Quem curtiu alguns dos melhores jogos de PS3 sabe muito bem que, apesar de a máquina não ter sido tão bem-sucedida quanto o PS1 ou o PS2, ela conseguiu garantir algumas experiências memoráveis para diversos tipos de players.
Pois é! Além de ter alguns exclusivos bem interessantes, o PS3 recebeu títulos de peso de grandes desenvolvedoras e conseguiu gerar uma infinidade de horas de gameplay. Aliás, até hoje alguns players curtem o console em sua versão física ou por meio dos emuladores.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar esta lista para falar sobre os melhores jogos de PS3. Sim, eu sei que montar uma seleção como essa exige que alguns títulos de peso sejam deixados “de fora”, mas acho que consegui fazer um bom trabalho. Ademais, você sempre pode fazer as suas indicações, ao compartilhar o post… vamos dar uma olhada nos games?
God of War 3 (2010)
Para abrir esta lista com os melhores jogos de PS3 em grande estilo, resolvi citar o excelente God of War 3. Como o jogo anterior acabou com um grande cliffhanger, esse título já chegou envolto em muitas expectativas e conseguiu fazer a alegria de muita gente.
Nessa aventura, temos a chance de conferir algumas batalhas épicas e a conclusão da história do lendário Kratos dentro do panteão grego. Vale ressaltar que esse game chegou a ganhar uma versão remasterizada para o PS4, o que quer dizer que ele realmente merece ser revisitado.
Batman: Arkham City (2011)
Sendo o segundo jogo de uma trilogia que acabou influenciando a indústria de games de diversas formas, Batman: Arkham City carregou o peso de ser o sucessor de uma aventura lendária. E o mais interessante é que o game apresentou um nível de qualidade absurdo.
O jogo também foi lançado para outros consoles, mas a galera do PS3 curtiu a experiência de forma massiva e ajudou a abrir margem para a criação de uma sequência, que foi lançada em 2015. Sem dúvidas, esse jogo tem alguns dos pontos altos de uma série imperdível. Vale a pena conferir!
Tales of Xillia (2011)
Por ser um exclusivo do PS3, Tales of Xillia acabou “forçando” muitos fãs da franquia Tales of, da Bandai Namco, a comprarem o console da Sony. Isso mesmo! O jogo nunca foi lançado para outra plataforma e até recebeu uma bela sequência, que manteve a exclusividade intacta.
De modo geral, essa é uma aventura que segue o padrão de uma das séries mais importantes do grupo dos JRPGs e sua história é realmente envolvente. Para completar, ainda temos um elenco com personagens que conseguem cativar os players de uma forma incrível. Grande game!
Red Dead Redemption (2010)
Lenda da sétima geração de consoles, Red Dead Redemption não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos de PS3. De fato, esse jogo pode até ser incluído nas listas com os melhores jogos de todos os tempos, dada a qualidade do seu enredo e das suas mecânicas.
No game, os players acompanham a história de um homem chamado John Marston, que é forçado a retomar uma antiga vida como fora-da-lei, com vistas a salvar a vida da própria família. Essa é uma aventura que se passa no Velho Oeste e tem um “ar hollywoodiano” incomparável. Lenda!
Gran Turismo 5 (2010)
Gran Turismo 5 é outro exclusivo importante do PS3. O jogo até teve que lidar com uma concorrência mais complicada, por conta dos títulos da franquia Forza, mas conseguiu se sair bem, ao oferecer experiências memoráveis para os fãs de jogos de corrida.
Para quem não se lembra, o título até teve uma espécie de prólogo, o que ajudou a equipe de desenvolvimento a ter uma base mais sólida para trabalhar em novidades para a franquia. Portanto, podemos dizer que essa é uma opção muito atrativa para os amantes da alta velocidade.
