Não faz muito tempo, a Steam criou uma tag chamada Boomer Shooter e prestou uma bela homenagem aos jogos de tiro antigos. Isto é, os games que recebem essa classificação são justamente aqueles que remetem a grandes clássicos que brilharam na década de 1990.
Obviamente, os Boomer Shooters têm ideias e mecânicas mais modernas, mas a verdade é que eles não se afastam muito daquilo que os gamers do passado encontravam nos clássicos, o que prova que ainda há alguns shooters “das antigas” que ainda merecem atenção.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção justamente para apresentar 15 jogos de tiro antigos que continuam tão divertidos quanto no passado. Desse modo, você poderá “refrescar a memória” e ajustar a sua agenda para poder acomodar algumas “sessões nostalgia”… vamos começar?
Wolfenstein 3D (1992)
Dando início a esta seleção com jogos de tiro antigos, temos o lendário Wolfenstein 3D. Esse game é um dos grandes precursores dos jogos de tiro em primeira pessoa e acaba funcionando como uma espécie de “projeto de preparação” para o lendário Doom, que foi lançado em 1993.
Em linhas gerais, a aventura se passa em diversas fases que remetem a bunkers dos nazistas e os gráficos tridimensionais são bem rudimentares. Ainda assim, os tiroteios são intensos e as batalhas contra os chefões são bem desafiadoras. Vale a pena experimentar.
Descent (1995)
Na década de 1990, os chamados “jogos de navinha” ainda faziam muito sucesso e Descent pode ser colocado nesse grupo de games. Porém, o jogo foge ao padrão da época, ao apresentar uma perspectiva de primeira pessoa que garante tiroteios bem divertidos.
Vale destacar que a nave pode fazer movimentos arrojados e os gráficos são até bem interessantes (se considerarmos a época em que o jogo foi lançado). Portanto, se você não tem problemas com jogos cheios de movimentos, é bom não deixar de conferir essa opção.
Marathon (1994)
Como todos bem sabem, a Bungie anunciou que está trabalhando em um jogo chamado Marathon. A primeira prévia deixou muitos players empolgados e fez diversos fãs de jogos de tiro correrem para testar o game original, que foi lançado em 1994 e deverá influenciar o novo projeto de diversas formas.
Dentre os principais pontos de destaque do game clássico, temos os tiroteios intensos, a interface diferenciada e a bela história. Detalhe: foi Marathon que integrou a câmera aos movimentos do mouse, o que acabou se tornando um padrão replicado por muitos devs. Enfim, esse é um clássico que merece uma atenção especial.
Strife (1996)
Adicionando elementos típicos dos jogos de RPG à experiência, Strife é outra opção que não poderia ficar de fora desta lista com jogos de tiro antigos que ainda conseguem divertir. O jogo apresenta uma trama interessante e se destaca por oferecer diversos tipos de armas.
As construções gráficas do título também são muito interessantes e temos mapas interconectados que acabam abrangendo uma área gigantesca, com direito a cenários bem diversificados. Detalhe: há uma edição especial do jogo na Steam, que garante o acesso a um modo de jogo multiplayer bem divertido. Não deixe de fazer um “test-drive”.
System Shock (1994)
Por também ter adicionado elementos oriundos dos RPGs à sua fórmula, System Shock conseguiu atrair a atenção de muita gente e se transformou em um verdadeiro clássico cult. Não à toa, um remake foi lançado em 2023 e acabou fazendo muito sucesso.
De qualquer forma, o fato é que a aventura original tem um charme especial. Curiosamente, o game só fez sucesso após muitos anos e hoje ele é considerado como uma verdadeira lenda e um “prato cheio” para aqueles que curtem jogos, séries, filmes, livros e animes cyberpunk.
Shadow Warrior (1997)
Por conta de alguns games modernos, muita gente se esquece de que a franquia Shadow Warrior nasceu em 1997 e fez a alegria de muita gente, com seus conflitos eletrizantes e seu alto grau de violência. O jogo se passa no Japão e conta a história de um guarda-costas aposentado que é perseguido por ninjas e criaturas malignas.
Esse game se destaca por apresentar gráficos estilosos e por oferecer uma grande quantidade de armas (algumas delas são bem curiosas). Para completar, a ação é intensa e o ritmo é acelerado, o que faz o jogo continuar atrativo, mesmo já tendo muitos anos de vida.
Outlaws (1997)
Ícone cult, o estiloso Outlaws também fez a alegria de muita gente durante a década de 1990 e continua bastante atrativo. Para começar, o jogo aposta em conflitos que têm o Velho Oeste como plano de fundo, o que já é um chamariz e tanto (por que será que não há mais jogos seguindo essa temática?).
Além dos tiroteios (que se desenrolam com o apoio de diversas armas), o jogo oferece diversos puzzles, um vasto mundo para a gente explorar e uma trilha sonora bem interessante. Em suma, esse é um daqueles títulos que mereciam ser muito mais conhecidos do que realmente são.
GoldenEye 007 (1997)
No ponto central desta lista com jogos de tiro antigos que ainda conseguem divertir, temos o lendário GoldenEye 007. Esse clássico fez história no Nintendo 64 e marcou as memórias de muita gente, assim como a indústria dos jogos (ao introduzir muitas ideias que acabaram sendo adotadas como novos padrões).
