Final Fantasy Tactics (ou FFT) é um daqueles games que se tornaram ícones dos seus respectivos gêneros e até hoje são idolatrados por muitos players. Não à toa, quando alguns rumores surgiram recentemente, apontando para a possibilidade de a Square Enix estar trabalhando em um remaster, a galera gamer ficou bem animada.
Além disso, o jogo é tão influente que até hoje diversos estúdios criam RPGs táticos baseados em suas principais ideias, gerando assim alguns “sucessores espirituais”. Infelizmente, esses jogos ainda não superaram sua principal fonte de inspiração, mas a maioria deles consegue oferecer experiências memoráveis.
Portanto, se você é fã do lendário Final Fantasy Tactics, sugiro que não deixe de conferir este post até o fim. Afinal, separei aqui 21 jogos que tomam o referido clássico como sua principal referência. Detalhe: esta seleção tem diversos jogos que ainda estão a caminho, o que vai ser ótimo para você criar uma lista de desejos bem “parruda”… vamos começar?
Final Fantasy Tactics (1997)
Antes de entrar definitivamente na lista com jogos que remetem a Final Fantasy Tactics, acho importante dedicar algumas palavras ao clássico da SquareSoft (hoje conhecida como Square Enix). O jogo é considerado como um “spin-off” da franquia Final Fantasy e sua fonte de inspiração foi o excelente Tactics Ogre.
Dentre os muitos destaques dessa lenda, temos um sistema de combates cheio de possibilidades estratégicas, um sistema de jobs incrível e uma história digna de um belo livro. Para completar, o jogo se passa no mundo de Ivalice, que também funciona como o plano de fundo para os excelentes Vagrant Story e Final Fantasy XII. Resumindo, Final Fantasy Tactics é uma lenda!
Fell Seal: Arbiter’s Mark (2018)
E agora, para abrir efetivamente a lista, temos o excelente Fell Seal: Arbiter’s Mark. Esse jogo indie deixa claro “logo de cara” que FFT é a sua maior fonte de inspiração. Basta dar uma olhada no sistema de jobs para verificar isso (e começar a sentir a nostalgia).
Mesmo assim, o jogo não deixa de apresentar uma história bem original, belas opções de customização e algumas mecânicas únicas. Para completar, ainda temos construções gráficas com um estilo visual incrível. Sem dúvidas, esse é um dos melhores “sucessores espirituais” do game da SquareSoft.
The White Raven (a ser lançado)
Como eu destaquei, também resolvi incluir jogos que estão a caminho nesta lista. Nesse caso, a primeira menção honrosa vai para o belíssimo The White Raven, que teve uma campanha de financiamento coletiva muito bem-sucedida e já deu mostras de que trará muitas novidades para o grupo dos jogos de RPG táticos.
Ostentando construções gráficas muito estilosas, o game ainda não teve a sua data de estreia revelada, mas os jogadores já têm muitos motivos para acompanhar essa estreia. Além dos combates táticos, o jogo terá mecânicas de mundo aberto, sistemas de construção e outras atrações que deverão render boas horas de gameplay. Vale a pena ficar de olho nessa aventura!
Fae Tactics (2020)
Por ter sido criado com uma engine um pouco limitada, Fae Tactics não apresenta sistemas de jogo muito complexos, mas consegue garantir conflitos estratégicos envolventes. E mais, o game nos apresenta a um universo tão rico, que a gente acaba pensando em como as coisas ficariam se a equipe de criação tivesse mais recursos para trabalhar.
De todo modo, o fato é que Fae Tactics nos dá a chance de acompanhar a história da personagem Peony, que viaja pelo mundo à procura da mãe. Em sua jornada, a jovem encontra diversos aliados e acaba se metendo em confusões que sempre rendem boas lutas. Muito bom!
