Após uma negociação bilionária, os jogos da Blizzard, da Activision e da King passaram a pertencer à Microsoft. E, claro, já tem muita gente aguardando ansiosamente para saber como a gigante de Redmond vai explorar suas novas propriedades intelectuais.
Para você ter uma ideia, se focarmos apenas no portfólio da Blizzard, já vamos nos deparar com alguns games que são ícones em seus respectivos gêneros e com diversos clássicos que poderiam retornar na forma de remakes, reboots ou “spin-offs” para o segmento mobile.
Aliás, para ilustrar isso, resolvi separar aqui 11 franquias de jogos da Blizzard que podem ser exploradas pela nova controladora do estúdio. Como irá notar, se a Microsoft e os gestores da marca Xbox fizerem o “dever de casa”, os players vão ter acesso a novas e memoráveis aventuras… vamos começar?
Diablo (desde 1997)
Dando início a esta seleção com jogos da Blizzard, temos a franquia Diablo. Essa série está em alta no momento, pois o ótimo Diablo IV segue fazendo muito sucesso e deverá continuar garantindo a diversão dos aventureiros por um bom tempo, com novas temporadas e pacotes de expansão.
Além disso, um “spin-off” mobile (Diablo Immortal) continua ativo e já funciona como um possível caminho a ser explorado pela Microsoft. Lembrando que Diablo é uma lenda que influenciou muitos Action RPGs Hack and Slash e sua legião de fãs é gigantesca.
Blackthorne (1994)
Considerado por muitos como uma pérola escondida do Super Nintendo, Blackthorne é um dos primeiros projetos criados pela Blizzard e um ícone cult que apresentou ideias bem à frente do seu tempo, com direito a um nível de violência bem acima dos padrões da época.
O título apresenta a estrutura típica dos jogos de plataforma, mas tem uma pegada mais estratégica, com direito a elementos de furtividade e alguns tiroteios, o que torna a experiência única. E só para constar, esse game marcou presença na primeira lista de “Projetos de Remake” que o The Game Times liberou via Youtube. Eis o vídeo…
Overwatch (desde 2016)
Popularizando o subgênero Hero Shooter, a franquia Overwatch estreou com força e seu primeiro título até ficou com o prêmio GOTY, na cerimônia do The Game Awards de 2016. Anos depois, uma sequência foi liberada e deu início às disputas por meio de um modelo Free-To-Play.
Em síntese, essa franquia segue os padrões dos jogos de tiro em primeira pessoa, mas se destaca por contar com heróis distintos, que têm habilidades únicas e funções específicas em cada combate. Certamente, essa é uma franquia que a Microsoft até poderia explorar para expandir suas atividades para o segmento dos eSports.
Rock and Roll Racing (1993)
Falemos agora de um ícone que muitos nem sabem que faz parte do portfólio de jogos da Blizzard. Isso mesmo! Rock and Roll Racing brilhou no início da década de 1990, mas alguns players nem associam o jogo à criadora de lendas como Diablo e Warcraft.
De todo modo, o fato é que esse título é um grande representante dos jogos de combate veicular e tem potencial para ser trazido de volta à vida de diversas formas. Portanto, se você curtiu esse clássico no passado, já pode começar a rezar para a Microsoft não deixá-lo cair no esquecimento.
Hearthstone (2014)
Para quem curte cardgames, Hearthstone é uma das melhores opções disponíveis atualmente e o fato de o game derivar do lendário Universo de Warcraft acaba deixando as coisas ainda mais interessantes, sem contar que suas partidas são extremamente competitivas.
Como já está na ativa há muitos anos, o jogo recebeu diversas adições interessantes e hoje apresenta muitas mecânicas distintas. Assim, a gente sempre fica com algo interessante para fazer quando decide fazer o login. E sim, esse é outro jogo que a Microsoft poderia explorar no segmento dos eSports.
StarCraft (1998)
Dentre todas as franquias comandadas pela Blizzard, StarCraft é aquela que mais deixa os players “babando” por uma continuação, um remake, um reboot, qualquer coisa… E não é sem motivos, já que estamos falando de uma verdadeira lenda do gênero RTS (estratégia em tempo real).
