De modo geral, o termo CRPG (Computer Role Playing Game) não chega a ser muito usado pelos players, mas é uma “tag” bastante popular nas plataformas que vendem jogos para PC. E sim, com o passar do tempo, diversos games com características bem semelhantes começaram a receber essa classificação.
Em outras palavras, assim como um JRPG é um RPG que conta com as características do jogos de RPG japoneses mais clássicos, um CRPG é um RPG que apresenta elementos que remetem às primeiras conversões dos RPGs de mesa para o segmento dos jogos eletrônicos.
Nesse sentido, convido você a curtir uma lista que eu montei justamente para apresentar os principais jogos do gênero. Desse modo, você vai ter uma ideia mais clara sobre tudo aquilo que um bom CRPG pode lhe oferecer, além das muitas horas de gameplay… vamos conferir?
Pathfinder: Wrath of the Righteous (2021)
Dando início a esta lista com belos representantes do gênero CRPG, temos Pathfinder: Wrath of the Righteous. O game é um dos muitos produtos derivados da franquia de RPG de mesa conhecida como Pathfinder e cumpre a sua função com perfeição, ou seja, temos aqui uma experiência “role playing” memorável.
Além disso, temos uma excelente trama, um sistema de combates em turnos muito bem desenvolvido, cenários incríveis e opções que dão aos players um controle total sobre suas próprias jornadas. Sem dúvidas, esse é um game que merece atenção.
https://www.youtube.com/watch?v=a6VnADbXp5w
Solasta: Crown of the Magister (2020)
Apesar de pender bastante para o lado dos RPGs táticos, Solasta: Crown of the Magister é um game que também representa o gênero com propriedade. Isto é, temos muitas opções de personalização, total controle sobre as escolhas, boas classes e regras inspiradas em jogos de tabuleiro.
Vale ressaltar também que o game conta uma história bem envolvente e acaba prendendo a atenção dos players justamente por oferecer opções que geram algum impacto nos desfechos da trama. Enfim, se você busca por algo um pouco mais estratégico, essa é a opção certa.
Disco Elysium (2020)
Uma característica que ajuda a definir o gênero CRPG é a grande quantidade de texto. Esse é um aspecto que foi “herdado” pelos RPGs de mesa e Disco Elysium pode ser considerado como o game mais respeitoso nesse sentido. Afinal, o jogo exige tanta leitura que poderia facilmente ser transformado em uma série de livros.
Ainda assim, a temática e as mecânicas ajudaram Disco Elysium a se tornar um dos jogos mais aclamados dos últimos tempos. E o mais interessante é que a aventura foge ao padrão fantasioso que é comum aos jogos do gênero e apresenta uma narrativa madura e muito envolvente.
Iron Oath (2022)
E para aqueles que curtem jogos indie que encantam com construções em pixel art, Iron Oath é um “prato cheio”. O game ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu atrair os olhares de muitos players, com suas ideias criativas e seu gameplay desafiador.
Cabe destacar que Iron Oath também tem um sistema de combates mais puxado para o lado dos RPGs táticos, mas o verdadeiro destaque da experiência vai para as escolhas que podem mudar o destino de todos os personagens. Esse aspecto deixa o game mais hardcore e consegue realmente cativar quem joga.
Pillars of Eternity 2: Deadfire (2018)
Falemos agora de um dos “pesos pesados” do gênero. Pois é! Pillars of Eternity 2: Deadfire é um game que acabou se tornando uma das sínteses dos CRPGs, por conta dos excelentes sistemas de jogo e pelo respeito à experiência oferecida pelos clássicos RPGs de mesa.
Por ser um produto da Obisidian, que uma especialista em RPGs, o jogo acabou fazendo ainda mais sucesso e continua sendo uma aventura praticamente obrigatória. Portanto, se você está pensando em começar a explorar o gênero em foco nesta lista, Pillars of Eternity 2: Deadfire pode ser um bom ponto de partida.
https://www.youtube.com/watch?v=XqFJl1K0ev0
Gamedec (2021)
Com uma pegada bem semelhante à do ótimo Disco Elysium, Gamedec é outro game que faz uso de muitos textos para prender a atenção dos jogadores. Além disso, o jogo conta com cenários que seguem pela linha da estética cyberpunk e tem algumas mecânicas bem curiosas.
Mesmo apresentando muitos destaques, Gamedec merece mais elogios pela premissa original. Em linhas gerais, o game nos coloca no controle de um detetive que faz o possível para desvendar crimes cometidos dentro de ambientes virtuais. E só para constar, a história está sempre se adaptando às ações dos jogadores. Logo, é bom você tomar cuidado com as suas escolhas.
Alaloth: Champions of the Four Kingdoms (2022)
Classificado por muitos como um “diablolike”, Alaloth: Champions of the Four Kingdoms ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu acumular uma boa quantidade de reviews positivos. O game tem um visual diferenciado e seus conflitos conseguem garantir boas doses de adrenalina.
