Quando falamos em jogos de sobrevivência multiplayer, estamos nos referindo àqueles games que colocam os players em ambientes hostis, forçando-os a unir forças para encarar os desafios ou incitando-os a lutar uns contra os outros, em um contexto de “ou você mata ou você morre”.
E, claro, esses games apostam em temáticas diferentes, o que faz com que os players fiquem com belas opções à disposição. Aliás, até mesmo as perspectivas variam bastante, garantindo assim sessões de gameplay bem diversificadas.
Sabendo disso, resolvi montar esta lista para apresentar 17 jogos de sobrevivência multiplayer que merecem a sua atenção. Como irá notar, separei aventuras com níveis de dificuldade bem elevados e muitas mecânicas capazes de prender a sua atenção por muitas horas… vamos começar?
Rust (2013)
Dando início a esta lista com jogos de sobrevivência multiplayer, temos o excelente Rust. Esse jogo foi criado inicialmente como um clone do ótimo DayZ (que ainda vou citar nesta seleção), mas acabou evoluindo de uma forma bem interessante e começou a ficar mais popular após alguns anos.
Em suma, o game apresenta todos os elementos que fazem os jogos de sobrevivência serem tão interessantes e ainda oferece um mundo aberto incrível, no qual quase tudo pode ser mortal, inclusive os outros jogadores. Sem dúvidas, esse é um game que vai mexer com os seus nervos.
Don’t Starve Together (2016)
Em 2013, o ótimo Don’t Starve foi lançado e seu sucesso foi enorme, mas os players logo começaram a pedir aos devs para introduzirem um modo multiplayer na experiência. Daí, a equipe de criação resolveu atender aos pedidos e criou um jogo standalone, chamado Don’t Starve Together.
De modo geral, o título segue as premissas básicas do game original, mas dá aos players a chance de unir forças, com vistas a tentar encarar um mundo sombrio, no qual a escassez de recursos gera uma tensão enorme. Vale lembrar que esse título tem um nível de dificuldade bem acentuado, ou seja, é bom você preparar o coração antes de começar a jogar.
Valheim (2021)
Apesar de ainda estar no regime Early Access, Valheim já merece a atenção de todos aqueles que curtem batalhas pela vida. Além disso, o game aposta em aventuras que têm o mundo nórdico como plano de fundo, o que quer dizer que a experiência acaba funcionando como uma simulação da vida dos vikings (com elementos sobrenaturais).
Felizmente, o jogo pode ser experimentado por até 10 jogadores ao mesmo tempo. A jogatina se desenrola no melhor estilo cooperativo e há muitas mecânicas criativas que fazem tudo ficar muito mais envolvente e imersivo. Resumindo, essa é uma opção imperdível.
Tribes of Midgard (2021)
Também apostando na cultura nórdica, Tribes of Midgard tem uma premissa parecida com a do Valheim, mas seu estilo visual tem uma pegada diferenciada e há uma boa série de mecânicas típicas dos melhores jogos de ARPG. Com isso, as batalhas acabam se tornando mais movimentadas e divertidas.
Cabe destacar também que o título apresenta um sistema de construção muito bem desenvolvido e garante uma jogatina cooperativa para até 10 jogadores. Detalhe: os adversários do game são desafiadores e alguns chefões gigantescos são particularmente irritantes, mas a experiência é ótima.
Left 4 Dead 2 (2009)
Agora, se você curte jogos de zumbis, Left 4 Dead 2 é um clássico que não dá para ignorar. O game se apresenta sob uma perspectiva de primeira pessoa e um gameplay mais voltado para o lado da ação, mas consegue mexer com os nossos nervos, ao nos colocar diante de hordas de mortos-vivos.
É válido destacar também que o game apresenta diversas histórias interessantes e modos de jogo distintos, garantindo assim uma jogatina bem diversificada. E como essa é uma opção que já está na ativa há muitos anos e segue fazendo sucesso, nem é preciso colocar em dúvidas o seu alto nível de qualidade.
