Apesar de diversos títulos oferecerem mundos tridimensionais de alta qualidade atualmente, não podemos negar que os jogos 2D ainda têm muito espaço nos corações dos players. Não à toa, certos devs continuam apostando em criações desse tipo e alcançando resultados incríveis.
Com isso, mesmo com o advento das novas gerações de consoles e das novas tecnologias gráficas, esses games “seguem na contramão” e se destacam com seus estilos visuais únicos. Aliás, em alguns casos, os devs capricham tanto em suas criações, que a gente acaba se deparando com verdadeiras obras de arte.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para apresentar uma seleção com jogos 2D que apresentam cenários incríveis e mecânicas extremamente criativas. Desse modo, você vai poder embarcar em viagens que geram um bom punhado de emoções… vamos conferir?
Blasphemous (2019)
Para abrir esta lista com belos jogos 2D, temos o excelente Blasphemous. Esse game é um representante de peso do grupo dos jogos metroidvania e suas construções em pixel art são simplesmente incríveis. Detalhe: os cenários são inspirados na iconografia cristã.
Em termos de gameplay, o jogo apresenta as mecânicas típicas dos melhores metroidvanias, com direito a combates brutais, mapas complexos, plataformas, puzzles e muitas sequências de ação e drama. Sem dúvidas, Blasphemous é um game que não pode ser deixado de lado.
Souldiers (2022)
Apesar de dividir opiniões, quando a discussão envolve certos sistemas de jogo e a execução de algumas ideias, Souldiers é um game que dispensa comentários, no que diz respeito às suas belas construções 2D. Na verdade, em termos de cenários, o jogo é um espetáculo à parte.
A aventura se passa em um mundo fantasioso e cheio de possibilidades e os players podem criar seus personagens com base em certas classes, a fim de encarar diversos desafios. Em suma, esse é um metroidvania de respeito, que deixa claro que o gênero ainda vai brilhar por muitos anos.
Barotrauma (2019)
Falemos agora do tenso Barotrauma. Esse jogo já está no regime Early Access há um bom tempo, mas já conseguiu mexer com os ânimos de muitos jogadores com seu gameplay desafiador, suas mecânicas criativas e, mais importante, sua atmosfera claustrofóbica.
De modo geral, Barotrauma oferece uma experiência que se encaixa no grupo dos jogos de simulação, mas também flerta com o gênero survival horror. Isto é, toda a aventura se passa em ambientes escuros, fechados e com surpresas indesejadas em todos os cantos.
Mark of the Ninja: Remastered (2018)
Versão remasterizada de um clássico lançado em 2012, Mark of the Ninja: Remastered é, com toda a certeza, um dos jogos que melhor representam o mundo dos ninjas, ou seja, o jogo apresenta um gameplay focado na furtividade e merece elogios pelas mecânicas que envolvem a utilização das sombras.
Vale ressaltar também que Mark of the Ninja: Remastered conta uma história bastante madura, que promove reflexões acerca da saúde mental dos guerreiros e muito mais. Portanto, se você busca por jogos 2D com um belo “pacote de atrativos”, é bom dar uma olhada nessa opção.
Machinarium (2009)
Mesmo já tendo sido lançado há um bom tempo, Machinarium é um game que não poderia ficar de fora de uma lista como esta. Afinal, poucos games possuem um estilo visual tão original. E o melhor é que as construções se encaixam perfeitamente com a premissa da história.
Com um gameplay marcado por diversos puzzles e um foco maior na evolução da narrativa, Machinarium é classificado por muitos como um jogo para crianças, já que seu visual e diversas passagens deixam grandes lições para os pequeninos (e as emoções são muitas).
https://www.youtube.com/watch?v=FCZgogFOWS0
Skul: The Hero Slayer (2021)
Desafiando os players com adversários complicados e mecânicas “emprestadas” de alguns roguelikes, Skul: The Hero Slayer é mais uma opção imperdível para os fãs de games com construções 2D. O jogo tem cenários belíssimos e conta uma história memorável.
Logicamente, por conta da presença dos elementos oriundos dos jogos roguelike, Skul: The Hero Slayer acaba apresentando um nível de dificuldade bastante acentuado. Ainda assim, superar os desafios que surgem ao longo da jornada é muito recompensador.