No que diz respeito à interpretação de papéis e à história, o game dá um “show”, com uma trama cheia de reviravoltas e uma liberdade enorme. De modo geral, podemos dizer que essa aventura é uma das mais movimentadas da lista e seu conjunto de atrativos garante muitas horas de gameplay.
https://www.youtube.com/watch?v=eV_h5MBX7pw
Baldur’s Gate 3 (2020)
No ponto médio desta lista com belos representantes do gênero CRPG, resolvi posicionar o incrível Baldur’s Gate 3. O jogo também está no regime Early Access, mas está cada vez mais perto da versão final e tudo o que há à disposição no momento já é mais do que muitos título oferecem.
É sempre bom destacar que a franquia Baldur’s Gate é uma das maiores representantes dos CRPGs e esse game em especial conseguiu aprimorar tudo aquilo que os jogos anteriores ofereceram. Sendo assim, podemos dizer que essa aventura é mais uma obrigatoriedade para os fãs do gênero.
Wasteland 3 (2020)
Ainda falando sobre franquias lendárias, temos Wasteland 3. O game conta com um sistema de combates mais tático, mas nos dá enorme liberdade para desenvolver os personagens e lidar com situações nas quais precisamos fazer uso de diversos recursos.
Como estamos falando do terceiro game de uma série clássica, temos uma aventura que se passa em um mundo bastante conhecido. Contudo, a nova história é muito envolvente e as mecânicas inovadoras acabam deixando as coisas ainda mais interessantes.
Torment: Tides of Numenera (2017)
Produto derivado da franquia de RPGs de mesa conhecida como Numenera, Torment: Tides of Numenera ganhou vida graças a uma das campanhas de financiamento coletivo mais bem-sucedidas da plataforma Kickstarter e sua narrativa consegue prender a atenção de qualquer um.
Respeitando a essência da sua principal fonte de inspiração, o jogo apresenta elementos típicos de RPGs de mesa, um mundo incrível e algumas situações que incitam diversas reflexões. Com toda a certeza, essa é uma odisseia capaz de garantir muitas horas de gameplay.
Lost Eidolons (2022)
Em linhas gerais, Lost Eidolons também é um game destinado àqueles que curtem RPGs táticos. Porém, a forma como a história é contada e os movimentos da câmera durante os combates deixam a coisa toda muito imersiva, sem contar que os sistemas de personalização dos combatentes são ótimos.
No que tange às construções gráficas, o game não chega a ser impressionante, mas tudo se encaixa de forma perfeita. Assim, quem decide apostar no título realmente consegue “mergulhar” para dentro de um mundo fantasioso e cheio de batalhas de proporções épicas.
Tyranny (2016)
Para quem curte games em que as escolhas realmente têm impacto na trama, Tyranny é o jogo perfeito. Tudo na aventura tem uma causa e um efeito, o que acaba favorecendo a imersão ao máximo. E, claro, isso coloca o game bem perto dos clássicos RPGs de mesa.
Outro grande destaque desse título é o fato de o personagem principal ser um vilão. Isso mesmo! Em determinados momentos, somos colocados diante de situações nas quais as opções, em termos de ações, são todas moralmente questionáveis. Resumindo, esse é um game singular e imperdível.
Stolen Realm (2021)
Mesclando uma boa quantidade de características oriundas de diversas subdivisões do mundo dos RPGs, Stolen Realm é uma aventura única, que ainda se posiciona como uma alternativa bem interessante para quem curte jogos cooperativos e mundos fantasiosos.
O sistema de combates do jogo pende para o lado dos RPGs táticos, mas o “pacote completo” oferece altos níveis de personalização, muitas classes e uma história bem envolvente. Detalhe: o game vai deixar o regime Early Access muito em breve.
ATOM RPG Trudograd (2020)
Dotado de construções que remetem a alguns dos maiores clássicos do gênero CRPG, ATOM RPG Trudograd é um jogo que merecia ser mais conhecido do que realmente é. Não à toa, o game está sempre figurando em listas iguais a esta e ainda aparece (às vezes) em seleções com jogos de sobrevivência.
A aventura se passa em um mundo pós-apocalíptico desolador e os gráficos apresentam um “ar retrô” incrível. Além do mais, temos combates em turnos bem interessantes e mecânicas que dão aos jogadores um controle total sobre a experiência. Certamente, esse é um game que merece a sua atenção.
Divinity: Original Sin 2 (2017)
Fechando a lista, temos Divinity: Original Sin 2, que pode ser considerado como o expoente máximo do gênero. Não, não estou exagerando. Esse game realmente conta com tudo aquilo que os CRPGs têm a oferecer e ainda garante uma história cheia de momentos épicos.
Com seus combates em turnos e seu sistema de progressão complexo, o jogo exige a atenção total dos players e os desafia de diversas formas. Por conta disso, os aventureiros acabam ficando “presos à experiência” por muitas horas e sempre se divertem.
E não deixe de citar o seu CRPG favorito!
Como pôde perceber, a “tag” CRPG não é muito badalada, mas abarca uma boa série de títulos. E mais, considerando as características dos títulos citados, agora você vai ter maior facilidade para identificar outros games do gênero, a fim de garantir boas horas de uma jogatina muito imersiva.
E é isso! O gênero CRPG conta com jogos incríveis e merece ser conhecido por mais pessoas. Nesse sentido, vou ter que pedir a sua ajuda em uma coisa: compartilhe a lista! Assim, outras pessoas vão ficar sabendo mais sobre o gênero. E não deixe de citar o seu jogo favorito também. Conto com o seu apoio. Até a próxima…