Se você foi gamer durante a década de 1990, alguns dos melhores jogos de Super Nintendo devem ter deixado marcas profundas na sua memória. Afinal, estamos falando de um console que sempre rende boas discussões entre os players.
E o interessante é que os jogos lançados para a máquina da Nintendo foram tão importantes, que até hoje eles servem como fonte de inspiração para projetos novos. Aliás, certos jogos indie se destacam justamente por focar em construções da “era dos 16-bits”.
Enfim, como você já deve ter percebido, eu tive um SNES e dediquei muitas horas da minha vida à uma jogatina de qualidade com diversos títulos. Por conta disso, resolvi montar esta lista com os 21 melhores jogos de Super Nintendo. Como irá notar, a seleção abarca diversos gêneros e conta com uma boa dose de nostalgia… vamos conferir?
Super Mario World (1990)
Para abrir esta lista com os melhores jogos de Super Nintendo, eu não poderia citar qualquer outro jogo, a não ser o lendário Super Mario World, que era a fita que acompanhava certas versões do console. Além disso, esse game foi um dos precursores dos jogos de plataforma, o que corrobora com o seu status de lenda.
De modo geral, Super Mario World é uma aventura completa, na qual Mario, Luigi e Yoshi (em certas fases) são obrigados a encarar o vilão Bowser e seus filhos pirados, a fim de resgatar a princesa Peach. Em suma, esse é um clássico que todos os players veteranos devem ter curtido em algum momento.
Mortal Kombat 3 (1995)
Além de ser um dos jogos de luta mais importantes de todos os tempos, Mortal Kombat 3 merece um lugar especial nesta lista, pois foi uma das primeiras fitas que eu ganhei. E, claro, esse é o jogo que representou o ápice da franquia na “era dos 16-bits”.
Sim, é bem verdade que algumas edições especiais vieram depois e expandiram o elenco de lutadores do game, mas Mortal Kombat 3 foi o último game original antes de uma sequência de jogos vergonhosos. Enfim, quem curte boas sessões de pancadaria sabe o quanto esse jogo é importante.
Aero Fighters/Sonic Wings (1992)
Após ter feito muito sucesso no mundo dos fliperamas, Aero Fighters, que muitos players ficaram conhecendo como Sonic Wings (nome da versão japonesa), chegou ao Super Nintendo e logo se tornou um dos maiores expoentes do gênero Shoot ‘em Up.
O game segue o padrão dos “jogos de navinha” da época, mas sua ação intensa e a variedade de pilotos e aviões à disposição acabaram transformando-o em um grande destaque. Com toda a certeza, quem curte os chamados jogos para dois jogadores não pode deixar de revisitar esse clássico de vez em quando.
International Superstar Soccer Deluxe (1995)
Passando para o mundo dos esportes, esta lista com os melhores jogos de Super Nintendo “esbarra” agora no lendário International Superstar Soccer Deluxe, que foi o maior game de futebol da “era dos 16-bits” e serviu como base para clássicos como Campeonato Brasileiro ’96 e Ronaldinho Soccer ’97.
É sempre bom lembrar que International Superstar Soccer Deluxe também foi o responsável por introduzir o lendário Allejo (da seleção brasileira) e deu aos players a chance de fazer diversos “gols de placa”. Resumindo, em termos de jogos de futebol, esse foi o grande título que o Super Nintendo nos deu.
Chrono Trigger (1995)
Para quem curte jogos de RPG, o Super Nintendo também foi um espetáculo à parte. De modo geral, o console contou com games que deram início à “era de ouro do gênero”. Nesse sentido, Chrono Trigger se destaca como uma verdadeira obra-prima.
Dotado de um sistema de combates diferenciado (para a época) e de uma história digna de nota, Chrono Trigger conseguiu se tornar um clássico cult e até hoje é citado como um dos maiores RPGs de todos os tempos. Aliás, diversas versões remasterizadas do título já foram lançadas, o que é uma prova adicional de todo o seu apelo.
Super Metroid (1994)
Quando chegou ao Super Nintendo, Super Metroid já tinha a responsabilidade de manter o bom nome da sua franquia. O game nasceu para funcionar como uma sequência para os títulos lançados para o “Nintendinho” e para o Game Boy e conseguiu superar todas as expectativas.
Na verdade, não seria exagero algum dizer que esse título acabou marcando época, já que se tornou uma das bases dos famosos jogos metroidvania. De modo geral, por ter oferecido uma história impecável e desafios de alto nível, o jogo se tornou uma lenda que ainda hoje é lembrada constantemente.
https://www.youtube.com/watch?v=l2miukUnfTY
Castlevania: Dracula X (1995)
E como eu citei a “primeira metade” do gênero Metroidvania (Super Metroid), acho justo citar a segunda metade, ou seja, Castlevania. Na “era dos 16-bits”, a franquia teve como principal destaque o lendário Castlevania: Dracula X, que serviu como base para o incomparável Castlevania: Symphony of the Night.
