Apesar de alguns dos melhores jogos de Xbox 360 também terem sido liberados para outras plataformas, não podemos negar que o console teve um impacto enorme nas memórias de muitos jogadores e até hoje alguns dos seus exclusivos são lembrados com muito carinho.
Pois é! Essa máquina conseguiu rivalizar com o PS3 de uma forma bem interessante e deixou um legado de peso. Felizmente, muitos dos jogos lançados para o console ainda podem ser aproveitados por meio da retrocompatibilidade, o que quer dizer que ainda dá para reviver bons momentos.
E por falar em bons momentos, resolvi montar esta lista justamente para lhe ajudar a lembrar de alguns dos melhores jogos de Xbox 360. Como irá notar, separei títulos dos mais diversos gêneros, levando em consideração as avaliações da galera gamer e as minhas próprias experiências… vamos dar uma olhada na seleção?
Grand Theft Auto V (2013)
Para abrir esta lista com os melhores jogos de Xbox 360 em grande estilo, resolvi citar “logo de cara” o fenômeno Grand Theft Auto V. Apesar de ter sido lançado no mesmo ano em que o Xbox One foi liberado para os players, o game conseguiu fazer muito sucesso no Xbox 360.
Na verdade, Grand Theft Auto V é tão bom que seus números continuam impressionando até hoje. E mais, muita gente acredita que o game, com suas construções e ideias inovadoras, acabou apontando para o futuro da indústria de jogos, atuando como um grande elo entre a sétima geração de consoles e as gerações posteriores. Enfim, temos aqui uma verdadeira lenda.
BioShock (2007)
Sendo o game que deu vida a uma trilogia memorável, BioShock acabou alcançando um “status cult” ao longo dos anos. E sim, apesar de uma versão remasterizada já ter sido lançada, muitos ainda guardam as experiências vividas com o game na época do saudoso console da Microsoft.
De modo geral, o game combina elementos de jogos de tiro em primeira pessoa com mecânicas típicas de jogos de RPG. Além disso, temos cenários muito bem construídos e uma trama que aborda uma boa série de temas complexos. Com toda a certeza, esse é um game que merece atenção até hoje.
Gears of War (2006)
Falemos agora do ótimo Gears of War, que foi um dos grandes exclusivos do Xbox 360 e o responsável por “abrir as portas” para o nascimento de uma franquia que até hoje faz muito sucesso. Esse é um jogo de tiro em terceira pessoa, que apresenta um contexto sci-fi muito envolvente.
Vale lembrar que o jogo recebeu análises muito favoráveis dos players e da crítica especializada, chegando a ficar com os “troféus GOTY” de diversos sites. Obviamente, esse sucesso rendeu uma edição Ultimate, com construções repaginadas e outras novidades. Muito bom!
The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)
Além de ser um dos melhores jogos de Xbox 360, The Elder Scrolls V: Skyrim é também um dos maiores games de todos os tempos. Isso mesmo! O jogo superou todas as expectativas e se tornou o primeiro produto ocidental a alcançar uma nota 40/40 na avaliação da famosa revista Famitsu.
Como todo bom RPG, The Elder Scrolls V: Skyrim apresenta uma história muito envolvente e dá aos players a oportunidade de encarar diversos desafios. E por ostentar construções em primeira pessoa, o título ainda promove uma experiência extremamente imersiva. Resumindo, esse é um jogo que todo player deve curtir pelo menos uma vez na vida.
XCOM: Enemy Unknown (2012)
Descrito como um “remake reimaginado” do clássico UFO: Enemy Unknown, de 1994, XCOM: Enemy Unknown logo atraiu os olhares dos fãs de jogos de estratégia e RPGs táticos. Melhor ainda, o game fez tanto sucesso que recebeu uma excelente sequência em 2016.
Em linhas gerais, a história do título gira ao redor de uma invasão alienígena, que força as nações mais poderosas da Terra a criarem uma divisão especial de combate, com vistas a encarar os agressores. Nesse contexto, nos deparamos com combates táticos incríveis e desfechos surpreendentes.
