De uns tempos para cá, muitas desenvolvedoras têm apostado com muita empolgação no segmento de jogos retrô. Isto é, essas empresas criam jogos modernos, com mecânicas muito criativas, mas não deixam de prestar as devidas homenagens aos “clássicos de outrora”.
Pois é! E o mais legal é que a galera gamer não consegue resistir a esses jogos e sempre está demandando mais opções com o mesmo estilo. Assim, a gente acaba entrando em um loop muito interessante, no qual diversas aventuras memoráveis (com um “ar nostálgico”) surgem pelo caminho.
Nesse sentido, gostaria de chamar a sua atenção para esta seleção com 13 jogos retrô de alto nível. Como irá perceber, tratei de incluir títulos que se encaixam com diversos gêneros, mas têm o apelo nostálgico como algo comum… vamos dar uma olhada nos títulos?
Kaze and the Wild Masks (2021)
Dando início a esta lista com jogos retrô, temos o incrível Kaze and the Wild Masks. Esse game se destaca inicialmente por apresentar um estilo visual muito bonito e por remeter a alguns jogos de plataforma clássicos, como Sonic e Mario. No entanto, suas mecânicas criativas são o verdadeiro ponto alto.
Ao longo da aventura, a personagem Kaze pode usar diversas máscaras, com vistas a obter poderes especiais. Assim, a jogatina acaba ganhando muitas possibilidades estratégicas. E se você curte apoiar jogos brasileiros, vale lembrar que essa é uma produção 100% “brazuka”.
Infernax (2022)
Ostentando criações que remetem à “era do Super Nintendo”, Infernax é um game desafiador, que não deixa de prestar as devidas homenagens a clássicos como Castlevania e Ghosts‘n Goblins. E sim, o jogo replica até mesmo as interfaces “das antigas”, o que aumenta ainda mais o seu apelo nostálgico.
Ainda assim, vale ressaltar que a aventura tem momentos bem complexos e os desfechos da jornada podem ser muitos, já que as decisões tomadas pelos players têm relevância. Para completar, temos um sistema de progressão capaz de criar heróis devidamente ajustados aos estilos dos jogadores. Muito bom!
Horizon Chase Turbo (2018)
Agora, se você é fã de jogos de corrida, poucos jogos retrô do gênero são tão interessantes quanto o brasileiro Horizon Chase Turbo. O game nem chega a ter construções tão “antiquadas”, mas é impossível ingressar nas corridas sem lembrar do lendário Top Gear.
E para deixar as coisas ainda mais divertidas, o jogo oferece uma boa quantidade de pistas, opções que garantem uma jogatina cooperativa com tela dividida (como nos “velhos tempos”) e uma trilha sonora que foi criada por um veterano da indústria dos games. Vale a pena conferir!
Ion Fury (2018)
Com construções que nos fazem lembrar dos clássicos jogos de tiro da década de 1990, Ion Fury consegue cativar qualquer player. Sua pegada retrô realmente gera belas sensações nostálgicas, mas seu gameplay é tão movimentado que nem dá para ficar admirando muito as coisas.
Nessa aventura, assumimos o controle sobre uma personagem extremamente habilidosa (e feroz), que decide lutar contra as forças cibernéticas criadas por um cientista maléfico. Obviamente, assim que os tiroteios começam, a história acaba ficando em segundo plano. Grande jogo!
The Messenger (2018)
The Messenger é uma opção que resume perfeitamente a ideia básica desta lista com jogos retrô. Em outras palavras, o game apresenta um estilo visual que remete ao passado, mas apresenta um conjunto de mecânicas criativas e bastante modernas.
Para quem curte jogos de ninja, esse título é um “prato cheio”, já que ele nos dá a oportunidade de controlar um jovem ninja, cuja missão é transportar um pergaminho sagrado até um destino misterioso, a fim de impedir a extinção do seu clã. Em suma, essa é uma jornada que merece a sua total atenção.
Vampire Survivors (2022)
Falemos agora do surpreendente Vampire Survivors. Esse game “surgiu do nada” e acabou se tornando um verdadeiro fenômeno. Para você ter uma ideia, o prêmio GOTY do famoso Bafta Video Games Award ficou com esse projeto indie e não com os badalados Elden Ring e God of War Ragnarok.
Curiosamente, tudo nesse jogo é simples. Os gráficos remetem à “era do Super Nintendo”, o game foca em um loop com elementos típicos de jogos roguelike e o nível de desafio é bem elevado. Resumindo, esse é um daqueles jogos viciantes que acabam cativando legiões de players.
Chained Echoes
No ponto central desta lista com jogos retrô, resolvi posicionar uma das melhores aventuras que eu já curti, ou seja, o incrível Chained Echoes. Esse é um JRPG que segue as premissas básicas da “era de ouro” do gênero, mas não deixa de inovar. Além do mais, a história é realmente impressionante.
