Se fôssemos montar uma lista com os tipos de games mais populares do mundo, certamente os jogos de tiro estariam posicionados bem perto do topo desse ranking. Afinal, os players parecem ser atraídos pela ideia de “sair largando o aço” em alvos “impossíveis” e adversários desafiadores.
E, claro, como os devs sabem muito bem disso, eles continuam gerando novas opções para garantir uma jogatina regada a muita ação e altos níveis de adrenalina. Aliás, essas opções variam bastante, em termos de temas e cenários, o que é ótimo para diversos tipos de player.
Pensando nisso, resolvi montar uma seleção com 17 jogos de tiro modernos que merecem total atenção. Como irá notar, os títulos citados têm boas ideias e podem servir para embalar uma jogatina competitiva, cooperativa, imersiva e por aí vai… vamos dar uma olhada?
Call of Duty: Vanguard (2021)
Para abrir esta lista com jogos de tiro, temos Call of Duty: Vanguard. Esse é o título mais recente de uma das maiores franquias entre os jogos desse tipo e, apesar de não ter sido tão bem recebido quanto seus antecessores, conta com mecânicas e ideias que o tornam uma ótima opção.
Nesse game, os conflitos se passam durante a época da Segunda Guerra Mundial e, graças à alta qualidade gráfica, temos a chance de curtir uma aventura realmente imersiva. Além disso, o título conta com diversos modos de jogo e consegue prender a atenção por um bom tempo.
Deep Rock Galactic (2020)
Falemos agora do excelente Deep Rock Galactic, que é um dos jogos mais bem avaliados entre todas as opções disponíveis na Steam. Pois é! O game é um verdadeiro fenômeno e uma singularidade, em termos de temática, já que os protagonistas da aventura são “dwarfs espaciais”.
Vale destacar que Deep Rock Galactic ficou um bom tempo no regime Early Access, mas, mesmo durante esse período, o jogo já tinha conquistado uma grande legião de fãs com o seu gameplay insano. Sem dúvidas, esse é um título perfeito para quem curte jogos de tiro em primeira pessoa.
Borderlands 3 (2019)
Como citei a palavra “insano” logo acima, acabei me lembrando da franquia Borderlands e do ótimo Borderlands 3. Essa franquia e esse título em particular chamam a atenção por mesclar elementos típicos de jogos de RPG com as construções que marcam os mais famosos jogos de tiro.
E como se isso ainda não fosse o suficiente, ainda temos uma trama regada a elementos sci-fi, personagens cativantes e uma dose de humor ácido que merece elogios. Em suma, esse é um título praticamente obrigatório para quem curte a ideia de “largar o aço por aí”.
Counter-Strike Global Offensive (2012)
Evitando correr o risco de me esquecer de uma lenda, cito agora o famigerado Counter-Strike Global Offensive, mais conhecido como CS:GO. Esse título já está na ativa há mais de dez anos, mas continua sendo um ícone dos eSports e um recordista, em termos de jogadores simultâneos
De modo geral, CS:GO é a síntese de uma franquia que ajudou a definir o segmento dos jogos multiplayer competitivos e suas mecânicas de disputa sempre garantem conflitos de alto nível, seja para quem joga ou para quem assiste. Enfim, essa é uma experiência que todo gamer de respeito deveria curtir em algum momento.
Valorant (2020)
Aproveitando que citei o lendário CS:GO, acho justo citar o famoso Valorant logo na sequência, já que esse é o maior rival do jogo da Valve atualmente. Apesar de ser um produto dos criadores do fenômeno League of Legends, o título aposta em um universo novo e suas ideias são bem interessantes.
Vale destacar que Valorant tem um gameplay que remete ao CS:GO de diversas formas, mas seu conjunto de singularidades inclui elementos típicos dos chamados Hero Shooters, modos de jogo distintos e construções gráficas muito boas. Resumindo, essa é uma alternativa perfeita para os fãs de experiências competitivas.