Fable II (2008)
Outro exclusivo que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos de Xbox 360 é o excelente Fable II. Essa aventura acontece 500 anos após os eventos apresentados no primeiro jogo da franquia e expande as ideias e mecânicas de forma surreal.
Cabe ressaltar que Fable II apresenta um alto nível de dinamismo e dá aos jogadores uma liberdade enorme para eles escreverem suas próprias histórias. Para completar, ainda temos mecânicas que garantem uma experiência “role-playing” memorável, um sistema de jobs, e opções para uma jogatina cooperativa. Vale a pena conferir!
Dark Souls (2011)
Agora, se você faz parte do grupo de players que amam jogos soulslike, Dark Souls é o título obrigatório. Afinal, esse foi o game que, junto com Demon’s Souls, deu origem ao gênero e acabou influenciando a maior parte dos Action RPGs lançados desde então.
Mesmo tendo gerado muitas dores de cabeça para os players (por conta do seu alto nível de dificuldade), Dark Souls é um game que marcou presença no Xbox 360 e até hoje é lembrado com muito carinho pelos jogadores. Lembrando que muitos críticos incluem esse título na lista com os melhores jogos já feitos.
Dead Space (2008)
Mesmo tendo recebido um remake no início de 2023, Dead Space merece ser revisitado pelos fãs de uma jogatina clássica. Detalhe: esse foi um título que introduziu diversas ideias inovadoras e acabou impactando a indústria de jogos de uma forma muito positiva.
Nessa aventura, assumimos o controle do personagem Isaac Clarke e temos que encarar os horrores de uma nave espacial, que “morreu” nos arredores de um planeta chamado Aegis VII. Logicamente, quando chegamos a essa nave e descobrimos os segredos por trás da “morte”, as coisas ficam muito tensas. Grande jogo!
UFC Undisputed 3 (2012)
Confesso que joguei poucos jogos de luta quando tive acesso a um Xbox 360, mas me lembro que curti muito o ótimo UFC Undisputed 3. Esse jogo chegou em uma época na qual as artes marciais mistas estavam “em alta” e deu aos jogadores a chance de controlar algumas das maiores lendas do esporte.
E como se isso não fosse o suficiente, o game ainda conta com um sistema que permite a criação de lutadores únicos, com vistas a dar início a uma carreira vencedora, no estilo dos melhores jogos de simulação. Certamente, esse é um título capaz de prender a atenção por muitas horas.
Red Dead Redemption (2010)
Quando Red Dead Redemption foi lançado, os players puderam colocar um fim a um jejum de muitos anos sem uma grande aventura no Velho Oeste. E o mais legal é que o game conta com um mundo aberto incrível, o que favoreceu a imersão e garantiu fortes emoções.
Apresentando mecânicas típicas de jogos de ação e aventura, Red Dead Redemption conta a história do personagem John Marston, que é forçado a realizar algumas “tarefas” para evitar colocar sua família em perigo. Daí, tudo o que vem na sequência acaba justificando o “status cult” que o game ganhou com o passar do tempo.
Batman: Arkham Asylum (2009)
Para a alegria dos fãs de jogos de super-heróis, quando Batman: Arkham Asylum ficou disponível, suas construções foram tão inovadoras que acabaram influenciando muitos jogos que vieram na sequência e ainda deram origem a outras duas aventuras do homem-morcego.
Com um gameplay marcado por lutas estilosas e uma boa dose de furtividade, Batman: Arkham Asylum faz justiça ao apelo das HQs e conta uma história rica em momentos espetaculares, com direito à aparição de personagens icônicos. Sem medo de errar, posso dizer que esse é um dos melhores jogos de Xbox 360.
Diablo III (2012)
Diablo III é mais um jogo que marcou a minha memória. Por conta do seu modo cooperativo, o título acabou sendo uma boa pedida para reuniões de família na minha casa. E como a aventura tem muitos atrativos, as horas de gameplay durante essas reuniões foram muitas.