Apesar de contar com uma campanha bem divertida, é com o multiplayer no estilo “mata-mata” que o título consegue prender a atenção dos jogadores de uma forma mais intensa. Sem dúvidas, esse é um daqueles games que todos os players devem experimentar pelo menos uma vez na vida.
Counter-Strike (1999)
Falemos agora do maior precursor dos jogos de tiro online, ou seja, o lendário Counter-Strike. O título nasceu como um modo do jogo Half-Life e abriu as portas para a “era das LAN Houses”, visto que os players começaram a usar esses locais para ter acesso aos computadores capazes de rodar o game.
De forma resumida, a experiência coloca dois times em conflitos que se passam em mapas dotados de características únicas e muitas das regras aplicadas no game persistem até hoje e continuam fazendo sucesso. Como prova disso, temos o badalado Counter-Strike 2, que está sempre figurando nas primeiras posições do ranking dos mais jogados da Steam.
Turok: Dinosaur Hunter (1997)
Combinando mecânicas típicas dos jogos de tiro mais populares da sua época com uma temática diferenciada, Turok: Dinosaur Hunter conseguiu atrair a atenção de muitos jogadores e deu vida a uma grande franquia. Além do mais, o jogo foi classificado como um dos mais bonitos da sua época.
Ao longo da aventura, assumimos o controle sobre um nativo americano que viaja para A Terra Perdida e passa a encarar diversos tipos de ameaças, com destaque para dinossauros e aliens. A jogatina se desenrola de forma intensa e isso fez o título se tornar um dos mais bem-sucedidos da história do Nintendo 64.
Unreal (1998)
Se você associou o nome desse game à Unreal Engine, está de parabéns. Afinal, esse foi o primeiro jogo a fazer uso do motor gráfico criado pela Epic Games. E sim, o título oferece uma jogabilidade muito interessante, com direito a uma história madura, que abre margem para tiroteios intensos.
Em síntese, o jogo nos coloca na pele de um prisioneiro anônimo, que está a bordo de uma “nave/prisão”. Essa nave cai em um planeta hostil e as coisas ficam “quentes” de forma rápida. Como bônus, ainda temos opções multiplayer que garantem disputas intensas.
Half-Life (1998)
Como Half-Life foi o primeiro jogo lançado pela Valve, podemos dizer que o game é extremamente importante para a indústria de jogos eletrônicos, visto que o seu sucesso abriu margem para o nascimento da franquia Counter-Strike, a fundação da Steam e por aí vai…
E o mais legal é que o jogo é realmente muito bom. Temos uma história envolvente, um protagonista icônico, tiroteios eletrizantes e construções gráficas bem avançadas para a época. Vale lembrar também que o título garante experiências multiplayer intensas, que complementam o “pacote” de uma forma perfeita. Certamente, esse é um dos jogos de tiro antigos que mais merecem atenção.
Duke Nukem 3D (1996)
Duke Nukem 3D foi o jogo que colocou a polêmica franquia Duke Nukem em uma nova fase, visto que seus antecessores eram games 2D, que seguiam o padrão dos jogos de rolagem lateral. E só para constar, o game chegou a ser banido em diversos países, por conta do seu conteúdo ofensivo.
Ainda assim, essa é uma experiência que consegue divertir. Os tiroteios são intensos, o personagem principal é uma comédia, o humor é bastante ácido e a quantidade de armas é enorme. No fim das contas, esse jogo tão controverso acaba sendo uma grande referência para muitos jogos de tiro.
Quake (1996)
Apresentando um modo de jogo singleplayer bem interessante e opções que garantem disputas intensas entre vários jogadores, Quake é outra lenda que merece a atenção de todos aqueles que curtem tiroteios virtuais eletrizantes e com uma pegada retrô.
O jogo se destaca por apresentar uma trilha sonora excelente e uma boa quantidade de cenários. E como se isso já não fosse o bastante, duas expansões foram lançadas após a estreia do jogo base e adicionaram várias missões especiais. Em outras palavras, esse é um game imperdível.
Doom (1993)
Fechando esta seleção com jogos de tiro antigos, temos o lendário Doom. O game não foi o primeiro FPS a apresentar construções 3D na década de 1990, mas acabou se tornando o maior expoente dos games desse tipo. Isso explica por que muitos jogos da época foram rotulados como “games tipo Doom”.
Outra prova da importância do título é a descrição do subgênero Boomer Shooter. Segundo os criadores da “tag”, todo game classificado desse modo é um FPS com construções que remetem ao clássico Doom. Assim, temos um atestado da grande importância desse clássico.
E ainda há outros jogos de tiro antigos que merecem atenção
Como pôde perceber, a década de 1990 foi marcada pelo nascimento de grandes jogos de tiro e muitas das opções continuam divertidas até hoje. E mais, se você não curtir esses jogos, ainda tem a oportunidade de aproveitar os boomer shooters, que são games capazes de promover verdadeiras viagens ao passado.
E é isso! Agora você tem acesso a uma lista com grandes jogos de tiro antigos e pode dar início a sessões de jogatina regadas a altos níveis de nostalgia e adrenalina. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nos grandes clássicos que eu apresentei por aqui. Conto com o seu apoio. Até a próxima…