Montar uma lista com os melhores jogos de PS2 não é uma tarefa fácil. Afinal, estamos falando do console mais vendido de todos os tempos (até o momento) e de uma biblioteca com milhares de títulos.
Ainda assim, eu resolvi aceitar o desafio e separei aqui 30 jogos que marcaram época e até hoje são lembrados com carinho pelos players que tiveram a chance de dedicar algumas horas das suas vidas para a segunda máquina gamer criada pela Sony.
Então, se você curte falar sobre jogos antigos e reviver momentos memoráveis, sugiro que não deixe de ler até o fim. Sem dúvidas, esta lista com os 30 melhores jogos de PS2 vai “refrescar a sua memória” e lhe deixar com vontade de curtir alguns clássicos novamente… vamos conferir?
Grand Theft Auto: San Andreas (2004)
No ponto de partida desta lista com os melhores jogos de PS2, resolvi posicionar o incrível Grand Theft Auto: San Andreas. Esse título ajudou a consolidar a franquia GTA como uma lenda do mundo dos games e deu a todos a oportunidade de encarar missões emocionantes.
Vale destacar que o jogo conta uma história baseada em fatos reais e, por isso, continua sendo muito polêmico. Mesmo assim, os experts do mundo gamer consideram essa aventura como uma das mais importantes da sexta geração de consoles. Enfim, esse é um jogo perfeito para começar indicando o nível de qualidade da lista.
Black (2006)
Sempre mencionado em rumores relacionados com remakes e jogos que mereciam ser revisitados, Black é outro game que marcou época. O título apresenta uma trama bem envolvente e seu gameplay promove uma experiência bastante imersiva, que se apresenta sob uma perspectiva de primeira pessoa.
Black é um dos títulos que melhor aproveitam os recursos do PS2 e muita gente afirma que seus gráficos são comparáveis aos gráficos apresentados pelos games da sétima geração de consoles. Lembrando que o final do jogo deixou algumas perguntas sem respostas e, por isso, os players ainda estão sonhando com uma sequência.
Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004)
Considerado por muitos como o melhor jogo da franquia Metal Gear, Metal Gear Solid 3: Snake Eater conseguiu deixar a experiência ainda mais focada na furtividade, ao adicionar mecânicas de camuflagem e ferramentas tecnológicas muito úteis na hora de invadir certos locais.
No que diz respeito à história, temos o agente Naked Snake tentando resgatar um desenvolvedor de armas e sabotar uma arma experimental extremamente perigosa. Como costuma acontecer com as produções comandadas por Hideo Kojima, a aventura tem um “ar cinematográfico” incrível. Grande game!
God of War II (2007)
Por ter conseguido superar um antecessor muito bom, God of War 2 também merece um lugar nesta lista com os melhores jogos de PS2. Nessa aventura, o icônico Kratos é traído por Zeus e acaba sendo assassinado. No entanto, antes de chegar ao submundo, ele é resgatado e enviado ao passado.
Logicamente, com essa segunda chance, o “Fantasma de Esparta” aproveita para ficar ainda mais forte, a fim de consumar sua vingança. E como não poderia deixar de ser, a jornada é marcada por conflitos épicos, com direito a algumas cenas bem violentas. Em suma, esse é um dos grandes jogos de ação e aventura que brilharam no PS2.
Bully (2006)
Ícone cult, Bully é um jogo que segue pela mesma linha da franquia GTA, mas foca nas diabruras de um adolescente em uma escola. Aliás, não seria exagero algum dizer que o jovem é um verdadeiro delinquente juvenil, já que ele realmente “toca o terror”.
Por apresentar situações polêmicas e politicamente incorretas, o jogo chegou a ser banido em diversos países (incluindo o Brasil), mas isso não impediu a galera gamer de fazer um grande esforço para curtir a aventura. E mais, esse game é um dos mais requisitados, quando falamos sobre remakes ou remasters.
https://www.youtube.com/watch?v=KYPqRICFFts
Def Jam: Fight For New York (2004)
O PlayStation 2 foi o lar de grandes jogos de luta de franquias famosas, mas Def Jam: Fight For New York “chegou de mansinho” e se tornou uma verdadeira lenda, ao colocar uma boa quantidade de rappers famosos em brigas de rua bem movimentadas e bastante violentas.
