Quem é fã dos jogos da Ubisoft sabe que a desenvolvedora francesa já está em atividade há quase 40 anos (fundação em 1986) e segue firme e forte, liberando games de alto nível, que oferecem experiências memoráveis para jogadores dos mais diversos estilos.
Ao longo dos anos, a Ubi acabou dando vida a algumas franquias que entraram para a história do mundo dos games e continuam tendo um apelo enorme, mas a empresa também lançou algumas pérolas que mereciam ser muito mais conhecidas do que realmente são.
Enfim, como você já deve ter notado, resolvi montar esta lista para apresentar 15 jogos da Ubisoft que merecem total atenção. De modo geral, tentei incluir um título de cada franquia, com vistas a deixar claro que a gigante francesa tem um portfólio invejável… vamos começar?
Rayman Origins (2011)
Para abrir esta seleção com ótimo jogos da Ubisoft em grande estilo, resolvi citar o aclamado Rayman Origins. O jogo pertence à franquia que abriu as portas para a Ubisoft se tornar tão famosa e oferece uma experiência à altura dos maiores jogos de plataforma de todos os tempos.
Como não poderia deixar de ser, a aventura é protagonizada pelo icônico Rayman, mas também temos alguns personagens e certas criaturas que prestam as devidas homenagens ao primeiro jogo da série, lançado em 1995. Em suma, essa é uma aventura imperdível.
Beyond Good and Evil (2003)
Apesar de ter sido um fracasso comercial, Beyond Good and Evil foi muito elogiado pelos críticos e acabou ganhando um status de jogo cult ao longo dos anos. Não à toa, quando sua sequência (que parece nunca ficar pronta) foi anunciada, muitos players celebraram.
Em síntese, o título pende mais para o lado dos jogos de aventura e ação e nos coloca no controle da personagem Jade, uma repórter “boa de briga”, que faz de tudo para revelar uma conspiração mundial relacionada com alienígenas. Sem dúvidas, esse é um clássico que merece total atenção.
The Crew Motorfest (2023)
Título mais recente (até o momento) de uma aclamada franquia de jogos de corrida, The Crew Motorfest chama a atenção por apresentar uma versão reduzida da ilha de O’ahu (Havaí, EUA). Nesse local “mágico”, podemos participar de um festival no melhor estilo Forza Horizon.
É sempre bom lembrar que a franquia The Crew é conhecida por ir além do mundo dos carros e garantir corridas com aviões, barcos e outros tipos de veículos. Por esse e outros motivos, podemos dizer que esse jogo é uma opção obrigatória para os fãs da alta velocidade.
Driver (1999)
E por falar em alta velocidade, temos aqui o clássico Driver. O game dá uma enorme ênfase aos carros, mas se apresenta com um jogo de ação, no qual os players assumem o controle sobre um policial disfarçado e acabam sendo “arrastados” para uma grande investigação.
Vale ressaltar que esse jogo deu início a uma franquia idolatrada e alguns dos títulos mais novos até fizeram relativo sucesso. Porém, não são poucos os fãs que ainda se lembram das horas investidas nesse game. Sem dúvidas, essa é uma verdadeira lenda da década de 1990 e um dos melhores jogos da Ubisoft.
Child of Light (2014)
Como eu destaquei no início do post, a Ubisoft tem muitas franquias famosas, mas algumas pérolas foram lançadas em certas épocas e acabaram não recebendo a devida atenção. E esse é o caso do incrível Child of Light, que é uma aventura imperdível para os fãs de jogos de RPG.
Além de ter um visual muito bonito, o game mescla elementos típicos dos jogos de plataforma e conta uma história dotada de um enorme apelo emocional. Infelizmente, parece que a Ubi resolveu não dar vida a uma franquia baseada no jogo, apesar de esse ser o desejo de muitos fãs.
For Honor (2016)
Promovendo combates medievais dignos de nota, For Honor é uma boa pedida para aqueles que procuram por experiências multiplayer diferenciadas. O título tem diversos modos de jogo interessantes e “classes” que remetem aos arquétipos de guerreiros de diversas culturas.
Curiosamente, o funcionamento dos modos multiplayer foi idealizado para garantir uma experiência similar ao dos jogos de tiro, apesar de o jogo dar total ênfase aos combates corpo a corpo. Ainda assim, essa é uma opção que segue muito atrativa e recebendo materiais novos de tempos em tempos.
Just Dance 2024 Edition (2023)
Falemos agora da versão mais recente de um título que vêm sendo atualizado de forma ininterrupta desde 2009. Sim, Just Dance 2024 Edition apresenta as mecânicas que fizeram a franquia Just Dance ficar tão famosa e também conta com belas adições, assim como uma boa série de canções icônicas.
De forma resumida, o jogo apresenta passos de dança e os players devem seguir aquilo que é exibido na tela de forma sincronizada. E, claro, a cada nova edição lançada, temos novos efeitos visuais, melhorias em certas mecânicas e outras adições importantes. Logo, essa é uma ótima alternativa para quem gosta de “sacudir o esqueleto”.
Assassin’s Creed Mirage (2023)
No ponto central desta lista com jogos da Ubisoft, resolvi posicionar o excelente Assassin’s Creed Mirage, que é o game mais recente da série principal da maior franquia da desenvolvedora francesa. Melhor ainda, o game promove um verdadeiro tributo às primeiras aventuras dos assassinos.
