Se fôssemos brincar de adedonha e tivéssemos que citar jogos com A, a tarefa não seria nada complicada. Afinal, a quantidade de games cujos nomes começam com a primeira letra do alfabeto não é pequena. E, claro, isso também quer dizer que somente uma grande coincidência nos faria citar os mesmos games que os outros participantes do jogo.
Enfim, o fato é que o The Game Times resolveu dar início a uma brincadeira (que pode ganhar outros capítulos) e reuniu aqui 15 grandes games. Como irá notar, fiz o possível para selecionar aventuras de diversos gêneros e opções que não são tão óbvias assim.
Desse modo, se a sua próxima sessão de adedonha exigir jogos com A, você já vai ter um arsenal de opções para citar e poderá avançar para as outras categorias dessa brincadeira tão popular. Portanto, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos começar?
Ace Attorney (desde 2001)
Dando início a esta seleção de jogos com A, temos a franquia Ace Attorney, cujo primeiro título foi lançado em 2001. Quem é fã dos jogos da Capcom sabe que essa série oferece experiências curiosas, que pendem bastante para o lado das visual novels e dão enorme ênfase à narrativa.
Em linhas gerais, os jogos nos colocam no papel de um advogado talentoso, chamado Phoenix Wright, e nos dão a missão de encarar disputas nos tribunais. Os casos são bem interessantes e os desafios intelectuais são curiosos. Vale a pena conferir essa opção tão diferenciada.
Alien: Isolation (2014)
Em um vídeo que lançamos no canal oficial do The Game Times, no Youtube, citamos o excelente Alien: Isolation em meio às opções mais aterrorizantes para fãs de jogos de terror (você poderá conferir o registro logo abaixo). E sim, esse é um game para quem tem nervos de aço.
Para começar, o maldito Alien sempre está à espreita e ele vai analisando nossos padrões de comportamento. Assim, se usarmos a mesma estratégia sempre, são grandes as chances de o monstro nos surpreender em certo momento. Sem dúvidas, esse é um jogo que você não vai querer curtir nas noites mais escuras.
Ashen (2018)
Outro game que foi citado em uma das seleções que liberamos no Youtube (você poderá conferir logo abaixo) é o incrível Ashen. Esse game segue pela linha dos famosos soulslikes, mas se destaca por ter um caráter mais contemplativo, que às vezes nos faz pensar que as coisas são mais fáceis do que realmente são.
Cabe ressaltar que o título ainda apresenta um estilo visual único, um sistema que garante a criação de personagens com características alinhadas com o estilo dos players e um mundo aberto impressionante. Em suma, essa é uma daquelas opções que mereciam ser muito mais conhecidas do que realmente são.
A Hat in Time (2017)
Representando os games de aventura e plataforma com propriedade, A Hat In Time é um jogo que nos coloca no controle de uma simpática garota alienígena, que embarca em uma jornada para recuperar os chamados “Pedaços do Tempo” (usados para desbloquear novas áreas).
A aventura segue o padrão do gênero e suas estruturas remetem aos platformers que foram lançados para o Nintendo 64. Em outras palavras, temos aqui uma alternativa de altíssimo nível, que eleva ainda mais o apelo desta seleção focada em jogos com A.
Aragami (2016)
Agora, se você é fã de jogos de ninja e curte um gameplay mais voltado para o lado da furtividade, Aragami é a alternativa perfeita. O game pende bastante para o lado da ação e da aventura, mas sua mecânica focada na utilização de sombras deixa tudo muito mais estratégico.
Além disso, o jogo tem um estilo visual muito interessante e ainda conta uma história que nos faz querer conferir tudo até o fim. Lembrando que esse título ainda tem uma bela sequência, que foi lançada em 2021 (a primeira aventura é mais envolvente, mas a segunda também é bem divertida).
A Way Out (2018)
Oferecendo uma experiência cooperativa memorável, A Way Out coloca os players no controle de dois personagens que estão presos e precisam escapar de alguma forma. E o mais legal é que uma história incrível vai sendo revelada à medida que avançamos.
De certo modo, o jogo nos faz lembrar da famosa série Prison Break e sua pegada mais madura e cinematográfica acaba deixando as coisas ainda mais imersivas. Com toda a certeza, esse é um game que você não pode deixar de curtir com o apoio de um(a) player 2.
Astroneer (2016)
É bem verdade que não são poucos os jogos que nos dão a chance de curtir emocionantes odisseias espaciais, mas Astroneer é um dos games mais destacados (dentre as opções que apostam nessa linha temática). O jogo tem gráficos voltados para um lado cartoon, mas não deixa de ser desafiador.
Vale ressaltar que a premissa básica do jogo foi inspirada nas chamadas Corridas do Ouro, mas trata-se de uma versão futurista dessas buscas por riqueza. Com isso, a gente acaba tendo a oportunidade de viajar para diversos planetas e encarar muitos desafios.
Axiom Verge (2015)
No ponto central desta seleção focada em jogos com A, resolvi posicionar o excelente Axiom Verge, que é um Metroidvania mais voltado para o “lado Metroid” do gênero. Nessa aventura, assumimos o controle sobre um cientista que acaba indo parar em um mundo alienígena após um grande acidente.
