Seja por meio da internet ou com diversos controles plugados em uma máquina gamer, os jogos multiplayer cumprem um papel essencial, no que diz respeito à oferta de experiências que garantem interações entre os players.
Em alguns casos, essas interações podem pender para um lado competitivo. Em outros, para um lado cooperativo. E o fato é que, de um jeito ou de outro, a galera gamer sempre acaba se divertindo.
Bem, como você deve ter notado, resolvi montar esta lista para apresentar alguns jogos multiplayer que ilustram tudo isso que eu acabei de mencionar. Portanto, se você está buscando por games capazes de estreitar os seus laços com outros jogadores, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Overcooked! All You Can Eat (2020)
Para abrir esta lista com jogos multiplayer em grande estilo, resolvi citar a coletânea Overcooked! All You Can Eat. Esse pacote especial reúne os dois jogos da franquia Overcooked! e ainda conta com uma boa dose de conteúdo extra, garantindo assim uma grande quantidade de horas de gameplay.
Em síntese, a franquia se destaca por colocar diversos players no controle de cozinheiros e desafiá-los a atender a todos os pedidos feitos pelos clientes dentro de um limite de tempo. Então, se você curte as interações promovidas por jogos cooperativos, essa é a opção certa.
Valorant (2020)
Agora, se você gosta de trabalhar em equipe, mas não perde oportunidades de disputar contra outros jogadores, Valorant é uma boa pedida. Afinal, o título promove conflitos entre times de cinco players e a vitória está intimamente ligada aos personagens que cada player seleciona.
Isto é, para montar uma equipe equilibrada, é necessário saber combinar as habilidades de cada personagem. Assim, quando as disputas são iniciadas, o time vai estar preparado para as mais diversas situações de jogo. E só para constar, as partidas podem ficar bem intensas.
Dota 2 (2013)
Dota 2 é outro jogo que tem um caráter competitivo e também exige que os players montem equipes bem balanceadas para poder superar seus adversários. E como a quantidade de personagens à disposição é enorme, a fase de preparação exigem muitas discussões.
Sendo um ícone dos jogos MOBA e do segmento dos eSports, Dota 2 conta com uma grande legião de fãs. Por conta disso, quem busca por jogos multiplayer só para ter contato com outros gamers sempre consegue alcançar esse objetivo ao se dedicar aos conflitos dessa lenda.
League of Legends (2009)
Como citar Dota 2 e não citar League of Legends seria um crime, resolvi tirar esse peso dos meus ombros de uma vez. E, claro, LoL realmente merece um lugar nesta lista. O jogo é o outro ícone dos jogos MOBA e também tem uma presença marcante no segmento dos eSports.
Cabe ressaltar também que o universo de League of Legends é tão rico que o jogo já deu origem a uma grande quantidade de aventuras derivadas. Ainda assim, se a intenção for interagir com outros players e participar de disputas eletrizantes, o game é uma opção certeira.
Lost Ark (2019)
E como um bom MMORPG tem o componente multiplayer como uma das suas características, Lost Ark merece um lugar nesta seleção. O título chegou ao ocidente alguns anos após a estreia na Coreia do Sul e, desde então, a galera gamer vêm se dedicando à aventura de forma intensa.
Apesar de seguir as premissas básicas dos MMORPGs, Lost Ark merece elogios por contar com um sistema de combates mais voltado para o lado da ação. Aliás, essa característica, combinada com a perspectiva isométrica, acaba fazendo o jogo remeter aos lendários títulos da franquia Diablo. Vale a pena conferir!
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2022)
Quando falamos em jogos multiplayer, a franquia Call of Duty sempre acaba sendo citada em algum momento. No caso desta lista, essa série lendária vai ser representada pelo ótimo Call of Duty: Modern Warfare 2, que é a aventura mais atual e deverá continuar assim por um tempo.
Para quem curte jogos de tiro, Call of Duty: Modern Warfare 2 é um “prato cheio”. Temos diversos modos de jogo competitivos e cooperativos e algumas das missões realmente geram um engajamento enorme. Em suma, esse é um daqueles títulos que fazem a gente não notar que muitas horas de gameplay já passaram.
Project Zomboid (2013)
Como eu tenho o costume de incluir um “jogo underrated” em todas as listas que libero aqui no The Game Times, resolvi citar agora o ótimo Project Zomboid. Esse título foi liberado no regime Early Access há muitos anos e continua em pleno desenvolvimento, mas já conta com o apoio de milhares de jogadores.
No game, somos colocados em um mundo infestado por mortos-vivos e temos que fazer tudo o que for possível para sobreviver. Lembrando que o componente multiplayer já faz parte do game e deixa as coisas muito mais interessantes. Logo, essa é uma alternativa muito indicada para fãs de jogos de zumbis.
Omega Strikers (2023)
No ponto médio desta lista com ótimos jogos multiplayer, resolvi posicionar o divertido Omega Strikers. Esse título ficou em um estado open beta por alguns meses, mas já alcançou a sua versão final e tem feito muito sucesso desde o lançamento oficial.