Dead Space (2008)
Dead Space marcou a indústria dos games de diversas formas e foi um dos maiores ícones da sétima geração de consoles. Não à toa, uma versão remake foi lançada não faz muito tempo e conseguiu fazer muito sucesso também. Ainda assim, a experiência original tem um charme especial.
De forma resumida, o jogo nos coloca no controle de um engenheiro que aceita a missão de consertar uma nave espacial que “morreu” perto de um planeta distante. Contudo, as coisas logo ganham um contorno sombrio, já que a causa da “morte” foi uma série de ataques alienígenas. Obviamente, isso quer dizer que o player deve se preparar para levar muitos sustos.
Dark Souls (2011)
Junto com o lendário Demon’s Souls, Dark Souls ajudou a dar origem aos chamados jogos Soulslike e acabou se tornando um dos títulos mais importantes da história recente do mundo dos games. Detalhe: o jogo fez enorme sucesso, mesmo ostentando um alto nível de dificuldade.
Apostando em cenários sombrios e em uma forma singular de contar histórias, Dark Souls conseguiu deixar muitos players frustrados com seus chefes desafiadores e acabou ajudando a FromSoftware a se tornar uma das empresas mais bem conceituadas do mundo dos games. Logo, podemos dizer que esse é um jogo obrigatório para qualquer gamer de respeito.
L.A. Noire (2011)
Com sua proposta diferenciada e seus belos cenários, L.A. Noire acabou chamando a atenção de muitos players, merecendo assim um lugar em qualquer lista com os melhores jogos de PS3. E mais, o jogo até recebeu versões aprimoradas para os consoles da geração seguinte.
Esse é um game de ação e aventura que nos coloca no controle de um investigador da polícia de Los Angeles. A jogatina tem diversas mecânicas criativas e os cenários são um espetáculo à parte, pois apresentam construções relacionadas com a década de 1940. Não deixe de conferir!
Ninja Gaiden Sigma (2007)
Durante um bom tempo, Ninja Gaiden Sigma foi um exclusivo do PS3 e conseguiu prender a atenção dos fãs de jogos Hack and Slash, ao apresentar uma aventura protagonizada pelo icônico Ryu Hayabusa. E só para constar, essa também é uma opção que tem um alto nível de dificuldade.
Em Ninja Gaiden Sigma, acompanhamos o famoso ninja em uma jornada de vingança. Ao longo de 19 belos capítulos, a gente acaba ficando envolvido com a trama e encarando alguns desafios memoráveis. Certamente, esse é um clássico que merece ser revisitado.
GTA V (2013)
GTA V foi lançado quando a “vida útil” do PS3 já estava chegando ao fim, mas isso não impediu o game de se tornar um dos jogos mais amados do console. Na verdade, como estamos falando de um dos games mais vendidos de todos os tempos, não é preciso comentar muitos sobre os pontos altos.
Esse grande clássico moderno conta com as características mais marcantes da franquia, mas chama a atenção por apresentar uma trama digna de Hollywood, muita ação, missões bem construídas e outros atrativos únicos. Em suma, essa é uma alternativa que merece o selo de “obrigatória”.
LittleBigPlanet (2008)
LittleBigPlanet brilhou de forma exclusiva no PS3 e acabou “abrindo as portas” para o nascimento de uma franquia que continua garantindo a diversão de muita gente. Além disso, o protagonista da série, o simpático Sackboy, acabou se tornando um dos ícones do mundo dos games.
Em linhas gerais, LittleBigPlanet se encaixa no grupo dos jogos de aventura e plataforma e chama a tenção por apresentar cenários muito atrativos. As mecânicas do jogo também são bastante criativas e toda a experiência acaba prendendo a atenção dos jogadores do início ao fim.
Burnout Paradise (2008)
Voltando a falar sobre jogos de corrida, temos aqui o incrível Burnout Paradise. Para muita gente, esse game ainda é o ponto alto da história da franquia Burnout e, por isso, qualquer chance de revisitar as eletrizantes corridas (por meio dos consoles ou dos emuladores) merece ser aproveitada.
