Não faz muito tempo, uma pesquisa focada nos jogos da Capcom chamou a atenção nos feeds de notícias da mídia especializada, ao dar a entender que a desenvolvedora está interessada em dar uma nova vida para alguns dos seus maiores clássicos.
E sim, se formos olhar os games que a gigante japonesa têm liberado nos últimos tempos, vamos perceber que poucas franquias estão sendo exploradas de fato, o que quer dizer que mais jogos de peso poderiam retornar como remakes ou remasters.
Diante desse cenário, resolvi montar esta lista para apresentar 13 jogos da Capcom que precisam ser resgatados do limbo. Como irá notar, há muitos jogos clássicos que foram colocados na geladeira e estão sempre nas listas de desejos dos players, quando o assunto é remakes e remasters… vamos começar?
Final Fight (1989)
Para abrir esta seleção, temos o lendário Final Fight. Esse game abriu as portas para o nascimento de uma franquia que é considerada por muitos como a melhor do gênero Beat ‘em Up. Porém, isso não impediu a Capcom de colocar a série na geladeira e até hoje os fãs sonham com um retorno.
E como já tivemos provas de que os Beat ‘em Up ainda conseguem atrair legiões de players, parece que estamos em um período propício para a gigante japonesa liberar logo um remake. Felizmente, a gente ainda pode curtir esse jogo e suas sequências por meio dos emuladores.
Demon’s Crest (1994)
Outro jogo que está na geladeira há um bom tempo é Demon’s Crest. Esse game faz parte do mesmo universo da franquia Ghosts ‘n Goblins e apresenta um estilo mais voltado para o lado dos jogos metroidvania. Aliás, a aventura tem um nível de dificuldade bem elevado.
Em suma, a história gira ao redor de uma grande guerra, na qual diversos demônios lutam para assumir o controle sobre o chamado Emblema do Infinito. Nesse contexto, a gente assume o controle sobre o demônio Firebrand, que se encaixa perfeitamente no arquétipo dos anti-heróis. Detalhe: falamos sobre esse game em um vídeo focado nas Pérolas Escondidas do Super Nintendo (o registro está logo abaixo)…
Rival Schools (1997)
É bem verdade que a maior franquia de jogos de luta da Capcom é a série Street Fighter, mas a desenvolvedora deu vida a outras lendas que acabaram conquistando os corações de muitos fãs. E sim, Rival Schools é um jogo que ilustra isso de forma perfeita.
Como o nome do jogo sugere, as disputas guardam relações com alunos de escolas rivais “saindo no braço”. O game ainda tem um modo história cheio de diálogos e revelações interessantes. Enfim, por esses e outros motivos, esse jogo merecia retornar como um remake ou um remaster.
Ōkami (2006)
De modo geral, Ōkami é um dos muitos jogos da Capcom que acabaram ganhando um status de game cult. E isso aconteceu, pois o jogo fez relativo sucesso na “era do PS2”, mas começou a ser idolatrado algum tempo depois (o game até ganhou uma versão remaster que adicionou gráficos em HD).
O fato é que essa aventura apresenta uma boa série de elementos atrativos e uma mecânica incrível, que dá aos jogadores a chance de pausar o jogo e, usando os analógicos, fazer desenhos que acionam alguns efeitos especiais, golpes, etc. Certamente, esse é um game que ficaria incrível se fosse refeito com todas as tecnologias atuais.
Knights of the Round (1991)
Na década de 1990, a Capcom lançou diversos Beat ‘em Ups interessantes e fez a alegria de muitos players. E em meio a esses games, tivemos a introdução do ótimo Knights of the Round, que segue as premissas básicas do gênero, mas conta com elementos típicos dos RPGs e dos jogos Hack and Slash.
Para completar, temos a chance de acompanhar uma história protagonizada pelo icônico Rei Arthur e dois dos seus cavaleiros mais famosos (Lancelot e Perceval). O título ainda conta com muitas fases, vários tipos de adversários e lutas contra chefões bem complicados. Muito bom!
Lost Planet (2006)
Apesar de não ter sido tão marcante, o ótimo Lost Planet é um game que ganhou vida na era dos consoles da 7ª geração e ganhou um status cult ao longo dos anos. O título ainda abriu as portas para a chegada de outros jogos, mas a Capcom parece ter se esquecido dele.
De qualquer forma, o fato é que essa aventura tem muitos atrativos e merece ser resgatada do limbo. E como não faltam jogos de tiro em terceira pessoa bem-sucedidos por aí, a Capcom nem vai precisar procurar muito por referências. Certamente, um remake desse game iria fazer a alegria de muita gente.