Nessa aventura, os players assumem o controle do icônico Richter Belmont e são obrigados a encarar criaturas terríveis, enquanto exploram o castelo do Drácula e se preparam para um duelo mortal contra o referido anfitrião. O game tem boas doses de ação e é um dos favoritos dos fãs da franquia da Konami.
Megaman X (1993)
Elogiado por sua história e por contar com chefões desafiadores, Megaman X é mais um game que sempre costuma ser lembrado, quando a intenção é relacionar os melhores jogos de Super Nintendo. E sim, todas as honrarias recebidas pelo game são mais do que merecidas.
Megaman X chamou a atenção por introduzir mecânicas novas, na comparação com seus antecessores, e por contar com o personagem Zero. Curiosamente, o título pertence a uma série alternativa da franquia Mega Man, mas acabou fazendo mais sucesso do que muitos games da série principal.
Final Fight 3 (1995)
Apesar de muitos gêneros terem brilhado no Super Nintendo, os famosos Beat ‘em Ups acabaram roubando a maior parte das atenções. Esses jogos de “andar e bater” marcaram época e Final Fight 3 ainda hoje é lembrado como um dos mais importantes.
Vale ressaltar que o game foi um dos exclusivos do console da Nintendo e acabou imortalizando alguns personagens que depois foram relembrados em certos jogos de luta. De todo modo, esse é mais um jogo que muitos players não conseguem esquecer.
Street Fighter 2 (1994)
Durante a “era dos 16-bits”, os fãs de jogos de luta tiveram acesso a grandes games, mas Street Fighter 2 foi um dos que mais se destacaram. De fato, foi nessa época que a “santíssima trindade dos jogos de luta” (Mortal Kombat, Street Fighter e The King of Fighters) nasceu.
Em termos de gameplay, Street Fighter 2 se destacou pelos combates movimentados e pelos golpes fantásticos. No entanto, foi a expansão do elenco de lutadores que acabou fazendo o game ficar ainda mais interessante. Lembrando que o jogo recebeu diversas versões aprimoradas após o lançamento e se tornou ainda melhor.
Tales of Phantasia (1995)
No ponto médio desta lista com os melhores jogos de Super Nintendo, resolvi posicionar o primeiro jogo da minha franquia favorita, ou seja, Tales of Phantasia. Esse título só foi lançado no Japão, mas, graças ao trabalho de diversos fãs, já existem versões traduzidas (com direito a uma versão com legendas em PT-BR).
Em síntese, Tales of Phantasia definiu as bases para a franquia Tales Of e só não fez mais sucesso, pois os devs perderam o “timing do lançamento”. O game foi um dos projetos mais ambiciosos da “era dos 16-bits” e sua história tem passagens simplesmente geniais. Lenda!
Top Gear (1992)
Na “era dos 16-bits”, os players tiveram a oportunidade de curtir diversos jogos de corrida, mas poucos marcaram tanto quanto o primeiro título da franquia Top Gear. Pois é! Mesmo com suas construções e ideias simples, o game conseguiu fazer a alegria dos fãs da alta velocidade.
E o interessante é que a franquia ainda recebeu dois outros jogos para o console da Nintendo e ambos até apresentaram um bom nível de qualidade. Porém, o fato é que a primeira “entrada” da série deixou uma impressão muito forte e acabou fazendo o nome Top Gear entrar para o grupo das lendas.
Terranigma (1995)
Se você costuma ficar de olho nas listas que eu libero aqui no The Game Times, já deve saber que eu sempre tento incluir um game que merecia ser muito mais conhecido do que é. No caso desta lista com os melhores jogos de Super Nintendo, Terranigma é o destaque da “ala underrated”.
Sinceramente, não consigo entender como esse Action RPG tão incrível acabou fazendo menos sucesso do que títulos com níveis de qualidade bem inferiores. Enfim, afortunados foram os players que já acompanharam a incrível (e madura) história oferecida por Terranigma.
Super Mario Kart (1992)
Conforme eu destaquei ainda há pouco, quando falei sobre Top Gear, a “era dos 16-bits” foi marcada por ótimos jogos de corrida. Nesse sentido, outro destaque importante é o lendário Super Mario Kart, que conseguiu colocar os personagens insanos dos jogos do icônico Mario e disputas muito divertidas.
Mesmo seguindo as premissas dos principais jogos de corrida da época, Super Mario Kart merece elogios por dar aos players a chance de usar poderes especiais durante as corridas. Com essas mecânicas curiosas, as disputas acabam ficando muito mais emocionantes.