Cabe lembrar que o game conta com um belo mundo aberto e apresenta uma “dinâmica não-linear” muito interessante. Com isso, os players podem assumir o controle sobre carros estilosos e sair explorando um mapa que esconde uma boa série de corridas desafiadoras. Muito bom!
Persona 5 (2016)
Apesar de ter sido criado como um game de PS4, Persona 5 também chegou a brilhar no PS3. E, claro, como estamos falando de um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos, o título acabou ganhando destaque durante o fim da “vida útil” da máquina da Sony.
Persona 5 reúne tudo aquilo que os games anteriores da franquia apresentaram e ainda conta uma história cheia de elementos atrativos. Assim, quem decide apostar nessa aventura acaba ficando diante de uma trama que garante mais de 100 horas de um gameplay viciante.
Far Cry 3 (2012)
Apresentando um dos vilões mais marcantes da história recente do mundo dos games, Far Cry 3 é um jogo de ação que dispensa comentários. Toda a história se passa em um mundo aberto incrível e a perspectiva em primeira pessoa acaba deixando as coisas muito mais imersivas.
É importante destacar que a versão de PS3 do game é aquela que acabou ganhando as melhores análises no Metacritic, ou seja, quem deseja curtir esse grande game da Ubisoft precisa fazer isso por meio do console da Sony (ou de algum emulador de PS3).
The ICO & Shadow of the Colossus Collection (2011)
Fechando a primeira metade desta lista com os melhores jogos de PS3, temos uma coletânea que abarca dois dos melhores jogos de PS2. Sim, a The ICO & Shadow of the Colossus Collection traz versões remasterizadas dos clássicos lançados em 2001 e 2005, respectivamente.
Como estamos falando de jogos com histórias memoráveis, que receberam um tratamento especial no PS3, acho justo dizer que a coleção também merece receber o selo de “obrigatória”. Lembrando que o icônico Shadow of the Colossus ainda ganhou um remake para o PS4.
Ni No Kuni: Wrath of the White Witch (2011)
Entrando na segunda metade desta lista, nos deparamos com o incrível Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Esse game até ganhou versões para outras plataformas algum tempo depois, mas permaneceu como um exclusivo do PS3 por muitos anos e fez muito sucesso.
Além de contar uma bela história e apresentar mecânicas dignas dos maiores jogos de RPG de todos os tempos, Ni No Kuni: Wrath of the White Witch chama a atenção por apresentar animações criadas pelo Studio Ghibli (lenda do mundo dos animes). Resumindo, essa é uma aventura que merece a sua atenção.
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)
A história da franquia Call of Duty com os consoles PlayStation sempre foi marcada por grandes games, mas, na “era do PS3”, um dos maiores destaques foi o excelente Call of Duty: Modern Warfare 2, que vendeu muitas cópias e deixou os players “presos” a um modo multiplayer viciante.
Assim como acontece com outros títulos da série, Call of Duty: Modern Warfare 2 também apresenta uma bela campanha single player e uma boa série de sequências de ação explosivas. Em síntese, esse é um “prato cheio” para os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa.
Battlefield: Bad Company 2 (2010)
A presença do ótimo Battlefield: Bad Company 2 nesta lista com os melhores jogos de PS3 só deixa claro que a franquia da EA já passou por uma fase muito mais interessante. Isto é, esse game deixa o vergonhoso Battlefield 2042 (jogo mais recente da série) “no chinelo”.
Dotado de gráficos muito bons e apostando em ideias diferenciadas (como os cenários destrutíveis), Battlefield: Bad Company 2 promove uma experiência incrível e ainda consegue envolver os jogadores em uma trama que foca em certos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Com toda a certeza, esse é um game perfeito para fãs de tiroteios virtuais de larga escala.