Dotado de belas construções em pixel arte, mecânicas criativas e um sistema de combates bem inteligente, Chained Echoes é uma opção obrigatória para aqueles que curtem jogos de RPG “à moda antiga” e aventuras com histórias épicas. Sem dúvidas, essa é uma alternativa capaz de garantir fortes emoções.
Huntdown (2020)
Seguindo pela linha de clássicos como Contra e GunForce, Huntdown é um jogo de ação impecável, que até merecia ser mais conhecido do que realmente é, pois o título recebeu reviews extremamente positivos da mídia especializada e dos players, mas não teve tanto alcance por ser um produto de um estúdio indie.
De qualquer forma, o fato é que essa aventura conta com cenários muito bem construídos, um gameplay regado a altas doses de ação e ideias que realmente fazem a gente sentir que está diante de uma máquina de fliperama em plena década de 1990. Excelente!
Warspear Online (2008)
E se você pensou que eu não ia citar um MMORPG nesta lista com jogos retrô, temos aqui o ótimo Warspear Online para evidenciar o seu engano. É bem verdade que o game não é tão recente quanto as outras opções apresentadas nesta lista, mas é inegável que essa aventura parece ter saído do Super Nintendo, mas com opções para uma jogatina online.
Cabe destacar também que o jogo está em atividade até hoje, o que quer dizer que seu nível de qualidade foi bom o bastante para cativar uma grande legião de players e dar origem a uma comunidade de fãs fieis. Portanto, se você curte experiências multiplayer, é bom dar uma olhada nessa opção.
Shovel Knight (2014)
Shovel Knight é aquele tipo de game que a gente não consegue não gostar. Em um primeiro momento, já somos cativados pelas construções que nos fazem lembrar dos jogos do saudoso “nintendinho”. Daí, quando começamos a jogar, as mecânicas e os combates logo prendem a nossa atenção.
Em linhas gerais, Shovel Knight é um jogo de plataforma, mas apresenta um alto nível de ação e também pode ser muito difícil em determinados momentos. E só para constar, a aventura vem sendo expandida com a chegada de diversas campanhas especiais. Por conta disso, apostar nesse game é ingressar em uma maratona com muitas horas de gameplay.
Project Warlock (2018)
Voltando a falar sobre jogos de tiro regados a altas doses de adrenalina, temos aqui o excelente Project Warlock. O game segue o padrão de clássicos como Doom, Hexen e Wolfenstein, mas não deixa de exibir seus próprios atributos e um conjunto de mecânicas modernas.
O título também merece elogios por contar com uma grande quantidade de armas e por colocar diversos adversários diante do player, gerando assim alguns tiroteios alucinantes. Com toda a certeza, essa é uma aventura que vai mexer com os seus nervos.
Vengeful Guardian: Moonrider
Outro game brasileiro que não poderia ficar de fora desta lista com jogos retrô é o ótimo Vengeful Guardian: Moonrider. O jogo é produto da JoyMasher, que é uma desenvolvedora brazuka, cuja missão é justamente criar jogos que nos fazem voltar à “era do Super Nintendo”.
Focando em uma estrutura que remete aos jogos metroidvania (puxando mais para o lado Metroid do gênero), o jogo consegue cativar com suas batalhas eletrizantes e seu personagem diferenciado. Para arrematar, ainda temos uma história envolvente e belos cenários. Ótima opção!
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge
Como uma lista com jogos retrô não pode ficar completa sem um legítimo Beat ‘em Up, resolvi colocar o ótimo Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge no ponto final da seleção, a fim de encerrar tudo em grande estilo. Lembrando que esse jogo é uma homenagem ao clássico Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time.
Em síntese, esse game apresenta tudo aquilo que um bom jogo “de andar e bater” deve oferecer: personagens com habilidades únicas, fases bem construídas, muitos adversários, chefões, desafios, etc. No entanto, ainda temos como bônus alguns sistemas que garantem uma jogatina multiplayer e ajudam a aumentar a diversão ao máximo.
E ainda há mais jogos retrô de qualidade a caminho!
Conforme pôde notar, a minha lista apresentou um alto nível de qualidade e já serve para deixar claro que não faltam opções para quem curte uma jogatina “à moda antiga”. Melhor ainda, já temos até alguns games que ainda vão ser lançados e já despontaram como grandes promessas.
Sabendo disso, gostaria de pedir para você compartilhar o post e indicar outros jogos retrô que estão a caminho e merecem ser observados com cuidado. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a lista e ainda vamos ter acesso a aventuras que prometem muito. Conto com o seu apoio. Até a próxima…