Curiosamente, apesar de Diablo III não ter sido tão idolatrado quanto seu antecessor, o game registrou números impressionantes e continua vivo até hoje. Ao que tudo indica, Diablo IV chegará para “roubar os players” desse clássico, mas é inegável que ele já entrou para a história.
Borderlands 2 (2012)
Mesclando elementos típicos de jogos de tiro com mecânicas que marcam alguns dos maiores jogos de RPG, Borderlands 2 foi um dos grandes sucessos da 7ª geração de consoles e ainda hoje figura na lista com os games que eu mais joguei em toda a minha carreira como gamer.
Dotado de construções gráficas estilosas e um humor ácido, o game dá aos players a oportunidade de escolher um personagem com características únicas (há quatro opções disponíveis) e colocá-lo diante de diversos perigos, em cenários alienígenas bastante hostis. Lenda!
Street Fighter IV (2008)
Outro game de luta que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos do Xbox 360 é o lendário Street Fighter IV, que mesclou construções 2D e 3D de forma incrível e acabou criando um padrão que foi replicado por diversos jogos (até mesmo de outros gêneros).
Com um time de lutadores formado por grandes lendas e mecânicas originais, Street Fighter IV conseguiu fazer a alegria daqueles que curtem uma jogatina competitiva e “abriu caminho” para todo o sucesso que seu sucessor, o ótimo Street Fighter V, fez alguns anos depois.
The Walking Dead: A Telltale Games Series (2012)
Apostando em uma estrutura diferenciada, The Walking Dead: A Telltale Games Series deu aos jogadores a chance de acompanhar uma história memorável, com direito a algumas reviravoltas incríveis e personagens que até hoje são lembrados pelos fãs da franquia The Walking Dead.
Por conta da sua estrutura singular, The Walking Dead: A Telltale Games Series não apresenta o mesmo nível de ação que encontramos em outros jogos de zumbis, mas sua trama consegue prender a atenção de qualquer um, tornando palpável o terror de viver em um mundo pós-apocalíptico.
Lost Odyssey (2007)
Entrando na segunda metade desta lista com os melhores jogos de Xbox 360, temos um exclusivo que marcou época. Sim, Lost Odyssey apresenta uma aventura épica para os fãs de JRPGs e mostra que o sistema de combates em turnos ainda tem um apelo enorme.
E como o jogo é um produto assinado por Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, não é preciso pensar muito para saber o que a aventura tem a oferecer. E só para constar, Lost Odyssey tem algumas das histórias secundárias mais emocionantes que eu já tive o prazer de acompanhar.
Blue Dragon (2006)
Como eu citei o nome do lendário Hironobu Sakagushi, nada mais justo do que falar sobre o ótimo Blue Dragon, que contou com o talento do japonês e de outras figuras lendárias (Akira Toriyama e Nobuo Uematsu) para entregar aos players uma aventura memorável.
Esse é outro exclusivo que apresenta mecânicas típicas dos RPGs japoneses e garante a diversão por muitas horas. Aliás, para quem curte animes de jogos, é sempre bom lembrar que o game deu origem a um anime que fez relativo sucesso entre 2007 e 2008.
Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)
A franquia Call of Duty vem sendo uma das mais bem-sucedidas da indústria dos games há tanto tempo, que eu não poderia deixar de citá-la nesta lista com os melhores jogos de Xbox 360. E nesse caso, a série vai ser representada pelo excelente Call of Duty 4: Modern Warfare.
Para quem não se lembra, esse jogo foi o responsável por retirar o foco dos conflitos baseados na Segunda Guerra Mundial e introduzir disputas com uma pegada mais moderna. De fato, o apelo do jogo foi tão grande que os players hoje em dia nem querem mais saber das guerras antigas e a subsérie Modern Warfare se tornou um sinônimo de sucesso.
