Quem foi gamer no início deste século sabe muito bem que alguns dos melhores jogos de Gameboy Advance chegaram a fazer tanto sucesso que marcaram as vidas de muitos players. E o mais interessante é que muitas dessas aventuras fazem parte de franquias lendárias.
Pois é! O console portátil da Nintendo, que foi lançado em 2001, contou com muitos títulos de peso e garantiu boas horas de diversão para fãs dos mais diversos gêneros. Não à toa, a máquina ficou no top 10 dos consoles mais vendidos de todos os tempos (no Top 5, se considerarmos apenas os portáteis).
Enfim, sabendo de tudo isso, resolvi montar esta lista com os 21 melhores jogos de Gameboy Advance. Obviamente, levei em consideração as avaliações que os títulos citados receberam, mas não pude deixar de fazer indicações com base nas minhas próprias experiências… vamos conferir a seleção?
Advance Wars (2001)
Dando início a esta lista com os melhores jogos de Gameboy Advance, temos o excelente Advance Wars. Esse jogo pertence à franquia Nintendo Wars (iniciada em 1988) e foi o primeiro a ser lançado no Ocidente. Aliás, por ter sido um exclusivo do portátil da Nintendo, seu nome fugiu aos padrões da série.
E o mais interessante é que Advance Wars fez tanto sucesso que hoje em dia os players nem lembram que a série se chamava Nintendo Wars. Isto é, Advance Wars é o nome que todos mencionam quando querem falar sobre as ótimas experiências estratégicas promovidas pelos games da franquia. Detalhe: um remake desse título foi lançado não faz muito tempo, para o Switch.
Pokémon FireRed/LeafGreen (2004)
Como não poderia deixar de ser, o Gameboy Advance teve uma boa série de jogos da franquia Pokémon. E no caso desta seleção, resolvi citar os excelentes Pokémon FireRed/LeafGreen, pois ambos se apresentaram como versões recriadas dos jogos Pokémon Red e Green do primeiro Game Boy.
Em linhas gerais, esses games expandiram as ideias dos títulos originais e apresentaram construções gráficas mais bonitas e cheias de vida. Ainda assim, a essência das aventuras foi mantida, o que quer dizer que os players tiveram a chance de viver uma jornada Pokémon digna dos maiores mestres.
Tactics Ogre: The Knight of Lodis (2002)
A franquia Tactics Ogre é conhecida como uma das precursoras dos RPGs táticos e, na “era do Gameboy Advance”, os players tiveram acesso a um “spin-off” digno de nota, que foi batizado como Tactics Ogre: The Knight of Lodis (uma prequela para a série Ogre Battle).
O game conta uma história rica em elementos fantásticos e chama a atenção por abordar temas bem maduros. Além disso, o sistema de batalhas é envolvente e há muitos tipos de personagens à disposição, o que abre margem para muitas possibilidades estratégicas. Grande game!
Fire Emblem: The Blazing Blade (2003)
Fire Emblem: The Blazing Blade também é um RPG tático de destaque do Gameboy Advance. O game é o sétimo na história da franquia Fire Emblem e seus combates estratégicos conseguem prender a atenção dos players por muitas horas, sem contar que as batalhas são bem desafiadoras.
Outro grande destaque desse game é o enredo. A história acontece alguns anos antes dos eventos apresentados em Fire Emblem: The Binding Blade (jogo que nunca foi lançado fora do Japão) e também temos muitos temas maduros sendo abordados. Sem dúvidas, esse é um game de alto nível, que merece muita atenção.
Castlevania: Aria of Sorrow (2003)
Como todo player de respeito bem sabe, os jogos Metroidvania foram inspirados pelas franquias Metroid e Castlevania. E sim, Castlevania: Aria of Sorrow é um dos games que costumam ser mencionados com maior frequência, quando os criadores de títulos do gênero falam sobre suas influências.
É importante destacar que esse jogo aposta em muitas das ideias que foram aplicadas no lendário Castlevania: Symphony of the Night, mas merece elogios por introduzir novidades para o sistema de batalhas, com direito a algumas opções táticas muito inteligentes. Resumindo, o game é um clássico imperdível.
Metroid Fusion (2002)
Sequência do aclamado Super Metroid, Metroid Fusion também é uma fonte de inspiração para os jogos metroidvania e, por isso, eu não poderia deixar de citá-lo nesta lista com os melhores jogos de Gameboy Advance. E, claro, essa aventura nos dá a chance de saber um pouco mais sobre a icônica Samus Aran.
Apresentando mecânicas típicas de jogos de plataforma e expandindo muitas das ideias do seus antecessores, Metroid Fusion consegue garantir boas horas de um gameplay bem divertido e desafiador. Logo, essa é mais uma opção que você precisa conferir em algum momento.
