Montar uma lista com os melhores jogos indie não é uma tarefa fácil. Afinal, os desenvolvedores independentes vêm criando coisas incríveis há muitos anos e fica cada vez mais difícil dar uma atenção especial a certo projeto e deixar outros belos trabalhos de lado.
Ainda assim, eu resolvi aceitar o desafio e separei aqui algumas das melhores opções que os fãs de jogos indie podem encontrar atualmente. Como não poderia deixar de ser, fiz uso das minhas experiências para selecionar as aventuras, mas também considerei a importância dos títulos para o segmento.
Portanto, se você está procurando pelos melhores jogos indie, com vistas a verificar como esses projetos são criativos e divertidos, é bom não deixar de ler este post até o fim. Com toda a certeza, você vai encontrar pelo menos um game que vai entrar para a sua lista de favoritos… vamos conferir?
Braid (2008)
Para abrir esta lista com os melhores jogos indie, temos o clássico Braid. Esse game surgiu em uma época na qual os projetos independentes ainda não recebiam muita atenção, mas conseguiu se destacar por apresentar ideias que acabaram impactando o grupo dos jogos de plataforma.
Assim como acontece com muitos indies, Braid foi criado por um dev solitário, que deu vida a construções gráficas diferenciadas e cheias de estilo. Além disso, o gameplay é bem divertido e conta com alguns desafios únicos. Em suma, esse é um game “das antigas”, que ainda merece atenção.
Bastion (2011)
Dentre todos os títulos presentes nesta seleção com os melhores jogos indie, Bastion é um dos meus favoritos. Esse jogo é um produto dos mesmos criadores do aclamado Hades (que eu ainda vou citar na lista) e se destaca por contar uma história emocionante, de uma forma muito original.
Ao longo da aventura, assumimos o controle sobre um personagem conhecido como “o Garoto” e temos que desvendar os segredos por trás de uma catástrofe que alterou o mundo de forma significativa. Detalhe: a narração desse jogo reage às ações dos jogadores e é um espetáculo à parte. Imperdível!
The Binding of Isaac (2011)
The Binding of Isaac é outro game que foi criado por um dev solitário e acabou se tornando um ícone do mundo indie. Nesse jogo, assumimos o controle sobre o personagem Isaac, que acaba indo parar em um porão e descobre que o lugar é meio que uma dungeon infinita.
Vale ressaltar que o game é baseado na história bíblica do sacrifício de Isaac e isso acaba fazendo as coisas adquirirem um tom bastante sinistro. Felizmente, a qualidade do gameplay acompanha a qualidade da premissa e não demora muito para a gente simplesmente não querer mais largar o jogo.
Stardew Valley (2016)
Outra lenda que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos indie é Stardew Valley. O game é um “prato cheio” para aqueles que curtem os chamados “jogos de fazendinha” e oferece uma experiência completa, cheia de mecânicas criativas e boas opções de entretenimento.
Apesar de já ter sido lançado há um bom tempo, Stardew Valley continua sendo jogado de forma massiva até hoje e os updates liberados ao longo dos anos apenas serviram para aumentar seu apelo. Por isso, podemos dizer que esse game merece o selo de “obrigatório”.
Darkest Dungeon (2016)
Agora, se você é fã de jogos de RPG, Darkest Dungeon é uma excelente pedida. Para começar, o game apresenta um visual estiloso e uma pegada bem sombria, o que acaba “casando” muito bem com a premissa básica da aventura, que é a exploração de dungeons cheias de grandes perigos.
O jogo também merece elogios por explorar alguns aspectos interessantes, como as condições psicológicas dos aventureiros. Como bônus, temos um conjunto de elementos oriundos dos jogos roguelike, o que quer dizer que essa não é uma opção que você vai zerar com facilidade.
Cuphead (2017)
De modo geral, é bem fácil a gente se apaixonar por Cuphead apenas observando suas construções únicas. Contudo, o fato é que o game é realmente muito divertido e consegue prender a nossa atenção por horas, sem contar que seu nível de dificuldade é bem elevado.
Nessa aventura, acompanhamos os irmãos Cuphead e Mugman, que acabam se envolvendo em uma confusão com o Diabo e são obrigados a realizar alguns “servicinhos”, a fim de evitar a danação das suas almas. O jogo é bem movimentado e seu modo cooperativo ainda nos dá a chance de compartilhar a diversão. Vale a pena experimentar!
Dave The Diver (2023)
Mesmo sendo um dos jogos mais novos desta lista com os melhores jogos indie, Dave The Diver já merece uma atenção especial. Pois é! Esse game apresenta belas construções em pixel arte e seu gameplay encanta, ao nos colocar em viagens ao fundo do mar e no controle de um restaurante.