Mesmo sendo um jogo focado nas lutas, os players podem acompanhar uma bela história, na qual gangues rivais decidem lutar para assumir o controle sobre as ruas de New York. E só para constar, alguns rumores chegaram a ganhar força na web, indicando que um projeto relacionado com o game está a caminho. Logo, vale a pena a gente ficar de olho nas notícias.
Shadow of the Colossus (2005)
Falemos agora do lendário Shadow of the Colossus. Esse jogo foi tão bem-sucedido que acabou ganhando uma versão remasterizada para o PS3 e uma versão remake para o PS4 (e não seria exagero algum imaginar que os players do PS5 ainda vão ter acesso a uma versão especial do título).
Cabe ressaltar que Shadow of the Colossus se tornou um jogo extremamente importante para a indústria dos jogos eletrônicos e acabou influenciando uma boa série de títulos. Além disso, a história é bem interessante e os conflitos, como o nome do jogo sugere, são colossais.
Final Fantasy X (2001)
Sendo o primeiro jogo da franquia Final Fantasy a ser lançado para o PS2, Final Fantasy X chegou envolto em grandes expectativas e, felizmente, não decepcionou. Na verdade, a aventura até fez mais sucesso do que os devs tinham esperado e isso acabou gerando uma sequência, chamada Final Fantasy X-2.
Em linhas gerais, o game segue o padrão dos seus principais antecessores e oferece uma experiência JRPG digna de nota. A história é envolvente e o time de personagens é muito cativante. Detalhe: o jogo chegou a ser apontado como o melhor Final Fantasy de todos, em uma pesquisa feita no Japão (eu discordo, mas isso prova que o título é realmente muito bom).
Devil May Cry 3 (2005)
A franquia Devil May Cry foi uma daquelas que “nasceram” na era do PS2. E foi Devil May Cry 3 que apresentou tudo o que a série de jogos tem de melhor, com direito a combates alucinantes (no melhor estilo Hack and Slash), uma bela trama e cenas cheias de ação.
Na linha cronológica da série, esse título se passa 10 anos antes dos eventos apresentados no primeiro Devil May Cry e, por isso, temos a chance de conhecer melhor o passado do icônico Dante, com ênfase na conturbada relação dele com o sombrio Vergil.
Guitar Hero II (2006)
E por falar em franquias que “nasceram” na era do PS2, temos aqui o lendário Guitar Hero II, que resume as qualidades da franquia Guitar Hero de forma impecável. Sim, uma sequência chegou a ser lançada para o PS2, mas é nesse jogo que a diversão atingiu o seu nível máximo.
Apresentando um nível de dificuldade bastante elevado, Guitar Hero II fez tanto sucesso que chegou a aparecer nos consoles da geração seguinte. Em termos de gameplay, temos tudo aquilo que os fãs de jogos de ritmo podem esperar, com direito a uma trilha sonora memorável.
Twisted Metal Black (2001)
Outro título que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos de PS2 é Twisted Metal Black. Esse jogo de combates com carros pertence a uma das franquias exclusivas mais antigas da Sony e suas inovações ajudaram na transição para os consoles das gerações seguintes.
Infelizmente, em 2012, a Sony colocou a série “na geladeira” e até hoje os players estão aguardando por novidades. De todo modo, o fato é que Twisted Metal Black foi um dos títulos mais marcantes dessa marca lendária e seus conflitos até hoje são lembrados com muito carinho pelos players.
FIFA Street 2 (2006)
Com uma proposta diferenciada e focada em dribles, FIFA Street 2 é um “prato cheio” para fãs de jogos de esportes. O game até conta com os principais futebolistas da sua época, mas a diversão ficaria garantida mesmo se os personagens fossem genéricos.
