Certos jogos de fliperama fizeram tanto sucesso nas décadas de 1980 e 1990 que até hoje são lembrados pelos players com muito carinho. Aliás, alguns desses títulos acabaram dando vida a franquias lendárias, que continuam sendo muito importantes na indústria dos games.
Obviamente, por conta de certas limitações das máquinas e dos “modelos de negócio” do segmento, os fliperamas (arcades) ficaram marcados por oferecer experiências focadas em gêneros específicos, como jogos de luta, Beat ‘em Ups, Shooter ‘em Ups, entre outros.
De todo modo, o fato é que os jogos de fliperama foram muito importantes para a história do mundo dos games e eu resolvi criar este post justamente para falar sobre alguns dos maiores destaques dos arcades. Então, se você deseja embarcar em uma “sessão nostalgia”, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Cadillacs and Dinosaurs (1993)
Para abrir esta lista com jogos de fliperama em grande estilo, resolvi citar o lendário Cadillacs and Dinosaurs. Esse é um dos jogos clássicos que acabaram ficando “perdidos no passado”, mas é impossível falar sobre arcades e não citá-lo em algum momento.
Cadillacs and Dinosaurs segue o padrão dos jogos Beat ‘em Up da década de 1990, mas se destaca por ter personagens “saindo no braço” com dinossauros e outros seres pré-históricos. Além disso, a presença de um Cadillac charmoso em algumas fases deixa as coisas muito mais interessantes. Lenda!
The King of Fighters ’98 (1998)
Como eu destaquei no início do post, muitas franquias de sucesso se tornaram famosas graças aos fliperamas. E sim, The King of Fighters é uma dessas séries. Nesta lista, a franquia será representada pelo ótimo The King of Fighters ’98, que fez um sucesso absurdo e ainda é citado como um dos melhores jogos de luta da década de 1990.
Nesse game, a SNK colocou tudo aquilo que os títulos anteriores apresentaram e ainda adicionou muitos lutadores icônicos. Por conta disso, os players foram “forçados” a fazer filas nos fliperamas, para poder curtir as batalhas e mostrar suas habilidades. Excelente!
Metal Slug (1996)
Outro jogo da SNK que fez muito sucesso durante a “era dos arcades” foi o irreverente Metal Slug. Esse game “abriu as portas” para o sucesso da franquia e acabou sendo sucedido por outras aventuras cheias de ação. Em linhas gerais, temos aqui um jogo de tiro com construções típicas de jogos de plataforma.
Apresentando fases e chefões desafiadores, assim como uma bela quantidade de armas interessantes, Metal Slug garantiu a diversão de muitos players. E como dava para curtir a experiência no melhor estilo co-op, muitas “duplas explosivas” foram formadas na década de 1990.
OutRunners (1993)
Antes de chegar ao Mega Drive, OutRunners garantiu a diversão de muitos fãs da alta velocidade. A máquina desse game era uma daquelas que colocavam os players em um “cockpit” e faziam uso de um “controle volante”, com vistas a simular as sensações de um piloto de verdade.
Logicamente, os gráficos do jogo não chegavam nem perto do nível de realismo que temos hoje em dia e isso prejudicava a imersão. Contudo, em plena década de 1990, a experiência era extremamente avançada. Não à toa, muitos players ainda se lembram com carinho desse título.
Daytona USA (1993)
Ainda focando nos jogos de corrida que vinham equipados com volante e tudo, Daytona USA é um clássico que não pode ser esquecido. O game apresenta construções gráficas bem avançadas (para a época) e dá aos players e oportunidade de sentir as emoções da Stock Car.
Vale ressaltar que Daytona USA foi um dos jogos mais bem-sucedidos da “era dos fliperamas”. Para você ter uma ideia, os donos dos chamados “flippers” chegaram a registrar números assustadores assim que colocaram o jogo à disposição dos players em suas lojas. Muito bom!
Street Fighter II: The World Warrior (1991)
Chegando com a missão de superar um antecessor que marcou época, Street Fighter II: The World Warrior fez história e se tornou um dos melhores jogos de fliperama de todos os tempos. Sim, é bem verdade que os ports destinados aos consoles até apresentaram inovações interessantes, mas muita gente só curtia as lutas com apoio das manetes das máquinas.
Portanto, podemos dizer que foi o sucesso desse clássico que acabou motivando a Capcom a investir em versões aprimoradas, o que fez a franquia se tornar uma das mais importantes do segmento de jogos de luta. Sendo assim, se você quiser curtir uma “porradaria raiz”, essa é uma boa pedida.
Raiden (1990)
Infelizmente, os jogos do gênero Shoot ‘em Up, mais conhecidos como “jogos de navinha”, acabaram perdendo seu apelo e não tiveram muita sorte fora do mundo dos fliperamas. Por conta disso, lendas como Raiden alcançaram o ápice nos arcades e depois caíram no esquecimento.
Esse título oferece oito fases muito desafiadoras (o nível de dificuldade vai ficando mais elevado perto do fim) e até conta uma história interessante (que a galera gamer sempre ignorou, por não ter tempo para acompanhar). Enfim, esse é um título que deixou muitas saudades.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1991)
No ponto central desta seleção com grande jogos de fliperama, resolvi posicionar o incrível Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time. Confesso que eu curti muito esse game por meio do Super Nintendo, mas sei que a versão dos arcades fez a alegria de vários players.