Por conta da premissa diferenciada, o game consegue garantir uma jogatina bem diversificada e acaba prendendo a nossa atenção por muitas horas. Como bônus, ainda temos personagens muito cativantes e algumas histórias cheias de momentos divertidos. Excelente!
Slay the Spire (2019)
Slay the Spire merece um lugar nesta seleção, pois foi o game que acabou dando início à “febre dos roguelike deckbuilders”. Isto é, o título apresenta uma mescla de elementos oriundos de RPG e jogos de carta com ideias típicas dos roguelikes, o que deu vida a um “subgênero” bastante popular.
Curiosamente, a premissa do jogo é simples, temos um personagem que deve fazer uso de cartas especiais para derrotar os adversários e alcançar os níveis mais elevados de uma torre, a fim de derrotar um inimigo muito poderoso. E só para constar, esse é um daqueles jogos que fazem você ficar dizendo “só mais uma rodada” (e essa rodada é seguida por muitas outras).
Hollow Knight (2017)
Representando os metroidvanias com muita propriedade, Hollow Knight é uma lenda que marcou as memórias de muitos players. Aliás, o jogo chamou tanta atenção que uma sequência já foi anunciada e está sempre figurando nas listas dos games mais aguardados pelos jogadores.
Em suma, o game nos dá a chance de controlar um cavaleiro silencioso, que embarca em uma jornada pelas ruínas de um reino que era habitado por insetos antropomórficos. E, claro, essa aventura é marcada por grandes combates e muita exploração. Certamente, esse é um indie que você vai curtir.
Dead Cells (2017)
E por falar em metroidvanias, Dead Cells é outro belo representante do gênero, mas são as mecânicas típicas dos jogos roguelike que acabam fazendo a aventura ficar imperdível. O jogo nos coloca no controle de um personagem estranho e deixa claro que morrer faz parte da jornada.
Além de contar com mapas gerados de forma procedural, Dead Cells garante conflitos épicos contra alguns chefões bem desafiadores e tem algumas armas que deixam o gameplay variado. Para arrematar, vale lembrar que o jogo já foi lançado há bastante tempo, mas continua recebendo novidades com uma boa frequência.
Terraria (2011)
No ponto médio desta seleção com os melhores jogos indie, temos o lendário Terraria. Como esse é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, não é preciso fazer muitos comentários. Temos aqui uma experiência de sobrevivência digna de nota, que continua fazendo a alegria de muitos jogadores.
Mesmo tendo sido lançado há muitos anos, Terraria segue garantindo aventuras épicas e os updates liberados pelos devs apenas deixaram as coisas mais atrativas. Sendo assim, podemos dizer que esse é um daqueles jogos que todos os players devem experimentar pelo menos uma vez na vida.
Celeste (2018)
Falemos agora do incrível Celeste. Esse game foi um dos maiores destaques de um ano muito bom para o segmento indie e seu impacto foi tão grande que rendeu até uma indicação para o prêmio GOTY do The Game Awards, o que é um feito e tanto para um projeto independente.
Em linhas gerais, o título é um belo representante do grupo dos jogos de plataforma, mas seu level design é tão absurdo e sua narrativa é tão envolvente que o jogo acaba despontando como uma singularidade do gênero. Por conta disso, podemos dizer que esse é um game imperdível.
Monster Sanctuary (2019)
Para a sorte daqueles que curtem jogos de Pokémon, mas não têm um console da Nintendo, há diversas “aventuras genéricas” à disposição. Nesse caso, Monster Sanctuary desponta como um exemplo perfeito. E mais, o jogo conta com elementos típicos dos famosos metroidvanias.
No game, assumimos o controles sobre o guardião de um santuário sagrado e temos que unir forças com os monstrinhos, a fim de derrotar um terrível vilão. Os combates em turnos são muito interessantes e os mapas contam com vários segredos. Em síntese, esse é um jogo com belos atrativos.
Vampire Survivors (2022)
De vez em quando, surge um jogo indie que acaba influenciando outros projetos e dando vida a novos tipos de jogos. Nesse sentido, um game que ilustra esse tipo de ocorrência de forma perfeita é Vampire Survivors. Esse jogo tem uma premissa muito simples, mas seu potencial de deixar os players viciados é absurdo.
Geralmente, quem decide dar uma chance ao jogo acaba “ficando preso” à ideia de encarar hordas de adversários pelo maior tempo possível e desbloquear os poderes mais destrutivos. Sem sombra de dúvidas, esse jogo é uma síntese da criatividade sem fim dos devs indie.
