Por conta do enorme apelo dos famosos guerreiros orientais, jogos de ninja são uma constante no mundo dos games. Essa é uma temática bastante explorada na indústria de jogos eletrônicos e, para a alegria de todos, os devs estão sempre criando games com mecânicas distintas.
Isso mesmo! Há muitas opções que exploram a furtividade e as habilidades desses famosos combatentes, mas há algumas aventuras que oferecem algo mais estratégico, mais fantasioso e por aí vai… De qualquer forma, o fato é que sempre conseguimos garantir boas horas de gameplay.
Pensando nisso, resolvi separar aqui 13 jogos de ninja que têm um nível de qualidade muito elevado e, por consequência, são capazes de prender a atenção com belos desafios. Então, se você é fã dos lendários shinobi, sugiro que não deixe de conferir até o fim… vamos começar?
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2016)
Abrindo esta lista com jogos de ninja, temos o eletrizante Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, que é um game de luta baseado no anime Naruto Shippuden e promove conflitos cheio de efeitos especiais e artes ninja insanas, com direito a um sistema de batalhas bem diferenciado.
Como não poderia deixar de ser, esse jogo conta com personagens icônicos da obra criada por Masashi Kishimoto. Enfim, temos aqui uma opção praticamente obrigatória para aqueles que curtem jogos de animes e lutas extremamente movimentadas.
Mini Ninjas (2009)
Apesar de ostentar um estilo visual mais puxado para o lado cômico, Mini Ninjas é um clássico que leva a furtividade muito a sério e desponta como uma aventura com muitas nuances atrativas. Não à toa, o título continua sendo lembrado até hoje e as avaliações acumuladas ao longo do tempo são muito positivas.
Por oferecer mecânicas que se encaixam com diversos gêneros, Mini Ninjas atende a uma audiência muito grande e sempre consegue garantir momentos de diversão. Portanto, se você está procurando por um game casual e bem leve, essa é uma boa pedida.
Aragami 2 (2021)
Agora, se você busca por desafios um pouco mais complicados e com foco total na furtividade, Aragami 2 merece a sua atenção. O game tem um estilo visual digno de nota e explora a mística ao redor dos ninjas de forma perfeita, com direito a personagens que conseguem controlar as sombras.
Ao longo dessa aventura, os players assumem o comando sobre um representante do clã Aragami e deve fazer de tudo para proteger seu vilarejo dos mais diversos adversários. Detalhe: a campanha principal é bem envolvente e ainda pode ser aproveitada no melhor estilo coop. Vale a pena conferir!
Shadow Blade: Reload (2015)
Em todas as listas que eu libero aqui no The Game Times, sempre faço questão de incluir um game que merecia ser mais conhecido do que realmente é. No caso desta lista, esse game é Shadow Blade: Reload, que conta uma história incrível, na qual os ninjas e os samurais estão em uma guerra mortal.
O jogo tem um estilo visual diferenciado e muitos trechos da trama são revelados como se fossem histórias em quadrinhos, o que aumenta o apelo da aventura ao máximo. Sem dúvidas, esse é um game que tem atrativos bons o bastante para entrar para a sua lista de favoritos.
Strider (2014)
A franquia Strider fez a sua estreia nos fliperamas em 1989 e logo se tornou um verdadeiro ícone cult. Daí, em 2014, a Capcom resolveu promover um reboot e deu aos fãs a oportunidade de conferir uma aventura memorável, com direito a construções gráficas muito interessantes e combates bem movimentados.
Apresentando elementos típicos de jogos de plataforma, mas com altas doses de ação, Strider é um game que foca na jornada de um ninja do futuro, ou seja, as armas e habilidades do combatente fogem à aquilo que se espera dos famosos shinobi. Logo, podemos dizer que essa é uma aventura singular, que merece um “test-drive”.
Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars (2022)
Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars é um jogo curioso. Temos aqui um crossover entre duas franquias bem conhecidas e um gameplay perfeito para quem curte jogos com uma pegada mais voltada para o lado dos Action RPGs com combates Hack and Slash bem movimentados.
Esse é outro jogo que merecia ser mais conhecido do que é, pois seu visual, no melhor estilo anime, é impressionante e algumas mecânicas são bem criativas. Com toda a certeza, apostar nesse game é uma excelente ideia, especialmente para os fãs de jogos de ninja.
Ninja Gaiden (desde 1988)
No ponto central desta lista com jogos de ninja, decidi fazer uma menção honrosa a uma franquia. Afinal, a série Ninja Gaiden existe desde 1988 e já presenteou os fãs com muitas aventuras memoráveis (e muitas delas apresentaram altos níveis de dificuldade).
