Certas franquias do mundo dos games possuem ideias e universos tão ricos, que muitas vezes os devs decidem criar os chamados spin-offs, com vistas a explorar suas criações sob uma ótica diferenciada.
No entanto, essas produções derivadas nem sempre fazem o sucesso esperado. Isto é, em muitos casos, temos títulos que não apresentam um bom nível de qualidade e acabam gerando muitas frustrações para os players.
Ainda assim, há alguns spin-offs que fogem a essa regra e fazem tanto sucesso que ou entram para a história ou dão origem a belas subséries. E como você já deve ter percebido, foi para falar sobre alguns desses “fenômenos” que eu resolvi montar esta seleção… vamos conferir?
Persona (desde 1996)
Para abrir esta lista com excelente spin-offs, resolvi citar a lendária franquia Persona. Afinal, essa é uma série tão aclamada, que muitos ignoram o fato de ela ter nascido como um produto derivado da franquia Megami Tensei (ou Shin Megami Tensei).
De modo geral, os jogos da série aproveitam muitas das ideias da sua fonte de inspiração, mas inovam com uma boa mescla de elementos típicos de jogos de RPG e até mesmo de jogos de simulação. Não à toa, até hoje o nome Persona é um sinônimo de sucesso!
Gears Tactics (2020)
Com cinco títulos em seu “currículo”, a franquia Gears (antes chamada de Gears of War) foi transportada para o mundo dos jogos de estratégia com o excelente Gears Tactics. E felizmente, apesar de os fãs de jogos de ação não terem curtido muito a aventura, a ideia deu certo.
Vale ressaltar que Gears Tactics conta uma história anterior aos eventos do primeiro jogo da série principal, ou seja, temos aqui uma prequela cheia de atrativos e que nos ajuda a entender um pouco mais sobre o rico universo que serve como plano de fundo para alguns jogos épicos.
Mario Kart (desde 1992)
Quando o primeiro Mario Kart foi lançado, lá na “era do Super Nintendo”, ficou claro que a Nintendo tinha dado vida a uma subsérie que entraria para a história. Daí, os títulos que vieram na sequência confirmaram as expectativas, dando aos fãs de jogos de corrida algumas belas opções de entretenimento.
Vale lembrar que Mario Kart 8 Deluxe ainda é o jogo mais vendido do Nintendo Switch, o que confirma o status de lenda que a subsérie alcançou ao longo dos anos. Em outras palavras, temos aqui um game que resume perfeitamente a ideia básica desta lista com excelentes spin-offs.
Darksiders Genesis (2019)
Mantendo o mesmo nível de adrenalina gerado pela série principal, Darksiders Genesis surgiu com uma alternativa muito interessante para os players que curtem jogos que seguem a “fórmula” Diablo. Obviamente, com o apelo de um universo extremamente interessante.
Outro grande destaque desse título é o seu conjunto de opções destinadas a uma jogatina cooperativa. Além do mais, a história é muito bem desenvolvida e nos ajuda a entender melhor o mundo de Darksiders e os eventos que antecederam a trilogia.
Forza Horizon (desde 2012)
Oferecendo uma experiência mais arcade do que a franquia Forza Motorsport, a subsérie Forza Horizon fez tanto sucesso ao longo dos anos, que até fica difícil saber qual é a série principal e qual é o spin-off. De qualquer forma, temos aqui um conjunto de games de corrida que merecem total atenção.
Com títulos dotados de mecânicas típicas de jogos de mundo aberto e construções gráficas de alto nível, a série Forza Horizon já se consolidou como uma das mais interessantes para os fãs da alta velocidade e o título mais recente, Forza Horizon 5, deixou claro que o nível de qualidade desses spin-offs continua crescendo.
The Witcher Tales: Thronebreaker (2018)
Jogos de cartas colecionáveis costumam ser as “escolhas seguras” quando o assunto é criar spin-offs. E sim, The Witcher Tales: Thronebreaker é o jogo que leva a lendária franquia The Witcher para o mundo dos TCGs (ou CCGs). Aliás, essa transição é feita de uma forma excelente.
Aproveitando toda a riqueza do universo da série principal, The Witcher Tales: Thronebreaker oferece um gameplay bastante estratégico e uma trama diferenciada, que consegue prender a atenção dos players do início ao fim. Sem dúvidas, esse é um produto derivado de respeito.
Mega Man X (desde 1993)
No ponto médio desta lista com excelentes spin-offs, temos Mega Man X, outra subsérie aclamada, que chegou ao ponto de ofuscar a série principal. De modo geral, os títulos não são tão diferentes da franquia Mega Man, mas contam uma boa história, com direito à introdução de alguns personagens icônicos.
