Apresentando casos intrigantes e cenários diversos, os chamados jogos de detetive têm uma grande legião de fãs e conseguem garantir experiências que “flertam” com os mais diversos gêneros. E, claro, isso quer dizer que essas aventuras são ótimas para a gente curtir boas horas de gameplay.
Aliás, de uns tempos para cá, por conta do lançamento de games com uma pegada mais voltada para o lado dos RPGs, os games desse tipo começaram a ganhar uma profundidade enorme, com direito a tramas muito bem elaboradas e mecânicas bastante criativas.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção com ótimos jogos de detetive. Como irá notar, tentei focar em games relativamente recentes, mas não pude deixar de citar alguns clássicos. Portanto, se você deseja desvendar grandes mistérios, é bom não deixar de ler até o fim… vamos conferir os jogos?
Sherlock Holmes: Crimes and Punishments (2014)
Dando início a esta lista com jogos de detetive, temos Sherlock Holmes: Crimes and Punishments. Esse me pareceu o jogo perfeito para abrir a seleção, pois se trata de uma aventura comandada por um dos detetives mais famosos de todos os tempos, ou seja, o lendário Sherlock Holmes.
Como costuma acontecer nos livros de suspense e mistério protagonizados pelo personagem, o jogo nos coloca diante de alguns casos intrigantes. Além disso, a experiência da uma ênfase enorme à narrativa, mas sem deixar de lado os momentos de ação. Vale a pena conferir!
Murder By Numbers (2020)
Com uma pegada mais voltada para o lado das famosas visual novels, Murder By Numbers é um game mais “parado”, mas seus casos intrigantes, a história e o estilo visual são excelentes. Assim, a gente acaba ficando envolvido com a experiência desde o início.
Nessa aventura, assumimos o controle sobre uma “atriz-detetive”, que acaba se vendo envolvida com uma série de assassinatos. A jogatina é marcada por muitos puzzles e os players devem realmente exercitar suas mentes, se quiserem resolver os enigmas. Muito bom!
Return of the Obra Dinn (2018)
Seguindo o padrão dos melhores jogos indie, Return of the Obra Dinn apresenta gráficos com um estilo singular e mecânicas de jogo muito criativas. E mais, a história é bastante original, já que ela nos coloca na pele de um investigador de seguros.
De forma resumida, o jogo nos dá a missão de descobrir o que aconteceu com um navio chamado Obra Dinn, que zarpou para uma longa viagem, mas retornou alguns dias depois, sem qualquer vestígio da sua tripulação. Com toda a certeza, esse é um game que vai mexer com a sua mente.
Her Story (2015)
Outro jogo que apresenta uma pegada bem diferenciada é o ótimo Her Story. Em linhas gerais, o game pode ser classificado como um filme interativo, no qual temos acesso a arquivos gravados por atores reais e uma história que pode ser alterada por meio das nossas ações.
Na trama, acompanhamos um caso de assassinato, que acaba evoluindo para algo muito mais complexo, à medida que vamos avançando com a história. Infelizmente, por conta do formato, a experiência não dura muito. Ainda assim, ela marca a memória de quem joga. Imperdível!
Tails Noir (2021)
Também conhecido como Backbone, Tails Noir é um dos jogos 2D mais bonitos dos últimos tempos e um “prato cheio” para os fãs de jogos de detetive. E o curioso é que o game apresenta um mundo com animais antropomórficos. Assim, a gente acaba controlando um detetive guaxinim.
Pois é! Além dessa interessante escolha de design, o jogo conta uma bela história e consegue prender a nossa atenção do início ao fim, com direito a muita exploração, diálogos complexos e outros elementos atrativos. Certamente, esse é um game que até merecia ser mais conhecido do que realmente é.
Overboard! (2021)
Mesmo apostando na estrutura típica das visual novels, Overboard! tem um ritmo bem acelerado e consegue garantir uma boa dose de emoções. Além do mais, as construções gráficas são bem estilosas e o caso que faz a trama girar é cheio de nuances interessantes.
Vale ressaltar que o game conta com algumas ideias originais e personagens que realmente têm relação com a trama e tomam decisões independentes. Por conta disso, a gente acaba sentindo uma tensão enorme, ainda mais sabendo que o relógio não para de correr. Grande game!
Tangle Tower (2019)
Apostando na clássica mecânica de apontar e clicar, Tangle Tower é o terceiro game de uma franquia de jogos de detetive que existe desde 2007. O jogo é protagonizado pelo estranho Detective Grimoire, que une forças com sua assistente, Sally, com vistas a desvendar o mistério de uma mansão macabra.
O game tem um estilo artístico muito interessante e apresenta diversos personagens suspeitos, uma boa série de puzzles e mistérios que vão sendo empilhados até a gente conseguir encontrar as respostas. Logicamente, essa é uma aventura que merece a atenção de diversos tipos de investigadores.
L.A. Noire (2011)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar o excelente L.A. Noire. O game é um ícone do grupo dos jogos focados em detetives e seu estilo visual, que remete aos filmes hollywoodianos das décadas de 1940 e 1950, é um espetáculo à parte.