Vale ressaltar que, em 2021, uma coletânea chamada [NINJA GAIDEN: Master Collection] NINJA GAIDEN Σ foi lançada e deu aos players a oportunidade de conferir a trilogia moderna da série. Então, se você decidir curtir os jogos da franquia, essa coletânea vai ser um começo espetacular.
The Messenger
E como eu citei Ninja Gaiden, nada mais justo do que falar sobre The Messenger, que remete ao primeiro título da referida franquia de forma impecável. Na verdade, esse indie excelente até tem um estilo visual retrô, mas suas mecânicas e gameplay são bem modernos.
De modo geral, esse metroidvania foca na jornada de um ninja habilidoso, cuja missão é levar um pergaminho sagrado até um destino misterioso, com vistas a evitar a extinção do seu clã. O game conta com um level design absurdo e apresenta um nível de dificuldade bem acentuado. Muito bom!
Mark of the Ninja Remastered (2018)
Falemos agora do incrível Mark of the Ninja Remastered, que é uma alternativa que não poderia ficar de fora desta lista com jogos de ninja. O game é uma versão repaginada de um clássico de 2012 e chama a atenção por sua pegada madura e seu conjunto de mecânicas criativas.
Em suma, o jogo pertence ao grupo dos jogos 2D com uma pegada metroidvania, mas o gameplay é totalmente voltado para a ideia de furtividade, o que quer dizer que os jogadores devem saber quando atacar ou as coisas poderão sair do controle rapidamente. E só para constar, a história é ótima!
Jitsu Squad (2022)
Oferecendo uma experiência Beat ‘em Up “à moda antiga”, mas com ideias modernas e gráficos requintados, Jitsu Squad também é um game que merecia ser mais famoso. O título tem um time de personagens insanos, um caráter meio cômico e é extremamente divertido.
Dentre os jogos “de andar e bater” lançados nos últimos tempos, Jitsu Squad é um dos melhores e, além dos ninjas, temos menções a outras “culturas” e os combatentes ainda podem fazer transformações iradas. Resumindo, é bom você não deixar de dar uma chance para esse game.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2022)
Ainda falando sobre jogos Beat ‘em Up, temos o ótimo Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge. Esse título é uma verdadeira homenagem a um dos melhores jogos de Super Nintendo (TMNT: Turtles in Time, de 1991) e seu gameplay é um espetáculo à parte.
Cabe ressaltar que, além das famosas Tartarugas Ninja, o jogo também conta com o Mestre Splinter e outros personagens jogáveis. E, claro, tudo foi otimizado para garantir uma jogatina cooperativa do mais alto nível. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma aventura imperdível.
Shadow Tactics: Blades of the Shogun (2016)
Sem exagero algum, Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um dos melhores jogos de estratégia já lançados. O game nos coloca na época do Japão feudal, nos dá o controle sobre um time de personagens com habilidades únicas e nos desafia a encarar missões bastante complicadas.
E o mais interessante é que esse é um jogo que pode ser superado de diversas formas. Podemos sair matando todos os adversários e fazendo muito barulho, podemos eliminar alvos de forma sorrateira e fugir, podemos nos disfarçar… enfim, as possibilidades são muitas e, por esse e outros motivos, o game se tornou tão idolatrado por tantos players.
Sekiro: Shadows Die Twice (2019)
Arrematando esta lista com jogos de ninja em grande estilo, temos o excelente Sekiro: Shadows Die Twice, que ficou com o troféu GOTY do The Game Awards em 2019 e consolidou a FromSoftware (criadora dos jogos soulslike) como uma das desenvolvedoras mais importantes da indústria dos games.
O título conta uma história empolgante, mas prende a atenção com seus combates desafiadores e seu mundo aberto impecável. Como todo bom soulslike, a jornada fica bem complicada em certos momentos, mas é quase impossível não querer continuar curtindo o game até o fim.
E não deixe de citar outros jogos de ninja!
Como pôde perceber, quando o assunto é jogos de ninja, temos diversas opções à disposição e nem precisamos ficar presos a um gênero específico, já que os devs colocam os famosos guerreiros orientais nas mais diversas situações e nos oferecem mecânicas muito criativas.
E é isso! Se você é fã de jogos de ninja, sugiro que compartilhe o post e faça suas próprias sugestões. Desse modo, mais players vão ficar sabendo sobre a lista e as suas indicações vão expandir ainda mais o nosso arsenal de opções. Conto com o seu apoio. Até a próxima…