O game é protagonizado pelas icônicas Tartarugas Ninja e segue o padrão dos Beat ‘em up da época, mas suas fases e a premissa básica da trama conseguiram fazer o game entrar para a história. Esse título é tão marcante que, em 2022, a Tribute Games produziu uma novo game e prestou muitas homenagens à aventura de 1991.
https://www.youtube.com/watch?v=ZyhewZaCLZY
Time Crisis (1995)
Para os fãs de jogos de tiro, Time Crisis é um “prato cheio”. Melhor ainda, durante a “era dos fliperamas”, o game podia ser jogado em uma máquina que tinha “controles-pistolas”. E isso, claro, acabava aumentando a imersão e o nível de diversão ao máximo.
Apesar de dar total ênfase à ação, o game conta uma história digna dos filmes de ação da década de 1990. Assim, os tiroteios (que não são poucos) acabam fazendo mais sentido. Detalhe: não faz muito tempo, a Bandai Namco registrou um nome relacionado com a IP, dando a entender que novidades podem estar a caminho.
Mortal Kombat II (1993)
Mortal Kombat II é outro game de luta que fez muito sucesso nos arcades, antes de ganhar ports para os consoles da época. Na verdade, não seria exagero algum dizer que foi esse game que acabou consolidando a franquia e “abrindo as portas” para as muitas sequências que vieram ao longo dos anos.
Para quem não se lembra, foi em Mortal Kombat 2 que as finalizações conhecidas como babalities, friendships e fatalities de estágio foram introduzidas. Além do mais, o time de personagens desse título conta com ícones que seguem na série até hoje.
Dungeons & Dragons: Tower of Doom (1994)
De certo modo, apesar de seguir o padrão dos jogos Beat ‘em Up, Dungeons & Dragons: Tower of Doom pode ser classificado como um Hack and Slash. Afinal, temos personagens equipados com espadas e outras “armas de corte” encarando hordas de adversários.
E o mais interessante é que os fãs de jogos de RPG também têm bons motivos para curtir o game, já que a aventura toma como base o universo da franquia D&D, que é uma verdadeira lenda do segmento dos RPGs de mesa. Resumindo, os atrativos do game justificam a enorme popularidade alcançada na década de 1990.
Aero Fighters (1992)
Se você não se lembra do incrível Aero Fighters, o nome Sonic Wings pode ser útil. Pois é! Esses foram os dois nomes do lendário Shoot ‘em Up que prendeu a atenção de tantos players na década de 1990 e até hoje é lembrado com muito carinho pelas duplas de pilotos da época.
Aero Fighter/ Sonic Wings se destaca em meio aos outros games do gênero, pois apresenta duplas oriundas de diversos países, golpes especiais com efeitos visuais incríveis e fases extremamente desafiadoras. Com toda a certeza, esse é um jogo que merecia ser “resgatado” em um remake.
Tekken 3 (1997)
Dentre todos os jogos de luta antigos que eu citei nesta lista com jogos de fliperama, Tekken 3 é o mais moderno. Isto é, o game nasceu na época em que o 3D estava começando a ganhar força e conseguiu fazer muito sucesso nos arcades, antes de ganhar um port para o PS1.
Mesmo apresentando muitos destaques, Tekken 3 consegue prender a atenção por ter um grande elenco de personagens e uma boa série de finais. Esses elementos fizeram a galera dos “flippers” correr para zerar o game e desbloquear mais lutadores. Bons tempos!
NBA Jam (1993)
Por conta das suas próprias particularidades, os jogos de esportes não conseguiram fazer sucesso nos arcades. Porém, NBA Jam fugiu a essa regra. O game apresentou uma versão alternativa do basketball para uma geração de players e conseguiu fazer história.
Com gráficos impressionantes (para a época) e a presença de algumas lendas do esporte, o título foi o primeiro de uma franquia que brilhou em diversos consoles e segue viva até hoje, apesar de as novidades já terem deixado de aparecer há alguns anos.
Sunset Riders (1991)
Colocando um ponto final nesta lista com belos jogos de fliperama, temos o eterno Sunset Riders. Para muita gente, antes da estreia do nascimento da franquia Red Dead Redemption, essa era a experiência definitiva, em termos de aventuras no Velho Oeste.
O game combina elementos típicos de jogos de plataforma, com um gameplay digno dos melhores Shoot ‘em Ups e ainda conta com quatro personagens memoráveis. Em outras palavras, Sunset Riders fez parte das histórias de muitos players e merece ser reverenciado como a lenda que é.
E não deixe de citar outros ótimos jogos de fliperama!
Quando eu comecei a montar esta lista, minhas memórias indicaram tantos jogos que eu fiquei até um pouco perdido e não soube quais games deixar de fora. No fim das contas, fiquei com aqueles que marcaram a minha infância de alguma forma. Todavia, eu sei muito bem que os arcades tiveram outros games lendários.
Por conta disso, vou ter que contar com a sua ajuda para completar a seleção. Veja bem: se você compartilhar o post e indicar outros ótimo jogos de fliperama, mais pessoas vão dar uma olhada na minha lista e mais sugestões serão dadas. Desse modo, vamos lembrar de uma infinidade de games e a sessão nostalgia vai ficar impecável. Conto com o seu apoio. Até a próxima…