Apesar de os jogos de realidade virtual não terem se transformado na “moda” que certos “especialistas” esperavam, não podemos negar que muitos deles têm um apelo enorme. Afinal, os gadgets de RV consegue elevar o nível de imersão a um outro patamar.
Desse modo, quando um game tem uma boa história e faz uso da simulação de forma inteligente, os players acabam ficando fascinados com a jogatina. Felizmente, muitas desenvolvedoras já estão usando a realidade virtual de forma criativa e algumas gigantes estão adaptando certos títulos aos gadgets do segmento.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista para apresentar alguns jogos de realidade virtual que merecem total atenção e até fazem valer a pena investir em um gadget de RV. Portanto, se você está pensando em entrar nessa “onda”, é bom conferir alguns dos ótimos títulos que poderão ficar ao seu alcance… vamos dar uma olhada na seleção?
Half-Life: Alyx (2020)
Para abrir esta lista com jogos de realidade virtual em grande estilo, resolvi citar o surpreendente Half-Life: Alyx. Mesmo pertencendo a uma franquia lendária, o game acabou superando todas as expectativas e continua sendo uma opção obrigatória para quem possui gadgets de RV.
Nessa aventura, temos a chance de acompanhar eventos que aconteceram entre os dois primeiros jogos da franquia Half-Life e assumimos o controle sobre a personagem Alyx Vance. O game conta uma história muito envolvente e promove uma experiência extremamente imersiva. Épico!
Beat Saber (2018)
Mesmo sendo bastante simples, Beat Saber é uma opção muito indicada para aqueles que curtem jogos de ritmo. O jogo faz uso da música em seu gameplay e oferece diversos desafios para os jogadores, sem contar que a experiência toda acaba se tornando um espetáculo de luzes neon.
Em linhas gerais, o game nos coloca em uma espécie de esteira e nos dá o poder sobre dois sabres de luz. Daí, tudo o que temos a fazer é acertar os alvos com nossas espadas de acordo com o ritmo das canções. Portanto, se for encarar esse game, é bom se preparar para suar bastante.
Blade and Sorcery (2018)
Blade and Sorcery ainda está disponível por meio do regime Early Access, mas a build atual já é extremamente atrativa. O jogo nos coloca em um mundo medieval fantasioso e garante uma jogatina nos moldes de games como o lendário The Elders Scrolls V: Skyrim.
Por contar com elementos típicos de jogos de RPG em sua “fórmula”, Blade and Sorcery garante uma jornada bem imersiva e acaba prendendo os players às missões. Vale ressaltar que as batalhas são bem complicadas e apresentam uma boa dose de violência. Vale a pena conferir.
Phasmophobia (2020)
Também disponível por meio do regime Early Access, Phasmophobia é uma opção muito indicada para quem curte jogos de terror. Aliás, como o game conta com mecânicas que garantem uma jogatina cooperativa, todos os calafrios gerados ao longo da jornada podem ser compartilhados.
É importante ressaltar que um dos principais objetivos do jogo é mexer com as mentes dos players. Por conta disso, a versão RV do título acaba ficando ainda mais interessante do que a versão normal, já que o nível de imersão fica muito maior. Então, se você quiser testar os próprios nervos, essa é a opção certa.
Resident Evil Village VR Mode (2022)
Ainda falando sobre jogos de terror, temos o excelente Resident Evil Village, que acabou se tornando um dos principais títulos de estreia do PSVR 2. De modo geral, o game conta a mesma história, mas a adaptação para o segmento de realidade virtual deixou o medo mais palpável.
Em outras palavras, a experiência promovida no VR Mode é completamente diferente e faz até aqueles que já zeraram o game ficarem com vontade de zerar novamente. Logo, se você é fã da franquia Resident Evil e está querendo algo diferenciado, é bom não deixar de conferir essa alternativa.
Zenith: The Last City (2021)
Agora, se você não dispensa um bom MMORPG, não há outro jogo do gênero mais interessante do que o excelente Zenith: The Last City. Esse título ainda está em pleno desenvolvimento (Early Access), mas já conta com atrativos que garantem uma experiência “role-playing” de alto nível.
Na verdade, se pararmos para pensar, os gadgets de realidade virtual deveriam estar infestados com RPGs e MMORPGs, já que a ideia desses jogos é promover jornadas imersivas, mas ainda são poucas as opções disponíveis, o que acaba fazendo Zenith: The Last City ser ainda mais precioso.
Until You Fall (2020)
Totalmente focado em duelos com espadas e outras armas medievais, Until You Fall é um game que merecia ser muito mais conhecido do que realmente é. Para começar, temos construções gráficas bastante estilosas e uma proposta diferenciada, mas não para por aí… o gameplay é realmente divertido.
Como eu destaquei, Until You Fall promove duelos incríveis e, por conta disso, podemos dizer que os fãs de jogos competitivos não podem deixar de conferir essa opção. Lembrando que ainda temos diversos elementos típicos de jogos roguelike, o que ajuda a deixar as coisas ainda mais desafiadoras.