Dead Island (2011)
A sequência do ótimo Dead Island foi liberada não faz muito tempo, mas o sucesso feito pelo novo game não teria sido possível sem um antecessor tão bom. Sim! Dead Island conseguiu chamar a atenção dos fãs de jogos de zumbis e definiu as bases para o nascimento de uma grande franquia.
Como o nome do game sugere, essa é uma aventura que coloca os players em uma ilha infestada por mortos-vivos. Nesse contexto, os jogadores têm que fazer de tudo para sobreviver e acabam encarando algumas situações tão inusitadas quanto sangrentas. Excelente opção!
Resident Evil 5 (2009)
Também focando em mortos-vivos, Resident Evil 5 conseguiu prender a atenção de muitos players e se tornou um dos melhores jogos de PS3. Mesmo assim, é importante destacar que o título foi muito criticado por ter focado mais na ação, deixando de lado a essência do gênero survival horror.
Resident Evil 5 também se destaca por garantir uma boa jogatina cooperativa e por apresentar um estilo visual requintado. Em outras palavras, apesar de não ter sido uma unanimidade para os players e os críticos, temos aqui um game que representou a sua franquia lendária com propriedade.
Metal Gear Solid 4 (2008)
E por falar em franquia lendária, Metal Gear Solid 4 é outro game que nasceu com a tarefa de superar alguns antecessores de alto nível. Nesse sentido, seria um exagero dizer que o game é melhor do que o incrível Metal Gear Solid 3, mas a distância entre um jogo e o outro não é tão grande assim, em termos de qualidade.
Na linha de tempo da série, esse game pode ser considerado como uma das últimas aventuras. Por isso, a gente acaba acompanhando uma trama protagonizada por um Solid Snake bem veterano. De todo modo, o fato é que esse é outro jogo com o selo de qualidade do genial Hideo Kojima.
The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)
Classificado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos, The Elder Scrolls V: Skyrim também brilhou no PS3 e acabou aumentando ainda mais a sua influência sobre legiões de players. Logicamente, foi o sucesso do game que acabou motivando os devs a criarem uma versão remasterizada para os consoles da geração seguinte.
Para quem curte experiências “role-playing”, The Elder Scrolls V: Skyrim é um espetáculo à parte. O jogo se apresenta sob uma perspectiva de primeira pessoa e realmente envolve os jogadores em sua história. Devido a isso, podemos dizer que esse é mais um jogo imperdível que merece um lugar nesta lista com os melhores jogos de PS3.
Killzone 2 (2009)
Em todas as listas que eu costumo liberar aqui no The Game Times, sempre faço questão de incluir pelo menos um jogo que merecia ser mais conhecido do que realmente é. Nesta lista, esse jogo underrated é o excelente Killzone 2 (um dos ótimos exclusivos do PS3).
Esse game deu continuidade à história de uma franquia que já tinha brilhado no PS2 e no PSP e conseguiu fazer a alegria dos fãs de jogos de tiro. Para completar, as experiências multiplayers promovidas pelo jogo conseguiram garantir alguns tiroteios memoráveis.
Resistance 3 (2011)
De certo modo, Resistance 3 é outro exclusivo do PS3 que merecia ser lembrado mais vezes. Esse jogo apresenta uma realidade alternativa incrível, na qual alguns alienígenas resolvem abrir um buraco na crosta terrestre, com o intuito de congelar o núcleo do planeta.
Em meio a esse cenário complicado, os players assumem o controle sobre um membro de uma força de resistência e acabam ficando com a missão de encarar os alienígenas. E como tudo se passa sob uma perspectiva de primeira pessoa, a experiência fica bem imersiva.
Heavy Rain (2010)
Contando a história de quatro personagens jogáveis cheios de características e motivos diferenciados, Heavy Rain é uma aventura difícil de classificar, já que a narrativa fica em destaque, mas as mecânicas abarcam elementos oriundos de jogos de ação, aventura, suspense, terror e por aí vai.
