Marcando presença no mundo dos games há muitas décadas, os jogos de fazenda continuam tão populares quanto sempre foram. Na verdade, podemos dizer que esses títulos são até mais jogados hoje em dia, pois os devs trataram de acionar diversas opções de entretenimento às premissas básicas do “gênero”.
Aliás, certos jogos indie que apostam em um gameplay focado nas chamadas “fazendinhas” acabaram se tornando verdadeiros fenômenos. E isso, claro, motivou outras desenvolvedoras a criarem mais opções de qualidade para os players que não dispensam a chance de “dar uma de agricultores”.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para apresentar alguns jogos de fazenda que realmente merecem atenção. Como irá notar, selecionei opções com estilos visuais diferenciados e muitas mecânicas criativas. Portanto, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos lá?
Harvest Moon: One World (2021)
Dando início aos “trabalhos” nesta lista com ótimos jogos de fazenda, temos o divertido Harvest Moon: One World. Esse título pertence a uma das franquias mais importantes do grupo dos games de fazendinha e, apesar de não ser uma unanimidade junto aos fãs, garante boas horas de diversão.
Em suma, temos aqui um a aventura que mantém a essência da série intacta e ainda apresenta uma narrativa interessante, na qual os players têm que cumprir a missão de encontrar a “Deusa das Colheitas”. Como bônus, ainda temos construções em estilo anime que chamam bastante atenção.
Harvestella (2022)
Falemos agora do diferenciado Harvestella. Para começar é importante destacar que esse jogo foi criado pela Square Enix, ou seja, o estilo JRPG ostentado pelo game já está mais do que justificado. E o mais interessante é que parece mesmo que estamos curtindo uma espécie de “Final Fantasy de fazendinha”.
Além de contar com todas as mecânicas que marcam os melhores jogos desse tipo, o jogo ainda dá uma enorme ênfase à exploração. E como se isso não fosse o bastante, temos um sistema de combates digno de grandes Action RPGs, uma boa trama e cenários muito bonitos. Resumindo, essa é uma opção imperdível.
My Time At Portia (2018)
Inspirado no jogos mais antigos da franquia Harvest Moon, My Time At Portia é uma alternativa que vai muito além da ideia de cuidar de uma fazenda. De fato, esse título conta com tantas mecânicas, que é mais justo colocá-lo no grupo do jogos de simulação da vida real.
Em linhas gerais, My Time At Portia foca na história de um jovem que resolve começar uma nova vida na cidade de Portia. Nesse local, ele assume o controle sobre as antigas propriedades do seu pai e se dedica a diversas tarefas, com vistas a colocar as coisas nos eixos novamente. Sem dúvidas, esse é um jogo que vai prender a sua atenção por muitas horas.
Roots of Pacha (2023)
Mesmo apresentando todas as mecânicas básicas que marcam os melhores jogos de fazenda, Roots of Pacha merece a atenção dos players por focar em eras mais primitivas. Isso mesmo! Tecnicamente, esse é um simulador da vida dos chamados “homens da caverna”.
E como acontece com muitos representantes do grupo dos jogos indie, Roots of Pacha ostenta criações em pixel art que “saltam aos olhos”. Assim, quem decide apostar no game acaba se deparando com uma experiência cativante e cheia de belos atrativos. Muito bom!
Sun Haven (2023)
Sun Haven é uma das maiores novidades que surgiram no segmento dos jogos de fazendinha nos últimos tempos. O título apresenta belas construções em pixel art e se destaca por apostar em uma temática mais fantasiosa, com direito a criaturas muito peculiares e cenários dignos dos contos de fadas.
Em termos de mecânicas, o jogo dá aos players o poder de controlar diversos aspectos das suas fazendas, mas ainda conta com elementos oriundos dos jogos de RPG. Com isso, a gente fica preso ao desejo de progredir e liberar novas skills. Resumindo, esse é um game que merece total atenção.
Rune Factory 5 (2021)
Voltando a falar sobre jogos pertencentes a franquias lendárias, temos aqui o ótimo Rune Factory 5. O título demorou um bom tempo para ser lançado de forma oficial no ocidente (essa estreia só aconteceu em julho de 2022), mas não demorou muito para fazer sucesso.
Ostentando belas construções em estilo anime, Rune Factory 5 tem muitos elementos típicos dos jogos de RPG, mas conta com sistemas de gerenciamento avançados, garantindo assim uma “vida rural” bem agitada (e cheia de possibilidades) para os agricultores de plantão.
My Time At Sandrock (2022)
My Time At Sandrock ainda está em pleno desenvolvimento (Early Access), mas já deixou claro que tem atrativos capazes de prender a atenção de diversos tipos de players. E só para constar, esse é um produto dos mesmos criadores do ótimo My Time At Portia, o que explica as semelhanças entre os dois games.
De todo modo, My Time At Sandrock se destaca por apresentar cenários desérticos e um mundo pós-apocalíptico que remete ao Velho Oeste. E mais, o game dá enorme liberdade para os players escreverem suas histórias. Com toda a certeza, esse é um jogo que garante muitas horas de um gameplay bem envolvente.