Rock Band 3 (2010)
Passando para o grupo dos jogos de ritmo, temos aqui o excelente Rock Band 3. Como seu nome sugere, o game dá aos jogadores a oportunidade de comandar uma banda de Rock e executar canções criadas por nomes lendários, como The Doors, Paramore, Def Leppard, Deep Purple, entre outros.
Outro detalhe interessante sobre o jogo é que ele permite a importação das canções dos jogos anteriores da franquia. Assim, dá para expandir o “tracklist” e aumentar a quantidade de horas de gameplay de forma considerável, com canções dignas de nota.
Mass Effect (2007)
Antes de chegar ao PS3 e ao Nintendo Wii, Mass Effect foi um exclusivo dos PCs e do Xbox 360, tornando-se um dos símbolos do famigerado console da Microsoft. Ademais, o game alcançou um “status cult”, construindo uma comunidade que continua forte até hoje.
Mass Effect foi também o responsável por iniciar uma história que recebeu novos capítulos ao longo dos anos e transformou o Comandante Shepard (protagonista da série) em um herói da galera gamer. Sem dúvidas, a combinação de elementos de RPG e ação oferecida pelo jogo merece a sua atenção.
Portal 2 (2011)
Combinando estruturas dignas dos melhores jogos de plataformas com desafios intelectuais perfeitos para quem curte jogos de quebra-cabeças, Portal 2 conseguiu aprimorar as ideias apresentadas por seu antecessor e se tornou um verdadeiro ícone cult.
Por mais que o maior apelo do game esteja nos puzzles, não podemos negar que sua história é muito envolvente. Não à toa, quando alguns players decidem falar sobre o jogo, eles sempre acabam fazendo menções a certas passagens que se tornaram eternas.
Dishonored (2012)
Altamente premiado, Dishonored despontou como um dos jogos mais criativos da sétima geração de consoles e isso, claro, o credencia para figurar nesta lista com os melhores jogos de Xbox 360. Nessa aventura, assumimos o controle sobre Corvo Attano, um guarda-costas que é acusado de um crime que ele não cometeu.
Como a jornada é apresentada sob uma perspectiva de primeira pessoa, toda a trama se desenvolve de uma forma muito imersiva. Para completar, ainda temos mecânicas singulares e desafios que exigem muita estratégia e movimentos furtivos. Em suma, esse pode ser considerado como um dos games obrigatórios desta seleção.
Forza Horizon (2012)
Inicialmente, Forza Horizon foi criado para funcionar como um spin-off diferenciado da franquia Forza. Todavia, seu sucesso foi tão grande que uma subsérie acabou ganhando vida (e já temos cinco títulos que continuam atraindo a atenção de legiões de fãs).
Ao contrário dos jogos da “série principal”, que focam mais na simulação, Forza Horizon apresenta uma jogatina mais puxada para um “lado arcade”, sem contar que a ideia de explorar as estradas do Colorado (EUA) tem um apelo enorme. Em outras palavras, temos aqui um “prato cheio” para os fãs de jogos de corrida.
Dragon Age Origins (2009)
Dragon Age Origins também foi o primeiro capítulo de uma franquia que nasceu na sétima geração de consoles, mas continua viva até hoje. E o mais interessante é que o jogo foi considerado por muitos como um “sucessor espiritual” da franquia Baldur’s Gate.
Contando uma história que tem um belo mundo fantasioso como plano de fundo, Dragon Age Origins promove uma experiência “role-playing” de alto nível e ainda chama a atenção com alguns conflitos regados a boas doses de ação. Então, podemos dizer que esse é um clássico que merece ser revisitado.
Halo 3 (2007)
Como eu sei que uma lista com os melhores jogos de Xbox 360 não pode ficar completa sem um jogo da franquia Halo, resolvi citar o ótimo Halo 3 e evitar um problema com os fãs. De fato, esse é um dos melhores exclusivos que o console da Microsoft apresentou.