E o mais interessante é que a aventura apresenta uma estrutura que nos faz lembrar dos jogos da franquia GTA, o que quer dizer que temos boas sequências de ação. De qualquer forma, são os casos e a maneira como a trama é apresentada que acabam fazendo a gente querer desvendar todos os mistérios. Lenda!
AI: The Somnium Files (2019)
Falemos agora do excelente AI: The Somnium Files. O jogo já chama a atenção em um primeiro momento por apresentar uma trama que conta com uma boa dose de elementos sci-fi e sua estrutura diferenciada, perfeita para fãs de visual novels, deixa as coisas mais envolventes.
Ao longo da aventura, acompanhamos o detetive Kaname Date, que se vê diante de um caso de assassinato bem peculiar. E as nuances desse caso acabam nos levando para locais e situações que fogem bastante à realidade e mexem com a nossa cabeça de diversas formas. Não deixe de experimentar!
Paradise Killer (2020)
Paradise Killer é mais um game que aposta em ideias “estranhas” para atrair os olhares dos players. Para começar, o mundo e os personagens do título são bem fora da realidade, mas isso acaba fazendo com que as investigações de um assassinato misterioso fiquem ainda mais complicadas.
Cabe ressaltar que o game apresenta um belo mundo aberto, muitas mecânicas de exploração e sistemas que dão aos players o total controle sobre as decisões. Por conta disso, o potencial de rejogabilidade desse game acaba crescendo de forma substancial, o que o faz merecer um lugar nesta seleção com ótimos jogos de detetive.
Heavy Rain (2010)
Citado por muitos como um dos melhores jogos de PS3, Heavy Rain já pode até ser considerado como um clássico cult. Afinal, muita gente ainda se lembra da bela história apresentada pelo título e os muitos finais fazem o jogo merecer ser revisitado de tempos em tempos.
Quanto ao mistério que faz a história girar, temos uma série de casos relacionados com o chamado Assassino do Origami. E como a experiência nos coloca na posição de diversos personagens, a imersão é enorme e nossa curiosidade sempre é aguçada pelos eventos. Sem dúvidas, esse game merece o “selo de obrigatório”.
Shadows of Doubt (2023)
Apesar de ainda estar no regime Early Access, Shadows of Doubt já merece uma atenção especial. O game apresenta um estilo visual único e a cidade na qual a aventura se passa é tão vívida que a gente acaba sendo compelido a explorar todas as vielas.
Com esse belo plano de fundo “no lugar”, temos a oportunidade de encarar situações perigosas e intrigantes, enquanto tentamos pegar um serial killer. E o mais legal é que, enquanto damos continuidade às investigações, temos que viver as nossas vidas normalmente, no melhor estilo simulador life sim.
Gamedec (2021)
Em um primeiro momento, Gamedec parece um CRPG com uma pegada mais voltada para o lado da ação, mas basta a gente jogar por alguns minutos para perceber que são as narrativas que realmente importam. O jogo se apresenta sob uma bela perspectiva isométrica e seu estilo cyberpunk é incrível.
No que diz respeito à premissa básica, Gamedec nos coloca no papel de um investigador de crimes virtuais. São muitos casos à disposição e as decisões que tomamos ao longo da história acabam tendo consequências bem relevantes. Logo, essa é mais uma aventura que merece a atenção dos fãs de jogos de detetive.
Detroit: Become Human (2018)
Altamente premiado, Detroit: Become Human oferece uma experiência narrativa memorável, que aposta em elementos sci-fi e muitas questões filosóficas para prender a atenção dos jogadores. E como as decisões têm um impacto profundo nos desfechos da trama, o game sempre merece ser revisitado.
Em suma, Detroit: Become Human nos dá a chance de controlar três androides que se deparam com situações específicas e logo acabam sendo “arrastados” para algo muito maior. Por conta disso, a gente acaba lidando com investigações e outros problemas que podem alterar muitas coisas no mundo do game.
Disco Elysium (2019)
Fechando esta seleção com jogos de detetive, temos o incrível Disco Elysium. Esse RPG inovador nos coloca no controle de um investigador e conta com um sistema de habilidades que fazem com que a experiência fique extremamente imersiva, sem contar que o seu mundo é impressionante.
Com muitas “camadas” em seu gameplay, Disco Elysium é uma daquelas aventuras que surgem de tempos em tempos para sacudir o mundo dos games e entrar para a história. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma aventura que todo player de respeito deve experimentar pelo menos uma vez na vida.
E ainda há outros ótimos jogos de detetive!
Como pôde perceber, quando o assunto é jogos com casos misteriosos para os players solucionarem, as opções são muitas. Detalhe: a minha lista não focou em todas elas. Isto é, ainda há outras opções que têm potencial para prender a sua atenção por muitas horas.
E é isso! Se você curtiu as minhas sugestões, peço que não deixe de compartilhar o post e de indicar outros jogos de detetive de qualidade. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nesta lista e mais games serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…