Undertale (2015)
Retornando ao “grupo das lendas”, temos aqui o incrível Undertale. Esse RPG tem construções gráficas extremamente simples, mas suas ideias criativas e a narrativa acabam fazendo o jogo merecer um lugar de destaque em qualquer lista com os melhores jogos indie de todos os tempos.
Com esse título, os players acompanham a história de um garoto que caiu em uma caverna e acabou entrando em um mundo paralelo, que é habitado por monstros. É bom ressaltar que esse jogo costuma ser deixado de lado por não ter gráficos muito convidativos, mas, sinceramente, quem faz isso acaba perdendo uma história memorável.
The Last Spell (2023)
De certo modo, podemos dizer que The Last Spell é o jogo mais underrated desta seleção. “Digo” isso, pois o game apresenta ideias extremamente criativas e dá um “ar de novidade” para o grupo dos RPGs táticos, mas não vejo muita gente fazendo menções ao seu brilhantismo.
O título nos coloca no comando da última fortaleza da humanidade e nos dá a oportunidade de selecionar um time de heróis, com vistas a proteger um grupo de magos, enquanto eles conjuram uma magia poderosa. Essa missão fica bem complicada em certos momentos, mas o jogo é genial e merece um olhar mais atento.
Hades (2020)
Quando o assunto é jogos indie, Hades desponta como um dos maiores expoentes. E não é sem motivos, o jogo aposta nas principais ideias que marcam os melhores roguelikes, tem um estilo artístico incrível e apresenta personagens cheios de personalidade.
Assim, quando assumimos o controle sobre o jovem Zagreus e damos início às nossas tentativas de escapar dos domínios do deus Hades, a gente sempre acaba encontrando algo novo e interessante para nos motivar a continuar focando no game e superando os desafios. Lenda!
Sea of Stars (2023)
Para quem curte jogos que remetem a grandes lendas, temos aqui o excelente Sea of Stars, que é um JRPG digno de nota. O game faz uma bela homenagem ao clássico Chrono Trigger, mas não deixa de adicionar algumas ideias bem interessantes “à mistura”, com direito a um sistema de combates dinâmico e divertido.
No que diz respeito à história, Sea of Stars consegue emocionar em diversos pontos, graças às “performances dos seus ótimos personagens”. Logo, se você é fã de RPGs “à moda antiga”, acho bom você não deixar de incluir esse game na sua lista de “jogos a experimentar”.
Fell Seal Arbiter’s Mark (2019)
Fell Seal Arbiter’s Mark é uma adição bem arbitrária (da minha parte) a esta lista com os melhores jogos indie, mas eu não podia deixar de citá-lo. O jogo é um legítimo RPG tático e basta você dar uma olhada no funcionamento do sistema de jobs para perceber que ele foi inspirado em Final Fantasy Tactics (meu game favorito).
Além de remeter a uma grande lenda, esse título ainda conta uma boa história e oferece batalhas táticas desafiadoras, sem contar que o time de personagens é bem equilibrado e tem algumas figuras muito cativantes. Resumindo, essa é uma opção muito indicada para quem curte FFT e outros RPGs táticos.
Gordian Quest (2022)
Gordian Quest é mais um game que representa os roguelike deckbuilders com propriedade. Na verdade, o jogo vai um pouco além e adiciona algumas ideias oriundas dos RPGs de mesa, garantindo assim uma experiência mais imersiva e desafiadora.
De todo modo, é com suas batalhas estratégicas e suas muitas cartas que o game realmente brilha. Além do mais, essa é uma daquelas aventuras que nos motivam a aprimorar os personagens constantemente, criar estratégias e por aí vai… Ótima opção!
Chained Echoes (2022)
Colocando um ponto final nesta lista com os melhores jogos indie, temos o fantástico Chained Echoes. Esse JRPG presta uma bela homenagem a alguns dos maiores clássicos do gênero, mas não deixa de ter sua própria identidade, sem contar que a história é memorável.
Nesse game, acompanhamos alguns heróis com motivações e características únicas, que acabam sendo “arrastados” para uma conspiração que guarda relação com todo o mundo. Como bônus, ainda temos a chance de controlar robôs gigantes. Sem sombra de dúvidas, esse é um jogo que vai marcar a sua memória.
Melhores jogos indie… e ainda ficaram faltando muitos!
Como pôde perceber, o segmento dos jogos indie está recheado com jogos criativos e cheios de personalidade. Por isso, quem decide dar uma chance a essas aventuras não consegue deixar de se apaixonar por elas. E o melhor é que a minha lista é apenas a “ponta de um iceberg” que abarca outras aventuras memoráveis.
E é isso! Se você curtiu as minhas indicações, peço que não deixe de compartilhar o post e de citar outros nomes que poderiam ter sido incluídos nesta seleção com os melhores jogos indie. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na lista e mais sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…