Project Zomboid (2013)
Outro game com zumbis que não poderia ficar de fora desta lista cheia de ótimos jogos de sobrevivência multiplayer é Project Zomboid. Curiosamente, o game foi liberado há muitos anos, mas ainda está no regime Early Access e demorou um bom tempo para oferecer opções multiplayer.
De todo modo, o fato é que esse é um jogo que nos ajuda a ter uma ideia clara de como seria um apocalipse zumbi, se ele realmente acontecesse. Além do mais, a jogatina é marcada por diversas mecânicas criativas e a perspectiva “mais global” é aterradora, pois não é nada tranquilizante ver zumbis por todos os cantos.
Grounded (2022)
Se você se lembra do filme Querida, Encolhi as Crianças, vai adorar o excelente Grounded. Afinal, o jogo aposta na mesma premissa da referida produção. Isto é, assumimos o controle sobre crianças que tiveram seus tamanhos reduzidos e têm que fazer de tudo para sobreviver em um quintal cheio de insetos e outros perigos.
Obviamente, os players também têm que ficar atentos às necessidades básicas dos personagens e aos objetivos das missões, já que há uma história bem interessante para acompanhar. Enfim, esse é um jogo de sobrevivência diferenciado, que você não pode deixar de conferir.
Sons Of The Forest (2023)
Sequência do ótimo The Forest, Sons Of The Forest ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu se consolidar como mais uma bela opção para quem curte desafios de sobrevivência. O game nos coloca na ilha do primeiro jogo e conta com canibais e outros terrores.
Por se apresentar sob uma perspectiva de primeira pessoa, Sons Of The Forest acaba mexendo com os nossos nervos de forma intensa. E, claro, a escassez de recursos é uma constante, o que deixa a experiência bastante complicada em certos momentos. Não deixe de experimentar!
Raft (2022)
No ponto central desta seleção com ótimos jogos de sobrevivência multiplayer, resolvi posicionar o ótimo Raft. Esse game explora a ideia de um mundo no qual as águas dos oceanos tomaram conta do planeta e forçaram os seres humanos a viverem em alto-mar, no melhor estilo Waterworld – O Segredo das Águas.
Logicamente, os players têm muitas mecânicas criativas para explorar, mas a falta de recursos é preocupante. Em certos momentos, você até fica com aquela sensação de desespero, pois só consegue enxergar água por todos os lados e tubarões são apenas uma parte do conjunto de ameaças do jogo. Ótima opção.
V Rising (2022)
Apresentando uma pegada “meio Diablo”, V Rising se destaca por colocar os players na pele de vampiros, ou seja, as necessidades básicas dos personagens são diferentes, já que a busca por sangue acaba se tornando intensa. E não, não é tão fácil encontrar “boas presas”.
Esse game ainda está no regime Early Access, mas vem registrando números muito interessantes e seus devs já estão trabalhando no update que promoverá o lançamento oficial. Sendo assim, acho bom você não deixar de conferir essa aventura tão envolvente.
Necesse (2019)
Para aqueles que não ligam muito para gráficos realistas, Necesse é uma ótima alternativa. O jogo ainda está no regime Early Access, mas conta hoje com diversos recursos interessantes e seu mundo aberto é enorme, com direito a muitos biomas e ameaças.
Como costuma acontecer com os melhores jogos indie, esse título compensa a falta de gráficos de alto nível com uma boa série de mecânicas criativas. No fim das contas, Necesse acaba se apresentando como uma opção que garante uma experiência co-op memorável e com um alto potencial de rejogabilidade.
State of Decay 2 (2018)
Voltando a falar sobre jogos de zumbis, temos aqui o excelente State of Decay 2. Esse jogo explora a ideia de apocalipse zumbi de uma forma muito envolvente e acaba incitando o trabalho em equipe, já que os players têm que unir forças para criar comunidades fortes o bastante para sobreviver em meio ao caos.