Farming Simulator 22 (2021)
No ponto central desta lista com ótimos jogos de fazenda, resolvi posicionar o excelente Farming Simulator 22. Como o nome do jogo sugere, temos aqui uma opção que dá uma ênfase maior à simulação e ao realismo (esses elementos são favorecidos pela qualidade das construções gráficas).
Farming Simulator 22 merece elogios por colocar os players no papel de gestores e por dar a eles a oportunidade de estar “na linha de frente”, mexendo com a terra. Dessa maneira, a experiência acaba ficando extremamente imersiva. Logo, não é exagero algum dizer que esse é um dos melhores jogos de fazenda disponíveis atualmente.
Dinkum (2022)
Apesar de ainda ser um título que está em pleno desenvolvimento (Early Access), Dinkum já conseguiu atrair a atenção de uma grande quantidade de jogadores. Não à toa, há muitos reviews registrados na Steam e cerca de 95% deles são positivos.
Curiosamente, o jogo não chega a ser inovador a ponto de justificar seu sucesso, mas parece que as mecânicas criativas e o perfil casual do game acabaram “caindo nas graças” dos players. Então, se você busca por uma experiência mais “de boa”, essa é a opção certa.
Story of Seasons: Friends of Mineral Town (2019)
Muita gente não sabe, mas a franquia Story of Seasons é o “outro nome” da franquia Harvest Moon. Para você ter uma ideia, o ótimo Story of Seasons: Friends of Mineral Town é um remake fiel dos jogos Harvest Moon: Friends of Mineral Town e Havest Moon: More Friends of Mineral Town, que foram lançados para o Game Boy Advance.
Obviamente, por conta da ligação com esses clássicos, o jogo apresenta muitas das mecânicas que ajudaram a deixar o grupo dos jogos de fazenda muito mais popular. Sendo assim, podemos dizer que esse é outro título obrigatório para os fãs de jogos desse tipo.
Wylde Flowers (2022)
Agora, se você curte apostar em jogos que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são, Wylde Flowers é uma boa pedida. Esse jogo tem tudo aquilo que um game de fazendinha poderia oferecer, mas o maior diferencial está no fato de que a personagem principal é uma bruxa.
Sim, ao longo da aventura, acompanhamos o dia a dia da personagem Tara, que tem a missão de cuidar de uma fazenda e aprender uma boa série de feitiços. Para completar, ainda temos alguns mistérios que acabam “sacudindo” a vida dos moradores da cidade de Fairhaven. Grande game!
Forager (2019)
Forager é um daqueles games que provam que mecânicas criativas são muito mais importantes do que gráficos exuberantes. O título apresenta construções extremamente leves, mas consegue “prender os players em um loop” viciante e muito divertido.
Podendo ser encaixado em diversos gêneros, Forager acaba pendendo mais para o lado dos jogos de sobrevivência, já que temos que prestar muita atenção às necessidades do personagem ou ele pode acabar morrendo. No fim das contas, a experiência reúne muitas ideias interessantes e justifica todo o sucesso que esse belo indie ainda faz.
Travellers Rest (2020)
Tecnicamente, Travellers Rest, que ainda está no regime Early Access, não é um jogo de fazenda. Isto é, o título tem mecânicas que focam na gestão de hortas e no cuidado de animais, mas sua premissa básica é dar aos jogadores o controle sobre uma estalagem.
Ao longo da aventura, a gente ainda se depara com uma boa série de mistérios e histórias que acabam nos motivando a explorar diversas áreas do mapa. Em síntese, esse é um jogo surpreendente, que apresenta algumas passagens memoráveis e muitas ideias interessantes.
Atomicrops (2019)
Descrito pelo devs como um jogo de fazenda fora dos padrões, Atomicrops é a opção certa para aqueles que procuram por algo um pouco mais movimentado e desafiador. Detalhe: a jogatina é marcada por elementos típicos dos famosos (ou infames) roguelikes.
Nesse jogo, a gente assume o controle sobre uma fazenda aparentemente normal. No entanto, tudo se passa em um cenário pós-apocalíptico e a sua plantação é a última que permaneceu viva. Ainda assim, o resultado do seu trabalho passa por sérias mutações e as lutas contra as mais diversas ameaças são constantes. Não deixe de conferir!
Stardew Valley (2016)
Encerrando “os trabalhos” nesta lista com ótimos jogos de fazenda, temos um grande fenômeno do mundo indie, o incrível Stardew Valley. Esse título já foi lançado há um bom tempo, mas continua prendendo a atenção de muitos jogadores (e as avaliações são 98% positivas).
Em Stardew Valley, o herói herda uma fazenda do avô e dá início a uma nova vida. Logicamente, os cuidados com as plantações são muito importantes, mas o game nos dá tanta coisa para fazer que é fácil a gente não perceber que as horas de jogatina vão se acumulando. Lenda!
E não deixe de citar outros jogos de fazenda!
Como pôde perceber, quando o assunto é jogos de fazenda, há muitas opções de alto nível à disposição. E o interessante é que, apesar de a minha lista contar com belos games, acabei sendo forçado a deixar outras aventuras memoráveis “de fora”. Devido a isso, vou ter que lhe pedir um favor…
Se você curtiu a seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros jogos de fazenda de qualidade. Desse modo, mais players vão ficar sabendo sobre a lista e mais sugestões serão dadas, gerando assim uma bela biblioteca de sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…