Desde 1996, os jogos do Crash Bandicoot vêm garantindo a diversão de fãs dos mais diversos gêneros e consolidando o status do insano personagem como um dos ícones da indústria dos games. Aliás, acho até válido dizer que o marsupial já faz parte do grupo das lendas, junto com o Mario, Kirby, entre outros.
Curiosamente, essa franquia passou “pelas mãos” de diversas desenvolvedoras e publishers, mas os games sempre apresentaram um bom nível de qualidade. Não à toa, a legião de fãs da série não diminuiu e não são poucos os pedidos por novas aventuras.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar este post para apresentar trezes jogos do Crash que merecem total atenção. Sim, eu sei que a quantidade de games é enorme, mas acho que a minha seleção já vai deixar bem claro que esse personagem comanda uma franquia lendária… vamos às opções?
Crash Bandicoot (1996)
Para abrir esta seleção com jogos do Crash, temos o game que deu vida à franquia, ou seja, o clássico Crash Bandicoot. Esse título foi liberado como um exclusivo do PS1 e abriu as portas para um universo fictício (as Ilhas Wumpa), localizado ao noroeste da Austrália.
De modo geral, o game foi um dos precursores da fase 3D dos jogos de plataforma e seus desafios conseguem prender a atenção dos aventureiros até hoje. Detalhe: o título apresenta um final secreto, mas os responsáveis pela aventura confirmaram que não se trata de um desfecho canônico.
Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997)
Por conta do sucesso do primeiro game da franquia, os devs não perderam tempo e logo liberaram o excelente Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back. De modo geral, o título seguiu as premissas do seu antecessor, mas não deixou de adicionar algumas novidades à experiência.
Logicamente, a história deu continuidade aos eventos do primeiro jogo e alguns chefões novos chegaram para atrapalhar a vida do icônico marsupial. No fim das contas, essa aventura apresentou um ótimo nível de qualidade e pavimentou o caminho para uma terceira e épica aventura.
Crash Bandicoot 3: Warped (1998)
Classificado por muitos como o melhor jogo da franquia, Crash Bandicoot 3: Warped conta com cenários grandiosos, mecânicas extremamente criativas e fases que acabam flertando com diversos gêneros. E como a história foca em viagens no tempo, as coisas ficam ainda mais interessantes.
Vale destacar que esse jogo oferece alguns desafios bem exigentes, o que faz com que a tarefa de “zerar o game (de fato)” fique muito complicada. Ainda assim, não foram poucos os players que dedicaram horas à aventura, com vistas a quebrar todas as caixas, encontrar as gemas, etc. Lenda!
Crash Team Racing (1999)
Como o elenco de personagens insanos da franquia é enorme, não demorou muito até os devs resolverem criar um spin-off no estilo Mario Kart. Sim! Crash Team Racing segue por essa linha e consegue garantir algumas corridas emocionantes, com direito a alguns poderes especiais bem curiosos.
É importante salientar que, apesar de dar ênfase às corridas, o game tem uma história que não faz parte da cronologia oficial dos jogos do Crash, mas acaba nos dando uma motivação adicional para superar os adversários. Ainda assim, são as opções multiplayer e a alta velocidade que acabam despontando como os verdadeiros destaques do título.
Crash Bandicoot: Wrath of Cortex (2001)
Apesar de Crash Bandicoot: Wrath of Cortex não poder ser citado como um dos melhores jogos do PS2 (e dos outros consoles da mesma geração), o game ainda consegue garantir boas horas de gameplay. E, claro, o icônico Crash rouba a cena em diversos momentos.
De forma resumida, essa é uma opção que se encaixa com o grupo dos jogos de aventura e plataforma e a história evolui de uma forma bem interessante, apesar de muitas das ideias do ótimo Crash 3 terem sido “recicladas” com alguns pequenos ajustes. Vale a pena conferir!
Crash Twinsanity (2004)
Produto dos mesmos criadores do Wrath of Cortex, Crash Twinsanity chegou a ser apresentado em alguns países como Crash 5, e a verdade é que o game realmente dá continuidade à história apresentada em seus antecessores (de acordo com a cronologia oficial).
Em termos de gameplay, temos os elementos típicos de jogos de aventura e plataforma, mas há algumas mecânicas que adicionam um “ar de novidade” à experiência. E mais, esse jogo é um dos mais bem-humorados da franquia, o que acaba gerando muitas gargalhadas em meio às sessões de jogatina.
Crash of the Titans (2007)
Sexto jogo da cronologia principal da série, Crash of the Titans foi produzido por diversas equipes e não chegou a fazer muito sucesso, mas apresentou elementos que conseguiram fazer a alegria dos fãs e sua história deu continuidade aos eventos apresentados nos games anteriores.
