveis “de fora”, ou seja, tem muita coisa boa para você curtir.
E é isso! Se você curtiu as minhas indicações, peço que não deixe de compartilhar o post e de citar outros games que poderiam ser incluídos nesta seleção com os melhores jogos do Nintendo DS. Desse modo, mais pessoas vão poder conhecer esses jogos incríveis e mais sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…