Segundo os devs, o jogo garante um “retorno às raízes” da franquia e não pode ser deixado de lado pelos fãs. De fato, basta a gente jogar um pouco para sentir que os elementos furtivos e aquela ideia de cometer assassinatos “na surdina” são destaques da experiência. Não deixe de conferir!
Brawlhalla (2017)
Citado por muitos como um dos melhores jogos grátis que temos à disposição atualmente, Brawlhalla é um jogo de luta extremamente divertido, que segue pela linha do lendário Super Smash Bros. e conta com muitas arenas e personagens cheios de estilo.
Outro grande destaque desse game é o fato de ele ser perfeito para eventos de colaboração. Para você ter uma ideia, diversos lutadores que continuam disponíveis no elenco vêm de outras franquias e produtos da indústria do entretenimento. Ótima opção.
Tom Clancy’s The Division 2 (2019)
Dando continuidade a um game que fez muito sucesso em 2016, Tom Clancy’s The Division 2 conseguiu expandir ainda mais o apelo da franquia e seu sucesso continua tão grande que a Ubisoft parece não conseguir colocar o game em um estágio de manutenção (o que também quer dizer que não deveremos ter uma sequência nem tão cedo).
Nesse jogo, somos colocados em um contexto no qual uma verdadeira guerra civil toma conta dos Estados Unidos. Diante dos conflitos, os players devem criar seus personagens e encarar diversos desafios, que se apresentam sob uma perspectiva de terceira pessoa. Imperdível.
Rocksmith (2011)
De certo modo, Rocksmith (que hoje é chamado de Rocksmith+) funciona como uma verdadeira plataforma de aprendizado. Pois é! O jogo explora as ideias do clássico Guitar Hero, mas permite que os players pluguem instrumentos musicais de verdade e aprendam enquanto se divertem.
Inicialmente, a jogatina rolava apenas com as guitarras, mas a versão atual já oferece aulas de violão, baixo e teclado também. Portanto, se você é fã de jogos musicais, mas quer aproveitar melhor o seu tempo e aprender enquanto joga, não há opção mais interessante no mercado.
Watch Dogs (2014)
No momento, a franquia Watch Dogs parece estar “na geladeira”, mas quem curtiu o primeiro jogo da série sempre se lembra da aventura com carinho. E não é sem motivos. O game apresenta uma história muito envolvente e explora o mundo dos hackers de uma forma única.
Para deixar as coisas ainda mais interessantes, temos um belo mundo aberto (que é uma versão alternativa da cidade de Chicago), um personagem principal icônico e muitos elementos típicos dos jogos de furtividade. Então, podemos dizer que os atrativos do game o fazem merecer um lugar nesta lista com ótimos jogos da Ubisoft.
Tom Clancy’s Rainbow Six Siege (2015)
Ícone do segmento dos eSports, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege já está na ativa há muitos anos, mas continua registrando números impressionantes. Para você ter uma ideia, a Ubisoft até lançou um novo jogo da franquia, mas é o Siege que continua no centro das atenções.
O game segue as premissas dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa, mas apresenta alguns diferenciais bem interessantes, que acabam deixando a jogatina um pouco mais tática. Como bônus, temos operadores com armas e habilidades únicas, excelentes modos de jogo e temporadas que sempre conseguem deixar as coisas movimentadas. Excelente!
Far Cry 3 (2012)
A série Far Cry conta com diversos títulos e alguns até são mais modernos do que o lendário Far Cry 3. Porém, se formos perguntar para os fãs qual jogo é o melhor, eles certamente vão se lembrar desse clássico, já que foi essa aventura que elevou o nível da franquia.
Esse é um jogo com muitos destaques, mas é impossível não citar as ótimas mecânicas de tiro, o mundo aberto e o vilão Vass Montenegro, que consegue marcar a memória de qualquer pessoa. Certamente, esse é um jogo que até merece um remake, dado o seu alto nível de qualidade.
Prince of Persia: The Lost Crown (2024)
Para fechar esta seleção com ótimos jogos da Ubisoft, temos o excelente Prince of Persia: The Lost Crown. O jogo faz parte de uma franquia que nasceu em 1989 e oferece uma experiência digna dos melhores jogos metroidvania, mas sem perder contato com a essência dos clássicos.
O game também merece elogios por apresentar um estilo visual muito bonito e um mapa cheio de surpresas e armadilhas. Arrematando o “pacote”, ainda temos mecânicas de jogo muito criativas e uma história bem envolvente, que nos faz querer ir até o fim de uma só vez.
E não deixe de conferir outros jogos da Ubisoft!
Como pôde perceber, a Ubisoft é a criadora de jogos e franquia lendárias e quem decide apostar apenas nos jogos dessa empresa já fica com um belo portfólio de aventuras para encarar. E é óbvio que a minha lista é apenas um pequeno fragmento de tudo aquilo que essa gigante dos games já criou.
E é isso! Se você curtiu a minha seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e de mencionar quais são os seus favoritos, dentre os jogos da Ubisoft. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nesta lista e mais games serão indicados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…