Considerando que as buscas por jogos de dinossauros são feitas de forma massiva na internet, podemos dizer que os games que apostam no apelo dessas feras jurássicas sempre acabam despertando um interesse maior em um primeiro momento.
Logicamente, para poder manter os fãs dos dinos focados nas aventuras, os devs têm que adicionar mecânicas e ideias capazes de explorar a “temática” de forma interessante. Felizmente, há diversas opções que fazem justamente isso e conseguem garantir boas horas de gameplay.
Aliás, foi justamente para lhe apresentar alguns dos melhores jogos de dinossauros já lançados que eu resolvi criar este post. Como irá notar, separei aqui aventuras de diversas épocas, o que quer dizer que esta é uma leitura imperdível para os fãs de todas as idades… vamos dar uma olhada nos títulos?
Dino Crisis (1999)
Para abrir esta lista com jogos de dinossauros, temos o lendário “Resident Evil com dinossauros”, ou seja, Dino Crisis. Esse é um dos melhores jogos de PS1 e um representante de peso do gênero survival horror (a sequência é boa, mas acaba pendendo mais para o lado da ação).
Em linhas gerais, o game nos coloca no controle da icônica Regina, cuja missão é resgatar um cientista em uma ilha desconhecida. Daí, assim que a equipe de resgate chega no local, dinossauros surgem para dar as “boas-vindas”. Assim, a aventura é marcada por muitos conflitos contra as mais diversas feras jurássicas. Lenda!
Turok: Dinosaur Hunter (1997)
Clássico do Nintendo 64, Turok Dinosaur Hunter ganhou uma bela versão remasterizada em 2021 e voltou a chamar a atenção de muitos players. Esse game aposta na estrutura típica dos jogos de tiro em primeira pessoa e se destaca por colocar os dinossauros em meio aos muitos adversários do personagem principal.
Vale ressaltar que, apesar de apresentar cenários que remetem à era jurássica, o game tem muitos elementos sci-fi e uma boa série de armas com alto poder de destruição. Enfim, Turok é uma “salada” de elementos distintos (que acabaram funcionando muito bem no fim das contas).
Prehistoric Kingdom (2022)
Apesar de ainda estar no regime Early Access, Prehistoric Kingdom é uma opção que merece um olhar mais atento, por parte dos fãs das feras jurássicas e daqueles que curtem jogos de construção. Afinal, como o nome do game sugere, esse é um título que nos permite criar verdadeiros reinos dedicados aos dinos.
Esse título apresenta gráficos de alta qualidade, muitas opções de gerenciamento e uma vasta quantidade de dinossauros. Com isso, a gente pode até fazer um estudo profundo das características desses seres que despertam o fascínio dos humanos até hoje.
Dino Trauma (2023)
Outro game que ainda está no regime Early Access, mas merece atenção é Dino Trauma. De modo geral, esse é um FPS “à moda antiga”, que coloca os players em um laboratório secreto (“recheado” com dinossauros violentos). E sim, há muitas armas para a gente poder lidar com essas ameaças.
Cabe ressaltar que esse game faz uso dos clássicos jogos de tiro em primeira pessoa da década de 1990 como fonte de inspiração. Por isso, seus gráficos acabam tendo um belo “ar retrô”. Então, se você curte experiências nostálgicas e deseja encarar dinossauros famintos, essa é uma boa pedida.
Dinossaur Fossil Hunter (2022)
Agora, se você realmente adora os dinossauros e deseja saber mais sobre eles, Dinossaur Fossil Hunter tem que ser a sua primeira escolha. Como o nome do game sugere, essa é uma opção que dá aos players a chance de se tornarem paleontólogos, cuja missão é explorar diversos ambientes, a fim de encontrar fósseis.
Sim, essa é uma opção que se encaixa no grupo dos jogos de simulação e sua jogabilidade é bastante imersiva. Além disso, as construções gráficas apresentam um alto nível de qualidade, o que acaba garantindo um realismo ainda maior para a experiência. Muito bom!
Jurassic World Evolution 2 (2021)
Jurassic World Evolution 2 é mais um jogo de construção que merece um lugar nesta lista com os jogos de dinossauros. Lembrando que o título tem os filmes das franquia Jurassic Park e Jurassic World como fontes de inspiração, o que já nos dá uma boa ideia acerca da experiência.
De modo geral, o jogo nos coloca na posição de gestores do parque dos dinossauros e temos que lidar com todos os problemas que podem surgir quando colocamos diversas feras jurássicas em um ambiente controlado. Sem dúvidas, esse é um jogo capaz de prender a atenção de qualquer player por um bom tempo.
Primal Carnage: Extinction (2015)
Como os devs e os players parecem adorar a ideia de armas e dinossauros inseridos em um mesmo contexto, acho válido citar o eletrizante Primal Carnage: Extinction, que é uma opção perfeita para todos os fãs de jogos de tiro e das feras jurássicas.
Esse game merece elogios por garantir conflitos bastante movimentados e por colocar os dinossauros como inimigos comuns de todos os players. Devido a isso, além de ter que lidar com os outros jogadores, aqueles que decidem apostar no game devem ficar atentos às movimentações dos dinos (ou as coisas podem acabar mal). Vale a pena conferir!