Vale ressaltar que esse é um daqueles jogos que subvertem as regras de certos esportes e dão vida a competições insanas. A jogatina acontece em um formato 3v3 e as partidas rápidas garantem uma excelente dose de dinamismo. Com toda a certeza, esse é um título que tem potencial para prender a sua atenção por muitos dias.
Apex Legends (2019)
Jogos Battle Royale geralmente focam mais no lado da jogatina competitiva, mas Apex Legends foca na formação de esquadrões de dois ou três personagens. Com isso a ideia, de “cada um por si” acaba sendo ajustada para receber alguns conceitos oriundos de jogos cooperativos.
De qualquer forma, além desse diferencial, o game merece elogios por contar com um grande elenco de personagens, mecânicas de movimentação bem arrojadas, belos cenários e por aí vai… E como os devs estão sempre liberando atualizações, esse jogo tem potencial para ficar na sua lista de favoritos por muitos anos.
Fall Guys (2020)
Na minha visão, poucos jogos multiplayer são tão divertidos quanto o colorido Fall Guys. E isso acontece, pois a premissa do jogo, que remete às gincanas promovidas por certos programas de TV clássicos, abre margem para muitas possibilidades de interação.
Como bônus, o game ainda conta com personagens simpáticos, diversas opções de personalização e um sistema que dá aos jogadores a oportunidade de inventar novos desafios. Devido a isso, quem decide apostar no game acaba ingressando em uma comunidade muito ativa.
https://www.youtube.com/watch?v=rTsPB-ltVm0
V Rising (2022)
Jogos de sobrevivência também costumam oferecer boas opções, em termos de jogatina multiplayer. Para ilustrar isso, temos o ótimo V Rising, que ostenta construções “no estilo Diablo”, mas vai muito além e dá boas opções de entretenimento para os fãs de histórias com vampiros.
Como o game está no regime Early Access, os devs continuam dando atenção ao feedback da comunidade e liberando novidades de tempos em tempos. Em outras palavras, esse já é um game muito bom, mas deverá ficar ainda melhor no futuro. Não deixe de dar uma olhada!
Sons of the Forest (2023)
Ainda falando sobre jogos que estão no regime Early Access, acho justo citar o excelente Sons of the Forest. O game é a sequência do aclamado The Forest e, mesmo ainda estando em pleno desenvolvimento, já conseguiu chamar a atenção de muita gente com suas ideias insanas.
Dando continuidade aos eventos que marcaram o jogo anterior, Sons of the Forest coloca os players em uma ilha dominada por canibais. Além disso, a sobrevivência é um desafio, já que os recursos são escassos. No fim das contas, os players são obrigados a unir forças para poder encarar as situações cruéis que marcam a experiência.
Dead by Daylight (2016)
Dead by Daylight não poderia ficar de fora desta lista com jogos multiplayer, pois foi o principal responsável pela popularização dos chamados multiplayer assimétricos. Esses games se destacam por dividir um grupo de jogadores de forma desigual, forçando assim uma jogatina competitiva e cooperativa ao mesmo tempo.
De todo modo, o maior chamariz de Dead By Daylight é a ideia de colocar um dos jogadores no papel de um grande vilão. Essa ideia, no fim das contas, acaba remetendo a certos filmes de terror e garantindo experiências que mexem com os nervos dos players. Lenda!
Sea of Thieves (2018)
Uma aventura com piratas é a desculpa perfeita para os devs adicionarem um componente multiplayer e Sea of Thieves é o jogo que melhor aproveita a temática para fazer isso. O game não tem o caráter massivo dos MMOs, mas apresenta muitas das mecânicas características desse tipo de jogo.
Para completar, toda a experiência é apresentada sob uma perspectiva de primeira pessoa, o que nos leva a crer que realmente somos piratas e nossos amigos fazem parte da nossa tripulação. Sem dúvidas, esse é um game imperdível para diversos tipos de players.
The Outlast Trials (2023)
Fechando esta lista com jogos multiplayer, temos o alucinante The Outlast Trials. O game ainda está no regime Early Access, mas já conta com todas as mecânicas principais e sua ambientação é muito adequada para aqueles que curtem jogos de terror.
Nessa aventura macabra, os players são colocados em um laboratório maligno e são obrigados a participar de experiências que fazem “gelar a espinha”. Por sorte, dá para ter amigos por perto para encarar os desafios. Mesmo assim, é bom você só curtir esse game com alguns companheiros corajosos.
E não deixe de citar outros ótimos jogos multiplayer!
Como pôde perceber, as experiências multiplayer são oferecidas pelos devs nos mais diversos formatos e há até algumas inovações de vez em quando. Por isso, a gente sempre acaba se deparando com um game que chama a atenção de legiões de players e permanece assim até outra bela novidade surgir.
E é isso! Se você curtiu a seleção, peço que compartilhe o post e indique outros jogos multiplayer interessantes. Desse modo, mais pessoas vão ter acesso à minha lista e mais sugestões serão dadas, resultando assim em uma verdadeira enciclopédia de experiências para muitos jogadores. Até a próxima…