Metal Slug Advance (2004)
Classificado como um game do tipo Run and Gun (derivado dos Shoot ‘em Ups), Metal Slug Advance fez a alegria dos fãs mais veteranos da franquia Metal Slug e ainda adicionou novidades que atraíram os olhares de novos jogadores, sem deixar de garantir conflitos eletrizantes.
Vale destacar que esse game também foi o responsável por introduzir uma mecânicas de cartas colecionáveis muito interessante, o que acabou fazendo a fórmula básica dos jogos da série ficar um pouco mais complexa. Portanto, é sempre uma boa ideia dar uma olhada nessa opção.
Kirby & the Amazing Mirror (2004)
Sendo um dos personagens mais importantes da Nintendo, Kirby também apareceu em diversos jogos do Gameboy Advance, mas o ótimo Kirby & the Amazing Mirror é o título que merece uma menção especial. Afinal, essa aventura conta com muitos elementos originais.
De certo modo, o jogo pode ser classificado como um Metroidvania, por conta do mapa complexo e da jogabilidade não linear. E mais, há uma interessante opção que garante uma jogatina multiplayer. Em outras palavras, essa é uma das grandes aventuras do simpático herói cor-de-rosa.
Mario Kart: Super Circuit (2001)
Jogos do Mario também foram lançados aos montes para o Gameboy Advance e ainda vou falar sobre alguns deles nesta lista. No entanto, neste ponto do texto, quero citar o excelente Mario Kart: Super Circuit, que foi o primeiro Mario Kart a ser liberado para um console portátil.
Em termos de gameplay, não há muito a ser dito. O game segue a fórmula básica da subsérie e garante corridas eletrizantes, com direito a um elenco cheio de ícones da Nintendo. E só para constar, foi esse título que deu início a uma nova fase para a franquia Mario, no que diz respeito à direção de arte. Lenda!
Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2001)
Mesmo apresentando uma versão adaptada do game original, Tony Hawk’s Pro Skater 2 foi muito bem avaliado pelos players e merece um lugar em qualquer lista com os melhores jogos para Gameboy Advance. Ademais, esse foi o primeiro game da franquia a ser liberado para um console portátil.
Como eu destaquei, o jogo apresentou uma adaptação do material original e, mesmo convertendo as construções 3D para um formato 2.5D isométrico, conseguiu garantir a diversão de muitos jogadores. Então, para aqueles que são fãs de jogos de skate, essa é uma boa pedida.
Final Fantasy Tactics Advance (2003)
No ponto central da seleção, resolvi posicionar o ótimo Final Fantasy Tactics Advance. Esse game não tem o mesmo brilhantismo do lendário Final Fantasy Tactics lançado em 1997, mas oferece uma experiência muito divertida, com direito a algumas regras diferenciadas.
Cabe ressaltar que o game também tem o mundo de Ivalice como plano de fundo, mas apresenta um caráter mais voltado para o lado dos contos de fada. Ainda assim, por conta dos jobs e das excelentes batalhas, o título se apresenta como um “prato cheio” para os fãs de RPGs táticos.
Mega Man Zero (2002)
Mega Man Zero foi o primeiro jogo da franquia Mega Man a ser lançado para o Gameboy Advance e não precisou fazer muita coisa para “cair nas graças” dos jogadores. E seu sucesso, como você já deve ter imaginado (pelo título do jogo), está ligado à presença do herói Zero.
Isso mesmo! Essa aventura é protagonizada pelo icônico Zero e se destaca por apresentar um enredo cheio de ideias interessantes, assim como um gameplay marcado por uma movimentação intensa e combates frenéticos. Em suma, essa é uma aventura que merece ser degustada por um bom tempo.
Final Fantasy VI Advance (2006)
Para muitos fãs de JRPGs, Final Fantasy VI é um dos melhores jogos de RPG já lançados. Por consequência, Final Fantasy VI Advance, que é a versão destinada ao portátil da Nintendo, merece um lugar de destaque nesta lista com os melhores jogos de Gameboy Advance.
De modo geral, o jogo apresenta os mesmos elementos do Final Fantasy VI original, de 1994, mas conta com alguns extras interessantes, como um novo conjunto de Espers, equipamentos especiais e uma dungeon desafiadora. Certamente, esse clássico vai mexer com a sua cabeça.
Kingdom Hearts: Chain of Memories (2004)
Quando Kingdom Hearts: Chain of Memories chegou ao Gameboy Advance, a franquia estava “em alta”, por conta dos games lançados para o PS2, e isso fez muita gente dar uma chance à aventura. Felizmente, quem apostou nesse jogo acabou tendo acesso a uma experiência excelente.
No que tange à história, Kingdom Hearts: Chain of Memories se encaixa entre os dois primeiros jogos da franquia e isso já merece atenção. Porém, a presença de mecânicas típicas de jogos de carta acabou deixando os confrontos muito mais estratégicos. Com toda a certeza, esse é um jogo que muitos ainda se lembram com carinho.
