Jogos de zumbis começaram a “dar as caras” desde as primeiras eras do mundo dos games. Porém, nos últimos anos, com a ascensão dos jogos de mundo aberto e de sobrevivência, games desse tipo passaram a ser produzidos com uma intensidade ainda maior.
E como costuma acontecer quando uma temática é explorada de forma exaustiva, o aumento no número de jogos desse tipo acabou gerando muitas aventuras genéricas, o que nos força a analisar com cuidado as opções, a fim de definir aquelas que realmente merecem atenção.
Nesse sentido, resolvi criar este post justamente para apresentar alguns jogos de zumbis que têm um bom nível de qualidade. Aliás, tratei de selecionar aventuras que se encaixam com os mais diversos gêneros. Então, se você não dispensa um bom apocalipse zumbi, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos começar?
DayZ (2013)
Dando início a esta lista com excelente jogos de zumbis, temos o famoso DayZ. Esse título nasceu como um mod do jogo ARMA 2 e acabou fazendo sucesso por colocar diversos jogadores em um mesmo mundo, promovendo uma experiência bastante imersiva.
O título simula com precisão aquilo que se espera de um apocalipse zumbi e oferece mecânicas típicas de jogos de sobrevivência. Assim, além de ter que encarar os mortos-vivos, a busca por recursos, armas e outros itens essenciais se torna uma parte muito importante da aventura.
7 Days to Die (2013)
7 Days To Die parte de uma premissa muito interessante: uma guerra nuclear devastou a Terra e um vírus atingiu muitos dos seres humanos que sobreviveram. Essa doença faz com que os indivíduos morram dentro de sete dias, mas eles retornam depois como mortos-vivos.
Em termos de gameplay, 7 Days to Die oferece um bom conjunto de mecânicas criativas, com direito elementos oriundos dos mais diversos gêneros. E como tudo se passa sob uma perspectiva de primeira pessoa, os players realmente sentem que fazem parte do mundo caótico do game. Detalhe: o título ainda está em um estágio alfa, mesmo após tantos anos na ativa.
Project Zomboid (2013)
E por falar em jogos que já estão em desenvolvimento há muitos anos, temos aqui o excelente Project Zomboid. Na minha visão, poucos games exploram a ideia de apocalipse zumbi de forma tão interessante quanto esse título. Portanto, mesmo ainda estando no regime Early Access, ele merece total atenção.
Cabe destacar que o jogo recebeu opções para garantir uma jogatina multiplayer há alguns meses e isso acabou deixando as coisas ainda mais atrativas. Não à toa, essa opção já vem figurando nas listas dos jogos mais populares da Steam há um bom tempo. Sem dúvidas, essa é uma aventura de sobrevivência bem hardcore.
Left 4 Dead 2 (2009)
Clássico moderno, Left 4 Dead 2 é aquele tipo de jogo que não pode ficar de fora de uma lista com jogos de zumbis. O game oferece uma experiência cooperativa digna de nota e uma boa dose de adrenalina, sem contar que temos algumas histórias bem envolventes para acompanhar.
De forma resumida, o jogo coloca os players no centro de um apocalipse zumbi e os desafia a sobreviver. Temos diversos recursos para encarar as hordas de mortos vivos, mas o trabalho em equipe deve ser bem feito ou as coisas podem acabar de um jeito nada animador.
The House of the Dead: Remake (2022)
Ainda no “território dos clássicos”, temos aqui um remake que também não poderia ficar de fora desta lista. Pois é! The House of the Dead: Remake dá aos jogadores a chance de revisitar o clássico de 1997 e encarar hordas de zumbis com diversos recursos interessantes.
