Desde 1986, os jogos de Dragon Ball vêm garantindo a diversão de players de todo o mundo com batalhas de proporções épicas. E não, não seria exagero algum dizer que a obra criada por Akira Toriyama acabou se tornando muito mais amada por conta de certos games.
Como não poderia deixar de ser, muitos dos títulos baseados nos animes/mangás da franquia podem ser colocados no grupo dos jogos de luta. No entanto, a série tem um universo tão rico, que os devs continuam a explorá-la nos mais diversos gêneros.
Diante disso, resolvi montar esta seleção com 13 jogos de Dragon Ball que são imperdíveis para os fãs de Goku e Cia. Como irá notar, fiz questão de citar alguns games clássicos e as aventuras recentes que ainda estão prendendo a atenção dos jogadores… vamos conferir?
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (2005)
Para abrir esta seleção com jogos de Dragon Ball, resolvi citar um dos melhores jogos de PS2, ou seja, o lendário Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3. Não, esse não foi o primeiro título da subsérie Budokai Tenkaichi, mas foi aquele que mais marcou as memórias dos fãs.
Nesse game, temos batalhas grandiosas, que se apresentam sob uma perspectiva não muito comum para jogos de luta. Além disso, a quantidade de personagens jogáveis é enorme e os efeitos visuais deixam tudo muito mais envolvente. Resumindo, esse título merece o rótulo de “obrigatório”.
Dragon Ball Z: Burst Limit (2008)
Apresentando construções mais comuns ao segmento dos jogos de luta, Dragon Ball Z: Burst Limit não demorou muito para “cair nas graças” dos players. E como o jogo ofereceu suporte para disputas online, as batalhas acabaram ficando mais intensas e inesquecíveis.
É importante destacar que Dragon Ball Z: Burst Limit chegou a ser um “top seller” no Japão e até alcançou bons resultados no ocidente, o que prova que o seu nível de qualidade é bem elevado. Sendo assim, podemos dizer que esse é outro game que representa a franquia com muita propriedade.
Dragon Ball: Origins (2008)
Para muita gente, a melhor fase da franquia Dragon Ball foi aquela na qual Goku ainda era uma criança e a busca pelas Esferas do Dragão tinha uma relevância muito maior. E para essas pessoas, poucos jogos são tão interessantes quanto o excelente Dragon Ball: Origins.
De modo geral, esse título se encaixa no grupo dos jogos de aventura e nos coloca no papel do jovem Goku, que está em busca das famosas esferas. Detalhe: esse jogo conta com mecânicas que remetem a certos títulos da franquia The Legend of Zelda, o que é um atrativo adicional bem interessante. Vale a pena conferir!
Dragon Ball: Raging Blast (2009)
Muito elogiado por suas batalhas explosivas, Dragon Ball: Raging Blast não poderia ficar de fora desta lista com jogos de Dragon Ball. E mais, esse título merece atenção por apresentar dezenas de personagens, incluindo algumas versões alternativas de lutadores icônicos.
Cabe destacar que esse game também apresenta uma perspectiva que foge ao padrão dos principais jogos de luta, mas é inegável que as coisas funcionam de forma perfeita. Além do mais, os modos de jogo são bem variados e conseguem aumentar o potencial de rejogabilidade. Ótima opção!
Dragon Ball: Revenge of King Piccolo (2009)
Por apresentar construções típicas do gênero Beat ‘em Up, Dragon Ball: Revenge of King Piccolo também conseguiu encontrar um lugar especial nas memórias de muitos jogadores. Lembrando que essa aventura também dá ênfase à primeira fase das histórias criadas por Akira Toriyama.
Esse game apresenta cenários bem coloridos e construções gráficas que conseguem colocar qualquer jogador “no clima da aventura”. Para completar, ainda temos lutas intensas contra chefões desafiadores e cenas memoráveis. Certamente, esse é um jogo que merece ser revisitado.
Dragon Ball: Xenoverse (2015)
Ainda jogado por muitos players, Dragon Ball: Xenoverse é um dos melhores games baseados na obra do mangaká Akira Toriyama. Melhor ainda, o jogo conta com elementos de RPG em sua “fórmula”, o que acaba deixando a experiência mais atrativa para players de diversos estilos.
É sempre bom lembrar que o título dá aos jogadores a oportunidade de criar personagens únicos e “entrar na história”. Assim, quem é fã da franquia acaba tendo a oportunidade de observar as sagas sob uma perspectiva única. Logo, podemos dizer que esse é mais um jogo obrigatório.
Dragon Ball Z: Dokkan Battle (2015)
Agora, se você costuma curtir jogos para celular, Dragon Ball Z: Dokkan Battle é uma ótima pedida. Esse jogo pode ser aproveitado de forma gratuita e apresenta um belo conjunto de atrativos, com direito a muitos puzzles, cartas colecionáveis e aos tradicionais tabuleiros.