Metal Slug Tactics (a ser lançado)
Outro game que ainda não foi lançado, mas merece a atenção dos fãs de Final Fantasy Tactics é o promissor Metal Slug Tactics. Pois é! A clássica franquia de jogos de tiro da SNK vai ser transportada para o mundo dos RPGs táticos e as prévias já indicaram que a aventura será imperdível.
Como não poderia deixar de ser, o jogo vai apresentar as mecânicas típicas do gênero, mas não perderá oportunidades de fazer alusão aos maiores games da “série principal”. E sim, tudo indica que o bom humor da franquia vai marcar presença nesse jogo também. Então, esse é mais um projeto que merece a nossa atenção.
Arcadian Atlas (2023)
Apresentando um visual retrô e deixando claro que foi influenciado diretamente por FFT, Arcadian Atlas oferece uma experiência bem interessante, com direito a uma história madura e cheia de reviravoltas. Melhor ainda, o jogo tem um sistema de jobs que consegue manter os players bem ocupados.
Arcadian Atlas também merece elogios por nos colocar em um mundo cheio de surpresas, que está envolto em uma guerra de proporções catastróficas. Em outras palavras, temos aqui uma opção com muitos dos atrativos que fizeram o clássico da SquareSoft marcar as memórias de tantos players. Não deixe de conferir!
Toads of the Bayou (a ser lançado)
Nos últimos tempos, a quantidade de cardgames com mecânicas típicas dos famosos roguelikes tem aumentado de forma considerável. E Toads of the Bayou é mais um jogo que segue por essa linha. Contudo, o diferencial da aventura é justamente o “pacote” de ideias inspiradas em Final Fantasy Tactics.
Isto é, esse título pode ser descrito como um RPG tático roguelike deckbuilder. Assim, quem decidir encarar essa aventura vai ter acesso a batalhas muito estratégicas, cenários com os tradicionais “quadradinhos” e uma história protagonizada por sapos muito simpáticos. Em suma, esse é um projeto diferenciado e muito promissor!
Crimson Tactics: The Rise of The White Banner (2023)
Crimson Tactics: The Rise of The White Banner está disponível por meio do regime Early Access e é outro jogo que não esconde a influência do eterno FFT em suas construções. Esse game apresenta gráficos bem interessantes e seus combates têm os elementos tradicionais dos RPGs táticos, mas não deixam de inovar.
Logicamente, o título também conta com um sistema de jobs bem robusto e nos dá a chance de curtir uma história bem envolvente. Lembrando que os devs ainda estão trabalhando no jogo, ou seja, os capítulos finais da trama ainda não foram liberados. Ainda assim, o que há à disposição no momento já garante boas horas de gameplay.
Banchou Tactics (a ser lançado)
Geralmente, os jogos que remetem a Final Fantasy Tactics apostam em temáticas ligadas com eras medievais. No entanto, isso não acontece com o curioso Banchou Tactics. Não mesmo! O jogo se passa no Japão moderno e foca em brigas entre gangues formadas por colegiais.
Dotado de diversos sistemas inteligentes, Banchou Tactics tem tudo para adicionar novas ideias ao grupo dos RPGs táticos. E, claro, a perspectiva de ver alunos de escolas rivais “saindo no braço” já é bastante animadora. Portanto, sugiro que você não deixe de adicionar esse game à sua lista de desejos.
Vanaris Tactics (2022)
Apesar de não ser muito longo e apresentar construções gráficas mais modestas, Vanaris Tactics tem tudo aquilo que um fã de FFT poderia querer. As batalhas táticas são bem divertidas e ainda temos diversas opções para customizar nossos times de personagens.
O título também merece elogios por oferecer uma narrativa madura, na qual temos um grupo de rebeldes fazendo todo o possível para conquistar a liberdade. Enfim, esse é um jogo que costuma “passar batido pelos radares dos players”, mas merece um olhar mais atento.
Untamed Tactics (a ser lançado)
Untamed Tactics chama a atenção em um primeiro momento por apresentar construções bem estilosas e personagens que têm relação com o mundo animal. O game continua em pleno desenvolvimento, mas há um prólogo gratuito, chamado Untamed Tactics: The Beginning, que já nos dá uma boa ideia acerca daquilo que está a caminho.
