Ao longo dos anos, diversos jogos de One Piece foram lançados para as mais diversas plataformas, com o intuito de aproveitar o apelo das histórias criadas pelo genial Eiichiro Oda. E sim, como o mangá e o anime seguem vivos, tudo indica que mais games vão ser liberados no futuro.
De todo modo, como estamos falando de uma obra que já existe há mais de duas décadas, o que não faltam são produtos derivados. Aliás, há games que se encaixam com os mais diversos gêneros, o que quer dizer que sempre dá para apostar que as aventuras dos piratas vão ser bem divertidas.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção para apresentar treze jogos de One Piece que merecem a atenção de todos os fãs do mangá/anime e daqueles players que buscam por entretenimento de qualidade. Como irá notar, também citei algumas opções clássicas. Então, se você deseja navegar pelos mares do mundo, é bom não deixar de conferir a lista até o fim… vamos zarpar?
One Piece: Grand Battle! (2001)
Dando início a esta seleção com jogos de One Piece, resolvi citar o segundo título baseado na obra, ou seja, One Piece: Grand Battle!. Esse game deu início a uma subsérie de jogos de luta e marcou a estreia dos games derivados do mangá/anime no ocidente.
Em suma, o jogo apresenta construções em 3D bem simples e coloca diversos personagens famosos para brigar. Além disso, temos itens espalhados pelos cenários e modos de jogo que adicionam algumas surpresas à experiência. Vale a pena conferir!
One Piece: Pirates Carnival (2005)
Para quem curte jogos de tabuleiro, One Piece: Pirates Carnival é um “prato cheio”. Temos um grande tabuleiro cheio de painéis e o objetivo é acumular a maior quantidade de dinheiro. Aliás, cada tabuleiro remete a uma fase da história original, o que deixa tudo muito mais interessante.
Como não poderia deixar de ser, esse jogo é um pouco mais “parado” do que a gente poderia esperar de uma aventura baseada em One Piece. Porém, as opções estratégicas são muitas e o multiplayer sempre rende boas horas de diversão. Então, sugiro que não deixe de fazer um “test-drive”.
One Piece: Grand Adventure (2006)
One Piece: Grand Adventure foi criado para funcionar como um “reboot” da subsérie Grand Battle! E podemos dizer que a missão foi concluída com sucesso. Afinal, o jogo apresenta ideias interessantes e um gameplay mais refinado, com direito a um Adventure Mode emocionante.
O elenco de personagens é bem variado e ainda temos a presença de elementos típicos de jogos de RPG, como pontos de experiência, níveis, etc. Sem dúvidas, quem foi gamer durante a “era do PS2” deve ter se divertido bastante com o título. Felizmente, ainda dá para revisitá-lo por meio dos emuladores.
One Piece: Unlimited Adventure (2007)
Exclusivo do Nintendo Wii, One Piece: Unlimited Adventure pode ser considerado como um jogo de aventura e plataforma, no qual os players assumem o controle sobre o icônico Luffy, com vistas a realizar uma boa série de missões (para poder avançar com a história).
Cabe ressaltar que um dos destaques do título é o chamado Vs. Mode, que garante lutas entre todos os personagens que aparecem no Story Mode. Isso quer dizer que cerca de 40 lutadores ficam à disposição e todos possuem belos conjuntos de habilidades. Muito bom!
One Piece: Gigant Battle (2010)
Fazendo a alegria dos players do Nintendo DS, One Piece: Gigant Battle é um jogo de luta com um estilo artístico muito interessante, que garante batalhas nos mais diversos cenários do mundo criado por Eiichiro Oda. E mais, alguns aspectos do gameplay remetem aos jogos da franquia Super Smash Bros.
Como o game foi lançado para o DS, há também algumas mecânicas que fazem uso da segunda tela e acabam deixando as batalhas um pouco mais estratégicas. Geralmente, esse jogo costuma ser esquecido por muita gente, mas a experiência é realmente muito boa!
One Piece: Romance Dawn (2012)
Lançado originalmente para o PSP, One Piece: Romance Dawn só chegou ao ocidente por meio dos consoles Nintendo 3DS, mas não demorou muito para se tornar um dos jogos de One Piece mais adorados pelos players (especialmente aqueles que curtem jogos de RPG com combates em turnos).
Ao longo da aventura, os jogadores podem assumir o controle sobre Luffy e alguns dos seus principais companheiros e as cutscenes são apresentadas como se estivéssemos lendo o mangá. Assim, acabamos ficando “presos” ao game do início ao fim. Detalhe: a história pode levar entre 50 e 60 horas para ser finalizada.