Deathloop (2021)
Apostando em uma diferenciada ideia de colocar os personagens em um loop temporal, Deathloop conseguiu obter destaque junto à mídia especializada e até concorreu a diversos prêmios na categoria jogo do ano. E sim, esse reconhecimento foi mais do que merecido.
Além de contar com ideias únicas, o título oferece algumas mecânicas bem criativas e seus combates são sempre cheios de adrenalina. Para completar, ainda temos construções com um estilo de arte que merece todos os elogios. Grande game!
Far Cry 6 (2021)
Sendo o título mais recente de uma série que dispensa comentários, Far Cry 6 é aquele tipo de game que coloca você “dentro da história”. Isso mesmo! Apesar dos confrontos explosivos, o título realmente se destaca por oferecer uma trama à altura de alguns filmes de Hollywood.
Na verdade, se pensarmos bem, Far Cry 6 pode ser considerado como um “pacote completo” para quem curte jogos de tiro, já que temos um mundo aberto incrível, muitas armas, tiroteios memoráveis, momentos emocionantes, um vilão espetacular, etc. Vale a pena conferir!
Destiny 2 (2017)
Com uma temática classificada como “ficção científica mítica”, Destiny 2 acabou se tornando um tipo de “clássico moderno” e continua chamando a atenção de uma grande legião de players. Além do mais, o título está sempre recebendo atualizações, o que é uma ótima notícia para quem não consegue largar a aventura.
Dentre todos os seus pontos altos, Destiny 2 se destaca por oferecer conteúdo PVP e PVE em doses equilibradas e por dar aos jogadores enorme controle sobre a personalização dos seus heróis. Com toda a certeza, esse é um game que merece um “test-drive”.
Doom Eternal (2020)
No ponto médio desta lista com jogos de tiro, resolvi posicionar o ótimo Doom Eternal, que é o título mais recente da franquia que construiu as bases para o desenvolvimento dos chamados jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). E mais, esse game é um daqueles que elevam o nível de adrenalina ao máximo.
Colocando os players na pele do icônico Doom Slayer, Doom Eternal oferece uma aventura marcada por cenários infernais e inimigos diabólicos. O gameplay é extremamente movimentado, a trilha sonora é impecável e o nível de desafio é perfeito. Concluindo, esse é um “prato cheio” para quem não dispensa um bom tiroteio virtual.
Halo Infinite (2021)
Ainda falando sobre títulos recentes de franquias lendárias, temos Halo Infinite. Esse game foi apresentado como uma das primeiras novidades da “nova geração” dos consoles Xbox e sua estreia foi marcada por alguns problemas, mas sua qualidade é inquestionável.
Seja em relação aos gráficos ou ao gameplay, o fato é que Halo Infinite é um jogo extremamente polido, que consegue prender a atenção de fãs de jogos de aventura, de ação, de tiro e por aí vai. Em outras palavras, esse é um game que possui atrativos para diversos tipos de player. Não deixe de experimentar!
Splitgate (2021)
Por ser descrito como uma mistura de Halo e Portal, resolvi citar o ótimo Splitgate logo após ter falado sobre Halo Infniite. E a verdade é que essa descrição é bem precisa, já que o título remete às duas franquias de diversas formas, mas, felizmente, oferece muito mais.
Cabe destacar que, tecnicamente, Splitgate ainda não foi lançado de forma oficial. Isto é, o título foi liberado no regime Early Access em 2019 e começou a registrar números impressionantes algum tempo depois. Daí, os devs avançaram para um estágio “open beta permanente”, o que quer dizer que essa opção vai ficar ainda melhor no futuro.
Rainbow Six: Siege (2015)
Voltando a falar sobre ícones do segmento dos eSports, temos Rainbow Six: Siege. Esse também é um game que está na ativa há alguns anos, mas continua “firme e forte”, garantindo disputas de alto nível entre os players e até mesmo algumas competições de grande porte.