De modo geral, o título vai oferecer batalhas táticas bem complexas, com direito à introdução de mecânicas típicas dos jogos de cartas colecionáveis. Como bônus, teremos um sistema de customização de personagens que promete oferecer muitas alternativas. Logo, esse é outro game que merece ser acompanhado mais de perto.
Final Fantasy Brave Exvius War of the Visions (2019)
É bem verdade que FFT até ganhou alguns jogos derivados, mas decidi citar o divertido Final Fantasy Brave Exvius War of the Visions como um representante da mesma franquia. E tomei essa decisão, pois esse título conta com muitos dos elementos do clássico jogo da SquareSoft.
Por ser um game mobile, as ideias dos RPGs táticos foram adaptadas para os players do segmento. Porém, o título não deixa de contar boas histórias e nos dá a chance de participar de batalhas bem estratégicas. Na verdade, não seria exagero algum dizer que esse é um dos melhores jogos para Android e iOS.
Spiritlink Tactics (a ser lançado)
Com suas construções retrô e a promessa de batalhas estratégicas de caráter épico, Spiritlink Tactics já conseguiu entrar para as listas de desejos de diversos players (há uma demo disponível). Além do mais, o jogo vai entregar um sistema “multi-class” que deverá abrir margem para a construção de personagens únicos.
Ao que tudo indica, a história vai garantir algumas boas horas de gameplay e os devs ainda prometeram entregar uma quantidade enorme de sidequests. Sendo assim, podemos dizer que Spiritlink Tactics tem todas as credenciais para ser apontado como um candidato ao título de “sucessor espiritual” do clássico Final Fantasy Tactics.
Unsung Story (2020)
Mesmo ostentando avaliações não muito positivas, Unsung Story, que ainda está no regime Early Access, merece um lugar nesta lista por um simples motivo: o projeto foi idealizado por Yasumi Matsuno, que foi o diretor de FFT e o criador do incrível Vagrant Story.
O título começou a ganhar vida após uma campanha de financiamento coletivo bem-sucedida e continua em pleno desenvolvimento. Infelizmente, como eu adiantei, as avaliações deixadas pelos players não são muito positivas e acho que a melhor forma de saber se o jogo merece atenção ou não é fazendo um “test-drive”.
Arc Seed (a ser lançado)
Arc Seed é mais um jogo que promete fugir dos cenários medievais e entregar algo que não costuma ser muito explorado pelos RPGs táticos. Isso quer dizer que o game vai focar em combates com mechas gigantes e deverá prender a atenção dos fãs dos famosos tokusatsus.
Isso mesmo! As batalhas vão acontecer em meio às cidades, com prédios ao redor e muito mais. E só para constar, além dos conflitos estratégicos, os ambientes serão destrutíveis e teremos mecânicas relacionadas com cartas. Certamente, esse é um projeto que tem tudo para fazer muito sucesso.
Wintermoor Tactics Club (2020)
De certa forma, Wintermoor Tactics Club acaba remetendo mais às “sequências de FFT” do que ao jogo original. E isso fica ainda mais evidente quando começamos a jogar e percebemos um “tom” mais infantil. No entanto, isso não quer dizer que o game deve ser deixado de lado.
Pelo contrário, Wintermoor Tactics Club oferece uma experiência tática cheia de nuances atrativas e ainda conta uma história bem divertida, com direito a personagens muito simpáticos. Em síntese, esse é um jogo com uma pegada mais “de boa”, para você curtir sem muito compromisso.
Days of Doom (a ser lançado)
Com um “ar de Darkest Dungeon”, Days of Doom promete colocar os players em um mundo pós-apocalíptico desolador, no qual zumbis e outas monstruosidade estão sempre à espreita. Por sorte, os sobreviventes do nosso time têm muitas habilidades únicas e podem encarar esses perigos.