De forma resumida, o jogo promove partidas em arenas que remetem a quadras de futsal e desafia os players a “dar um show”. Isto é, os gols são importantes, mas realizar dribles sensacionais também garante muitos pontos. Certamente, esse é um jogo que marcou as memórias de muita gente.
Onimusha 3 (2004)
Voltando a falar sobre franquias que “nasceram” no PS2, temos o excelente Onimusha 3, que representa uma série que parece ter sido esquecida pela Capcom. E o fato é que não dá para entender por que a gigante japonesa não revisita essa franquia, sabendo que ela é tão amada por tanta gente.
Bem, falando sobre Onimusha 3, podemos dizer que o título oferece uma experiência Hack and Slash digna de nota, com direito a uma bela história. Além do mais, o jogo foi um dos primeiros a contar com o apoio de atores reais (Jean Reno e Takechi Kaneshiro), o que só aumenta o apelo dessa lenda.
Okami (2006)
Contando com o apoio de recursos inovadores e um estilo visual único, Okami é um daqueles jogos que continuam sendo citados em discussões relacionadas com remakes ou sequências. E não é sem motivos, já que o jogo marcou as memórias de muitos jogadores.
O título segue pela linha dos jogos de aventura e se destaca por oferecer uma mecânica chamada Celestial Brush. Com essa funcionalidade inovadora, é possível pausar o jogo e fazer desenhos, com vistas a superar puzzles, inimigos, etc. Resumindo, temos aqui mais um grande clássico.
Silent Hill 2 (2001)
Para fechar a primeira metade desta lista com os melhores jogos de PS2, resolvi citar o incrível Silent Hill 2. O título merece elogios, pois conseguiu realizar a façanha de ser tão assustador quanto o primeiro jogo da franquia (que é um dos melhores jogos de PS1).
Ao longo da jornada, os players assumem o controle sobre o personagem James Sunderland, que recebe uma carta da esposa morta e decide viajar para a cidade de Silent Hill. Daí, os eventos que seguem deixam os nervos à flor da pele e só aqueles que realmente curtem jogos de terror é que conseguem chegar até o final (que é surpreendente).
Gran Turismo 4 (2004)
Agora, se você é fã de jogos de corrida e teve um PS2, imagino que Gran Turismo 4 foi um dos seus games favoritos do console. O título conseguiu expandir as ideias dos seus antecessores e aprimorou as mecânicas de simulação ao máximo, garantindo uma experiência incrível.
Com diversos modos de jogo interessantes e uma infinidade de carros à disposição, o game consegue garantir horas de diversão e ainda oferece alguns eventos desafiadores para aqueles que procuram por algo um pouco mais hardcore. Em outras palavras, esse é um título obrigatório para os fãs da alta velocidade.
Need For Speed Carbon (2006)
Ainda “pisando no acelerador”, resolvi citar o ótimo Need For Speed Carbon. Sim, eu sei que muitos fãs de Need For Speed preferiram o Need For Speed Most Wanted na “era do PS2”, mas o Carbon foi aquele que mais chamou a minha atenção, por conta das corridas diferenciadas.
Dotado de construções gráficas de alto nível, Need For Speed Carbon expande o conceito de corridas clandestinas que marca a série e adiciona diversas mecânicas interessantes. Com isso, os players têm acesso a diversos recursos que podem ser usados para superar as gangues rivais.
Resident Evil 4 (2005)
Resident Evil 4 é um jogo tão bom que muitos players o consideram como o melhor título da franquia Resident Evil. Obviamente, há aqueles que discordam, mas não podemos negar que o game é realmente incrível e consegue oferecer tudo aquilo que os fãs da série sempre estão querendo.
No controle do famoso Leon S. Kennedy, os jogadores embarcam em uma jornada que se passa seis anos após os acontecimentos do ótimo Resident Evil 2 e a missão não é fácil: salvar a filha do presidente dos Estados Unidos de uma seita misteriosa. Vale lembrar que esse jogo introduziu uma perspectiva de terceira pessoa que acabou influenciando muitos títulos que vieram depois.