One Piece: Unlimited World Red (2013)
Em linhas gerais, One Piece: Unlimited World Red é outro jogo de ação e aventura que dá aos jogadores a oportunidade de revisitar alguns dos eventos de One Piece e ainda encarar uma história original, que foi totalmente supervisionada por Eiichiro Oda.
Esse jogo apresenta algumas batalhas bem movimentadas e recursos de gameplay bem interessantes. Como bônus, ainda temos modos de jogo focados em garantir sessões de pancadaria entre os jogadores. Enfim, quem é fã das aventuras dos Chapéus de Palha não pode deixar de conferir esse game.
One Pìece: Treasure Cruise (2015)
Agora, se você faz parte do grupo dos players que curtem jogos para celular, One Pìece: Treasure Cruise é uma opção que precisa ser experimentada. Sim, o jogo está na ativa há um bom tempo e já foi baixado por milhões de jogadores em todo o mundo.
A experiência conta com muitos elementos típicos dos jogos de RPG (com ótimas batalhas em turnos), mas há algumas funcionalidades que garantem a automação de diversos processos. No fim das contas, o título se apresenta como um passatempo imperdível para os fãs de One Piece que buscam por uma opção gratuita.
One Piece: Burning Blood (2016)
Dando continuidade a esta lista com ótimos jogos de One Piece, temos o eletrizante One Piece: Burning Blood. Esse game também foca em batalhas entre os personagens icônicos da obra original, mas apresenta perspectivas que fogem aos padrões definidos pelos jogos de luta antigos.
Isto é, as batalhas contam com uma câmera diferenciada, o que pode causar certo estranhamento para os “marinheiros de primeira viagem”. Contudo, após algumas batalhas, já dá para “pegar o jeito da coisa” e aproveitar momentos de muita diversão. Ótimo jogo!
One Piece: Bounty Rush (2018)
Outro jogo mobile que não poderia ficar de fora desta lista com jogos de One Piece é One Piece: Bounty Rush. O game oferece batalhas eletrizantes e algumas opções que garantem belas disputas entre equipes formadas por até quatro combatentes.
Melhor ainda, os players têm acesso a mais de 200 personagens, ou seja, dá para controlar lutadores que marcaram as fases mais importantes do mangá/anime, incluindo algumas lendas da pirataria. Resumindo, esse é um ótimo jogo para aproveitar por meio dos dispositivos móveis.
One Piece: World Seeker (2019)
Encantando com belos gráficos e um mundo aberto impressionante, One Piece: World Seeker é outro jogo que chama a atenção por apresentar uma história original e cheia de momentos emocionantes. E, claro, a aventura também garante sequências de ação de tirar o fôlego.
De modo geral, esse título pode ser encaixado perfeitamente no grupo dos jogos de ação e aventura e suas mecânicas de exploração são um espetáculo à parte. Com toda a certeza, aqueles que sempre sonharam em fazer uso dos poderes da Gomu Gomu No Mi vão adorar essa opção!
One Piece: Pirate Warriors 4 (2020)
A subsérie Pirate Warriors teve o seu primeiro título lançado em 2012, mas foi o excelente One Piece: Pirate Warriors 4 que acabou deixando as aventuras com um nível de qualidade muito mais elevado. Não à toa, o jogo já vendeu milhões de cópias e ainda está recebendo novidades.
Representante do gênero Musou, One Piece: Pirate Warriors 4 é um daqueles jogos de ação nos quais o personagem tem que encarar hordas de adversários. Ainda assim, é importante destacar que há muitos objetivos estratégicos em cada fase e alguns desafios memoráveis.
One Piece: Odyssey (2023)
Fechando esta lista com jogos de One Piece em grande estilo, temos o excelente One Piece: Odyssey. O game surpreende com uma proposta que remete à franquia Dragon Quest e podemos dizer que seus atrativos são imperdíveis para quem não dispensa um bom JRPG.
Apresentando construções gráficas de alto nível, um belo sistema de combates, muitas mecânicas de exploração e uma incrível história original, One Piece: Odyssey mostra que o mundo criado por Eiichiro Oda pode ser explorado de diversas formas. E só para constar, como fã de JRPGs, eu já estou aguardando ansiosamente por outra aventura com a mesma pegada.
E esses são alguns dos melhores jogos de One Piece!
Como pôde perceber, há muitos jogos baseados em One Piece e as aventuras variam bastante, em termos de gêneros e construções gráficas. Infelizmente, muitos títulos interessantes jamais foram lançados no Japão, mas os que temos à disposição já rendem muitas horas de um excelente gameplay.
E é isso! Se você é fã de One Piece e curtiu a seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e falar sobre a sua aventura favorita com os Chapéus de Palha. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na lista e teremos mais opiniões sobre os melhores jogos de One Piece. Conto com o seu apoio. Até a próxima…