Vale ressaltar que, além dos cenários muito bem construídos, Days of Doom apresenta mecânicas que se encaixam com o “padrão roguelite”, oito classes distintas, sistemas de gerenciamento dignos de belos jogos de sobrevivência e muito mais. Por conta disso, acho que vai ser uma boa ideia você incluir esse projeto na sua lista de desejos.
Othercide (2020)
Ainda focando em aventuras com cenários pós-apocalípticos desoladores, temos o incrível Othercide, que ostenta um estilo visual único e construções gráficas um pouco mais requintadas, na comparação com os gráficos da maior parte dos jogos inspirados por FFT.
Mais importante, esse game apresenta uma história madura e seus combates são marcados por sistemas que abrem margem para muitas possibilidades estratégicas. De forma resumida, esse é um daqueles jogos que apenas os mais habilidosos conseguem encarar.
Wantless (a ser lançado)
Wantless também é um jogo que apresentará um cenário pouco animador para os players. O projeto ainda está em pleno desenvolvimento, mas já deixou claro que vai oferecer batalhas táticas com um grau adicional de dinamismo, assim como um interessante sistema de customização de habilidades.
Em termos de visual, o game remete aos clássicos da franquia Shadowrun, mas é a premissa básica da história que merece destaque: os players vão assumir o controle sobre médicos que entram nas mentes das pessoas para acabar com traumas, memórias dolorosas, etc. Com toda a certeza, esse jogo merece um lugar na sua lista de desejos.
Triangle Strategy (2022)
Por ser um produto dos criadores do aclamado Octopath Traveler, Triangle Strategy apresenta construções no famoso estilo “HD-2D”, o que já é um grande chamariz para a aventura. E o melhor é que o jogo vai além das aparências e entrega uma experiência memorável para os players.
Temos uma história cheia de reviravoltas, um sistema de decisões que realmente gera impactos na trama, muitos aliados, diversas classes, entre outros atrativos. Em linhas gerais, esse é um jogo que consegue garantir muitas horas de um gameplay de alto nível.
Waven (a ser lançado)
Quem é fã de um bom MMORPG sabe muito bem que a desenvolvedora Ankama Games usou FFT como fonte de inspiração para criar dois games incríveis, chamados Dofus e Wakfu. De qualquer forma, o importante é saber que essa mesma equipe está preparando a estreia de mais um game nesse estilo, ou seja, o promissor Waven.
Esse projeto já está em desenvolvimento há um bom tempo e deverá entrar no regime Early Access em breve. E, claro, os devs vão fazer uso de toda a sua expertise para entregar belos combates táticos, muitas opções de customização e uma jogatina multiplayer bem intensa. Sem sombra de dúvidas, esse título vai prender a atenção de muitos jogadores.
Tactics Ogre: Reborn (2022)
Arrematando esta seleção em grande estilo, temos a versão remasterizada do jogo que inspirou Final Fantasy Tactics. Sim! Tactics Ogre: Reborn chegou para dar aos jogadores a chance de revisitar o clássico de 1995, que é um dos melhores jogos do Super Nintendo.
Por ser um remaster, o título apresenta um visual repaginado e algumas adições interessantes, mas sua essência foi mantida e não é preciso jogar por muito tempo para perceber que essa aventura é realmente uma das mais importantes do grupo dos RPGs táticos. Por isso, acho que o jogo merece o rótulo de “obrigatório”.
E ainda há outros jogos que remetem a Final Fantasy Tactics!
Como pôde perceber, não são poucos os games que tomam o clássico FFT como fonte de inspiração. De fato, se formos realmente fazer uma pesquisa avançada, vamos encontrar aventuras “escondidas” que garantem muitas horas de diversão para os fãs de RPGs táticos.
Devido a isso, sou obrigado a pedir para você compartilhar o post e indicar outros jogos que remetem a Final Fantasy Tactics. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nesta seleção e mais sugestões interessantes serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…