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3
Como a Bandai Namco confirmou que vai reviver a série Budokai Tenkaichi, eu não poderia deixar de citar o excelente Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 nesta lista com os melhores jogos de PS2, não é verdade? Esse título marcou as memórias de diversos jogadores e ainda é considerado como uma das melhores adaptações das batalhas protagonizadas por Goku e cia.
Ostentando construções gráficas de alta qualidade e no melhor estilo anime, o jogo ainda se destaca por apresentar as lutas sob uma perspectiva diferenciada, que acaba aproveitando melhor o caráter épico dos embates criadas por Akira Toriyama. No fim das contas, o título acaba garantindo muitas horas de diversão.
Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King (2004)
E como eu citei o lendário Akira Toriyama, acho justo falar sobre o ótimo Dragon Quest VIII (que conta com desenhos feitos pelo mangaká). Esse JRPG adiciona algumas boas inovações à fórmula clássica da franquia e ainda merece elogios por apresentar uma trama memorável.
Como acontece com os outros jogos da série, essa aventura nos dá a chance de acompanhar a história de um herói e um time de personagens que formam um grupo poderoso, com vistas a derrotar um grande vilão. Para completar, ainda temos um mundo incrível para explorar e um sistema de batalhas bem divertido. Muito bom!
Final Fantasy XII (2006)
Mantendo o foco em RPGs de alto nível, temos aqui o incrível Final Fantasy XII. Esse jogo promoveu diversas mudanças na fórmula da franquia, mas manteve o alto nível das construções gráficas e a qualidade da narrativa (no meu ranking pessoal dessa série, o título só perde para o Final Fantasy Tactics).
De forma resumida, podemos dizer que a aventura foca em pessoas que, mesmo com motivações distintas, unem forças para encarar um tirano. O mundo do game é espetacular e aqueles que curtem completar 100% dos jogos ficam com muita coisa para fazer. Certamente, esse é um dos melhores jogos de PS2.
Tekken 5 (2004)
Colocando o foco nos jogos de luta mais uma vez, chegamos ao excelente Tekken 5. O jogo foi um dos melhores do gênero durante a “era do PS2” e conseguiu fazer uso do potencial do segundo console da Sony de forma primorosa, o que o ajudou a obter mais destaque do que os jogos das principais franquias.
Para quem não sabe, o título acabou sendo liberado para celebrar o 10º aniversário da franquia Tekken. Por conta disso, os processos de desenvolvimento foram finalizados com todo o cuidado do mundo e os players acabaram ficando com um jogo impecável.
SoulCalibur III (2005)
Apesar de a franquia SoulCalibur não ser uma das mais badaladas no grupo dos jogos de luta, SoulCalibur III conseguiu fazer muito sucesso durante a “era do PS2”. Eu, por exemplo, me lembro de ter dedicado muitas horas ao título (o gameplay mais estratégico tem um apelo enorme).
Curiosamente, o jogo não chegou a inovar muito, mas as construções gráficas de alta qualidade e o grande time de personagens acabam fazendo a galera gamer se dedicar bastante às lutas. E, claro, a história da espada amaldiçoada sempre incita a gente a querer conferir os finais de todos os combatentes.
Ico
Em todas as listas que eu lanço aqui no The Game Times, sempre cito um game que merecia ser mais conhecido do que é. No caso desta lista com os melhores jogos de PS2, Ico é o clássico underrated. Isto é, apesar de ter sido muito elogiado pela crítica, o game não costuma ser tão lembrado pelos players.
Em síntese, a aventura pode ser encaixada no grupo dos jogos de aventura, mas a forma como a narrativa é apresentada acaba fazendo tudo ganhar um “tom diferenciado”. Desse modo, quem decide apostar no game tem a chance de acompanhar uma jornada épica, com direito a muitos desafios.
Yakuza (2005)
Para quem estava sentindo falta de uma dose extra de ação nesta lista, resolvi citar o excelente Yakuza. Esse foi o primeiro título de uma franquia que hoje é muito respeitada (o nome atual da série é Like A Dragon) e muita gente ainda se lembra com carinho da aventura protagonizada por Kazuma Kiryu.