Sonic Advance 2 (2002)
Agora, se você curte jogos do Sonic, Sonic Advance 2 é a aventura do herói que merece a sua atenção, quando falamos em Gameboy Advance. O jogo tem a mesma essência dos clássicos do Mega Drive e ainda apresenta um visual rico em cores e construções bem desenvolvidas.
Seguindo o padrão da franquia à risca, Sonic Advance 2 é um jogo de plataforma que apresenta algumas fases bem complicadas e ainda conta com a presença de alguns personagens jogáveis incríveis, como Tails, Cream The Rabbit e o sempre interessante Knuckles. Muito bom!
Dragon Ball Z: Buu’s Fury (2004)
Fugindo à regra dos jogos da franquia Dragon Ball, Dragon Ball Z: Buu’s Fury é um Action RPG com construções em pixel art, que prende a atenção dos players em doze cenários memoráveis. O game tem diversos personagens jogáveis e conta a história da saga do vilão Majin Boo.
É bem verdade que esse título não é um dos mais lembrados pelos fãs de Goku e cia., mas suas ideias são muito bem exploradas e deixam até um “gostinho de quero mais”. Por isso, acho que vai ser uma boa ideia você dar uma chance para essa aventura.
Harvest Moon: Friends of Mineral Town (2003)
Fazendo a alegria dos fãs de jogos de fazenda, Harvest Moon: Friends of Mineral Town é uma lenda que oferece muitas opções de gerenciamento, belas histórias, mecânicas criativas e personagens memoráveis, sem contar que há alguns desafios bem complicados.
Assim como costuma acontecer nos jogos da franquia Harvest Moon, esse título tem o casamento do personagem como um grande destaque. Logicamente, há diversas possíveis noivas no game e conquistá-las acaba sendo uma tarefa muito divertida. Excelente!
Mario & Luigi: Superstar Saga (2003)
Mario & Luigi: Superstar Saga é um dos poucos jogos de RPG da franquia Super Mario e seu sucesso acabou dando vida à subsérie Mario & Luigi, que já está há alguns anos sem receber novos títulos, mas ainda conta com uma grande legião de fãs.
Para muita gente, um dos principais destaques desse game é o seu bom humor. Sim! A história conta com momentos hilários, o que acaba fazendo a gente “ficar preso” à experiência e não descansar até alcançar o ponto final. Sendo assim, podemos dizer que esse é outro título obrigatório desta lista com os melhores jogos de Gameboy Advance.
Golden Sun (2001)
Golden Sun é mais um RPG memorável que brilhou no portátil da Nintendo. O game conseguiu chamar a atenção dos veteranos do gênero com suas construções de qualidade, seu belo sistema de combates, personagens cativantes e uma história muito envolvente.
Infelizmente, apesar de essa aventura ter feito sucesso a ponto de dar vida a uma bela franquia, já faz um bom tempo que não temos acesso a um título novo. De qualquer forma, se você estiver com vontade de curtir um clássico, pode apostar nesse jogo sem ter medo de se arrepender.
The Legend of Zelda: The Minish Cap (2004)
Mesmo ostentando as construções típicas dos primeiros jogos da franquia e mantendo a essência das aventuras, The Legend of Zelda: The Minish Cap não foi criado pela Nintendo. Não! O jogo foi desenvolvido pela Capcom, em parceria com a Flagship, o que explica o seu “ar diferenciado”.
Nessa aventura, Link encontra um ser mágico chamado Ezio, que confere a ele alguns poderes incríveis. Daí, fazendo uso das suas novas habilidades, o herói deve superar diversos desafios e se preparar para um embate contra o terrível vilão Vaati. Em síntese, esse é um Zelda épico!
Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (2003)
Colocando um ponto final nesta lista com os melhores jogos de Gameboy Advance, temos o incrível Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, que é uma boa opção para quem curte remakes (o título é uma versão refeita do clássico Super Mario All-Stars, que fez história no Super Nintendo).
Dentre os seus muitos destaques, Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 merece elogios por apresentar inovações, na comparação com o game original, e ainda assim ter continuado muito divertido. Sem sombra de dúvidas, essa é uma das melhores aventuras do encanador mais famoso do mundo.
Melhores jogos de Gameboy Advance… e ainda ficaram faltando muitos!
Para a felicidade dos players, o Gameboy Advance conta com uma biblioteca rica em grandes clássicos e hoje é possível fazer uso de emuladores para reviver certas experiências. Isso quer dizer que você já pode usar a minha lista para “começar com o pé direito”, mas há muitos games incríveis que eu não citei.
Nesse sentido, gostaria de pedir para você compartilhar o post e indicar outros games que merecem um lugar nesta seleção com os melhores jogos de Gameboy Advance. Desse modo, mais pessoas vão dar uma olhada na lista e mais sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…