No que diz respeito ao seu “pacote de atrativos”, Rainbow Six: Siege merece todos os elogios. Os gráficos são ótimos, as mecânicas estão devidamente ajustadas, o gameplay é movimentado, os modos de jogo são divertidos… enfim, esse é mais um game que não pode ficar de fora das listas de fãs de jogos de tiro.
Insurgency: Sandstorm (2018)
Conhecido por oferecer uma experiência altamente realista, Insurgency: Sandstorm é, com toda a certeza, um dos jogos de tiro mais hardcore desta lista. E não, não estou exagerando. Os devs realmente conseguiram criar um game que transporta os players para a “linha de frente”.
Outro ponto muito importante do game é o fato de a jogatina ser orientada por objetivos. Assim, todas as disputas acabam ganhando elementos que remetem a jogos de estratégia, o que força os players a trabalharem em equipe. Logo, se essas ideias chamam a sua atenção, é bom não deixar de dar uma olhada nesse título.
My Friend Pedro (2019)
Dando uma passada rápida pelo grupo dos jogos indie, temos My Friend Pedro, um game que encanta com ideias criativas e tiroteios que ficam à altura de algumas produções cinematográficas. Obviamente, por ser um jogo indie, as construções não são de última geração, mas isso acaba ficando em segundo plano.
É sempre bom ressaltar que a aventura foca em um homem armado que segue as ordens de uma banana senciente. Sim! As ideias desse título são bem excêntricas, mas não é preciso jogar muito para saber que a experiência é extremamente divertida e viciante.
Serious Sam 4 (2020)
Com sua pegada “meio Doom”, mas um pouco mais irreverente, Serious Sam 4 é um FPS que reúne tudo aquilo que um jogo do gênero pode oferecer, ou seja, tiroteios eletrizantes, cenários gigantescos, inimigos desafiadores, muitas armas, muita movimentação e uma trilha sonora que eleva o nível de adrenalina ao máximo.
Seguindo pela linha dos seus antecessores, Serious Sam 4 eleva a franquia a um novo patamar, já que sua jogabilidade e seus efeitos chamam a atenção ao longo da jogatina. E o melhor é que todas as evoluções técnicas apenas serviram para fortalecer a essência básica da série.
Shadow Warrior 3 (2022)
Ostentando gráficos de alto nível e um sistema de movimentação impecável, Shadow Warrior 3 é mais um game que representa o ápice da sua franquia. Ademais, não seria exagero algum dizer que até mesmo o “tom debochado e insano” da aventura passou por ajustes.
De qualquer forma, o fato é que Shadow Warrior 3 consegue prender a atenção dos jogadores com seus desafios espetaculares e sua movimentação incessante, sem contar que as opções de combate corpo a corpo acabam adicionando uma nova gama de possibilidades estratégicas. Ótima opção!
Escape From Tarkov
Fechando esta lista com ótimos jogos de tiro, temos mais um game que ainda não foi lançado de forma oficial, mas já é um grande fenômeno, ou seja, o badalado Escape From Tarkov. O título ainda está em um estágio beta e sua popularidade cresceu muito, por conta das apresentações feitas pelos streamers, via Twitch.
Obviamente, Escape From Tarkov só continua popular, pois possui um conjunto de qualidades de dar inveja. De modo geral, temos aqui um game que reúne elementos de jogos de sobrevivência e RPG, adicionando-os às construções típicas de um bom FPS. Em síntese, esse é um game que merece a sua total atenção.
E não deixe de citar outros jogos de tiro eletrizantes!
Nesta lista, eu foquei em apresentar 17 opções capazes de garantir algumas boas horas de um gameplay eletrizante para os mais diversos tipos de player. No entanto, eu sei muito bem que o grupo dos jogos de tiro é composto por uma infinidade de outras opções atrativas.
Por conta disso, gostaria de pedir para você compartilhar este post nas suas redes sociais e fazer algumas indicações de jogos de tiro. Desse modo, vamos ficar com uma lista ainda maior e os seus seguidores vão poder contribuir também. Conto com a sua ajuda. Até a próxima…