E sim, é a história mesmo que faz o game merecer atenção. Temos uma trama que envolve a máfia japonesa, códigos de honra, muita pancadaria, conspirações, reviravoltas e por aí vai… o jogo é um verdadeiro “buffet” para aqueles que curtem games com uma pegada cinematográfica.
Kingdom Hearts (2002)
Combinando elementos do mundo da Disney com construções típicas de JRPGs e Action RPGs, Kingdom Hearts deu início a uma grande franquia e se tornou um dos melhores jogos de PS2, dando a todos a chance de acompanhar uma história digna de nota.
Nessa jornada, controlamos o personagem Sora, que está procurando seus amigos e acaba se encontrando com personagens icônicos da Disney e da série Final Fantasy. Pois é! Os cross-overs são frequentes e são uma parte do charme do game, mas as coisas vão muito além disso e o “pacote completo” é excelente.
The Lord of the Rings: The Third Age (2004)
Eu sei muito bem que já citei um jogo underrated, mas não posso deixar de fazer uma menção honrosa ao excelente The Lord of the Rings: The Third Age. Afinal, o jogo faz uso do universo criado por J.R.R. Tolkien para contar uma história original cheia de momentos épicos.
O que mais chama a atenção nesse game é o fato de ele colocar os personagens do grupo controlado pelo player no contexto das histórias contadas nos livros. Dessa maneira, acabamos tomando parte em todos os eventos e cumprindo um papel muito importante na luta contra o terrível Sauron.
Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII (2006)
Dando aos fãs de Final Fantasy VII a chance de controlar o icônico Vincent Valentine, Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII é um jogo de tiro em terceira pessoa que conta com uma boa série de elementos típicos de jogos de RPG e apresenta uma história bem interessante.
Como o jogo se passa no universo do lendário Final Fantasy VII, a aventura acaba tendo um apelo maior para quem já jogou o referido jogo. Ainda assim, o gameplay é bem interessante e a trama é boa o bastante para fazer a gente querer chegar até o fim.
Persona 4 (2008)
Expandindo as ideias apresentadas por um antecessor excelente, Persona 4 é outro jogo de RPG que merece destaque nesta lista com os melhores jogos de PS2. E o curioso é que o game conseguiu fazer sucesso mesmo sendo lançado quando o PS3 já era uma realidade.
De qualquer forma, essa é uma aventura que serviu como base para o incrível Persona 5, em termos de mecânicas e ideias. Devido a isso, podemos dizer que temos aqui uma história muito bem construída, um excelente elenco e combates bastante estratégicos. Como bônus, temos aquela dose de “life sim” que não pode mais faltar nos jogos da série.
Tales of the Abyss (2005)
No ponto final desta lista, resolvi posicionar o meu amado Tales of the Abyss, que foi um dos responsáveis pela popularização da série Tales of no ocidente. E não, não estou falando do jogo só por que ele é um dos meus favoritos. A aventura é realmente muito interessante, com direito a alguns personagens que marcam a memória.
No que tange ao gameplay, temos a fórmula básica da franquia, mas com algumas inovações no sistema de combates. Com essa base sólida, o jogo apresenta uma história incrível, que tem algumas reviravoltas épicas e momentos bastante dramáticos, ou seja, essa é uma opção imperdível.
Melhores jogos de PS2… e ainda ficaram faltando muitos!
Como pôde conferir, a lista focou em diversos títulos e deixou claro que o PlayStation 2 realmente foi um console memorável. E mais, a máquina teve tantos títulos incríveis, que daria até para a gente criar outras listas como esta, mas achei melhor pedir a sua ajuda para aprimorar a seleção.
Isso mesmo! Se você puder compartilhar o post e indicar outros games que você gostaria de incluir nesta lista com os melhores jogos de PS2, mais pessoas vão ficar sabendo sobre o post e mais opiniões serão dadas. Daí, no fim das contas, teremos a verdadeira lista definitiva. Conto com o seu apoio. Até a próxima…