Valiant Hearts: The Great War (2014)
Por mais que Valiant Hearts: The Great War tenha sido criado para contar uma história incrível, suas mecânicas ainda garantem uma aventura marcada por puzzles, exploração e boas sequências de ação. E, claro, tudo isso acontece em meio a cenários desenhados de forma primorosa.
Como o nome do jogo sugere, temos aqui uma aventura que se passa em um cenário de guerra e, por consequência, alguns trechos da narrativa conseguem mexer com as emoções. Enfim, esse game parece um livro interativo e merece ser degustado com total atenção.
Touhou Luna Nights (2018)
Voltando a falar sobre os metroidvanias, temos o excelente Touhou Luna Nights, que dá enorme ênfase à exploração e conta com cenários que remetem a alguns dos maiores jogos de plataforma de todos os tempos, sem contar que as suas mecânicas “dão um show”.
É importante destacar também que alguns confrontos são marcados por uma verdadeira chuva de projéteis e efeitos especiais, o que faz os players sentirem que estão jogando um dos velhos “jogos de navinha” do gênero Shoot ‘em Up. Então, se você busca por uma experiência movimentada, Touhou Luna Nights é o jogo certo.
Cuphead (2017)
E por falar em games que remetem aos clássicos Shoot ‘em Ups, nos deparamos com o lendário Cuphead. Em termos de visual, esse game pode ser considerado como um dos mais bem construídos de todos os tempos. Melhor ainda, seu nível de qualidade, em termos de gameplay, também é muito elevado.
No que diz respeito à história, temos dois personagens caricatos que acabam se envolvendo com o Diabo e são forçados a realizar diversas tarefas, a fim de evitar que suas almas sejam destruídas. O game tem um nível de dificuldade bem elevado, mas garante muitas horas de diversão (especialmente no modo cooperativo).
Hollow Knight (2017)
No ponto médio desta lista, resolvi posicionar um dos jogos indie mais aclamados de todos os tempos, ou seja, o incrível Hollow Knight. Dotado de construções estilosas, mecânicas criativas e um nível de profundidade surpreendente, o game é um “prato cheio” para players dos mais diversos estilos.
Cabe destacar que uma sequência para o game já foi anunciada há um bom tempo e está sempre figurando nas listas de desejos dos players. Em outras palavras, esse jogo conseguiu abrir as portas para uma franquia que ainda deverá render belas aventuras para os aventureiros de plantão.
Dead Cells (2018)
Sendo um dos precursores da onda dos jogos roguelike-metroidvania que tem tomado conta do mundo dos games nos últimos anos, Dead Cells é mais uma opção imperdível entre os jogos 2D. Com cenários gerados de forma procedural, o game tem mecânicas que fazem a aventura parecer sempre uma novidade.
Para completar, mesmo já tendo sido lançado há bastante tempo, o jogo continua recebendo novos pacotes de conteúdo. Sendo assim, podemos dizer que Dead Cells é uma das aventuras com o maior potencial de rejogabilidade entre todas as opções citadas nesta lista.
Ori and The Will of the Wisps (2020)
Exibindo cenários que parecem obras de arte, Ori and The Will of the Wisps conseguiu aprimorar tudo aquilo que o seu incrível antecessor já tinha oferecido e deu continuidade à história do simpático Ori. Além do mais, o nível de dificuldade dos desafios aumentou de forma considerável.
É sempre bom destacar que o game foi extremamente elogiado pela crítica e pelos players, mas o futuro da franquia parece incerto, já que alguns relatórios surgiram há algum tempo, indicando que a desenvolvedora Moon Studios estava passando por sérios problemas organizacionais. Desde então, nunca mais ouvimos falar sobre a empresa e sua série de jogos (o que é uma pena).
Rain World (2017)
Parecido com Ori, Rain World é outra aventura protagonizada por um personagens simpático. E, claro, o game conta com cenários incríveis e mecânicas capazes de prender a atenção de todos, com direito a muitos puzzles e ideias que costumam marcar presença nos jogos de sobrevivência.