Vale destacar que, apesar das melhorias gráficas e das inovações no gameplay, essa versão remake conseguiu manter a essência do jogo original e até conta com um aspecto retrô diferenciado, o que acaba gerando uma ótima sensação de nostalgia, apesar de os mortos-vivos criarem uma atmosfera bem tensa.
https://www.youtube.com/watch?v=h4pzwT2Jl_I
Dead Island (2011)
Enquanto sua aguardada sequência não é lançada, Dead Island continua sendo uma excelente opção para fãs de jogos de zumbis. Como o nome do game sugere, essa aventura se passa em uma ilha paradisíaca, mas o problema é que nem dá para curtir a paisagem, já que os mortos-vivos estão por todos os cantos.
Contando uma história bem interessante e apresentando mecânicas típicas de jogos de tiro em primeira pessoa e de outros gêneros, esse game consegue garantir boas horas de diversão, com direito a alguns momentos que elevam o nível da adrenalina ao máximo.
State of Decay 2 (2018)
State of Decay 2 também já teve uma sequência anunciada, mas continua sendo um game capaz de fazer a alegria daqueles que curtem um apocalipse zumbi de qualidade. O jogo tem um mundo aberto incrível e se destaca por oferecer elementos inspirados em jogos de simulação e estratégia.
Essa também é uma opção que foca bastante na jogatina cooperativa e isso acaba gerando situações bem interessantes, que acabam impactando nos planos de construção das bases e nas ações de combate. Enfim, esse é um título que exige um pouco mais dos players, o que quer dizer que não vai adiantar só ficar eliminando os zumbis de forma indiscriminada.
Darksburg (2020)
Falemos agora do ótimo Darksburg, que pende para o lado dos roguelikes e se destaca por colocar os players diante dos zumbis, mas em um mundo medieval. Isso quer dizer que a luta contra os mortos-vivos nesse game é marcada por armas mais arcaicas e magia.
Ao longo da jornada, temos que encarar hordas de adversários e, como os mapas são gerados de forma procedural, nunca sabemos aquilo que estará à espreita. E, claro, os combates no melhor estilo Hack and Slash são um atrativo adicional bem interessante.
Resident Evil (desde 1996)
No ponto médio desta lista com excelentes jogos de zumbi, resolvi citar a franquia Resident Evil. Preferi não escolher um único game da série, pois temos algumas aventuras memoráveis e fica bem complicado dizer quais são as melhores, ainda mais se considerarmos os remakes que vêm sendo lançados.
De todo modo, essa lenda dos games foi uma das responsáveis por popularizar os apocalipses zumbis e o gênero survival horror. Sendo assim, vale a pena revisitar o primeiro capítulo da história e seguir zerando as aventuras em sequência, para acompanhar uma bela história e encarar desafios terríveis.
Plants vs. Zombies: Battle For Neighborville (2019)
Apresentando um gameplay que foge um pouco ao padrão que fez a franquia se tornar um grande sucesso, Plants vs. Zombies: Battle For Neighborville tem uma pegada mais alinhada com jogos de ação e oferece alguns tiroteios intensos, nos quais as plantas dão continuidade à sua guerra contra os zumbis.
Por conta dos gráficos e das ideias gerais, o jogo explora a temática do apocalipse zumbi com maior leveza e até com certa dose de comédia. Em outras palavras, essa é uma opção perfeita para quem quer eliminar os mortos-vivos sem ter que lidar com altas doses de tensão.
Night of the Dead (2020)
Em todas as listas que eu lanço aqui no The Game Times, sempre faço questão de citar um título que merecia ser mais conhecido do que realmente é. E nesta lista com jogos de zumbi, esse título é o ótimo Night of the Dead, que ainda está no regime Early Access, mas merece total atenção.
Além de apresentar um mundo pós-apocalíptico muito imersivo, o jogo conta uma história interessante e apresenta mecânicas que marcam presença em jogos de estratégia e defesa de torres. Com isso, as possibilidades, em termos de manobras defensivas, aumentam de forma considerável. Vale a pena conferir.
Days Gone (2019)
Mesmo apresentando muitos atrativos e chamando a atenção de uma boa quantidade de players, Days Gone acabou sendo deixado de lado pela Sony, que não deu ao jogo o mesmo tratamento dado para outros exclusivos da marca PlayStation. Felizmente, o jogo ganhou uma versão para PC e mais players puderam conferir a bela aventura.