Por conta da premissa do jogo, os players devem dar muita atenção aos sistemas de construção de bases e planejar muito bem suas ações. Em síntese, podemos dizer que State of Decay 2 é uma das opções mais interessantes desta seleção com jogos de sobrevivência multiplayer.
The Isle (2015)
Colocando os players na pele de feras jurássicas, The Isle acaba despontando como uma opção diferenciada, dentre os jogos de sobrevivência, e um “prato cheio” para quem é fã de jogos de dinossauros. E mais, as construções gráficas do game garantem um alto nível de imersão.
Mesmo ainda estando no regime Early Access, o game já conta com mecânicas capazes de nos entreter por muitas horas. E sim, a perspectiva diferenciada (já que nós somos os dinossauros) deixa as coisas ainda mais interessantes. Certamente, esse é um jogo que merece um olhar mais atento.
Smalland: Survive in the Wilds (2023)
Smalland: Survive in the Wilds é mais um game que aposta na ideia de personagens de tamanho reduzido, encarando os perigos do mundo selvagem que geralmente não notamos, como as disputas entre insetos, os hábitos de répteis e anfíbios, etc.
Como bônus, o game ainda apresenta uma pegada meio fantasiosa, o que faz as batalhas remeterem a conflitos medievais. E só para constar, o jogo ainda está no regime Early Access, mas continua sendo muito bem cuidado pelos devs e já conta com muitas mecânicas criativas. Vale a pena dar uma olhada!
The Outlast Trials (2023)
Título mais recente da franquia Outlast, The Outlast Trials é mais um game que ainda está no regime Early Access, mas já merece atenção. Essa é uma opção que se encaixa com as regras desta lista cheia de ótimos jogos de sobrevivência multiplayer, mas pende bastante para o lado dos games de terror.
De forma resumida, o jogo nos coloca na pele dos participantes de um experimento macabro e mexe com a nossa mente de várias formas. E como as coisas ficam bem insanas em certos momentos, só posso indicar essa opção para aqueles que realmente têm nervos de aço.
DayZ (2018)
Cumprindo a promessa feita no início do post, eis aqui o ótimo DayZ. Esse jogo nasceu como um mod do lendário ARMA 2 e passou muitos anos em um processo de polimento, até alcançar a sua versão final. Ainda assim, os devs seguem trabalhando para manter a experiência atrativa.
No contexto do jogo, temos um apocalipse zumbi um pouco diferente, já que os zumbis não seguem o padrão tradicional e se apresentam como pessoas normais, mas extremamente descontroladas e agressivas. De todo modo, a luta pela sobrevivência é ferrenha e os outros jogadores também são ameaças. Muito bom!
Terraria (2011)
Colocando um ponto final nesta seleção com jogos de sobrevivência multiplayer, temos o lendário Terraria, que continua sendo um dos maiores ícones do grupo dos jogos indie. O game tem construções gráficas simples, mas suas mecânicas viciantes conseguem prender a nossa atenção por muitas horas.
Na verdade, esse é aquele tipo de jogo que faz você querer ficar experimentando coisas novas e explorando sem parar. Em outras palavras, se você decidir fazer um “test-drive” com o game, são grandes as chances de ele se tornar um dos seus favoritos. Lenda!
E não deixe de citar outros jogos de sobrevivência multiplayer
Como pôde perceber, o gênero sobrevivência conta com títulos que apostam em temáticas bem diversificadas, mas sempre desafiam os players ao máximo. E o melhor é que a minha seleção é apenas uma pequena fração de tudo aquilo que os jogos desse tipo têm a oferecer.
E é isso! Se você curtiu as minhas indicações, peço que não deixe de compartilhar o post e citar outros jogos de sobrevivência multiplayer que merecem atenção. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir a minha lista e mais games serão sugeridos. Conto com o seu apoio. Até a próxima…