Breath of Fire III (1997)
No ponto central desta seleção com jogos da Capcom que merecem ser resgatados do limbo, temos Breath of Fire III. Esse jogo é considerado por muitos como o melhor da série e os fãs de JRPGs estão sempre fazendo menções a ele, o que quer dizer que um remake seria muito bem recebido.
Na verdade, a Capcom poderia tentar promover um reboot da série tendo esse clássico como a primeira aventura. Com isso, a franquia entraria em um novo ciclo e novas histórias poderiam nascer, sem que as referências clássicas fossem deixadas de lado. Será que vai rolar?
Captain Commando (1991)
Voltando a falar sobre jogos Beat ‘em Up, temos aqui o incrível Captain Commando. Esse jogo fez muito sucesso nos arcades e nos consoles da 4ª geração, mas foi colocado na geladeira e só não caiu no esquecimento, pois a Capcom liberou algumas coletâneas com jogos de arcade e deixou o título como opção.
De forma resumida, o game segue padrão de “andar e bater”, mas se destaca por apresentar belos cenários, muitos adversários, personagens cheios de estilo e grandes batalhas contra chefões desafiadores. E se considerarmos que o título ainda é lembrado com carinho pelos players, um retorno seria celebrado por todos.
Power Stone (1999)
É bem verdade que a lista de jogos de Dreamcast conta com títulos ainda mais importantes, mas o ótimo Power Stone não deixou de marcar as memórias dos players. O game se encaixa no grupo dos jogos de luta, mas apresenta uma perspectiva diferenciada e algumas ideias bem originais.
Cabe lembrar que o jogo chegou a receber uma sequência, mas já faz um tempo que não temos qualquer notícia relacionada com a série. Logo, podemos dizer que essa é outra bela opção que a Capcom poderia se esforçar um pouquinho para trazer de volta à vida.
Dead Rising (2006)
Como todos os fãs bem sabem, a Capcom é a criadora da lendária franquia Resident Evil. Por isso, muitos sequer se lembram que a desenvolvedora criou um outro jogo focado em zumbis. Pois é! Dead Rising é um game que fez muito sucesso na “era do PS2” e deu vida a uma franquia bem interessante.
Infelizmente, o último título da série foi lançado há um bom tempo e não parece que a Capcom está pensando e reviver a franquia. Ainda assim, Dead Rising é um game que merece ser trazido de volta à vida, visto que sua ação intensa seria muito bem recebida, especialmente se os devs criassem um remake com gráficos bem realistas.
Onimusha 3: Demon Siege (2004)
Como o primeiro jogo da franquia Onimusha ganhou uma versão remasterizada em 2018, acho que o próximo passo da Capcom deveria ser a liberação de um remake do lendário Onimusha 3: Demon Siege, já que o jogo tem uma história épica e dois personagens memoráveis.
E o legal é que esse remake poderia seguir por diversos caminhos, visto que o jogo original é bastante versátil e apresenta combates movimentados, um bom grau de customização, uma narrativa impecável, etc. Pensando bem, acho até que o game poderia voltar na forma de um soulslike. Seria incrível, não acha?
Darkstalkers (1994)
A franquia Darkstalkers é outra que os players estão sempre mencionando, quando pensam nas séries que a Capcom deveria trazer de volta à vida. E não é sem motivos. Afinal, o game original e suas sequências oferecem combates eletrizantes e um elenco de lutadores digno de nota.
Em termos de história, Darkstalkers não enfeita muito as coisas, mas suas lutas são realmente brilhantes. Por isso, acho que um remake com a mesma pegada dos jogos da Arc System Works seria ideal. De qualquer forma, o fato é que esse game marcou época e merece ser jogado até hoje.
Dino Crisis (1999)
Colocando um ponto final nesta seleção com jogos da Capcom que merecem ser resgatados do limbo, temos o lendário Dino Crisis. Sim! Esse jogo é um dos mais desejados pelos players que sonham com remakes e certamente uma nova aventura iria fazer muito sucesso.
Também conhecido como o “Resident Evil com dinossauros”, o game nos coloca no papel da personagem Regina e nos dá a missão de resgatar um cientista em uma ilha cheia de feras jurássicas. Com toda a certeza, se a Capcom lançasse um remake no mesmo molde dos remakes recentes da franquia Resident Evil, a galera gamer iria à loucura.
E ainda há outros jogos da Capcom que merecem atenção!
Como pôde perceber, a Capcom colocou grandes clássicos na geladeira e poderia explorar diversos clássicos na forma de remakes ou remasters. E como a gigante japonesa já está fazendo pesquisas para saber quais games os players gostariam de ver retornando, parece que vamos ter novidades em breve.
E é isso! Se você curtiu a seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e de indicar qual dos jogos da Capcom você gostaria de jogar em versões remake ou remaster. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na lista e mais games serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…