É bom ressaltar que a subsérie Mega Man X passou por problemas com certos títulos, mas continua sendo muito amada pelos fãs. Como prova disso, temos os ótimos números registrados por uma coletânea lançada em 2018, que deu a todos a chance de revisitar todos os oito títulos lançados até o momento.
Pokémon GO (2016)
Fazendo uso do conceito de realidade aumentada, Pokémon GO surgiu para dar aos players de todo o mundo a chance de realizar o sonho de capturar seus Pokémon favoritos. E, claro, isso acabou fazendo o game se tornar um dos maiores fenômenos da indústria de jogos eletrônicos.
Em linhas gerais, Pokémon GO faz uso de diversos elementos da franquia principal, mas usa o GPS e a câmera dos dispositivos móveis para “apimentar” a jogatina. Com isso, o mundo real acaba se tornando um grande mapa e os outros players, postulantes ao título de Mestre Pokémon.
Halo Wars (desde 2009)
Apesar de não receber novidades há um bom tempo, a subsérie Halo Wars conseguiu, com apenas dois títulos, explorar o universo da franquia Halo de uma forma diferenciada, tornando-se uma excelente opção para os fãs de jogos de estratégia em tempo real.
Por apostar em um gênero completamente diferente da série principal, os jogos da subsérie Halo Wars apresentam os conflitos sob uma nova perspectiva e ampliam as proporções de uma forma surreal. Certamente, esse é um título que merece ser degustado por muitas horas.
Tiny Tina’s Wonderlands (2022)
Derivado da franquia Borderlands, Tiny Tina’s Wonderlands conseguiu abrir um caminho alternativo bem interessante, mas sem deixar de lado os elementos típicos de jogos de tiro em primeira pessoa e jogos de RPG. Além disso, o humor ácido da série principal continuou intacto.
Outro grande destaque do ótimo Tiny Tina’s Wonderlands é o seu time de personagens. Como eu destaquei, o jogo é rico em humor ácido e grande parte do seu apelo está justamente em todas as performances dos heróis e vilões caricatos que brilham na aventura.
Monster Hunter Stories (desde 2016)
Apostando em um gameplay completamente diferente daquele oferecido pela série principal, Monster Hunter Stories é uma subsérie que adiciona um charme especial às caçadas aos monstros e dá aos players a oportunidade de capturar as criaturas e treiná-las (no melhor “estilo Pokémon”).
Além das mecânicas diferenciadas, os jogos da subsérie Monster Hunter Stories chamam a atenção por contar com tramas mais complexas, o que aumenta o apelo das aventuras para quem não dispensa um bom JRPG e prefere sistemas de batalhas em turnos.
Hyrule Warriors: Age of Calamity (2020)
Games do gênero Musou também costumam ser “escolhas seguras”, quando os devs pensam em criar spin-offs. Para esta lista, resolvi citar o ótimo Hyrule Warriors: Age of Calamity como um representante de peso desse grupo de produtos derivados tão interessantes.
Nesse game, os players têm a chance de curtir uma nova aventura baseada na franquia The Legend of Zelda. A história foca em eventos que acontecem 100 anos após o fim de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e um time com excelentes personagens é colocado à disposição dos players.
Final Fantasy Tactics (desde 1997)
Colocando um ponto final nesta lista com ótimo spin-offs, temos o lendário Final Fantasy Tactics. Sim, estamos falando de uma subsérie derivada da franquia Final Fantasy, mas resolvi focar apenas no primeiro título, que se tornou o expoente máximo dos RPGs táticos.
Nesse game, os players encontram todas as mecânicas que definiram um gênero e ainda são arrebatados por uma história impecável e personagens incríveis. Em suma, Final Fantasy Tactics é tão bom que até hoje existem players buscando por um sucessor espiritual.
E não deixe de citar outros spin-offs de qualidade!
Observando a lista, fica claro que, quando os devs “acertam na mão”, os spin-offs gerados conseguem roubar a atenção de muita gente. Infelizmente, não é sempre que as coisas seguem por esse sentido, o que nos força a ter que ficar buscando por produtos derivados de qualidade.
Por saber disso, gostaria de pedir para você compartilhar o post e indicar outros spin-offs de qualidade. Desse modo, você vai apresentar esta lista para outras pessoas e ainda dará mais sugestões interessantes, o que deverá facilitar as buscas de muita gente. Conto com o seu apoio. Até a próxima…