ARK: Survival Evolved (2017)
E no ponto central desta lista com jogos de dinossauros, resolvi posicionar o famoso ARK: Survival Evolved. Esse game sintetiza a ideia básica dos jogos de sobrevivência com muita propriedade, ao colocar os players em uma ilha misteriosa e habitada por criaturas pré-históricas.
Nesse contexto caótico, os players devem fazer de tudo para coletar recursos e sobreviver. A experiência é bem imersiva e a quantidade de dinossauros e outras feras “das antigas” é enorme. Logo, podemos dizer que o perigo está sempre à espreita na ilha conhecida como ARK.
The Isle (2015)
Ainda falando sobre jogos de sobrevivência, temos aqui o excelente The Isle, que está no regime Early Access há muitos anos, mas continua recebendo updates com uma boa frequência. Além do mais, o jogo se destaca por nos colocar na pele dos dinos.
Pois é! Nessa aventura, nós somos as feras jurássicas e temos a chance de observar a ação sob uma perspectiva única. Obviamente, o jogo também nos desafia a lutar pela vida, o que acaba garantindo alguns conflitos dignos de nota. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma opção imperdível!
Second Extinction (2020)
Como eu já destaquei, a combinação de armas e feras jurássicas sempre chama a atenção dos devs e dos players. Nesse sentido, Second Extinction desponta como uma alternativa que também segue por essa linha e consegue promover batalhas bem movimentadas.
O jogo ainda está no regime Early Access, mas já conta com opções de entretenimento bem interessantes, com direito a armas altamente destrutivas e cenários impressionantes. Detalhe: esse título foca bastante na jogatina cooperativa, o que quer dizer que a experiência fica muito melhor se você unir forças com outros players. Excelente!
LEGO Jurassic World (2015)
Sabendo que as crianças são “fãs de carteirinha” dos jogos de dinossauros, eu não poderia deixar de citar o ótimo LEGO Jurassic World nesta seleção. O game toma como base o filme Jurassic World, mas apresenta a história com uma pegada bem leve e, claro, os dinos em “versão LEGO” são um espetáculo à parte.
Em síntese, esse título pode ser encaixado no grupo dos jogos de aventura, mas a experiência também envolve puzzles e uma boa dose de simulação. Como bônus, muitas situações engraçadas e elementos que fazem o game ser uma opção muito indicada para quem busca por jogos para crianças.
Oakwood (2018)
Mudando o “clima” da lista, temos o assustador Oakwood. Esse jogo costuma “passar batido pelos radares de muitos players”, mas eu não poderia deixar de citá-lo, já que suas ideias são perfeitas para quem curte aqueles jogos de terror que mexem com os nervos.
De forma resumida, Oakwood nos coloca em um acampamento isolado à procura do nosso grupo de amigos. Porém, como se uma noite escura em uma floresta já não fosse assustadora o suficiente, alguns seres pré-históricos, ficam rondando o local e ajudando a “gelar a nossa espinha”.
Cadillacs and Dinosaurs (1993)
Conforme eu prometi, a minha lista seria marcada por jogos de diversas épocas, certo? Por isso, temos aqui o lendário Cadillacs and Dinosaurs, que é uma verdadeira unanimidade entre aqueles que curtem jogos de fliperama e aventuras no melhor estilo Beat ‘em Up.
Infelizmente, por conta de questões relacionadas com direitos de marca, esse é um título que dificilmente vai ganhar um remake ou uma sequência. E isso quer dizer que os players devem apostar em emuladores, se quiserem encarar os desafios do jogo e os muitos dinossauros que brilham nele.
Prehistoric Hunt (2020)
Jogos de caçadas existem aos montes, mas Prehistoric Hunt é um dos únicos que adicionam as feras jurássicas à experiência. Melhor ainda, o jogo apresenta belas construções gráficas e nos faz sentir que estamos em um verdadeiro safári, só que os dinos é que são os alvos.
Mesmo ainda estando no regime Early Access, Prehistoric Hunt já apresenta muitas opções de entretenimento e os devs continuam liberando updates com uma boa frequência. Com certeza, essa é uma alternativa que merece um olhar mais atento!
Exoprimal (2023)
Arrematando esta lista com jogos de dinossauros, temos o diferenciado Exoprimal. De certo modo, o game também aposta na combinação de dinossauros com armas de fogo, mas, a presença de exosuits iradas e outros elementos sci-fi acabam deixando as coisas bem mais interessantes.
No que diz respeito ao gameplay, o jogo se destaca por apresentar ideias mais focadas no lado cooperativos das caçadas. Ainda assim, não faltam opções para colocar os players em disputas intensas, diante de algumas feras jurássicas de proporções colossais.
E não deixe de indicar outros jogos de dinossauros!
Como pôde perceber, não são poucos os jogos que têm as fascinantes feras jurássicas como elementos essenciais. E o mais legal é que as opções que eu citei fazem parte de um grupo ainda maior, que acaba oferecendo belas experiências para players dos mais diversos estilos.
E é isso! Se você curtiu a seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros jogos de dinossauros que merecem atenção. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir esta lista e outros jogos de qualidade serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…