Em linhas gerais, podemos dizer que Rain World é aquele tipo de jogo que exige atenção a todo momento e pode acabar deixando nossos dedos em frangalhos, já que a movimentação é intensa. De qualquer forma, essa é mais uma alternativa interessante para um player de respeito levar em consideração.
The Messenger (2018)
Ostentando um visual que remete aos clássicos jogos da “era do nintendinho”, The Messenger é mais um jogo de ninja desafiador e empolgante. O título tem construções bastante simples, mas não deixa de encantar com sua paleta de cores diferenciada e seu level design absurdo.
Nessa aventura, controlamos um ninja cuja missão é levar uma mensagem muito importante até um misterioso destinatário. Obviamente, ao longo da jornada, nos deparamos com diversos obstáculos e cenários belíssimos. Resumindo, essa é mais uma aventura que merece um “test-drive”.
Kaze and The Wild Masks (2021)
E se você curte apoiar jogos brasileiros, sugiro que dê uma boa olhada no belíssimo Kaze and The Wild Masks. Esse game remete aos maiores clássicos do grupo dos jogos de aventura e plataforma e suas construções coloridas e muito bem desenhadas são encantadoras.
Além disso, temos uma mecânica inteligente que dá à personagem Kaze a capacidade de usar habilidades únicas, dependendo da máscara utilizada. Com toda a certeza, esse é um jogo que deixa claro que os devs brasileiros ainda vão conquistar um lugar de destaque na indústria dos games.
Vengeful Guardian: Moonrider (2022)
Outro game brasileiro que merece um lugar nesta lista com ótimos jogos 2D é o excelente Vengeful Guardian: Moonrider. O título é um produto da Joymasher, que é uma especialista em games com um ar retrô, e suas construções conseguem transportar qualquer um para a “era dos 16-bits”.
No que tange às mecânicas, Vengeful Guardian: Moonrider é um típico metroidvania, mas também pode ser classificado como um belo Hack and Slash, já que os confrontos são cheios de ação e a espada do personagem principal não para nem por um segundo.
Have a Nice Death (2022)
Have a Nice Death é mais um game que ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu cativar uma boa legião de fãs. Para começar, o título conta com um personagem principal incrível (a Morte) e suas fases cheias de ação encantam qualquer jogador.
Com construções gráficas impecáveis e uma fluidez única, Have a Nice Death já despontou como um dos projetos indie mais aguardados dos últimos tempos e tudo indica que o lançamento oficial deverá acontecer em breve. Então, vale a pena dar uma olhada nesse grande jogo.
Astlibra (2022)
Em todas as listas que eu lanço aqui no The Game Times, sempre faço questão de incluir um jogo que merecia ser mais conhecido. Nesta lista, esse game é o excelente Astlibra, que teve uma estreia bem discreta, mas logo acumulou uma boa quantidade de reviews positivos.
Mesclando elementos de jogos de RPG com estruturas típicas de jogos de plataforma, Astlibra já se tornou um grande sucesso. Ademais, seus cenários são muito bem construídos e acabam aumentando o apelo da aventura de forma considerável. Grande game!
Tails of Iron (2021)
Com uma pegada digna dos grandes jogos soulslike, Tails of Iron é outro game que não poderia ficar de fora desta lista com belos jogos 2D. Além dos gráficos bem desenhados, o jogo apresenta mecânicas incríveis e combates desafiadores contra chefões terríveis.
Por mais que as construções remetam a livros de histórias infantis, a história contada por Tails of Iron é bastante madura e cheia de momentos violentos. Para arrematar, ainda temos recursos que nos ajudam a customizar o nosso personagem de diversas formas, favorecendo assim o “role-playing”.
E não deixe de citar outros jogos 2D impecáveis!
Como pôde perceber, jogos com construções 2D ainda existem aos montes e deverão existir para sempre. Enquanto os devs continuarem sendo criativos, os players vão apostar nessas aventuras e dar uma chance para projetos criados por empresas com poucos recursos e muita criatividade.
E é isso! Se você curtiu o post, sugiro que não deixe de compartilhá-lo. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a seleção. E não se esqueça de indicar outros jogos 2D impecáveis quando for compartilhar, beleza? Conto com o seu apoio. Até a próxima…