De forma resumida, esse título fecha o trabalho da Bungie (no comando da franquia) de forma memorável e entrega um desfecho muito adequado para os players que começaram a curtir a história lá em 2001, com Halo: Combat Evolved. Para arrematar, ressalto que não é exagero algum dizer que esse é um dos melhores jogos de tiro de todos os tempos.
Fallout 3 (2008)
Fallout 3 até foi superado por seus sucessores (em diversos aspectos), mas não podemos negar que o game foi crucial para a continuidade da franquia. Isto é, o jogo resgatou a série “do limbo” e definiu novos padrões para as aventuras relacionadas com um universo cheio de elementos atrativos.
Para você ter uma ideia, o título foi tão bem recebido que acabou ficando com os troféus GOTY de diversos veículos da mídia especializada. Portanto, podemos dizer que esse RPG em primeira pessoa não pode ficar de fora do currículo de um gamer de respeito.
Bayonetta (2009)
Ainda falando sobre jogos que elevam o nível de adrenalina, temos aqui o excelente Bayonetta. Esse jogo se posiciona como um legítimo Hack and Slash e se destaca por ter introduzido uma personagem que acabou se tornando um ícone do mundo dos games (a bela Bayonetta).
Recentemente, um terceiro game da série foi lançado, mas foi com essa primeira aventura que os padrões foram definidos. Assim sendo, podemos dizer que essa aventura é imperdível para aqueles que desejam se aprofundar nas histórias que compõem o universo dessa franquia icônica.
Assassin’s Creed II (2009)
Mesmo sabendo que a franquia Assassin’s Creed nasceu na sétima geração, decidi citar o segundo título da série, pois esse foi aquele que realmente conseguiu atrair a atenção “das massas” e “preparou o terreno” para os muitos jogos que viriam na sequência.
Nesse game, assumimos o controle do personagem Ezio Auditore da Firenze, que conquista os fãs com seu carisma e protagoniza algumas cenas de ação incríveis. O título tem muitos atrativos e, por esse motivo, costuma ser citado em listas com os melhores games de todos os tempos.
Far Cry 3 (2012)
Colocando os players em um mundo aberto exuberante, Far Cry 3 foi muito bem recebido pela crítica especializada, que fez questão de elogiar os cenários, as missões, a história e os personagens. Em alguns casos, até tivemos elogios à imprevisibilidade do game.
Isso mesmo! Esse é aquele tipo de jogo no qual os players têm que estar sempre atentos. Como bônus ainda temos algumas cenas memoráveis e tiroteios de tirar o fôlego. Em síntese, podemos dizer que o título é realmente uma opção capaz de elevar a adrenalina ao máximo e merece ser degustado com atenção.
Tales of Vesperia (2008)
Colocando um ponto final nesta lista com os melhores jogos de Xbox 360, temos o meu amado Tales of Vesperia. Tecnicamente, o game foi um exclusivo do console da Microsoft, pois a versão liberada para o PS3 só chegou ao ocidente em 2019, graças a uma versão remasterizada.
Como eu sou um “fã de carteirinha” da franquia Tales of, da Bandai Namco, posso dizer que esse é o melhor título da série, pois o elenco de personagens é ótimo, a história tem cenas incríveis e o sistema de combates mescla ação e estratégia de forma perfeita. Para quem curte JRPGs, esse game é uma opção imperdível.
Melhores jogos de Xbox 360… e ainda ficaram faltando muitos!
Como pôde perceber, minha lista apresentou uma boa série de games memoráveis. Porém, eu sei muito bem que o Xbox 360 foi o lar de outros jogos que poderiam ter sido citados nesta lista. Ainda assim, resolvi parar por aqui, com o intuito de dar a você a chance de aumentar o valor da seleção.
Para tanto, tenho que pedir para você compartilhar o post e indicar outros nomes que merecem um lugar nesta lista com os melhores jogos de Xbox 360. Desse modo, mais pessoas vão dar uma olhada na seleção e mais títulos serão citados, gerando assim uma verdadeira enciclopédia de clássicos. Conto com o seu apoio. Até a próxima…