Vale lembrar que a última novidade liberada para a franquia remete ao ano de 2015 (a expansão Legacy of the Void, para o lendário StarCraft II), o que quer dizer que os fãs não aguentam mais esperar. Sem dúvidas, se a Microsoft resolver reviver a série clássica, os fãs vão ficar muito felizes.
Warcraft (desde 1994)
Quando a Blizzard promoveu a estreia do game Warcraft: Orcs & Humans, ela deu vida a um dos universos mais incríveis do mundo dos games. De fato, foi esse game que acabou servindo como o ponto de partida para duas belas sequências, para um dos maiores MMORPGs de todos os tempos e para o gênero MOBA.
Obviamente, eu ainda vou citar outros jogos do universo de Warcraft nesta seleção com jogos da Blizzard, mas se a Microsoft decidir trazer a série de jogos de estratégia em tempo real de volta à vida, tenho certeza de que os players já vão se dar por satisfeitos.
The Lost Vikings (1992)
The Lost Vikings não costuma ser associado à Blizzard, pois sua estreia remete à época em que a desenvolvedora ainda se chamava Silicon & Synapse. Ainda assim, há muitos players que guardam as memórias proporcionadas pelo jogo com carinho em suas mentes.
De forma resumida, o game nos coloca no controle de três vikings com habilidades distintas e nos desafia com uma boa série de puzzles. O jogo tem um caráter bem cooperativo e consegue garantir boas horas de diversão. Detalhe: a sequência desse título também é ótima.
The Death and Return of Superman (1994)
Outro game que dificilmente é associado à Blizzard é o Beat ‘em Up The Death and Return of Superman. Esse jogo foi produzido pela desenvolvedora estadunidense em parceria com a Sunsoft e apresenta uma história relacionada com o icônico Super-Homem.
Sinceramente, acho difícil a Microsoft conseguir reviver esse clássico (por conta de questões de direitos de marca), mas achei válido incluí-lo nesta lista, a fim de mostrar que o portfólio de jogos da Blizzard vai muito além daquilo que vêm sendo apresentado nos últimos anos.
Heroes of the Storm (2015)
Apresentando heróis oriundos de diversas franquias da Blizzard, Heroes of the Storm é um MOBA que fez muito sucesso em um primeiro momento, mas acabou sendo deixado de lado pelos players e pela própria desenvolvedora (que colocou o jogo em um estágio de manutenção).
Contudo, algumas atualizações recentes cuidaram de diversos aspectos importantes do game e deram a entender que a Blizzard pode estar interessada em explorá-lo novamente. Sendo assim, podemos dizer que os fãs de MOBAs não podem deixar de acompanhar as movimentações da desenvolvedora.
World of Warcraft (2004)
Arrematando esta lista em grande estilo, temos o incrível World of Warcraft, que pode ser apontado como o maior ícone do portfólio de jogos da Blizzard e uma verdadeira lenda entre os MMORPGs. E não, nem é preciso questionar a qualidade de um jogo que registra números impressionantes há muitos anos.
Para muita gente, WoW é uma espécie de síntese do gênero e uma daquelas experiências que todos os players de respeito devem curtir pelo menos uma vez na vida. Logo, se você nunca testou o jogo, é bom saber que estamos em um bom momento para você fazer isso, pois grandes expansões estão a caminho. Lenda!
E tudo o que nos resta é curtir os jogos da Blizzard!
Como pôde perceber, se a Microsoft quiser explorar apenas os jogos da Blizzard, já vamos ter acesso a produtos relacionados com jogos clássicos e algumas das franquias mais importantes de certos gêneros. Melhor ainda, todas essas IPs podem dar vida a “spin-offs” incríveis.
E é isso! Agora você tem aqui uma lista focada em jogos da Blizzard e pode começar a se aprofundar no legado dessa empresa lendária. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nesta seleção épica. Conto com o seu apoio. Até a próxima…