Logicamente, a jogatina é marcada por funcionalidades que são comuns ao segmento mobile, o que acaba afastando quem não tem o costume de jogar via celular. Ainda assim, essa é mais uma alternativa que faz justiça ao nome da lendária franquia Dragon Ball.
Dragon Ball Z: Extreme Butoden (2015)
De certo modo, Dragon Ball Z: Extreme Butoden pode ser considerado como uma espécie de prelúdio para um dos melhores jogos de Dragon Ball já lançados (ainda vou citá-lo nesta seleção). Isto é, o game foi um dos primeiros a contar com combates no formato mais tradicional dos jogos de luta.
Infelizmente, como o jogo é um exclusivo do Nintendo 3DS, muita gente não teve a oportunidade de testá-lo e sua popularidade acabou não crescendo tanto quanto merecia. Então, se você tiver uma oportunidade, sugiro que não deixe de dar uma chance ao título.
Dragon Ball Fusions (2016)
Outro exclusivo do Nintendo 3DS que acabou não ficando tão conhecido quanto merecia é Dragon Ball Fusions. Aliás, esse game oferece aquilo que muitos fãs da franquia sempre sonharam em ter: um legítimo JRPG. Isso mesmo! O jogo oferece batalhas em turnos que fazem os fãs do referido gênero sorrirem “de orelha a orelha”.
Vale ressaltar também que o jogo conta com um curioso sistema de fusões e explora as criações de Akira Toriyama de uma forma inédita. Por conta disso, podemos dizer que essa é uma das aventuras mais singulares desta lista, ou seja, você não pode deixar de conferir!
Dragon Ball FighterZ (2018)
E agora nós chegamos ao game que eu prometi citar nesta seleção com jogos de Dragon Ball. Sim! Dragon Ball FighterZ é considerado por muitos como o ápice da franquia, no que diz respeito a jogos de luta. E não, essa não é uma classificação exagerada.
Dragon Ball FighterZ conta com elementos que marcaram alguns clássicos, como The King of Fighters e Marvel vs. Capcom, mas adiciona suas próprias particularidades à experiência, garantindo assim a diversão dos players. Sem dúvidas, esse é um game imperdível.
Dragon Ball Legends (2018)
Por ter um universo cheio de elementos atrativos, a franquia Dragon Ball pode ser explorada de diversas formas. Nesse caso, Dragon Ball Legends é um game mobile que foge bastante às regras dos outros títulos da série. Em suma, essa é uma opção que garante belas batalhas, mas adiciona cartas à experiência.
Pois é! Para a alegria daqueles que curtem os cardgames mais modernos, Dragon Ball Legends garante batalhas movimentadas e bastante estratégicas. Além do mais, a quantidade de personagens jogáveis é enorme e a gente sempre fica querendo colecionar todos os lutadores. Ótima opção!
Super Dragon Ball Heroes World Mission (2019)
Super Dragon Ball Heroes World Mission é outro game que também adiciona cartas à experiência. Na verdade, esse título pode ser classificado como um TCG (ou CCG) de fato, já que temos tabuleiros especiais, muitas opções para gerenciar os baralhos e regras típicas dos jogos desse tipo.
Outro grande destaque do game é a forma como as animações garantem a emoção dos duelos. A jogatina tem o seu lado estratégico, mas as cartas “ganham vida” e podemos ver os personagens icônicos da franquia realizando alguns movimentos impressionantes. Não deixe de conferir!
Dragon Ball Z: Kakarot (2020)
Colocando um ponto final nesta lista com jogos de Dragon Ball, temos o excelente Dragon Ball Z: Kakarot. Em linhas gerais, esse game é obrigatório para os fãs da franquia, pois apresenta toda a história da “série Z” de uma forma única e até preenche alguns dos “buracos” do mangá e do anime.
Com construções gráficas de alta qualidade e muitas mecânicas criativas, Dragon Ball Z: Kakarot garante boas horas de um gameplay bem diversificado e merece um lugar cativo nos corações dos fãs. Portanto, esse é um título que você precisa curtir em algum momento.
E não deixe de citar outros jogos de Dragon Ball!
Como pôde perceber, o universo criado por Akira Toriyama já deu vida a diversos jogos interessantes e deverá continuar fazendo isso por um bom tempo. Obviamente, a minha lista já garante boas horas de gameplay, mas há outros títulos de qualidade que você precisa testar.
E é isso! Se você curtiu as minhas sugestões, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros jogos de Dragon Ball que merecem atenção. Desse modo, mais pessoas vão conferir esta seleção e mais títulos serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…