Nesse título, a jogatina acabou pendendo um pouco mais para o lado da ação, mas os elementos típicos dos jogos de aventura e plataforma foram mantidos, assim como o bom humor. Em suma, esse não é um jogo inesquecível, mas está longe de ser uma mancha no histórico da franquia.
Crash: Mind Over Mutant (2008)
Apresentando animações diferenciadas para revelar sua história, Crash: Mind Over Mutant é bem superior ao Crash of Titans, mas sua câmera é um verdadeiro problema e pode acabar gerando diversas frustrações em determinados momentos da aventura.
De todo modo, o game mantém o bom nível dos jogos do Crash intacto e suas mecânicas são boas o bastante para fazer os players continuarem engajados do início ao fim. E só para constar, alguns ports do jogo, especialmente o do Nintendo DS, não são recomendados.
Crash Bandicoot 4: It’s About Time (2020)
Bagunçando (ou corrigindo) a cronologia oficial da franquia, Crash Bandicoot 4: It’s About Time chegou para alterar os eventos que aconteceram em todos os games lançados após o clássico Crash Bandicoot 3: Warped. Não à toa, o título apresenta o número 4 em destaque.
E como estamos falando de um game mais moderno, as construções gráficas logo “saltam aos olhos”, mas o gameplay também foi refinado, com direito a novas mecânicas e muitas melhorias. Cabe destacar que o título apresenta um nível de dificuldade bem acentuado, mas fica bem alinhado com a trilogia original nesse quesito.
Crash Team Rumble (2023)
Jogo mais recente da franquia (até o momento) Crash Team Rumble foge bastante ao padrão da série, ao apresentar uma jogatina mais voltada para o lado dos Party Games (com uma “pitada” de elementos de jogos de plataforma e estratégia em tempo real).
Em linhas gerais, o jogo reúne alguns dos personagens mais icônicos da série em arenas e desafia os players a coletar a maior quantidade possível de “Wumpa Fruits”. Obviamente, essa premissa garante disputas intensas e altamente competitivas. Ótima opção!
Crash Team Racing Nitro-Fueled (2019)
Versão reimaginada do clássico game de 1999, Crash Team Racing Nitro-Fueled apresenta as insanas corridas com gráficos de alto nível, novas doses de conteúdo, mecânicas novas, poderes adicionais e algumas alterações em certas regras (o chefão Nitros Oxide pode ser selecionado pelos players).
Outra grande inovação desse remake foi a introdução de modos de jogo online, o que acabou fazendo as disputas ficarem muito mais interessantes e intensas. Sendo assim, podemos dizer que essa é mais uma opção que os fãs do Crash não podem deixar de conferir.
Crash Bandicoot: The Huge Adventure (2002)
Como eu decidi focar mais no jogos do Crash que pertencem à cronologia oficial, não sobrou muito espaço para incluir spin-offs nesta seleção. Porém, o ótimo Crash Bandicoot: The Huge Adventure merece uma menção honrosa, já que o game fez muito sucesso no Game Boy Advance.
De certo modo, o título remete às fases bônus do clássico Crash Bandicoot 3: Warped, já que temos uma perspectiva 2D. Com essa estrutura, a experiência pende bastante para o lado dos jogos de plataforma tradicionais e se torna bem atrativa para os mais veteranos. Não deixe de dar uma olhada!
Crash Bandicoot N.Sane Trilogy (2017)
Arrematando esta lista em grande estilo, temos a coletânea Crash Bandicoot N.Sane Trilogy, que apresenta versões remasterizadas dos três primeiros jogos da franquia. Em outras palavras, esse é um conjunto obrigatório para aqueles que veneram a trilogia criada pela Naughty Dog (que faz parte do grupo dos melhores jogos de PS1).
Como não poderia deixar de ser, os jogos da coletânea apresentam construções gráficas aprimoradas, mas muitas mecânicas e novidades foram adicionadas, o que acaba aumentando o valor do “pacote” de forma considerável. Portanto, temos aqui três aventuras que merecem ser revisitadas.
E não deixe de curtir os jogos do Crash!
Conforme pôde perceber, o icônico Crash Bandicoot já protagonizou diversas aventuras e todas elas apresentam atrativos capazes de garantir boas horas de gameplay. E como a franquia pertence à Activision e essa empresa foi comprada pela Microsoft, tudo indica que poderemos ter novidades no futuro.
E é isso! Agora você tem uma lista com ótimo jogos do Crash para conferir e só precisa separar um tempo para encarar as sessões de gameplay. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nas melhores aventuras do icônico personagem. Até a próxima…