No Man’s Sky (2016)
No ponto central desta lista com excelentes jogos de realidade virtual, resolvi posicionar o excelente No Man’s Sky. Esse game teve um início de vida bastante conturbado, mas foi sendo recuperado aos poucos e hoje oferece uma jornada espacial digna de nota.
Logicamente, com o apoio de um gadget de RV, a exploração dos muitos planetas do jogo acaba ficando bem mais imersiva e atraente. Com toda a certeza, esse é um game que tem conteúdo para prender a sua atenção por muitas horas. Detalhe: as atualizações ainda estão sendo liberadas com uma boa frequência.
Into The Radius (2019)
Por mais que suas construções não sejam as mais realistas do mundo, Into The Radius é um shooter de sobrevivência que merece respeito. O jogo tem cenários distópicos desoladores e consegue surpreender os jogadores em diversos momentos, com certas “anomalias”.
No que tange ao gameplay, temos as mecânicas típicas de jogos de tiro em primeira pessoa e alguns sistemas que nos ajudam a procurar por recursos e, consequentemente, garantir a nossa sobrevivência. Em suma, esse é mais um jogo de RV que merece um “test-drive”.
The Thrill of the Fight (2016)
Dando uma passada no grupo dos jogos de esportes que fazem uso de gadgets de RV, nos deparamos com o excelente The Thrill of the Fight. Esse é um jogo que simula lutas de boxe com uma precisão absurda e pode até servir para quem deseja praticar o esporte ou queimar algumas calorias.
Se você for apostar nessa opção, é bom ter uma sala de jogo com bastante espaço, pois o game realmente exige muita movimentação. De qualquer forma, essa é uma opção capaz de garantir boas horas de diversão. Então, é bom você não deixar de conferir.
Ancient Dungeon (2020)
Seguindo na esteira dos clássicos dungeon crawlers, Ancient Dungeon é um game que ainda está no regime Early Access, mas já conseguiu atrair a atenção de muitos jogadores, com seus grandes desafios e uma boa dose de elementos típicos dos famosos roguelikes.
O game tem construções que pendem para um lado “meio Minecraft”, mas é bom você não subestimá-lo por conta disso. As explorações são realmente desafiadoras e alguns chefões conseguem gerar uma boa dose de frustrações. Sendo assim, é bom você se preparar para morrer bastante.
Hitman 3 (2022)
Vencedor do Steam Awards na categoria Jogo de RV do Ano em 2022, Hitman 3 é um “prato cheio” para os fãs da franquia Hitman e para todos aqueles que curtem uma jogatina mais voltada para o lado da furtividade. E, claro, o jogo tem construções gráficas que o fazem parecer um filme.
Com o apoio dos gadgets de RV, a experiência promovida por Hitman 3 acaba ficando muito mais imersiva e os players são “puxados” para dentro de uma trama cheia de momentos marcantes. Certamente, esse é um dos melhores jogos de realidade virtual disponíveis atualmente.
Subnautica (2018)
Ícone do segmento dos jogos de sobrevivência, Subnautica ficou um bom tempo no regime Early Access até ser lançado oficialmente. Felizmente, quando o game alcançou a build final, os players tiveram a chance de aproveitar uma experiência única, que só ficou mais impactante com o apoio dos gadget de RV.
De forma resumida, o game nos coloca no controle de um astronauta cuja nave espacial acabou caindo em um planeta cheio de água. Assim, toda a jornada acontece nas profundezas de oceanos alienígenas e, como não poderia deixar de ser, algumas surpresas indesejadas surgem de vez em quando.
Moss: Book II (2022)
Sequência de um jogo de aventura impecável, Moss: Book II é uma opção diferenciada, que faz uso dos gadgets de realidade virtual para colocar os players em uma perspectiva única. Desse modo, no fim das contas, parece que estamos diante de um livro de histórias interativo.
Como grandes destaques, o game apresenta uma protagonista muito cativante, desafios intelectuais dignos dos melhores jogos de quebra-cabeças e uma trama cheia de momentos emocionantes. Resumindo, essa é uma alternativa que você não pode deixar de conferir.
Horizon: Call of the Mountain (2023)
Carregando o nome de uma franquia lendária para o segmento dos jogos de realidade virtual, Horizon: Call of the Mountain é outra novidade que foi liberada para impulsionar a estreia do PSVR 2. Melhor ainda, o game realmente consegue prender a atenção de players dos mais diversos estilos.
Nessa jornada, assumimos o controle sobre o personagem Ryas, mas a icônica Aloy aprece ao longo da jornada, para não deixar os fãs na saudade. Ademais, o game apresenta construções gráficas que deixam claro o enorme potencial do gadget de realidade virtual criado pela Sony.
E não deixe de indicar outros bons jogos de realidade virtual
Como pôde perceber, há muitos jogos disponíveis para quem possui gadgets de realidade virtual e muitas das ideias apresentadas por esses títulos ainda não exploraram todo o potencial do segmento. Com isso, podemos dizer que o mundo VR ainda deverá surpreender muita gente.
E é isso! Se você está pensando em comprar um gadget de RV, esta lista com jogos de realidade virtual deve servir como a motivação final para você investir. Caso a sua intenção seja convencer alguém a jogar com você, sugiro que compartilhe o post e indique outros títulos interessantes. Até a próxima…