Em Days Gone temos o cenário típico de um apocalipse zumbi: um belo mundo aberto à disposição, mortos-vivos em todos os cantos, sobreviventes mal-intencionados e uma total falta de recursos. Resumindo, esse é outro título underrated que merecia ser mais reverenciado.
They Are Billions (2017)
Ostentando um visual steampunk incrível, They Are Billions é uma opção diferenciada, que agrega enorme valor a esta lista com jogos de zumbis. Isto é, o título coloca os players no papel de gestores e os desafia a comandar uma colônia de seres humanos, que faz de tudo para sobreviver aos ataques dos mortos-vivos.
Por contar com mecânicas típicas de jogos de construção e estratégia, o jogo acaba se apresentando sob uma perspectiva mais “global”, ou seja, a gente consegue ver as hordas chegando aos montes e essa visão não é muito animadora, pois a quantidade de zumbis é gigantesca.
Killing Floor 2 (2016)
Para aqueles que curtem tiroteios eletrizantes e altas doses de violência, Killing Floor 2 é um “prato cheio”. Em essência, a premissa do game é bem simples: sair eliminando todas as criaturas estranhas que surgem pelo caminho. E sim, mesmo com essa simplicidade, a diversão é garantida.
O game também promove uma experiência cooperativa de qualidade e ainda conta uma história que acaba dando sentido para toda a matança. Logo, se você está procurando por algo um pouco mais movimentado, essa é a alternativa que você não pode deixar de conferir.
World War Z (2019)
Por colocar um número assustador de mortos-vivos diante dos players, World War Z é mais uma opção que não poderia ficar de fora desta lista com jogos de zumbis. O game apresenta construções típicas dos jogos de tiro em terceira pessoa e consegue garantir boas horas de uma jogatina frenética.
É importante ressaltar que uma expansão, intitulada Aftermath, foi lançada em 2021 e adicionou uma boa série de novidades à aventura. Isso quer dizer que esse jogo tem muitas opções de entretenimento e se posiciona como uma opção praticamente obrigatória, quando o assunto é um apocalipse zumbi.
Dying Light 2 Stay Human (2022)
Cumprindo a difícil missão de superar um antecessor muito bom, Dying Light 2 Stay Human é uma aventura com elementos oriundos dos jogos de RPG, que apresenta mecânicas de movimentação bem arrojadas e desafia os players de diversas formas.
O título dá continuidade aos eventos apresentados no primeiro Dying Light e até expande o apelo narrativo do game, ao mostrar como a humanidade acabou ficando acostumada com o mundo pós-apocalíptico. Com toda a certeza, esse é um jogo que vai prender a sua atenção por muitas horas.
The Last of Us: Partes I e II (2013 e 2022)
Colocando um ponto final nesta lista com jogos de zumbi, resolvi apostar nos dois games da franquia The Last of Us. Esses títulos estão em alta, por conta da série da HBO, e fazem parte daquele grupo de jogos que todos os players têm que curtir pelo menos uma vez na vida.
Em ambas as aventuras, controlamos personagens memoráveis, que fazem de tudo para sobreviver em um mundo desolador, no qual os zumbis estão dando cabo daquilo que restou da humanidade. As histórias são extremamente envolventes e acabamos ficando “presos” a elas do início ao fim.
E não deixe de indicar outros jogos de zumbis!
Como pôde perceber, há muitos jogos que apostam na ideia de apocalipse zumbi e os melhores são aqueles que conseguem fugir do clichê, oferecendo mecânicas diferenciadas e explorando o contexto caótico com uma boa dose de criatividade.
E é isso! Com esta lista de jogos de zumbis, você já vai ter boas aventuras para conferir, mas, se quiser fazer outras indicações, sugiro que compartilhe o post junto com suas sugestões. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a lista e ficaremos com cada vez mais opções. Conto com o seu apoio. Até a próxima…