O jogo ficou um bom tempo como um exclusivo do PS3, até que o seu grande sucesso deu vida a uma versão remasterizada (lançada para PC e PS4). Sem sombra de dúvidas, essa é uma daquelas aventuras que acabam fazendo a gente pensar que está acompanhando um filme interativo.
Uncharted 2: Among Thieves (2009)
É bem verdade que a trilogia principal da série Uncharted foi lançada no PS3, mas, para muita gente, é o ótimo Uncharted 2: Among Thieves que acaba despontando como a aventura mais marcante. Por conta disso, resolvi incluir o referido título como o representante da série nesta lista com os melhores jogos de PS3.
Descrito pelos devs como um jogo de ação e aventura, Uncharted 2: Among Thieves apresenta mais uma jornada épica protagonizada pelo icônico Nathan Drake e se destaca por contar a história de uma forma bem envolvente, com direito a mecânicas muito criativas. Assim sendo, acho justo atribuir o selo de “obrigatório” a esse título também.
Journey (2012)
Com seu visual diferenciado e sua premissa única, Journey conseguiu despertar a curiosidade de muitos players. De certa forma, podemos dizer que esse é um game de simulação, já que a ideia dos devs foi fazer os players sentirem o prazer de explorar cenários incríveis.
O jogo conta com detalhes muito interessantes e até chegou a ficar com alguns troféus GOTY em seu ano de lançamento. Outro fato curioso: Journey foi o primeiro game a ser indicado a um prêmio Grammy (na categoria Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual), ou seja, o jogo conta com muitos atrativos.
Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction (2007)
E se você pensou que a dupla Ratchet e Clank ficaria de fora desta lista com os melhores jogos de PS3, temos aqui o excelente Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, que foi um dos grandes exclusivos da máquina da Sony e expandiu a influência da franquia de uma forma surreal.
Combinando elementos de jogos de tiro com cenários cheios de plataformas e obstáculos, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction coloca seus protagonistas em situações complicadas, mas dá aos jogadores uma boa quantidade de ferramentas para encontrar soluções incríveis. Muito divertido!
Tomb Raider (2013)
Lara Croft também não poderia ficar de fora desta seleção, não é verdade? Nesse caso, resolvi citar o ótimo Tomb Raider, que foi o primeiro título de uma trilogia que marcou época e apresentou um novo caminho para a lendária franquia criada pela Core Design.
Tomb Raider conta com muitos elementos típicos de jogos de sobrevivência, mas não deixa a ação de lado em nenhum momento. Na verdade, a forma como o jogo traz de volta a essência dos primeiros títulos da série é realmente impressionante. Sendo assim, sugiro que não deixe de experimentar essa aventura e suas sequências.
The Last of Us (2013)
Colocando um ponto final nesta lista com os melhores jogos de PS3, temos o impressionante The Last of Us, que está sempre figurando nas listas com as produções mais impressionantes de todos os tempos. E não é sem motivos, a história protagonizada por Joel e Ellie é épica!
The Last of Us foca em um mundo pós-apocalíptico, no qual um fungo parasita acabou transformando a maior parte dos seres humanos em criaturas horrendas. A ação se desenrola sob uma perspectiva de terceira pessoa e a narrativa conta com alguns momentos muito marcantes. Sem sombra de dúvidas, esse é um jogo que deve ser experimentado pelo menos uma vez na vida.
Melhores jogos de PS3… e ainda ficaram faltando muitos!
Como pôde notar, a minha lista deu ênfase a alguns jogos que realmente marcaram as memórias de muitos jogadores. Todavia, eu sei muito bem que há outros games que também mereciam ser citados. Então, para poder expandir a seleção, vou precisar da sua ajuda.
Isto é, se você curtiu as indicações, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros jogos que merecem ser incluídos nesta lista com os melhores jogos de PS3. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a seleção e mais sugestões serão apresentadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…