Além de remeter aos primeiros jogos da franquia Metroid, Axiom Verge ainda nos faz lembrar de lendas como Contra, Blaster Master e Bionic Commando. Por isso, quem curte uma jogatina retrô não pode deixar de conferir o jogo. E só para constar, há um Axiom Verge 2, que foi lançado em 2021, e também é muito bom.
Astral Chain (2019)
Falemos agora do incrível Astral Chain, que é um exemplo perfeito daquilo que os famosos jogos Hack and Slash têm de melhor. Além do mais, o game conta uma bela história e nos dá a chance de explorar um mundo distópico muito bem construído e cheio de mistérios.
De forma resumida, o jogo nos coloca no papel de membros de uma força tarefa especial, cuja missão é proteger os seres humanos dos ataques de criaturas oriundas de outras dimensões. A jogatina é regada a altas doses de adrenalina e isso ajudou o game a se tornar um dos best-sellers do Nintendo Switch.
ActRaiser (1990)
E se você quiser apelar no seu jogo de adedonha e citar logo um grande clássico, ActRaiser é um “coringa”, já que o título é conhecido a ponto de ninguém colocar a sua menção em dúvida, mas não é tão popular quanto merecia ser (poderíamos até chamá-lo de uma pérola escondida do Super Nintendo).
Nessa aventura, temos a chance de controlar um deus que acordou após um sono milenar e se deparou com um mundo infestado por demônios. Daí, ele resolve descer do seu palácio voador, a fim de salvar a humanidade. E essa missão é levada a cabo com mecânicas bem voltadas para o lado dos metroidvanias.
Alundra (1997)
Outro grande clássico que você pode citar sem medo no seu jogo de adedonha é Alundra. Essa aventura marcou as memórias de muita gente durante a “era do PS1” e muitos a consideram como uma das mais desafiadoras de todos os tempos (o nível de dificuldade é muito elevado).
Curiosamente, a premissa básica do game é simples, mas os puzzles conseguem “dar um nó” na nossa cabeça e as batalhas, que seguem pela linha dos Action RPGs são bem desafiadoras. O único problema desse clássico é o enredo, já que a história é boa, mas merecia ser mais bem desenvolvida. Mesmo assim, essa é uma alternativa digna de atenção.
Ace Combat (desde 1995)
Sinceramente, eu ainda não cheguei a conferir o jogo mais recente da franquia Ace Combat, mas lembro de ter curtido muito as primeiras aventuras. Essa série começou em 1995 e só recebeu seu nome atual em 1997. Desde então, várias aventuras incríveis foram apresentadas.
Aliás, em 2019, a franquia mostrou que ainda tem “poder de fogo” e até hoje o ótimo Ace Combat 7: Skies Unknown garante ótimas experiências para os players. Portanto, se você é fã de jogos com aviões, essa é uma ótima pedida. E é claro que você pode usá-la em sua sessão de adedonha focada em jogos com A.
Armored Core (desde 1997)
Também na ativa desde a década de 1990, a franquia Armored Core costuma oferecer experiências dignas dos melhores jogos de tiro em terceira pessoa e ainda se destaca por apresentar mechas com um alto poder de destruição (o Armored Core VI, jogo mais recente da franquia, é incrível).
Não podemos nos esquecer de que os jogos dessa série japonesa apresentam excelentes histórias e alguns até contam com opções multiplayer, o que acaba dando aos jogadores a oportunidade de encarar disputas contra outros pilotos habilidosos. Não deixe de conferir!
Azure Striker Gunvolt (2014)
Lançado originalmente para o Nintendo 3DS, Azure Striker Gunvolt apresenta um profundo “ar de Mega-Man”, o que acaba atraindo a atenção daqueles que curtem uma jogatina retrô. Logicamente, como estamos falando de um jogo relativamente moderno, a ação se desenrola de uma forma mais intensa.
De qualquer forma, o game apresenta fases muito bem construídas e conta uma história que acaba nos deixando “presos” à experiência. Em síntese, esse é aquele tipo de game que podemos zerar em poucas horas, mas sempre nos deixa com um “gostinho de quero mais”.
Age of Empires (desde 1997)
Arrematando esta seleção focada em jogos com A, temos a franquia Age of Empires. Essa série teve seu primeiro título lançado em 1997 e é uma das maiores lendas do segmento dos jogos de estratégia em tempo real (e o sucesso dos remasters recentes prova que os games ainda são muito amados).
Nos títulos dessa franquia, temos a chance de construir verdadeiros impérios e, claro, as sessões de jogatina vão ficando mais complicadas à medida que vamos expandindo os nossos domínios. Certamente, os games da série são perfeitos para quem curte “dar uma de general”.
Agora você conhece mais alguns belos jogos com A!
Como pôde perceber, a seleção apresentou jogos cujos nomes começam com a letra A e eu fiz o possível para fugir bastante das escolhas óbvias, como Among Us, Apex Legends, Assassin’s Creed, etc., o que vai aumentar as suas chances de ganhar a pontuação máxima nos jogos de adedonha.
E é isso! Agora você conhece mais 15 belos jogos com A e vai poder levar vantagem nas sessões de adedonha. E se você curtiu a seleção, peço que não deixe de compartilhar o post. Ao fazer isso, você vai poder ajudar outros jogadores de adedonha do mundo gamer. Até a próxima…