NBA Jam (1993)
Voltando a falar sobre jogos focados em modalidades esportivas, temos NBA Jam, que é um dos melhores jogos do Super Nintendo e uma memória viva nas mentes dos fãs de basquetebol. Aliás, com seu estilo arcade e as disputas com “times reduzidos”, o game deu início a uma excelente franquia.
É importante destacar que NBA Jam ainda conta com diversos players lendários, o que é uma ótima notícia, já que a década de 1990 foi marcada pela ascensão de alguns dos principais ícones do esporte (apesar de o grande Michael Jordan ter ficado de fora do elenco de personagens).
Secret of Mana (1993)
Secret of Mana foi mais um Action RPG que fez história no Super Nintendo e acabou ajudando a dar vida a uma franquia que é sempre lembrada por aqueles que não dispensam um bom JRPG. E mais, o jogo fez tanto sucesso que já ganhou diversas versões remake e remaster.
De modo geral, podemos dizer que essa aventura estabeleceu as bases para os jogos da série que vieram na sequência e apresentou elementos que todos os fãs reconhecem até hoje, como a Árvore de Mana e a Espada de Mana. Sem dúvidas, esse é um game obrigatório para quem curte RPGs clássicos.
The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991)
Ainda no grupo dos Action RPGs, temos o lendário The Legend of Zelda: A Link to the Past, que foi o terceiro game da lendária franquia da Nintendo e até hoje é considerado como um dos melhores RPGs de todos os tempos, superando jogos que foram lançados muito tempo depois.
Vale ressaltar que foi esse game que acabou introduzindo uma das principais “assinaturas” da franquia, ou seja, a ideia de mundos paralelos. Com base nessa premissa, The Legend of Zelda: A Link to the Past conseguiu atrair diversos fãs e estabeleceu as bases para os grandes games que vieram depois.
Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (1991)
Lenda dos arcades e dos consoles da “era dos 16-bits”, Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time fez tanto sucesso que, não faz muito tempo, um game chamado Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge foi lançado para funcionar como um belo tributo ao grande clássico.
De forma resumida, Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time dá aos players a chance de controlar uma das quatro Tartarugas Ninja, a fim de encarar hordas de adversários. Além do mais, o game foca em viagens no tempo, o que faz os cenários ficarem bem variados. Sendo assim, podemos dizer que esse é mais um título obrigatório.
Final Fantasy VI (1994)
A franquia Final Fantasy é tão clássica que já tinha recebido cinco grandes aventuras até meados da década de 1990 e ainda conseguiu emplacar um game que mudou tudo, em termos de qualidade de narrativa. Sim, estou falando sobre Final Fantasy VI, que é uma das aventuras mais memoráveis de todos os tempos.
Para você ter uma ideia, Final Fantasy VI deixou impressões tão fortes, com seu mundo e seus personagens, que ainda hoje o jogo é alvo de diversas análises. Ademais, o vilão Kefka está sempre aparecendo em listas com os maiores vilões da história dos games. Portanto, temos aqui um game que não pode ficar de fora de qualquer lista com os melhores jogos de Super Nintendo.
Donkey Kong Country
Dentre todos os jogos citados nesta lista, Donkey Kong Country foi um dos que eu mais joguei quando era criança. Eu nunca cheguei a ter a fita, mas a aluguei mais vezes do que poderia contar (e alugaria mais vezes, já que estamos falando de um título incrível).
Nessa aventura, Donkey Kong e Diddy Kong usam suas habilidades para encarar os desafios da selva e os “minions” do vilão K. Rool. Donkey Kong Country é um clássico dos jogos de plataforma e suas mecânicas definiram diversos padrões para o gênero. Aliás, é uma pena a Nintendo ter decidido colocar a franquia “na geladeira”.
Sunset Riders (1991)
Antes de jogos como Gun, Call of Juarez e Red Dead Redemption, as aventuras no Velho Oeste do mundo dos games tinham um único nome: Sunset Riders. Esse game fez sucesso nos arcades por um bom tempo, até finalmente ganhar versões para os consoles da época e entrar para a história.
Para poder encarar os desafios, os players têm quatro heróis à disposição e cada um deles consegue adicionar novidades ao gameplay. E para arrematar, ainda temos fases com cavalos em alta velocidade e bandidos à solta, sem contar que os tiroteios nunca param.
Os melhores jogos de Super Nintendo… e ainda ficaram faltando muitos!
Bem, essa foi a lista com os melhores jogos de Super Nintendo, na visão do The Game Times, e acho que consegui deixá-la bem variada. Todavia, sei muito bem que acabei deixando outras lendas de fora (tive que fazer isso ou seria obrigado a escrever um livro).
Por conta disso, gostaria de contar com o seu apoio: se você puder compartilhar o post e fazer as suas menções honrosas, vamos ficar com uma lista ainda mais completa e mais players vão ter a chance de revisitar as excelentes memórias que os melhores jogos de Super Nintendo nos proporcionaram. Até a próxima…